Como aprender japonês do zero: confira as melhores dicas

Índice

Grande parte dos estudantes e profissionais que desejam aprender uma língua nova buscam por cursos de inglês ou espanhol.

Aprender japonês é uma forma interessante de se destacar como um profissional diferenciado e também oferece a oportunidade de fazer intercâmbio, viagens a turismo e a negócios para o Japão.

Seja porque você se sente conectado com a cultura, tem o desejo de conhecer o país ou até mesmo morar lá, confira as principais dicas de como aprender japonês.

Quanto tempo demora para aprender japonês?

Essa é uma das principais dúvidas de quem está começando a estudar a língua japonesa. 

Um fator importante para ser considerado ao pensar nesta questão é que o idioma japonês é considerado um dos 5 mais difíceis de se aprender, junto ao mandarim, árabe, coreano e cantonês. 

O nível de dificuldade é alto, afinal, até mesmo poliglotas que aprendem novas línguas com facilidade encontram dificuldades ao estudar o idioma. 

Isso acontece graças às estruturas de sentenças e os sistemas kanji, hiragana e katakana, que podem tornar o entendimento da língua mais difícil para quem está habituado apenas ao português.

Contudo, a dificuldade não deve impedir ou atrapalhar seu aprendizado e pode até mesmo achar o japonês mais fácil que outras línguas.

Tenha para si mesmo que essa jornada de aprendizado é um desafio e ao conquistá-lo o resultado será muito mais gratificante.

Quanto ao tempo, muitas pessoas podem levar bastante tempo para dominar o básico da língua. É comum demorar cerca de 1 ano para começar a ler e conseguir falar frases mais elaboradas.

9 melhores dicas de como aprender japonês

Se você está interessado em como aprender japonês, confira as principais dicas que podem ajudar a dominar este idioma.

1. Organize sua rotina

É importante ter um espaço tranquilo e horários bem definidos para executar sua rotina de estudos. Isso permite nos adaptar com mais facilidade aos horários de estudos de acordo com o nosso ritmo.

Portanto, separe um horário do seu dia exclusivamente para estudar e praticar a língua todos os dias.

2. Escolha um bom livro para começar a aprender

Buscar livros bem didáticos para aprender japonês a partir do português é muito importante para o seu progresso. 

Para evitar livros ruins, que podem prejudicar seus resultados, faça uma busca completa e se possível converse com estudantes e professores para pedir boas indicações.

Alguns exemplos interessantes são: Minna no Nihongo (“Japonês para Todos”), Japonês para o Dia a Dia e Japonês em 30 dias.

É possível que algumas destas alternativas estejam disponíveis em kanji e alfabeto latino. Dê preferência ao kanji, afinal, cedo ou tarde será preciso aprendê-lo e o quanto antes começar, melhor.

3. Escolha um bom dicionário de japonês

Além de comprar um bom livro, também é importante contar com um bom dicionário de papel para tirar suas dúvidas, como o Michaelis – Dicionário Prático Japonês-Português.

Sites e aplicativos de japonês também são bem-vindos, mas geralmente as melhores alternativas traduzem do japonês para o inglês.

4. Aprende conceitos básicos com disciplina e consistência

É importante aprender a ler os hiragana e katakana, apesar disso, muitos estudantes não dedicam tempo suficiente para aprender a fazer esses traçados de forma correta. 

Portanto, foque seu estudo nessa etapa e, se possível, contrate aulas particulares ou alguém para supervisionar e corrigir seu traçado.

5. Não pule etapas para tentar aprender mais rápido

Alguns alunos se empolgam demais após compreenderem temas básicos do cotidiano, mas acabam cometendo o erro de pular tópicos didáticos para temas mais avançados. 

Portanto, evite esse erro, gaste o tempo necessário para dominar conceitos básicos e siga os passos do seu livro no seu ritmo.

6. Assista filmes, séries e filmes em japonês

Assista conteúdos em japonês, mesmo que seja preciso usar legendas em português. Contudo, mantenha seu foco em prestar atenção nos sons do idioma.

Caso seu estudo esteja avançado, ative as legendas em japonês para se adaptar a novos caracteres e conferir como as palavras que está ouvindo são escritas.

7. Use aplicativos de memorização e revisão

Durante seus estudos, ao ler seu livro, assistir filmes ou animes, faça anotações para tirar suas dúvidas e revisar o conteúdo. 

O Anki é um aplicativo que pode ajudar a memorizar termos e frases a partir de cards com palavras, frases e seus significados.

O Capture2Text é uma aplicação que captura o texto da imagem e faz sua tradução, ajudando na hora de ler textos e mangás digitais.

8. Faça amigos japoneses

Uma das partes mais importantes de como aprender japonês é conversar com alguém usando o idioma.

Portanto, faça download de aplicativos de troca de idiomas, participe de discussões e busque japoneses interessados em aprender português para fazer uma troca de conhecimento.

9. Aprende com um curso de japonês online

Por fim, considere a possibilidade de aprender japonês com um curso online para otimizar seu tempo de estudo. 

Confira a seguir algumas das melhores alternativas de cursos de japonês na internet:

Falando Japonês do Zero

O Falando Japonês do Zero é um curso que foi desenvolvido para ensinar o idioma de forma descomplicada.

O material leva em consideração uma dificuldade de muitos alunos, a frustração.

Geralmente essa experiência e sensação negativa acontece porque muita gente quer aprender a língua, mas não sabe por onde começar, se perdem com o excesso de informações e não podem fazer um curso presencial.

O foco do curso é utilizar o dia a dia de nativos para ensinar o verdadeiro japonês. 

O material foi desenvolvido pelo professor Naoki Amorim, filho de pai japonês e nascido no Brasil. Ele já morou e trabalhou no japão, alcançando quase uma década de experiência por lá.

Curso de Japonês - Kenji Sensei Academy 2.0

O Kensi Sensei Academy 2.0 é um curso que une o ensino do japonês com a paixão por cultura japonesa e animes, oferecendo um material prático.

O conteúdo é online e oferece mais de 200 videoaulas que podem ser assistidas a qualquer hora do dia.

A metodologia também oferece uma forma simples e eficaz de aprender o Hiragana e Katakana.

Alunos de qualquer idade podem estudar com o material para aprender a criar frases, entender o básico, aprender vocabulário e gramática.

Aprenda Japonês do Básico ao Intermediário (Udemy)

Esse é um curso completamente focado para iniciantes que desejam aprender conceitos básicos e intermediários de japonês.

O material está na plataforma Udemy e é muito bem avaliado, oferecendo um conteúdo resumido para dar os primeiros passos no aprendizado do idioma.

São mais de 3 horas de videoaulas ensinando os principais conceitos da língua, como: 

  • Números e Horas
  • Pronomes Demonstrativos: Kore, Sore Are, Dore, Kono, Sono, Ano, Dono, Koko, Soko, Asoko, Doko
  • Datas: Meses do Ano, Dias da Semana e Dias do Calendário
  • Frases Substantivas
  • Frases Adjetivas: Adjetivos-Na e Adjetivos-I e suas conjugações
  • Hiragana (46 sílabas)
  • Katakana (46 sílabas)

Conferiu as melhores dicas de como aprender japonês?

Esperamos que as nossas dicas possam ajudar você a aprender a língua japonesa da melhor maneira possível.

Caso tenha interesse em aprender sobre outros temas e até mesmo profissões, confira nossa lista com os 31 melhores cursos online.

Início Blog Reviews Como aprender japonês do zero: confira as melhores dicas
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download