Excel vs CRM - Qual o melhor para sua ecommerce?

atualizado 13 de outubro de 2022
Tempo de leitura5 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

O Excel é uma das maiores ferramentas no que se refere à organização de dados e informações. Diversos profissionais autônomos e proprietários de pequenas empresas, independente do ramo, utilizam o software da Microsoft para gerir seus negócios. Porém, existem diversos sistemas criados que também oferecem diversas tarefas para gestão de empresas, sendo algumas úteis para companhias em geral ou especializados em algum ramo do mercado, como estes [12 melhores CRM para imobiliárias] (/blog/vendas/crm-para-imobiliarias.html). Mas qual deles é o mais indicado? Confira abaixo nossa comparação e descubra quem é o vencedor do duelo Excel vs CRM!

Conheça também: [10 melhores ferramentas para CRM] (/blog/vendas/melhores-ferramentas-de-crm.html)

Excel vs CRM: Preço

Usar o Excel ao invés de contratar o serviço de algum CRM pode ser tentador, já que na maioria das vezes já possui uma licença do Excel. Dependendo do computador que utilize, uma licença para o Office já pode estar inclusa, o que facilita a utilização do editor de planilhas.

Por outro lado, já existem diversos sistemas CRM que podem ser gratuitos ou contar com uma versão free, com funções limitadas porém contendo o básico para gerenciar seu ecommerce. Ambos estão empatados nesse quesito, logo, o melhor é considerar outros fatores que falaremos adiante nesse artigo.

Excel vs CRM: Acessibilidade

Enquanto há pouco mais de dez anos ficávamos restritos aos computadores da rede de uma empresa, atualmente podemos facilmente trabalhar em dispositivos móveis como celulares e tablets. Embora o Excel possua um aplicativo móvel, ele conta com uma grande restrição: as planilhas não podem ser editadas através da nuvem, permitindo que um membro de sua equipe acompanhe ou dê continuidade em um outro lugar.

Mobile

Já a maioria dos softwares de gestão (CRM) já possuem esse tipo de compatibilidade, inclusive permitindo acesso e edição através da nuvem. Obviamente, é necessário pesquisar se o CRM que está estudando implementar em seu negócio conta com essa funcionalidade, mas esse não é um tipo de função raro de se achar.

Excel vs CRM: Customização

Esse é um quesito difícil de avaliar, já que nem todas as [ferramentas de CRM] (/blog/vendas/melhores-ferramentas-de-crm.html) oferecem a mesma gama de customização. Porém, não podemos dizer o mesmo do Excel, que pode ser utilizado e configurado para quase todo tipo de negócio. Por outro lado, para que adapte o software da Microsoft a um tipo de negócio em específico, pode ser necessário que tenha em sua equipe um especialista em Excel ou que contrate um profissional freelancer, o que pode se tornar custoso.

Já os sistemas CRM podem ou não ter tantas maneiras de personalização. Enquanto programas mais engessados nessa área possam contar como uma desvantagem, CRMs que permitem mais customização normalmente contam com opções mais simples de serem implementadas.

Veja também: [30 melhores modelos de landing page para sua ecommerce] (/blog/ferramentas/melhores-modelos-de-landing-pages.html)

Excel vs CRM: Facilidade no uso

Facilidade

O Excel pode ser o software mais conhecido e mais comumente utilizado por profissionais em todo tipo de área. Por outro lado, o conhecimento deles é mais genérico, ou seja, exige treino adicional dependendo da maneira que utilizá-lo em seu negócio.

Por isso, o mais indicado aqui é a adoção de um CRM. Dizemos isso pois, mesmo que exija treinamento, estes sistemas contam com funções mais específicas, sem que exija do usuário a criação da planilha ou do banco de dados do zero, normalmente exigindo apenas que insira os dados. Ou seja, a facilidade de treinar alguém para utilizar um sistema mais enxuto supera a suposta familiaridade do Excel.

Excel vs CRM: Ferramentas analíticas

Nesse quesito temos uma vitória clara para os CRM. Embora seja possível criar todo tipo de relatório através do Excel, ele dificilmente dará as informações de bandeja, obrigando-o a configurá-lo e personalizá-lo para atender a sua demanda. Pior ainda, se trabalha em equipe, essas análises terão de ser criadas da maneira mais didática possível, de forma que todos seus colegas entendam as informações.

Analytics

Um CRM dedicado à vendas normalmente já conta com modelos para esses tipos de relatórios, bastando inserir - ou programar qual tipo de ação gerará o dado automaticamente - as informações. Dessa maneira, os relatórios são gerados e demonstrados com maior precisão e menor chance de erro.

Leia também: [10 maiores plataformas de ecommerce no Brasil] (/blog/ecommerce/maiores-plataformas-de-ecommerce-brasil.html)

Excel vs CRM: Integrações

Assim como o quesito facilidade no uso, nas integrações a vitória vai para os CRMs, mesmo que o Excel ofereça a facilidade de importar e exportar as planilhas criadas nele. O editor de planilhas da Microsoft é popular por permitir importar bancos de dados em formato .csv, da mesma maneira que também pode ser considerado fácil exportar estes dados através dos arquivos com a mesma extensão.

Porém, isso não significa que o Excel realmente tenha qualquer integração com outros programas, já que, em uma integração real, a importação e exportação de dados é desnecessária. O que não pode ser dito sobre a maioria dos sistemas CRM, especialmente os voltados para o ecommerce. Muitos deles oferecem a possibilidade de integração com [plataformas de email marketing] (/blog/marketing/email-marketing-para-iniciantes.html), plataformas de [chat online] (/blog/ecommerce/chats-sao-o-futuro.html) como o próprio Jivochat e até mesmo as [redes sociais] (/blog/marketing/blogs-sobre-midias-sociais.html), entre muitos outros.

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Excel vs CRM: Um vencedor é definido

COnsiderando os quesitos mencionados acima, fica evidente que a melhor solução é adotar um sistema CRM para gerir sua ecommerce. A popularidade do Excel pode ser útil a princípio - principalmente se trabalhar por conta própria. Porém, quando falamos em gerir uma ecommerce, recomendamos fortemente que adote um CRM para gestão mesmo que seja um "negócio de um homem só". Para atendimento, obviamente recomendamos que confira todas as [funcionalidades] (http://bit.ly/34oummg) do JivoChat e não esqueça de saber mais sobre nossos planos!

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