7 dicas de como ser um bom empreendedor

Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Começar um novo negócio é um grande desafio. Por isso, saber como se preparar e alinhar suas expectativas é a melhor forma de contribuir para que seu projeto atinja o seu maior potencial.

Confira a seguir as principais dicas que irão ajudar você a desenvolver o perfil de um empreendedor de sucesso.

7 principais dicas de como ser um bom empreendedor

Confira a seguir as principais dicas sobre como ser um bom empreendedor.

1. Conheça seu mercado a fundo

Um fator que todos os empreendedores de sucesso têm em comum é o conhecimento sobre sua área de atuação.

Já o oposto, não estudar a fundo o segmento de atuação, é um erro comum de pessoas que investem em um negócio e não entendem o suficiente do mercado em que estão entrando.

Esse conhecimento e experiência é importante para identificar erros que podem ser facilmente evitados.

Além do conhecimento na área de atuação, ter um bom entendimento de gestão administrativa e financeira também é muito importante.

Contudo, essa é uma habilidade que precisa de oportunidade e prática para ser desenvolvida.

É importante que pessoas com o interesse em começar um novo negócio entendam a responsabilidade de aprender sobre gestão financeira do seu negócio, administração e até mesmo o básico de contabilidade.

Conhecimentos mais avançados e um entendimento completo virá com a prática, mas se preparar bem é uma forma de tornar esse processo mais prático e com mais chances de sucesso.

2. Estude o mercado e sua concorrência

Fazer uma análise detalhada do mercado é importante para entender as principais tendências e novidades que estão surgindo.

Use todos os dados e as métricas que estiverem ao seu alcance para tentar entender o comportamento dos consumidores daquele segmento e quais são suas principais necessidades.

Estudar sua concorrência é uma forma muito eficiente de entender quais são as dores de seus clientes, seus desejos e em quais pontos as empresas atuais deixam a desejar.

Esse processo de entender as demandas que não são atendidas irá ajudar a gerar insights para que seu negócio se posicione de uma forma diferente do que já existe, oferecendo uma nova opção de valor aos consumidores.

3. Tenha paciência e confiança

Os primeiros meses de um novo negócio geralmente são os mais difíceis. Por isso, é importante ter consciência de que paciência e confiança são necessárias para manter o foco no sucesso.

É muito comum que as pessoas desistam de seus empreendimentos antes de conseguir uma chance de crescer.

Não existe uma fórmula exata para ditar quanto tempo é necessário esperar um negócio gerar bons resultados.

Uma forma de mensurar esse tempo é pesquisar sobre outros negócios do seu segmento, como foram seus primeiros anos de funcionamento e quanto tempo precisaram para ter um bom desempenho.

Além disso, também é importante ter a certeza de que seu negócio oferece algo diferente que irá agregar valor à vida de seus clientes. Se esse é o seu caso, saiba que vale a pena insistir em sua ideia de negócio.

4. Levante o investimento disponível

Muitas pessoas sonham grande na hora de empreender, mas para dar os primeiros passos é preciso considerar os recursos disponíveis no momento.

Levantar seu potencial financeiro é o primeiro passo. Portanto, confira quanto capital está disponível no momento para fazer seu negócio nascer.

Então, pesquise e registre os custos e despesas necessárias para abrir o empreendimento e mantê-lo em funcionamento por no mínimo três meses.

Dentre os principais custos para manter uma empresa aberta estão:

  • Registro
  • Aluguel
  • Equipamentos
  • Móveis
  • Contas de internet, luz e telefone
  • Salários
  • Impostos
  • Manutenção de estoque
  • Marketing

Se o seu capital inicial não é suficiente para cobrir esses custos, busque alternativas para adaptar sua ideia de negócio.

Considere adotar um formato mais econômico, encontrar um sócio ou fazer um empréstimo.

5. Crie um plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta fundamental para orientar o caminho que sua empresa irá seguir desde o momento que foi criada.

Um plano de negócios deve apresentar:

  • Objetivos do negócio
  • Análise de mercado
  • Perspectivas de crescimento
  • Planejamento estratégico, tributário e financeiro
  • Estratégias de marketing
  • Plano operacional

Contar com um plano bem definido é uma das principais formas de verificar a viabilidade de sua ideia e manter seu negócio evoluindo, mesmo quando for necessário adaptar esse plano.

A falta de um plano de negócios também é uma característica comum em empreendedores que encontram dificuldades para gerenciar sua empresa.

Sem o plano, é comum que o negócio não tenha uma direção clara e tenha dificuldades em definir seus objetivos e estratégias para alcançá-los.

A falta de controle também está relacionada a problemas de financiamento, gestão ineficiente dos recursos, subestimação de riscos, problemas de execução e até mesmo dificuldades em atrair talentos.

6. Invista em atualizações

Além de ter um plano para seu negócio, é importante investir em atualizações, para a organização e para sua carreira.

Atualizações de mercado

O mercado existe em constante evolução, usando estudos e pesquisas para encontrar formas mais eficientes de executar tarefas e gerenciar processos.

Atualmente existem diversas ferramentas voltadas para todos os tipos de atividades dentro de uma empresa, desde o gerenciamento financeiro até o relacionamento com os clientes.

Conhecer as inovações tecnológicas que estão acontecendo em seu segmento é importante para avaliar a hora certa de adotá-las para não ser deixado para trás pela concorrência.

Atualizações de habilidades

A atualização de habilidades é um fator que está diretamente relacionado com como você irá atuar em seu mercado.

Se aprofundar na gestão e administração também irá gerar conhecimento e habilidades necessárias para interpretar a situação atual de sua empresa e qual é o melhor caminho para se manter fiel ao plano de negócios.

Confira a seguir algumas sugestões de cursos que podem ajudar a se manter atualizado:

7. Cuide de sua saúde mental

Investir tempo nos cuidados de sua saúde mental também é muito importante, já que ser um bom empreendedor é uma tarefa muito desgastante e desafiadora.

Faz parte do processo ter que cuidar da administração, atendimento ao clientes, relacionamento com colaboradores e fornecedores, além de várias outras tarefas.

É preciso que sua mente esteja no lugar e bem para conseguir executar todas essas atividades com qualidade.

Vale ressaltar que tudo isso será ainda mais desgastante nos primeiros meses do seu negócio, que vão exigir muito mais atenção para que seu funcionamento realmente aconteça.

A partir do momento que seu empreendimento estiver bem estruturado, o negócio se tornará mais independente e exigirá um pouco menos de esforço do empreendedor.

Já sabe como se tornar um bom empreendedor?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado dicas úteis para se tornar um bom empreendedor, trazendo cada vez mais sucesso para seus projetos

Caso tenha interesse em otimizar o atendimento em sua empresa com uma ferramenta profissional, confira os recursos que o JivoChat oferece.

O JivoChat é uma plataforma de atendimento que reúne todos os seus canais em um só lugar, como chat online, WhatsApp, Facebook e Instagram e telefonia VoIP.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download