Pinterest Ads: como funciona e como anunciar
Criado em 2019, o Pinterest é uma rede social para compartilhar imagens e referências que tem ganho cada vez mais relevância.
De acordo com os dados atualizados em 2023 da Statista, a plataforma conta com 463 milhões de usuários ativos.
Essa popularidade tornou a rede social em uma ótima plataforma para o marketing digital, principalmente com o lançamento do Pinterest Ads.
Esse recurso permite fazer anúncios patrocinados dentro da rede social e, de acordo com dados fornecidos pelo Pinterest, os anúncios funcionam melhor do que em outras redes sociais.
De acordo com os dados do Pinterest, os anúncios na plataforma podem oferecer 2,3 vezes mais eficiência por conversão do que em outras redes e 2 veze mais retorno do investimento em anúncios para marcas de varejo, quando comparado com outras redes sociais.
Para saber como tudo isso funciona e extrair os melhores resultados do Pinterest Ads, confira o nosso artigo.
O que é o Pinterest Ads?
O Pinterest Ads é a plataforma de gerenciamento de anúncios onde empresas e usuários podem ofertas serviços e produtos no Pinterest.
A publicidade é exibida no resultado de buscas e no feed dos usuários do aplicativo.
Esse recurso permite impulsionar suas publicações na plataforma para que ganhe tração, gerando mais visualizações e alcance.
Para fazer isso é preciso apenas usar as ferramentas da plataforma para criar campanhas ou grupo de campanhas que irão atingir clientes em potencial.
Quais são os benefícios de anunciar no Pinterest Ads?
Utilizar a plataforma para fazer seus anúncios oferece uma variedade de vantagens, como:
- Conquistar a atenção do usuário no momento em que ele está pesquisando por inspirações.
- Alcançar mais pessoas e gerar conhecimento de marca.
- Gerar tráfego para o seu site ou seu perfil.
- Otimizar a taxa de conversão de leads e clientes em seu site.
- Aumentar vendas com o Pinterest.
Pinterest Ads: como funciona?
Confira a seguir um guia de como criar e editar uma campanha na plataforma de anúncio do Pinterest.
1. Instale o tag do Pinterest em seu site
O primeiro passo para começar a usar o Pinterest Ads profissionalmente é criar uma conta comercial para o seu negócio.
Depois disso, antes de iniciar qualquer campanha, é fundamental que você instale o Tag do Pinterest em seu site.
Essa tag é um pedaço de código que é adicionado em seu site que permite rastrear os visitantes e as ações realizadas por eles após conferirem um anúncio no Pinterest.
2. Defina a meta da sua campanha
É muito importante conhecer bem as metas e defini-las antes de criar suas campanhas, pois isso irá ajudar a escolher os formatos de anúncios mais alinhados aos seus objetivos.
Ao todo, existem cinco metas de campanhas disponíveis:
- Gerar tráfego: esse tipo de campanha visa ganhar de leads de alta qualidades e direcioná-los para seu site.
- Conhecimento de marca: visa gerar exposição da marca com seus clientes atuais e leads.
- Conversão: busca converter leads através dos seus anúncios com CTAs.
- Catálogo de compras: apresenta um catálogo para que os usuários conheçam seus produtos ou serviços.
- Promover conscientização através de vídeos: vídeos de reprodução automática que podem ajudar a promover sua marca e gera tráfego.
3. Defina qual será o orçamento da campanha
Escolha o nome de sua campanha, as datas de início e término, então, defina qual será o orçamento diário ou vitalício.
É importante tomar cuidado nas informações adicionadas, pois não podem ser editas posteriormente.
4. Defina o público-alvo
Campanhas com o objetivo de gerar tráfego ou reconhecimento de marca geralmente obtém bons resultados ao adotar uma segmentação ampla.
O Pinterest Ads conta com várias opções de segmentação, permitindo trabalhar com seu público de forma bem específica, além de importar listas de clientes e leads que já engajaram com sua loja ou conteúdo no app.
Também é importante utilizar palavras-chave e tópicos de interesse para aumentar sua segmentação.
Utilizar palavras-chave e interesses irá ajudar seus anúncios a serem direcionados para pesquisas e interesses relacionados, melhorando seus resultados.
Para otimizar seus anúncios, busque utilizar 25 palavras-chave que podem ser usadas como frases ou de forma exatas.
5. Escolha os pins que serão anunciados
Existem alguns requisitos para que os pins sejam qualificados para suas campanhas, eles precisam:
- Estar salvos no seu perfil.
- Não serem salvos em placas secretas.
- Precisam ter URLs de destino, as URLs não devem ser encurtadas.
- Não apresentar vídeos ou GIFs de terceiros.
6. Acompanhe o desempenho da campanha
Por fim, é preciso monitorar seus resultados para conseguir otimizar sua campanha ao máximo, ampliando o público, ajustando orçamento e testando formatos diferentes.
Faça isso definindo os KPIs – Key Performance Indicators (Indicadores-chave de Performance) mais relevantes para o seu negócio.
Para fazer isso, basta acessar o Pinterest Business, ir no menu, escolher anúncios e depois relatórios.
Através desses relatórios será possível acompanhar:
- Gasto total do período
- Impressões
- Cliques no pin
- Cliques que levaram para uma ação fora do app
- Custo médio por resultado
- CTR – Taxa de cliques x Número de impressões
Quais são os formatos de anúncio no Pinterest Ads?
O Pinterest é um app que foca em entregar uma experiência visual, por isso é muito comum que usuários façam pesquisas para inspirar novas ideias sobre cozinha, decoração, moda, viagem, entre tantas outras opções.
Isso faz com que a qualidade das imagens usadas em seus anúncios e o seu conteúdo sejam muito relevantes para atrair a atenção dos usuários.
Nesse contexto, o visual vem em primeiro lugar e é recomendado que esteja inserido em um contexto que ofereça valor para os usuários que o avistarem.
Por isso a plataforma oferece uma variedade de formato para anúncios, permitindo usar ideias simples e flexíveis que podem ser gerenciadas e editas em seu desktop ou smartphone.
Estático
Esse é o formato padrão que permite expor produtos usando imagens verticais ou quadradas. É importante manter a identidade visual da marca e usar fotos menos abstratas.
Segundo os dados atualizados para 2023, é recomendado usar a proporção 2:3 e uma resolução de 1.000 x 1.500 pixels.
Uma recomendação feita pela plataforma é a utilização dos formatos .JPG ou .PNG e o tamanho máximo de 10 MB.
Vídeo
Os vídeos permitem que as marcas contem histórias rápidas, prendendo a atenção dos usuários com visuais e ideias criativas.
Busque focar mais na imagem do que no som, porque conferir o conteúdo com o som desligado é um hábito comum no app.
Geralmente os vídeos mais curtos geram mais resultados. Busque criar conteúdos de 6 a 15 segundos, usando os formatos .MP4, .MOV ou .M4V e tendo um tamanho máximo de até 2 GB.
Shopping
São anúncios que usam as mesmas especificações de anúncios estáticos e vídeos, mas sua função é vender algum produto ou serviço.
O formato busca interação com os usuários de forma antecipada, enquanto eles estão em busca de inspirações no app.
Carrossel
Esse tipo de anúncio no Pinterest Ads usa várias imagens que podem ser acessadas quando o usuário desliza a tela.
As recomendações para imagens são as mesmas aplicadas para os anúncios estáticos, além disso, recomenda-se o uso de 2 a 5 imagens.
Coleções
Por fim, as coleções são anúncios que usam uma imagem principal em destaque e usam imagens menores relacionadas a ela na parte de baixo da publicação.
As recomendações da plataforma são arquivos com os formatos .PNG ou .JPG, até 10 MB de tamanho básico, uma proporção de 1:1 ou 2:3 na imagem principal, já as imagens secundárias não precisam seguir esse padrão de proporção.
Como aprender a usar o Instagram Ads profissionalmente?
Se você deseja se aprofundar nesse assunto para aprender a usar Instagram Ads profissional, para o seu negócio ou seus clientes, considere aprender através de um curso online.
Confira a seguir duas dicas dos melhores cursos para aprender sobre como fazer marketing no Pinterest.
Pinterest Boss – Pinterest Marketing para Negócios
Esse curso de Pinterest Ads foi feito por uma profissional de marketing especializada na plataforma, reconhecida e treinada pelo Pinterest Brasil.
O conteúdo apresenta estratégias que irão gerar exposição e conhecimento de marca, captação de leads qualificados de forma orgânica, tráfego constante, aquisição de clientes e muito mais.
O curso pode ser feito por quem nunca usou o Pinterest e para quem já usa, mas deseja aprender como aplicar estratégias mais avançadas.
Carga horária: 6 horas
Certificado: Oferece certificado de conclusão.
Principais tópicos:
- Como funciona o Pinterest
- Pinterest estratégico
- Crie o pin perfeito
- Fazendo seu perfil crescer
- Crie um funil de vendas
- Analisando seus resultados
Tipo de acesso: Acesso ilimitado na plataforma Udemy.
Preparado para anunciar no Pinterest Ads?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado a entender como o Pinterest Ads funciona e apresentado conteúdos interessantes para aprender a dominar essa plataforma.
Se você deseja começar a ganhar dinheiro com o conteúdo que você produz no Pinterest, não deixe de conferir nosso artigo e aprenda como monetizar o Pinterest
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