Como converter PDF para Word com o Smallpdf

Tempo de leitura5 minutos
Blog JivoChat
Blog JivoChat
-

Qualquer pessoa que utiliza a internet com certa frequência com certeza já esbarrou em arquivos com o formato PDF. O que nem todos sabem é que esses documentos podem ser convertidos para Word.

Quando o assunto são documentos de texto em espaços online, um formato se destaca: PDF. Criado há décadas, essa extensão de arquivo continua popular, seja por sua versatilidade de uso ou tamanho reduzido.

Isso sem mencionar as possibilidades de edição e extração de partes do documento de texto.

Do lado oposto e realizando funções muito similares está o .docx, nome dado ao formato do software Microsoft Word.

A maioria dos materiais de texto produzidos em computadores são inicialmente desenvolvidos em .docx e então convertidos para Word, mas e quanto ao processo inverso disto?

Ou seja: o que fazemos quando queremos converter um arquivo de PDF para a extensão do Word? As razões para a tarefa são múltiplas, mas a importância permanece.

Pensando nisso, vamos apresentar um site que traz recursos indispensáveis para o trato com documentos de texto PDF: o Smallpdf!

Como usar o conversor de PDF do Smallpdf?

A tarefa de converter PDF em Word é simples e pode ser concluída em minutos. O primeiro passo consiste em acessar o site do serviço, o qual pede somente uma conexão com a internet.

Para a tarefa que vamos descrever aqui, você não precisa fazer qualquer cadastro, bastando visitar o endereço.

Em seguida, deve clicar na aba "ferramentas", no topo da janela. Múltiplas novas opções se abrirão (sobre as quais vamos falar mais profundamente adiante), mas a que procuramos tem o nome "PDF para Word". Ao selecioná-la, uma nova janela será carregada, pedindo que envie o arquivo de texto.

Converter pdf com smallpdf

Caso prefira, existe a possibilidade de somente arrastar o documento PDF diretamente na janela. Feito isso, aguarde alguns segundos para que o Smallpdf carregue o arquivo. Quando essa parte for concluída, você deverá apertar o botão "converter", na parte inferior da janela. O processo começará.

Aqui é válido mencionar que o tempo para a conversão depende de alguns fatores, como a velocidade da sua internet e, principalmente, o tamanho do arquivo que está convertendo.

Quanto maior for o documento, mais tempo levará para que a tarefa se conclua no Smallpdf. Isso pode levar minutos.

Quando o documento estiver pronto, você deve clicar em "baixar", para que o arquivo seja salvo automaticamente na pasta "downloads" do seu navegador.

Caso prefira, existe a opção de gravar o documento em serviços de armazenamento em nuvem, como o Dropbox e o popular Google Drive.

5 funções do Smallpdf e suas aplicações

Depois de explicarmos como você pode converter PDF para Word utilizando o Smallpdf, é interessante explorar também outras ferramentas do site, considerando suas variadas aplicações.

Para a lista abaixo nós separamos 5 dos recursos mais importantes do Smallpdf e como pode se beneficiar deles.

1 – Comprimir PDF

A compressão é o ato de diminuir o tamanho de um arquivo a partir da eliminação de partes desnecessárias.

Em alguns casos, isso resulta na perda de qualidade, mas tudo depende dos seus objetivos. Naturalmente, a compressão é indicada quando temos arquivos de PDF muito grandes.

Ao enviar um arquivo para ser comprimido pelo Smallpdf, o documento pode ser reduzido em até 90% no processo gratuito. Isso significa que um arquivo com 400KB, por exemplo, se transforma em um arquivo de 40KB. E lembre-se: o novo arquivo é somente uma cópia e o original continua intacto.

2 – Dividir PDF

A segunda função que merece destaque, após aquela de comprimir PDF, é a de dividi-lo. Funciona da seguinte forma: você envia o arquivo para o site e então seleciona quais páginas gostaria de extrair dele.

O documento original não é prejudicado, mas o Smallpdf faz um novo contendo o que pediu.

Isso é útil para aquelas situações em que recebemos documentos com múltiplas páginas, mas apenas algumas são necessárias.

Caso prefira, existe uma opção semelhante, mas distinta, chamada de "excluir páginas". Nesse caso, no lugar de fazer a extração de partes, o Smallpdf elimina as páginas.

Aprenda a utilizar o smallpdf para converter arquivos.

3 – Proteger PDF

Algumas vezes enviamos arquivos que não devem ser abertos por pessoas que não sejam o destinatário, de modo que se faz necessário proteger o documento para cuidar da proteção de dados.

O Smallpdf oferece uma ferramenta com essa exata função, bloqueando o acesso a partir de uma senha definida pelo usuário.

Ao enviar o documento, o Smallpdf pedirá que digite a senha. O processo então cria uma cópia do documento, bloqueada, a qual só pode ser acessada com a palavra-chave que escolheu.

De maneira inversa, o Smallpdf tem uma função que desbloqueia alguns tipos de proteções nos arquivos PDF.

4 – Juntar PDF

Em um dos itens anteriores nós mencionamos o ato de dividir PDF, mas e quanto ao oposto? Existe a possibilidade de unir dois ou mais PDF? A resposta é um sonoro "sim".

A tarefa é útil para momentos em que, por exemplo, mais de uma pessoa trabalha em um projeto e cria documentos próprios.

O Smallpdf pede que envie as partes e então decida a ordem em que elas ficarão. Assim que a etapa é concluída, o material resultante é um único arquivo, onde constam todos os documentos anteriores.

Assim como em todos os recursos descritos até aqui, isso não modifica ou prejudica os documentos.

5 – PDF para Excel, PPT e JPG

Nos parágrafos iniciais nós explicamos como você pode converter um arquivo de PDF em Word, mas sabia que essa não é a única extensão compatível com o Smallpdf? Além dela, o serviço fornece conversão para formatos como o PPT (do Microsoft PowerPoint) e JPG (uma extensão de imagem).

O inverso também é possível: de PPT e JPG para PDF. Por fim, não podemos nos esquecer do conversor de PDF para Excel, o famoso formato de planilhas da Microsoft.

Em todos os casos, isso implica em uma mudança de formatos, o que significa que só abrirá o arquivo no software adequado a ele.

Além de utilizar cada ferramenta individualmente, você não deve se esquecer que elas também funcionam em conjunto.

Um arquivo convertido com um recurso pode ser posteriormente editado com outro, dependendo das tarefas que realizará. Versatilidade é a palavra de ordem do Smallpdf!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download