Ideias de Conteúdo UGC Baseadas em Campanhas Reais

7 minutos

Encontrar boas ideias de conteúdo UGC é fundamental para marcas e empresas que desejam aumentar o engajamento e criar conexões autênticas com seu público. Quando bem estruturado, esse tipo de conteúdo tem o poder de transformar clientes em promotores naturais da marca, como vamos ver a seguir.

Neste artigo, você vai conhecer 8 campanhas UGC de grandes marcas que aplicaram essa estratégia de forma criativa e eficiente. Os exemplos mostram como é possível usar seus próprios seguidores para construir autoridade, gerar provas sociais e impulsionar seus resultados de marketing.

O que é UGC?

UGC é a abreviação de User Generated Content (conteúdo gerado pelo usuário) e se refere a qualquer tipo de material, como fotos, vídeos, avaliações, depoimentos e publicações em redes sociais, que seja criado espontaneamente por clientes ou seguidores de uma marca.

Esse é um dos tipos de conteúdo mais valiosos no marketing, pois, além de transmitir autenticidade e confiança, gera prova social, aumenta o engajamento e fortalece a relação entre marca e público.

Segundo um estudo da Search Logistics, os conteúdos gerados por usuários são 8.7 vezes mais poderosos quando comparados a conteúdos de influenciadores e até 6.6 vezes mais influentes que os conteúdos produzidos pelas próprias marcas.

Este estudo também mostra que 79% das pessoas afirmam que o conteúdo gerado por outros consumidores influencia fortemente suas decisões de compra, enquanto apenas 1% dos millennials considera anúncios tradicionais realmente confiáveis ou envolventes.

Esses dados confirmam como é importante buscar e trabalhar ideias de conteúdo UGC de forma estratégica para conquistar a atenção e a confiança do público.

8 Ideias de conteúdo UGC usados por grandes marcas

A seguir, você vai conhecer 8 campanhas UGC de marcas renomadas que deram certo e se destacaram globalmente. Veja:

1. Starbucks -- "White Cup Contest"

Em 2014, a Starbucks lançou o White Cup Contest, um concurso que incentivava seus clientes dos EUA e Canadá a personalizarem os copos brancos de café da marca com desenhos criativos. Para participar, as pessoas só precisam postar a foto nas redes sociais e utilizar a hashtag #WhiteCupContest.

Ao fim da campanha, o design vencedor foi transformado em um copo reutilizável em uma edição limitada que foi comercializada globalmente. Em apenas três semanas, o concurso teve quase 4 mil inscritos, um alto engajamento nas redes sociais e resultou em milhões de copos vendidos.

captura de tela que mostra uma foto do copo vencedor do concurso White Cup do StarbucksIdeia de Conteúdo UGC White Cup Starbucks

A campanha apostou na criatividade dos consumidores e transformou um item do dia a dia em uma tela para expressão pessoal. Dessa forma, o Starbucks não só gerou um conteúdo autêntico como também fortaleceu as relações com a comunidade e aumentou as vendas de um novo produto.

2. GoPro

Outra excelente ideia de conteúdo UGC é o Photo of The Day Challenge da GoPro, uma campanha contínua que convida os clientes a enviarem suas melhores fotos capturadas com as câmeras da marca.

Todos os dias a empresa seleciona uma imagem para divulga-la nos canais e redes oficiais da GoPro. Além da visibilidade, os clientes escolhidos podem receber equipamentos, dinheiro e ter seu trabalho divulgado.

captura de tela do site da GoPro que mostra o passo a passo e as regras para participar do Photo of The Day Challenge da GoProIdeia de Conteúdo UGC GoPro

Apesar de simples, esse tipo de ação é muito eficaz, pois valoriza a criatividade da comunidade, reforça a qualidade dos produtos e gera um fluxo constante de conteúdo autêntico.

3. Apple -- Shot on iPhone

Não podíamos deixar de mencionar a campanha Shot on iPhone da Apple, uma das iniciativas mais interessantes para quem está em busca de ideias de conteúdo UGC. A cada ano, fotógrafos amadores e profissionais do mundo todo compartilham as melhores imagens feita com o iPhone através da hashtag #ShotoniPhone.

captura de tela de uma das fotos ganhadoras do concurso Shot on iPhone. Na foto, há uma cesta de basquete e um prédio colorido ao fundoIdeia de Conteúdo UGC

As 10 melhores fotos são selecionadas e expostas em outdoors, lojas físicas da Apple e nos canais digitais da marca. Além de reforçar o apelo visual e tecnológico do iPhone, a ação cria uma comunidade global de fotógrafos apaixonados e conecta a marca aos seus consumidores de forma autêntica e inspiradora.

4. Nike -- Just Do It

Mais do que um slogan, a campanha Just Do It da Nike se tornou um símbolo de motivação global que incentiva atletas amadores e profissionais a compartilhem momentos reais e inspiradores da sua jornada pessoal no mundo fitness.

imagem do bordão Just Do It da Nike na parede de uma lojaIdeia de Conteúdo UGC Nike

Através da hashtag #JustDoIt, a Nike conseguiu criar uma corrente com histórias cheias de emoção. Mais de 20 milhões de publicações foram feitas no Instagram, aumentando ainda mais a presença da marca no mundo digital.

5. Dove -- Real Beauty

Antes mesmo dos conteúdos UGC se tornarem uma tendência, a Dove já acreditava na força dos seus consumidores. Isso ficou ainda mais evidente com a campanha "Real Beauty", onde a marca abria espaço para que mulheres de diferentes idades, corpos, cores e estilos compartilhassem sua beleza de forma autêntica.

captura de tela do site da campanha Real Beauty da Dove composto por uma parte escrita e a foto de uma mulher negra de vestido vermelhoIdeia de Conteúdo UGC

O objetivo da marca com esta campanha, era mostrar que a beleza real das mulheres não está nas capas de revista, mas nas pessoas que encontramos todos os dias na nossa rotina. O público respondeu com milhares de fotos, vídeos e depoimentos emocionantes, criando um movimento espontâneo e global de empatia e identificação.

6. LEGO -- Rebuild the World

Agora vamos falar da campanha Rebuild The World, da Lego, que tem como foco celebrar a imaginação das crianças, o poder da colaboração e mostrar como elas são mestres em resolver problemas de forma criativa.

No vídeo de divulgação da campanha, um cavaleiro tenta atravessar um rio para visitar seu amigo urso. Após algumas tentativas frustradas, uma comunidade se une para encontrar a solução. Ao final, a campanha revela que tudo foi imaginado e construído por crianças usando blocos da LEGO.

captura de tela do vídeo da campanha Rebuild The World da Lego que mostra uma criança em um escritório construindo algoIdeia de Conteúdo UGC

Embora planejada internamente pela LEGO Agency, a campanha se alimenta de um comportamento que já acontece organicamente: milhares de crianças e pais ao redor do mundo compartilham criações LEGO espontaneamente, todos os dias.

7. Airbnb -- Live There

Uma outra ótima ideia de conteúdo UGC para você se inspirar é a campanha Live There da Airbnb, que convida os usuários a irem além do turismo tradicional e experimentar a vida cotidiana em diversos destinos ao redor do mundo.

foto utilizada na campanha do Airbnb que mostra um homem pulando em uma piscina com o texto "Live There. Even if it's just for a night" logo abaixoIdeia de Conteúdo UGC

Por meio de conteúdos gerados por hóspedes e anfitriões, a campanha destacou experiências locais autênticas, como frequentar cafés de bairro, conhecer mercados escondidos, fazer trilhas guiadas por moradores ou descobrir restaurantes fora dos roteiros turísticos.

Além disso, a campanha também serviu para o lançar um app redesenhado, com recomendações personalizadas baseadas no estilo de viagem de cada usuário, desde o tipo de casa até o bairro ideal.

8. Coca-Cola -- Compartilhe uma Coca-Cola

Uma das iniciativas mais marcantes da Coca-Cola foi a campanha "Compartilhe uma Coca-Cola", em que a marca substituiu seu tradicional logotipo por nomes próprios, apelidos e expressões regionais em milhões de latas e garrafas.

imagem promocional da campanha "compartilhe uma coca-cola" onde três pessoas estão brindando com garrafas de vidro com os nomes Maria, Lu e Lucas no rótulo

Ao encontrar uma embalagem com o próprio nome, os consumidores eram naturalmente levados a tirar fotos, compartilhar nas redes sociais e marcar amigos. A ação rapidamente se transformou em um fenômeno global, gerando milhões de conteúdos espontâneos e engajando pessoas de diferentes culturas e idades.

Para garantir que ninguém ficasse de fora, a Coca-Cola também criou um site onde era possível gerar rótulos personalizados virtualmente. Isso ampliou ainda mais o alcance da campanha e permitiu que todos pudessem participar da experiência, mesmo que não encontrassem seu nome nas prateleiras.

Encontrou as melhores ideias de conteúdo UGC?

Esperamos nossa lista tenha inspirado você a explorar o potencial do conteúdo gerado pelo usuário para fortalecer sua marca. Como foi possível notar, quando bem executado, o UGC pode criar conexões reais, gerar engajamento e transformar clientes em verdadeiros embaixadores.

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