Consultoria financeira: O que é e quais as vantagens?

Índice

O planejamento financeiro é uma das principais bases de qualquer organização financeira, por isso é importante tomar as decisões corretas para que você não acabe tendo um prejuízo.

Para evitar esses problemas e buscar os melhores resultados e formas de ter um planejamento financeiro eficaz, é necessário procurar uma consultoria financeira. Eles oferecem soluções e te ajudam a tomar as decisões corretas para alcançar seus objetivos.

A consultoria financeira abrange muitas áreas e atua orientando os seus clientes, podendo ser uma pessoa ou uma empresa, para que eles obtenham os melhores resultados. Esses serviços são obtidos através de empresas especializadas.

O consultor financeiro analisa a causa dos problemas financeiros e ajuda a elaborar maneiras corretas para evitar esses erros dentro do seu planejamento.

Se você deseja melhorar o seu planejamento financeiro, preparamos este artigo para você entender como funciona o serviço de um consultor financeiro e te ajudar a encontrar o melhor para você ou para sua empresa.

O que é consultoria financeira?

Como vimos acima, a consultoria financeira ajuda as finanças e na tomada de decisões, eles irão diagnosticar os problemas financeiros, aconselhar soluções e implementar um projeto com a finalidade de alavancar os resultados do cliente.

Basicamente, o serviço busca avaliar a situação financeira da pessoa, família ou empresa e procura as melhores soluções e estratégias para alcançar os objetivos.

Antes de procurar uma consultoria financeira, pesquise bem sobre os profissionais que está buscando. O primeiro passo é realizar uma entrevista para saber se os objetivos estão alinhados e que estão buscando o melhor para você.

Qual a importância de uma consultoria financeira?

Sabemos que um bom planejamento é essencial para o sucesso de um negócio, seja em um empreendimento empresarial ou na sua vida pessoal, um planejamento financeiro é fundamental para ter controle e organização do seu dinheiro.

Por isso, uma consultoria financeira profissional é importante. Pois ela muda a forma como uma empresa ou uma pessoa administra o dinheiro, otimizando seus recursos, fazendo melhores investimentos e com isso, aumentando a sua rentabilidade.

O trabalho de um consultor financeiro é sempre personalizado e focado no objetivo de cada um. Quando se contrata uma boa consultora, o investimento é recuperado em decorrência dos resultados obtidos.

Vantagens de uma consultoria financeira

Existem diversos tipos de consultoria financeira, muitos profissionais que se especializam em uma determinada área para ter maior conhecimento. As empresas acabam buscando mais esse serviço.

Por isso, vamos apresentar algumas das vantagens de contratar o serviço de consultoria financeira.

1. Informações objetivas

O consultor financeiro atua de forma que encontra um plano ou um produto que beneficie a vida do seu cliente de acordo com o que foi planejado, tendo em vista quais são os objetivos e os riscos que o cliente está disposto a assumir.

2. Análise abrangente na situação financeira

Um bom consultor financeiro não vai focar apenas nos investimentos, ele foca analisar toda a situação financeira de forma abrangente e se concentrando em fatores como a situação familiar ou empresarial, as receitas e gastos e as expectativas de investimentos futuros.

3. Facilidade no planejamento de tributos

A assessoria financeira auxilia no planejamento tributário, que o cliente usufrui dos benefícios fiscais para que sejam minimizados os pagamentos de impostos, para quem deseja um lucro maior.

4. Evita erros

O consultor financeiro é responsável por priorizar os interesses dos clientes, por ter acesso a conhecimento técnico e informações precisa orientar os clientes para atingir os melhores investimentos e resultados.

Os investimentos precisam ser planejados de acordo com o objetivo e o perfil de cada cliente.

5. Metas financeiras atingidas

Ao conhecer os objetivos e metas do cliente, o consultor auxilia no planejamento financeiro para reduzir os custos da empresa e aumentar a produtividade. E ainda fica responsável por aconselhamento e auxilia nas tomadas de decisões que beneficiam o cliente.

Áreas de atuação da consultoria financeira

Existem três áreas de atuação de um consultor financeiro, a consultoria pessoal ou familiar, a consultoria empresarial e a consultoria de investimentos. E vamos te mostrar cada uma delas.

Consultoria financeira pessoal ou familiar

Nesse tipo de consultoria, o profissional é responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos clientes, podendo ser individual ou familiar. Focado em atingir os objetivos financeiros da melhor maneira possível.

A consultoria financeira pessoal ou familiar são abordadas em seis áreas:

1. Planejamento de rendas e despesas

Nessa etapa, o principal objetivo é fazer um levantamento detalhado da vida financeira do cliente. Ao recolher essas informações é possível entender as rendas e despesas, o comportamento da família e a partir daí planejar as estratégias para possíveis ajustes.

2. Gestão de ativos e investimentos

Os investimentos financeiros também são analisados na consultoria pessoal. Sempre seguindo o momento de vida e os objetivos de curto, médio e longo prazo do cliente, indicando os melhores caminhos e a melhor estratégia de investimento.

3. Planejamento de aposentadoria

Um consultor financeiro também auxilia no planejamento de uma aposentadoria. Analisando o capital necessário para gerar renda no futuro. Com o objetivo definido, eles definem um plano para que o cliente saiba o que fazer para ter o padrão de vida desejado ao se aposentar.

4. Planejamento sucessório

Aqui são pensadas estratégias para organizar e agilizar o processo de sucessão de bens, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que a pessoa construiu. Nesta fase, tudo é pensado de acordo com os objetivos e a estrutura familiar para proteger o patrimônio, evitar brigas familiares e diminuir os custos com impostos e advogados.

5. Planejamento tributário

Existe também um planejamento tributário, onde são analisados os impactos dos impostos no trabalho e na vida financeira.

Seguindo as leis vigentes, são traçadas estratégias para diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. Também são analisados a declaração de Imposto de Renda, onde se verifica a concordância nos dados ou uma possível exposição de riscos.

6. Gestão de riscos e seguros

Nessa última etapa, os consultores analisam os riscos em que o cliente possa estar exposto e indica as soluções mais adequadas para que ele e sua família tenham toda assistência em qualquer eventualidade.

Consultoria financeira empresarial

A consultoria financeira empresarial analisa de forma imparcial, a situação atual da empresa e seus pontos fortes e fracos. Dessa maneira, conseguem identificar as oportunidades e montam estratégias para melhorar a empresa.

A consultoria financeira empresarial atua nas seguintes áreas:

1. Planejamento estratégico financeiro

Nessa primeira etapa é feito uma análise da situação financeira da empresa e as definições dos objetivos a serem alcançados.

O consultor financeiro apresenta estratégias para buscar os resultados levando em conta a capacidade da empresa e o cenário econômico em que ela está inserida. Além de avaliar as variáveis que podem afetar os resultados, através de relatórios e informações.

2. Valuation

Nessa etapa é realizada uma avaliação financeira através de diversas metodologias que ajudam a definir o valor real da empresa, e caso seja necessário, prepará-la para a venda.

3. Análise de viabilidade financeira

O consultor faz uma análise para identificar o retorno financeiro de um investimento através de levantamento de dados, elaboração de cenários, cálculo de payback e taxa interna de retorno.

Auxiliando o cliente antes de investir em outra empresa ou em uma futura expansão.

4. Consultoria financeira e administrativa

Essa etapa está relacionada à administração dos recursos financeiros da empresa, operando no controle das despesas, na definição dos centros de custos e estruturação de regimes, além de definir estratégias de capital de giro, distribuição de lucro e estrutura de capital.

5. Reestruturação

A consultoria financeira também auxilia na redução de carga de trabalho dos diretores e ajuda no dia a dia de trabalho com sugestões e implementações de melhorias em diversos setores da empresa: administrativo, tributário, financeiro, gestão de equipe, entre outros.

6. Gestão de recursos financeiros

Nessa etapa o objetivo é aumentar ao máximo os ganhos financeiros através dos melhores investimentos e das melhores taxas de remuneração. Além disso, a consultoria auxilia a realizar a gestão de recursos, controlando diariamente aplicações e resgates.

Foto de um homem segurando uma prancheta com diversos gráficos

Consultoria de Investimentos

Esse tipo de consultoria busca as melhores opções de investimentos e rentabilidade para o patrimônio do cliente, podendo ser pessoal ou empresarial. Além de ser responsável por gerir e acompanhar as aplicações, a consultoria monitora constantemente o cenário e as novas oportunidades.

A consultoria de investimentos trabalha através do wealth managements, a gestão de patrimônio. E são responsáveis por administrar as aplicações dos clientes, rebalancear a carteira de investimentos e buscando a melhor relação entre risco e retorno.

Nessa etapa também é definido o perfil de risco do cliente, alinhando os investimentos de acordo com os objetivos e o momento de vida.

Melhores empresas de consultoria financeira

separamos uma lista com algumas das melhores empresas de consultoria financeira do mercado. É importante sempre pesquisar bem uma que se enquadre na sua situação financeira e com os seus objetivos.

1. W1 Consultoria Financeira

Desde 2010 no mercado, a W1 Consultoria Financeira possui mais de 40.000 clientes ativos e possui diversos tipos de consultoria: Assessoria financeira para profissionais da saúde, planejamento de aposentadoria, recuperação financeira e muitos outros.

2. Berrytech

A Berrytech é uma empresa de consultoria que atua diretamente em pequenas e médias empresas em todo o Brasil. Focada em aumentar o lucro e melhorar os resultados da sua empresa.

3. Prosphera

A Prosphera é uma empresa de educação corporativa e consultoria em diversas áreas, como marketing, finanças, processos e gestão de pessoas. Além dos serviços de consultorias, eles possuem diversos treinamentos para vários setores da sua empresa.

4. ParMais

A ParMais surgiu em 2011 como uma consultoria de planejamento financeiro e atua no mercado desde então com três opções de consultorias, a consultoria pessoal, familiar e empresarial.

Aprendeu o que é um consultor financeiro?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender e conhecer melhor o que é um consultor financeiro, quais os seus tipos e as vantagens de contratar esse tipo de serviço.

É importante sempre lembrar de pesquisar bem uma empresa que esteja alinhada ao seu perfil e aos mesmos objetivos.

Não deixe de conferir nosso artigo sobre as melhores corretoras de valores e comece a investir o seu dinheiro.

Início Blog Reviews Consultoria financeira: O que é e quais as vantagens?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download