6 Coisas que deve fazer ao iniciar um ecommerce

Tempo de leitura4 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

Iniciar um e-commerce é, de fato, uma tarefa muito fácil. Hoje em dia, em poucos minutos é possível criar a sua própria loja de comércio eletrônico e começar a vender os seus produtos.
No entanto, é necessário ter algumas cautelas. Se por um lado é extremamente simples a criação do negócio online, por outro, a rentabilização do mesmo é uma tarefa árdua e que exige esforço e dedicação diária por parte do empreendedor. Ao longo deste artigo, vou compartilhar com você 7 coisas que deve analisar antes de iniciar o seu primeiro e-commerce. Num negócio tão desafiante, estar alerta é o primeiro passo para garantir o sucesso.

1. A sua taxa de conversão é muito relevante

Uma das grandes preocupações - e um dos grandes erros também - de quem começa um e-commerce é focar-se no tráfego. Eles fazem isso porque seguem uma lógica simples:

Mais visitas = a Mais vendas.

O problema é que essa conta não é tão linear assim. Muitas vezes, mais visitas não representam necessariamente mais vendas. O meu conselho é que mude o seu foco de visitas para taxa de conversão.

Mas o que é a taxa de conversão?

A taxa de conversão é o número de visitas a dividir pelo número de pessoas que concluíram o seu objetivo, que neste caso será uma venda. Imaginemos que o seu site recebe mil visitas num dia. Dessa mil visitas, 10 compram algum produto. A sua taxa de conversão no site é de 1%. O seu objetivo, daqui para a frente, deve ser tornar essa taxa de conversão cada vez maior.

Obviamente que as visitas são importantes. Se conseguir trazer 3 visitantes por dia, é muito provável que não venda um único produto sequer. Mas ao mesmo tempo, não adianta ter mais visitas se não for capaz de ter uma taxa de conversão interessante.

2. Chats são indispensáveis

Seria perfeito se colocasse o seu produto online e ele começasse a vender sozinho, não é verdade? Pois é, mas ter sucesso com um e-commerce é bem mais complexo do que isso. Uma das coisas que os clientes mais valorizam é o suporte que uma loja online fornece. E para dar esse suporte, nada melhor do que ter um chat online para falar com os seus clientes. Nesse caso, o JivoChat é a melhor opção para o seu caso (comece a utilizá-lo clicando aqui. Com o nosso aplicativo, você vai responder aos seus clientes através do seu smartphone, ter relatórios de todas as suas conversas e ainda adicionar outros membros da equipe à sua conta.

3. Venda benefícios aos invés de características

Outro erro muito comum que os donos de e-commerce iniciantes cometem é o de venderem características ao invés de benefícios. Vamos dar como exemplo a Apple. Na imagem abaixo, você está vendo as 2 possibilidades de venda de um iPod:

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Repare como a primeira imagem é bem menos apelativa do que a segunda. O sonho do cliente não é ter 1GB de músicas no seu bolso. O sonho do cliente é ter mil músicas no seu bolso.
O foco do anúncio não está naquilo que o dispositivo será capaz de fazer. O foco está no usuário.
Quando escrever o resumo de um determinado produto, foque-se em realçar os benefícios que o cliente vai receber ao adquiri-lo.
Obviamente, não deixe de realçar as características. Mas isso deve ser visto como um segundo plano.

4. Ofereça segurança

Quando um cliente compra nova loja online, ele tem alguns receios, sendo que a segurança é um dos principais. Isso significa que muitas pessoas vão deixar de comprar no seu site por terem receio que a encomenda não chegue, que seja retirado mais dinheiro do cartão dela, etc. Enquanto empreendedor, você deve garantir que o seu cliente tem segurança total na hora da compra.

A grande pergunta é: como fazer isso?

O primeiro passo pode ser a utilização de https na sua página de checkout. Veja como faz o Walmart:

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Outro passo é ter depoimentos dos seus clientes e provas sociais. Veja como faz a empresa Print4Me:

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Com gestos simples, é possível aumentar a confiança com grande facilidade.

5. Grande parte dos seus clientes não compram na primeira visita

Grande parte dos seus clientes não vão comprar na primeira visita. Por esse motivo, deve existir uma preocupação constante para conseguir recuperar essas pessoas. Ferramentas como o Email Marketing ou anúncios de remarketing e retargeting podem ser uma excelente ajuda no processo.

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6. Os seus clientes desistem facilmente se não visualizarem o botão de compra

No mundo dos negócios online, é tão fácil ganhar como perder um cliente. A facilidade com que ele visita o seu site é a mesma com que ele o abandona. E um dos motivos que mais leva a visita a abandonar o site é o fato de ela…não ver o botão de compra!

Parece ser algo simples mas a verdade é que muitos e-commerces deixam o botão de compra um pouco escondido ou até mesmo pouco perceptível. Tenha a certeza que durante todo o percurso da venda, o seu cliente tem um botão para comprar o produto.

Espero que, com estas 6 dicas, consiga começar o seu e-commerce com o pé direito e assim angariar as primeiras vendas!

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