4 Dicas de como automatizar suas vendas online

atualizado 19 de abril de 2023
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Você com certeza já ouviu a frase "tempo é dinheiro", não é mesmo? Na área de vendas, o tempo é extremamente importante, pois os vendedores trabalham para que seus clientes passem pela jornada de compra e fechem negócio com a empresa o mais rápido possível. 

Mas você sabe o que fazer para otimizar o tempo do seu time comercial? A resposta está na automação de vendas! A automação de vendas pode ser utilizada para automatizar diversos processos e tarefas. Com isso, a equipe de vendas é capaz de potencializar sua rotina, aumentar a sua produtividade e reduzir custos! 

Quer saber mais sobre automação de vendas, o que é e 4 dicas de como automatizar suas vendas online? Então, siga a leitura!

O que é automação de vendas?

Automação de vendas consiste na utilização da tecnologia para automatizar processos e atividades do setor comercial, eliminando a necessidade de realizar essas ações manualmente.

Imagine, por exemplo, que a equipe comercial da sua empresa não tenha tempo suficiente para fechar negócios por desperdiçar muitas horas com atividades repetitivas como pesquisas, tentativas de contatos, tentativas de reuniões com o cliente, etc.

Com a automação de vendas todos esses processos são automatizados! Desta forma, o time de vendas poderá investir seu tempo em outras atividades que realmente geram um valor comercial.

Diferenças entre a automação de vendas e automação de marketing

Muitas pessoas costumam confundir a automação de vendas com a automação de marketing, mas é preciso deixar claro que se trata de duas coisas completamente diferentes. 

A automação de vendas consiste em tecnologias que automatizam processos repetitivos e burocráticos do setor comercial, como por exemplo: preenchimento de relatórios, planilhas, gerenciamento do time de vendas, agendamento de reuniões, etc.

Já a automação de marketing se refere a uma ferramenta utilizada para automatizar ações repetitivas e burocráticas do departamento de marketing, como: envio de e-mails, nutrição de leads e qualificação de leads. 

Por que devo automatizar as vendas do meu negócio?

Existem diversas vantagens na automação de vendas. A primeira delas é a melhora na produtividade da equipe. Isso porque, se uma tarefa é repetitiva e está ocupando o tempo do seu time comercial, ao automatizá-la sua equipe ficará livre para usar todo o seu potencial para o que realmente importa, que é vender! 

Outra vantagem da automação de vendas é a melhora no relacionamento com o cliente, pois ela promove agilidade no atendimento, já que a empresa consegue acessar os dados dos consumidores, saber seus desejos e ofertar o que está de acordo com a realidade deles, de forma rápida e eficaz.

Além disso, a automação de vendas pode trazer diversos outros benefícios para sua empresa, como:

  • Melhora na logística;
  • Redução de custos e desperdícios;
  • Controle sobre as vendas em tempo real;
  • Controle do faturamento;
  • Tomada de decisão assertiva;
  • Redução de erros;
  • Melhor controle de estoque.

Conseguiu entender todas as vantagens que a automação de vendas pode trazer para a sua empresa? Então, agora confira 4 dicas de como automatizar suas vendas online!

4 dicas de como automatizar suas vendas online 

1. Organize o seu processo comercial

É preciso deixar claro que a automação de vendas não é automatizar o caos. Isso significa que você não deve automatizar o seu processo comercial antes de verificar se ele está funcionando corretamente. 

Além disso, é preciso que seu processo de vendas esteja bem definido e estruturado. Para isso, você pode contar com algumas dicas, como:

  • Coloque o cliente sempre em primeiro lugar: A equipe comercial precisa trabalhar a favor do cliente, pois ele é o coração da empresa. Isso significa que você deve conhecer o consumidor muito bem, sendo capaz de oferecer um tratamento personalizado e que solucione todas as suas necessidades.
  • Aprenda a conduzir o seu processo comercial: Respeite o tempo do cliente e proporcione a ele um atendimento de qualidade, sanando suas dúvidas e mostrando interesse em solucionar seus problemas.
  • Tenha um playbook de vendas: O playbook de vendas é o manual da equipe comercial. Nele contém todas as informações que os vendedores precisam para trabalhar de maneira alinhada e eficiente. Com ele, é possível entender como todo o processo de vendas funciona, como são feitas as negociações e o que deve ser feito em cada etapa do processo comercial.
  • Utilize um funil de vendas: O funil de vendas é uma ferramenta visual que representa todo o processo de vendas de um produto ou serviço. Ele pode ser utilizado no processo comercial para acompanhar a jornada de compra de um potencial cliente ou persona.

2. Selecione as tarefas que serão automatizadas 

Depois de organizar e estruturar todo o seu processo comercial, você terá uma visão mais abrangente de todas as atividades que o compõe. Sendo assim, o próximo passo é selecionar quais atividades serão automatizadas, por meio de ferramentas como ERP

Para isso, é importante escolher tarefas que vão garantir mais produtividade ao seu time e até evitar possíveis erros. Alguns exemplos de tarefas que podem ser automatizadas, são:

  • Atividades repetitivas;
  • Atividades simples: que não precisam de muitas informações; 
  • Atividades que seguem um padrão: são baseadas em regras;
  • Atividades frequentes: que devem concluídas várias vezes em uma hora ou em um dia.

3. Gerencie as mudanças

Na hora de automatizar suas vendas, gerenciar as mudanças é um passo fundamental. Isso porque, a automação impacta no dia a dia dos profissionais e por isso, é fundamental garantir que os colaboradores entendam a razão delas estarem acontecendo. 

Com uma boa gestão de mudanças é possível:

  • Transmitir segurança para todo o time;
  • Reduzir ruídos e conflitos;
  • Melhorar a comunicação entre a equipe;
  • Aumentar as chances de sucesso da automação.

4. Escolha uma ferramenta de automação 

Por último, chegou a hora de escolher uma ferramenta de automação de vendas! Uma técnica que pode te ajudar nesse processo é construir uma lista com alguns pré-requisitos que você acha que a ferramenta deve conter, como: boa interface, fácil navegabilidade, bom retorno sobre investimento, entre outras características.

O Fleeg, por exemplo, é um CRM que permite automatizar todas as suas atividades de vendas, te ajudando a otimizar tempo e fechar mais negócios! Além disso, ele conta com diversas outras funções, como:

  • Registro de contatos, tarefas e oportunidades; 
  • Criação de uma linha do tempo com todo o histórico do cliente e mapeamento da sua jornada; 
  • Painel de indicadores completo;
  • Análise do funil de vendas com mais assertividade.

Ficou interessado e quer saber mais? Então, teste o Fleeg gratuitamente!

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