Como aprender a cantar: confira as 12 melhores dicas

atualizado 26 de maio de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Cantar bem é uma habilidade desejada por inúmeras pessoas, contudo, muitos deixam esse sonho de lado por acharem que não têm o dom de cantar.

A verdade é que quase todos nós amamos cantar, seja durante o banho ou em frente ao espelho. 

Apesar disso, várias dessas mesmas pessoas acabam sentindo vergonha de cantar em público por não terem desenvolvido essa habilidade.

A verdade é que cantar é muito divertido e não é preciso ter dom para cantar bem. Como diversas outras habilidades, o importante para desenvolvê-la é a dedicação e a prática. 

Se você tem interesse em como aprender a cantar, seja para arrasar no karaokê, cantar em uma banda ou em sua igreja, confira nossas dicas de como cantar bem.

Como aprender a cantar sozinho?

É possível começar aprender a cantar sozinho, contudo é muito importante priorizar a organização e o tempo de estudo. 

Para isso, é preciso encontrar algum material disponível na internet ou apostilas e então, organizar um horário diário para estudar e praticar.

Para que isso dê certo, é preciso ter dedicação para estudar diariamente e eliminar qualquer distrações que possam atrapalhar seu progresso.

Confira a seguir várias dicas que servem tanto para quem deseja aprender a cantar sozinho, como para quem quer aprender a cantar através de cursos ou com aulas particulares.

12 melhores dicas de como aprender a cantar

Confira a seguir as principais dicas de como aprender a cantar bem.

1. Comece pelos cuidados com a voz

Antes de começar a cantar é importante conhecer quais os cuidados necessários para cuidar de sua voz. Os principais são:

  • Beber bastante água
  • Evitar gritar
  • Dormir boas noites de sono
  • Realizar atividades físicas
  • Se alimentar bem, evitando álcool e alimentos gordurosos

Uma dica importante é fazer uma sessão de fonoaudiologia para fazer um check up e descobrir se está tudo certo com sua voz.

Além disso, antes de começar as sessões de canto, faça alongamentos e aqueça sua voz.

Afinal, as cordas vocais são músculos que também precisam estar prontos para a prática do canto. 

Para se preparar, faça exercícios como vocalises, glissandos e a vibração de lábios e língua.

2. Cuide de sua postura

Todos os detalhes fazem a diferença para quem deseja cantar bem. Um fator muito importante é manter a postura certa. 

Cantar com a coluna torta é algo que pode bloquear os movimentos do diafragma, dificultando sua respiração e prejudicando sua voz.

Portanto, ao cantar, afaste os pés, ajeite sua coluna e relaxe seus ombros para que o percurso de sua voz seja o melhor possível.

3. Faça um teste para encontrar sua extensão vocal

É muito importante descobrir em qual altura você pode cantar de forma mais confortável. 

Cantar em alturas inadequadas e mais difíceis pode fazer com que sua voz perca força, potência, prejudique seu timbre e até mesmo cordas vocais.

Portanto, busque por testes e procure a ajuda de profissionais mais experientes que sejam capazes de identificar sua extensão vocal e encaminhar seus estudos de forma precisa.

4. Observe como seu estilo de música preferido é cantado

Depois de conhecer melhor sua voz, é preciso escolher o estilo em que você irá praticar.

Existem inúmeros gêneros musicais que contam com suas próprias particularidades, portanto, escolher um que gosta é importante para manter seu interesse no estudo e a curiosidade para explorar as várias técnicas vocais do estilo.

5. Foco na respiração

Cantores usam toda sua capacidade respiratória para alcançar seus melhores resultados. Portanto, aprenda e treine a respiração abdominal.

Uma dica de exercício é inspirar e levar o ar para a região do abdome, segurando por 3 segundos. Então, sopre contraindo o abdome e solto todo o ar.

6. Pratique mais vocalizes

Vocalizes são exercícios em que notas em sequência são cantadas. Geralmente, um fonema é escolhido para cantar essas notas, como má, pá e lá.

Basta escolher um fonema e cantar as notas junto a algum instrumento musical. Esse exercício é muito importante para exercitar sua afinação.

Sua prática também ensina a precisão vocal, portanto, use escalas diferentes para treinar. 

7. Faça treinos de agilidade

Treinar a velocidade no canto também é importante. Portanto, faça o treino de vocalizes com fogo na agilidade de troca de notas com precisão. 

Comece em um ritmo lento, indo e voltando nas escalas. Ao se adaptar, acelere de forma gradativa para aumentar a flexibilidade de sua voz na hora de cantar.

O teste de velocidade também pode ajudar a trabalhar seu ritmo, para fazer isso, observe a velocidade em que os cantores executam uma música e tente imitá-los.

8. Treine a dinâmica vocal

A dinâmica é uma forma de aprimorar suas interpretações. 

Para fazer isso, escolha um tom confortável e comece crescendo sua voz para um volume maior. Depois, diminua para uma voz suave e menos intensa. 

9. Pronuncie as vogais corretamente ao cantar

Contar com uma boa dicção é importante para cantar bem. Portanto, pratique as vogais em trechos de músicas conhecidas que tenham vogais abertas.

10. Escute estilos musicais diferentes

Talvez pareça um detalhe, mas ouvir gêneros e artistas diferentes pode ajudar muito a entender mais sobre o seu canto.

Isso é importante porque existem cantores de diversos estilos que usam formas diferentes para cantar, mostrando novas possibilidades e aplicações de técnicas diferentes.

11. Grave uma música cantando

Uma dica muito valiosa para analisar melhor como está sua voz é se gravar cantando e então ouvir a gravação prestando bastante atenção.

Afine seu senso crítico ao se ouvir, busque identificar erros de afinação, dinâmica, ritmo, entre outros. 

Após a análise, escolha exercícios que podem ajudar a corrigir estes erros, então, após praticar bastante, faça a gravação novamente para comparar sua evolução.

12. Aprenda como cantar com um curso online

Por fim, nossa última dica de como aprender a cantar é começar um curso online.

Atualmente existem diversos materiais prontos que contam com muitas horas de videoaulas ensinando tudo sobre o canto.

Existem até mesmo alternativas que contam com professores para oferecer suporte online aos seus alunos.

Confira a seguir alguns dos melhores cursos de canto online: 

1. Curso Os Pilares do Canto

O curso Pilares do Canto é um material com a proposta de oferecer uma formação completa, com aulas ao vivo e junto ao acompanhamento de um professor.

O foco do conteúdo está nos tópicos: afinação, respiração, drives, belting, melismas, vibratos, notas, agudas e muito mais.

O curso foi criado especificamente para ensinar pessoas sem experiência no canto, que nunca cantaram ou já começaram e desistiram.

Ao todo são 114 horas de duração divididas em 12 módulos, materiais em PDF e exercícios em áudio.

2. Curso de Canto: Desenvolva a Voz com Técnica e Prática (Udemy)

Esse é um curso criado para ensinar como desenvolver a voz de maneira saudável para cantar com técnica e sentimento.

O material está disponível na Udemy, com ótimas avaliações e tendo ensinado mais de 22 mil alunos. O conteúdo foi criado pelo professor André Fantom, que ensina técnica vocal desde 1999.

O curso tem 3 horas de vídeo sob demanda e está dividido em 3 módulos: 

  • Módulo 1: trata temas mais básicos e conta com exercícios em mp3 de vocalizes.
  • Módulo 2: trata temas intermediários com exercícios mp3 para download de cada registro vocal.
  • Módulo 3: trata de temas avançados e também conta com exercícios mp3.

3. Curso O Ton da Voz - Técnica Vocal

Não importa qual seja o seu nível atual, o professor Ton Carfi desenvolveu um curso que irá ensinar as principais técnicas e métodos necessários para cantar como um artista de verdade.

O cantor profissional que criou o curso, Ton Carfi, já tem mais de 20 anos de carreira e soma mais de 300 milhões de visualizações no YouTube.

Sendo uma referência em técnica vocal, ele já ensinou técnicas e segredos para grandes artistas da música gospel e secular.

Alguns dos principais temas abordados são: respiração, aquecimento, timbre, afinação, vibrato, extensão, tessitura, yodel, apogiatura, melisma e agilidade.

Conferiu boas dicas de como aprender a cantar e vai começar a praticar?

Esperamos que o nosso artigo tenha trazido informações interessantes e relevantes para auxiliar seu aprendizado em canto.

Caso você também tenha interesse em aprender a tocar violão para se tornar um músico mais completo, confira nossas dicas de como aprender a tocar violão.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download