12 Melhores Cursos de Gestão de Projetos em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O curso de gestão de projetos é uma excelente alternativa de conteúdo para pessoas que desejam trazer eficiência para sua carreira.

As habilidades de liderança são fundamentais para profissionais que buscam cargos de liderança e empreendedores que desejam desenvolver soluções que se diferenciam da concorrência.

Isso porque gerenciar projetos e equipes é uma tarefa complexa que exige muita atenção e técnicas de gerenciamento que otimizam o tempo dos profissionais envolvidos no processo.

Se você tem interesse em aprender a gerar mais resultados através da sua liderança, confira nosso artigo e conheça os melhores cursos de gestão de projetos online.

Vale a pena fazer um curso de gestão de projetos?

Segundo um levantamento feito pelo PMI – Project Management Institute, o mercado irá necessitar mais de 25 milhões de gestores de projetos até 2030.

Esses são índices altamente promissores para profissionais que desejam uma carreira nesta área.

Por mais que não exista uma graduação específica sobre a estão de projetos, existem vários cursos de capacitação que formam profissionais completos com a capacidade de gerenciar equipes e projetos.

Esse conhecimento é relevante nas mais variadas áreas de atuação, já quem todo tipo de organização projetos precisam ser executados para atingir seus objetivos.

O que se aprende em um curso de gestão de projetos?

Segundo o Guia PMBOK de gestão de projetos, existem 10 áreas essenciais para o gerenciamento:

gráfico listando as áreas essenciais para o gerenciamento segundo a metodologia PMBOK descritos na lista abaixo

  • Comunicação
  • Custos
  • Aquisições
  • Escopo
  • Integração
  • Qualidade
  • Partes interessadas
  • Recursos humanos
  • Riscos
  • Tempo

A proposta dos cursos na área é desenvolver habilidades nessas áreas específicas junto ao desenvolvimento de competências interpessoais.

Isso porque o gestor tem o papel de líder de uma equipe, portanto precisa ser alguém organizado, comunicativo e proativo.

Como fazer a gestão de projetos em 5 passos

infografico indicando os 5 passos da gestão de projetos listados abaixo

Confira a seguir um guia rápido de como fazer a gestão de projetos em apenas 5 passos.

1. Escolha a metodologia de gestão de projetos

Para garantir uma gestão de projetos de qualidade é fundamental escolher uma metodologia que esteja alinhada com os objetivos do seu projeto.

Confira as qualidades de cada metodologia e avalie se a aplicação dela está de acordo com suas necessidades e expectativas.

2. Faça o monitoramento constante dos indicadores do projeto

É muito importante definir os indicadores certos para medir o desempenho do seu projeto e os monitorá-los constantemente.

Esse controle do projeto irá ajudar a entender quando existem desvios na execução do planejamento, além de ajudar com a possibilidade de agir sobre eles com celeridade.

Alguns indicadores bastante usados são:

  • Valor agregado
  • Índice de Desempenho de Prazo
  • Índice de Desempenho de Custo

3. Revise o planejamento se for necessário

Nem mesmo o melhor planejamento irá resultar em um projeto de qualidade, caso esse planejamento fique guardado e não seja seguido.

É preciso manter essa documentação como uma referência durante todo o ciclo de vida do projeto.

Portanto, analise e compare frequentemente o que foi planejado incialmente e o que está sendo executado. Dessa forma, será possível avaliar quando é necessário alterar o planejamento devido a questões pontuais.

4. Invista em profissionais qualificados

O nível de competência dos profissionais atuando em um projeto estão diretamente relacionados ao seu sucesso.

Portanto, invista nas pessoas que constituem sua equipe. Promova o ensino através de cursos, palestras e capacitações.

5. Use um software de gestão de processos.

Atualmente existem vários softwares que auxiliam a centralização de informações necessárias para a gestão, gerando um ambiente que integra os profissionais e os projetos em que estão atuando.

Quais são as modalidades de cursos de gestão de projetos?

Atualmente não existem graduações voltadas para gestão de projetos, apesar disso, existem outras modalidades de cursos que podem estar alinhadas aos seus objetivos.

Cursos livres: materiais de curta duração que têm como proposta oferecer conhecimento de forma ampla sobre o assunto. Normalmente são conteúdos introdutórios e contam com valores mais acessíveis.

Pós-graduação e MBA: materiais que se aprofundam mais na gestão de projetos, apresentando uma duração maior. Geralmente exigem que os estudantes já tenham um graduação para que, então, se especializem no assunto.

Treinamentos para certificação: as certificações agregam muito valor no currículo de um profissional, atestando o nível de seu conhecimento sobre a gestão de projetos. Existem vários órgãos certificadores e instituições que desenvolvem materiais preparatórios para quem deseja passar nos exames e garantir sua certificação.

Como escolher o melhor curso de gestão de projetos?

O melhor curso de gestão de projetos pode variar de pessoa para pessoa, isso porque é preciso levar em consideração 4 fatores principais: modalidade, conteúdo desejado, instituição de ensino e investimento disponível.

Depois desses elementos serem avaliados é preciso conferir se as opções disponíveis estão alinhadas com seu perfil profissional, já que carreiras diferentes exigem conhecimentos diferentes.

nível de experiência e conhecimento em gestão de projetos é o primeiro fator a ser considerado. Quem já trabalha na área e tem as noções básicas não precisa de um curso introdutório.

Portanto, é preciso avaliar seu nível de experiência e quais são os objetivos de sua carreira.

Outro fator importante é o contexto profissional em que está inserido. Algumas áreas optam por metodologias diferentes de gestão, portanto é importante descobrir quais são as mais relevantes em sua área e focar nelas.

Por fim, é importante avaliar a instituição ou plataforma de ensino, conferindo sua nota no MEC se disponível, foco da instituição e avaliações de ex-alunos.

Melhores cursos de Gestão de Projetos

Confira a seguir uma lista com os melhores cursos sobre gestão de projetos disponíveis na internet.

1. Planejamento e Gestão de Projetos

Esse é um dos cursos de gestão de projetos mais simples, práticos e completos que podem ser encontrados na internet.

A proposta é dominar os métodos preditivos de gerenciamento de projetos e as habilidades necessárias para ser capaz de conquistar grandes oportunidades no mercado.

O material é extremamente prático e ensina o passo a passo de como criar planejamentos profissionais e bem sucedidos com técnicas de gestão de projetos e tarefas.

Além disso, o curso oferece vários outros conteúdos extras para complementar sua formação com habilidades interpessoais.

Colegas de trabalho discutindo sobre gestão de projetos em frente a um quadro com anotações

Carga horária: 15 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é um projeto e como criar oportunidades com ele
  • Como obter resultados seguros com técnicas de gestão de projetos
  • Curso de MS Project
  • Como garantir o sucesso de um projeto desde o início
  • Como eliminar os prejuízos
  • Reduzindo custo e aumentando a produtividade
  • Passo a passo para realizar um planejamento completo e bem sucedido

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

2. Curso de Gestão de Projetos e Gestão de Qualidade

Esse é um curso que auxilia o compreendimento das dimensões de qualidade, o que os clientes valorizam e como superar suas expectativas de forma sistemática para se tornar um ótimo profissional e empreendedor.

As aulas online usam uma abordagem prática, descontraída e direto ao ponto sobre como aplicar as ferramentas de gestão de qualidade e metodologias de gestão de projetos.

A proposta do material é tornar os estudantes aptos a planejar e executar projetos completos, com foco na excelência de produtos e serviços.

Carga horária: 3,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é qualidade?
  • Dimensões de qualidade
  • Conceitos de qualidade
  • Desmistificando a gestão de projetos
  • Ingredientes para um bom plano
  • Exemplos de planejamento
  • Scrum framework

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

3. MS Project completo e Fundamentos da Gestão de Projetos

Esse curso de gestão de projetos busca ensinar os estudantes a usarem o MS Project, uma das ferramentas mais utilizadas no mundo para criar cronogramas e planejar projetos.

Usando uma linguagem simples, com exemplos práticos e realistas, o conteúdo ensina a usar o Microsoft Project para planejar e controlar projetos de qualquer porte e complexidade.

As técnicas apresentadas podem ser aplicadas de forma simples em projetos de qualquer segmento do mercado, como arquitetura, construção civil, tecnologia da informação, marketing, entre tantos outros.

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é um projeto e como criar novas oportunidades
  • Obtendo resultados seguros com técnicas de gestão de projetos
  • MS Project

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

4. Curso completo de ClickUp – Ferramenta de gestão de projetos

Esse é um curso que tem como objetivo ensinar a usar a ferramenta ClickUp de forma profissional.

O material irá ensinar vários conceitos básicos até aplicações avançadas para gerenciar projetos e equipes. O curso também irá oferecer modelos prontos que podem ser importados em sua conta.

Quem optar pelo material irá aprender os fundamentos da ferramenta, usar seus principais recursos, gerenciar equipes, configurar dashboards e muito mais.

Carga horária: 12 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Primeiros passos
  • Principais recursos
  • Gestão de equipes
  • ClickApps e recursos avançados
  • Visões de tarefas
  • Exemplos de aplicações

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

5. Curso de Gestão Ágil com Scrum

Com o foco na metodologia de gestão ágil, esse curso tem como objetivo ensinar o Scrum e sua aplicação prática.

O conteúdo apresenta tudo sobre o seu método e diz quais são as habilidades necessárias para cumprir os principais papéis no modelo de gestão.

A proposta é ser um curso simples e objetivo, ensinando com agilidade e oferecendo modelos prontos que podem ser aplicados em qualquer empresa.

Ao finalizar o conteúdo os estudantes estarão preparados para aplicar o Agile Management usado para gerar o dobro de resultados na metade do tempo.

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O que é um projeto e como criar novas oportunidades com ele
  • Gestão de projetos tradicional x ágil
  • Scrum e seu fluxo essencial
  • Os princípios do Scrum
  • Planejamento e estimativa
  • Implementação
  • Revisão e retrospectiva

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

6. Certificação Scrum Product Owner: Preparatório

Também com o objetivo de ensinar o Scrum como método de gestão, esse curso foca no papel do Product Owner (Dono do Produto) que é responsável por criar demandas relacionadas à produção de um produto ou funcionalidade de um projeto.

O Product Owner define como um produto será, o que ele terá adicionado e o que não será adicionado.

O material já conta com mais de 3 mil alunos certificados apresentando as técnicas necessárias para desenvolver e oferecer produtos de alto valor.

O conteúdo oferece até mesmo ajuda para quem está interessado em realizar a prova de certificação Professional Scrum Product Owner (PSPO™).

Carga horária: 6,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Introdução ao Scrum
  • Papéis e responsabilidades
  • Artefatos
  • Eventos
  • O dono do produto
  • Maximizando o valor
  • Criando o backlog do produto
  • Gerenciando
  • Monitorando e entregando
  • Scrum para grandes times

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

7. Métodos ágeis de A a Z: o curso completo

Ensinando sobre métodos ágeis, esse é um curso de gestão de projetos que apresenta diversos frameworks baseados em métodos ágeis.

Durante o desenvolvimento do conteúdo os alunos terão contato com dezenas de ferramentas e dinâmicas usadas por times ágeis.

O objetivo do material é ensinar com conteúdos atualizados e aulas rápidas, por isso conta com lições divididas em seções com exemplos práticos e diretos ao ponto.

Carga horária: 9,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Gestão de projeto: do método tradicional ao ágil
  • Scrum
  • Método Kanban
  • Extreme Programming (XP)
  • Design sprint Google
  • Modelo Spotify
  • Ferramentas de projetos para usar em métodos ágeis

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

8. Fundamentos do SCRUM Agile – Rápido e Prático

Também com o foco em ensinar sobre o Scrum, esse curso é um ótimo material introdutório para entender a essência e os fundamentos de métodos agile de gestão.

A proposta é ensinar os principais pontos necessários para colocar o método em prática, gerando resultados em tempo record com seus projetos.

O curso também foca em ensinar como desenvolver projetos com agilidade, trabalhando com uma equipe unida e engajada que envolve o cliente em todas as etapas dos projetos.

Carga horária: 1,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • A gestão ágil de projetos
  • O Fluxo do Scrum
  • O Projeto Modelo
  • Criando o Backlog do Produto
  • Planejando uma Sprint
  • Executando uma Sprint
  • Revisão da Sprint
  • Retrospectiva da Sprint
  • Se o Fluxo Continuasse, seria assim…
  • Vantagens do Scrum

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

9. Preparatório para Certificação PMP® – PMBOK® 7ª edição

Esse curso tem o foco na preparação para certificação PMP® – PMBOK® 7ª edição, tendo mais de 4 mil alunos certificados.

O material tem a proposta de ir direto ao ponto, apresentando os conteúdos mais importantes para aprender sobre o PMBOK e se preparar.

São mais de 400 aulas que apresentam os tópicos do teste de certificação com cerca de 35 horas de conteúdo.

As aulas ensinam sobre estilos e práticas de liderança, planejamento, execução, monitoramento, controle, Scrum e muito mais.

Carga horária: 35,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Ciclo de vida e tailroing
  • Simulado inicial completo
  • Domínio pessoas
  • Estilos e práticas de liderança
  • Comunicação
  • Motivando times
  • Desenvolvimento de equipes
  • Conflitos
  • Inteligência emocional
  • Planejamento
  • Execução
  • Monitoramento e controle
  • Teoria do Scrum

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.

10. Gestão de Projetos PMBOK 6 + Metodologia + Técnicas + Extras

Também ensinando sobre o Guia PMBOK, esse curso de gestão de projetos mostra como unir a teoria do gerencimento de projetos com a prática.

As aulas foram desenvolvidas para quem busca aprender a teoria do Guia PMBOK 6ª edição, além de aplicar os conhecimentos de forma prática no dia a dia do seu trabalho.

Tudo o que há de mais importante no PMBOK está disponível no material, que visa ensina a aplicar os conceitos de forma prática.

Carga horária: 3 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • O gerente de projetos
  • Componentes de PMBOK
  • Metodologia de gestão de projetos
  • Como alcançar sucesso nos projetos
  • Gestão de riscos e oportunidades
  • Técnicas de gestão e negociação

Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.

11. Gestão de Projetos com Agile & Scrum: O Guia Definitivo

Essa é a  última alternativa de curso focado no método Scrum em nossa lista.

Atuando como um guia definitivo, este material ensina sobre modelos de projetos ágeis e como aplicá-los em contextos reais.

Isso é feito através de um passo a passo de como implementar projetos ágeis, definindo o formato e as ferramentas recomendadas para melhor desempenho em cada fase do projeto.

Uma vantagem desta opção é que os estudantes recebem vários materiais com modelos de gestão de projetos e dicas de como usá-los na prática.

As aulas também abordam assuntos como riscos, qualidade e liderança de equipes.

Carga horária: 14,5 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Começando a jornada ágil
  • Papéis e responsabilidades
  • Planejamento de um projeto ágil
  • Executando o projeto
  • Controlando e monitorando o progresso
  • Entregando o projeto
  • Gerenciamento de riscos
  • Desenvolvimento de equipes
  • Liderança e motivação

Tipo de acesso: Acesso total vitalício na plataforma Udemy.

12. Curso de Gestão de Projetos – SEST SENAT EaD

Com 30 horas de duração, o SEST SENAT oferece um curso de gestão de projetos gratuito em sua plataforma de ensino a distância.

O material ensina a elaborar um projeto e gerenciar sua execução considerando viabilidade, tomada de decisão, planejamento, gestão de recursos e gestão de riscos.

Carga horária: 30 horas

Certificado: Oferece certificado de conclusão.

Principais tópicos:

  • Visão geral da Gestão de Projetos
  • Viabilidade de Projetos I
  • Viabilidade de Projetos II
  • Tomada de decisão em projetos
  • Planejamento de Projetos I
  • Planejamento de Projetos II
  • Gestão de custos
  • Gestão de riscos

Tipo de acesso: Acesso gratuito pela plataforma de ensino a distância do SEST SENAT.

5 dicas de gestão de projetos

Confira a seguir algumas dicas práticas e objetivas que podem ajudar na gestão de projetos de forma efetiva.

1. Faça o planejamento geral do seu projeto

O planejamento é o pilar que irá sustentar a execução e a conclusão do seu projeto. Ele serve como um roteiro para suas ações, além de definir seus objetivos e quais estratégias serão usadas para alcançá-los.

2. Prepare um plano B

É impossível evitar que imprevistos aconteçam. Portanto, tenha um plano B preparado para evitar os impactos desses contratempos.

Pense em soluções alternativas para resolver um problema, defina estratégias variadas e avalie o quão viáveis são essas estratégias.

3. Elabore planos de ação

Os planos de ação apresentando uma data limite são essenciais para que a implementação do projeto aconteça.

Para isso, reúna as informações sobre tarefas, responsáveis pela execução e situação das tarefas. Dessa forma será possível monitorar o andamento do projeto.

Com os planos de ação também será mais fácil entender e resolver eventuais problemas, além de superar momentos de crise e aproveitar oportunidades.

4. Acompanhe o projeto de perto

Fazer o acompanhamento frequente, se atualizando todos os dias, pode fazer toda a diferença nos resultados finais.

Garanta o monitoramento de qualidade, custos, prazos, equipes e outros fatores relevantes. Caso perceba algo inesperado, você estará pronto para procurar soluções emergenciais e evitar problemas de desempenho.

5. Faça reuniões periódicas

Manter uma frequência de reuniões é essencial para manter o bom gerenciamento e o controle do projeto.

É importante fazer encontros eventuais com os membros de sua equipe e com seus clientes, avaliando o desempenho geral, medindo resultados, recebendo e oferecendo feedback.

Essas conversas também são importantes para ouvir ideias diferentes, escutar o que sua equipe tem a dizer.

Dessa forma você terá mais informações sobre o cenário atual para tomar decisões precisas e melhorar a gestão dos processos.

Registrar esses dados e feedbacks através de relatórios e planilhas é a forma ideal para mapear os dados, os transformando em informações concretas.

Escolheu o melhor curso de gestão de projetos?

Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado a escolher um ótimo curso para tornar suas habilidades de liderança ainda melhores.

Caso esteja buscando uma opção de ferramenta para organizar visualmente seus processos e ideias, confira nosso artigo que fala sobre os melhores apps de mapa mental.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download