Qual Smartwatch comprar em 2024?

Tempo de leitura7 minutos
Felipe A.
Felipe A.
Redator

Muito conhecido como relógio inteligente, os smartwatches foram projetados com o objetivo de trazer praticidade para sua rotina, acessando diversas funções do seu smartphone a distância, além de proporcionar uma grande variedade de informações relacionadas a sua saúde. Porém com tantos modelos diferentes você pode estar se perguntando, qual smartwatch comprar?

Com o objetivo de te ajudar e esclarecer todas suas dúvidas em relação a esses dispositivos, nós preparamos um artigo completo onde vamos explorar as principais características desses aparelhos, falando a respeito de integração, sistema operacional, interface, recursos, bateria, etc.

Qual o melhor smartwatch?

O melhor smartwatch vai depender primeiramente do smartphone que você utiliza e também de quais funções ou recursos você procura em um dispositivo como esse. Alguns modelos são compatíveis apenas com iPhones, enquanto outros podem ser utilizados com qualquer smartphone Android.

O segundo ponto que você precisa estar atento é não confundir smartband com smartwatch. Os relógios inteligentes conseguem exercer inúmeras funções que as smartbands não podem, além disso, geralmente tem um preço maior e trazem soluções mais inteligentes e elaboradas para sua rotina.

Android ou iOS?

Antes de escolher qualquer modelo de smartwatch é preciso considerar o sistema operacional que o seu celular utiliza. Este é um fator muito importante devido ao fato de que alguns relógios são compatíveis apenas com certos sistemas. Como é o caso do Apple Watch Series 8 que só é compatível com iPhones e não irá se conectar a nenhum outro celular.

imagem de um Apple Watch Series 8 na cor preta

Caso seu dispositivo seja Android e você está em dúvida sobre qual smartwatch comprar, opte pelo Galaxy Watch Active 2, um dos melhores relógios inteligentes para quem troca constantemente de aparelho e não quer se preocupar com compatibilidade, pois ele funciona com os melhores smartphones do mercado, inclusive iPhones.

imagem de um Galaxy Watch Active 2 na cor preta

Além disso, fique atento ao sistema operacional presente no relógio em si, afinal, isso está diretamente ligado à variedade de aplicativos que podem ser instalados nele. Modelos mais básicos não permitem que você baixe aplicativos no próprio relógio.

Os principais sistemas operacionais são: 

  • WatchOS;
  • Android Wear;
  • FitbitOS;
  • AmazfitOS;
  • Tizen for Wearables;

Interface

Uma das características cruciais de um smartwatch é a sua interface e o seu design exterior, que pode variar bastante de uma marca para a outra. Todos os relógios possuem um display sensível ao toque que torna a navegação intuitiva e interativa, além de botões laterais físicos ou digitais para bloquear a tela ou realizar funções específicas.

O Apple Watch utiliza como interface do seu sistema algo  muito semelhante ao do iOS presente nos smartphones e nos iPad 9ª Geração, enquanto relógios inteligentes da Samsung e Huawei trabalham com uma interface muito mais próxima do Android, oferecendo uma customização mais livre.

Recursos

Antes de investir em qualquer opção, é preciso observar a quantidade de recursos disponíveis. Esses dispositivos podem ser utilizados de formas diferentes em uma infinidade de situações, apresentando as informações importantes e te ajudando a organizar toda sua rotina.

imagem mostrando recursos de um smartwatch

Monitoramento de Exercícios

O principal recurso que muitas pessoas buscam em um smartwatch é monitoramento de exercícios, que te ajuda a verificar a quantidade de calorias que foram gastas, o tempo que aquela atividade física foi praticada, seus batimentos cardíacos, oxigenação do sangue e diversos outros dados cruciais para que você consiga sempre evoluir.

Um dos mais completos no quesito de monitoramento de saúde é o Galaxy Watch 4, que consegue fazer eletrocardiograma, avaliar a oxigenação do sangue, além de medir a pressão arterial e realizar uma análise de impedância capaz de medir e informar a quantidade de gordura corporal, água e massa muscular no seu corpo.

O Huawei Watch GT2 Pro é outro excelente dispositivo para quem está em dúvida sobre qual smartwatch comprar para ajudar na prática de exercícios físicos pesados. Com ele, além de todas as informações sobre calorias, você tem acesso ao consumo de oxigênio durante o exercício, que monitora o seu desempenho cardiorrespiratório. 

imagem de um Huawei Watch GT2 Pro na cor preta

Monitoramento do Sono

Além de todos os monitores de desempenho, os relógios inteligentes possuem sensores que te ajudam a medir a qualidade do seu sono, indicando se você está roncando ou se mexendo muito durante a noite, criando relatórios com gravações dos momentos em que aconteceram esses eventos noturnos.

Este recurso serve para te ajudar a entender melhor o seu sono, com o objetivo de te proporcionar uma noite sono mais tranquila e de melhor qualidade, para que você se sinta descansado.

Ligações

Apesar de ser uma função básica, a capacidade de realizar ou atender ligações com apenas alguns toques e sem precisar tirar o celular do bolso é um recurso que traz muito conforto e praticidade para o dia a dia, ainda mais para profissionais que estão constantemente saindo e entrando de ligações de negócios.

Agenda 

Ainda no foco profissional, o smartwatch pode ser programado para criar alertas, lembretes e te ajudar a organizar a sua agenda no geral, para que você nunca mais se atrase ou perca um compromisso importante, seja ele pessoal ou profissional. Este é um recurso simples, mas extremamente útil presente em quase todos os modelos do mercado.

Resistência à água

Um produto de qualidade que garante uma boa durabilidade deve oferecer algum tipo de resistência a água, seja contra respingos e chuvas ou contra certas profundidades de água para que você possa utilizá-lo na piscina, na praia, etc.

Cada modelo possui uma resistência e uma classificação diferente que serve para indicar a capacidade de imersão que ele possui. A seguir, iremos listar as métricas utilizadas para definir o nível de resistência dos relógios inteligentes:

  • 30 Metros ou 3 ATM: Resistente a respingos de água, poeiras e situações como lavar as mãos.
  • 50 Metros ou 5 ATM: Apenas aumenta o tempo que o dispositivo pode ficar em contato com a água
  • 100 Metros ou 10 ATM: Os relógios com essa classificação podem ser utilizados por um certo período de tempo dentro da piscina ou do mar.
  • 150 Metros ou 15 ATM: Ideal para praticar esportes aquáticos e realizar pequenos mergulhos
  • 200 Metros ou 20 ATM: Feito para mergulhadores profissionais, resiste a grandes profundidades por um longo período.

GPS

Optar por um smartwatch com GPS é indispensável para quem dirige, pratica esportes e ama fazer caminhadas. Com ele você consegue monitorar todo o trajeto feito e criar um histórico de atividades preciso, com estatísticas de desempenho, tempo e distância percorrida.

Além disso, você consegue navegar facilmente por locais desconhecidos, pois o GPS irá sempre te mostrar a melhor rota possível para chegar ao seu destino. Um bom relógio deve ter esse recurso disponível.

Bateria

Atualmente, a autonomia da bateria desses dispositivos é excelente, com modelos como o Smartwatch Garmin Fênix 6X que pode chegar até 86 horas de duração em modo standby, garantindo que você nunca fique sem bateria enquanto estiver na rua ou trabalhando.

imagem de um Smartwatch Garmin Fênix 6X na cor preta

É preciso considerar que o tempo de duração pode variar bastante conforme o uso durante o dia. Ao ativar funções de monitoramento, GPS, realizar ajustes no brilho e utilizar aplicativos pode diminuir consideravelmente a carga da bateria.

Conectividade e Segurança

Por último, mas não menos importante, o que torna um smartwatch bom é a sua capacidade de se conectar com o seu celular e sincronizar os dados de forma eficiente. Você vai precisar de uma conexão bluetooth e baixar um aplicativo disponibilizado pela fabricante na loja virtual do seu smartphone.

imagem que mostra um celular se conectando a um smartwatch

Alguns relógios mais baratos não possuem esses aplicativos disponíveis nas lojas virtuais, exigindo que você baixe eles através de um site e altere as configurações de segurança do seu Android para conseguir instalar o arquivo. No caso dos iPhones isso não é possível, pois o iOS não permite a instalação de programas externos. 

Decidiu qual smartwatch comprar?

Esperamos que nosso artigo tenha te ajudado a compreender melhor tudo a respeito desses dispositivos, esclarecendo suas dúvidas e tornando o processo de escolha muito mais simples e assertivo.

Lembre-se de conferir as informações do produto e todos os recursos que eles oferecem, para assim, realizar uma escolha assertiva com aquilo que você precisa.

Nós somos participantes do programa de associados da Amazon Services LLC, um programa de afiliados projetado para proporcionar comissões de vendas através do direcionamento para páginas da Amazon e seus demais sites relacionados

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download