Estatísticas do Instagram - O guia completo

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Uma das redes sociais que mais demorou a implantar uma ferramenta para acompanhamento de métricas e análises, foi o Instagram. Durante muitos anos, nós, produtores de conteúdo no Insta, sentimos vontade de saber mais sobre seguidores. Apesar de já estar a funcionar para todos os usuários, a parte das estatísticas ainda é desprezada por muitos. Neste artigo, vou te mostrar tudo aquilo que pode fazer com as estatísticas do Instagram e como elas podem ajudar no seu negócio!

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Por que é preciso aprender a analisar as estatísticas do Instagram?

Os recursos oferecidos pela rede social podem fornecer dados detalhados sobre seu público e o desempenho de sua marca na plataforma. No entanto, estar informações valiosas perdem relevância quando não são utilizadas ou interpretadas de maneira incorreta.

É por isso que antes da execução de estratégias de sucesso vem o estudo. A especialização pode ser o que faltava para que seu perfil comece a ganhar resultados. Para garantir que você irá analisar e utilizar suas métricas da melhor maneira, confira o curso InstaBoss e torne-se um profissional do Instagram.

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Por qual motivo usar o Instagram Analytics?

A razão pela qual deve usar o Instagram Analytics no seu negócio é a mesma pela qual já deve usar a do Google ou do Facebook: analisar o resultado de suas campanhas e acompanhar o crescimento dos perfis que gerencia na rede social. Dessa maneira, não ficará cego em relação ao sucesso e fracasso de suas ações no Instagram, podendo avaliar e recriar sua estratégia para impulsionar o seu negócio.

Atualmente, o Instagram Analytics conta com diversas métricas que podem ser acompanhadas para avaliar seu perfil, publicações, stories e transmissões ao vivo feitas na rede social. Vale lembrar que essas informações estão disponíveis apenas para perfis de negócios no Instagram. Se ainda não converteu seu perfil para essa modalidade, confira abaixo os passos para transformá-la.

4 passos para converter seu perfil para o de negócios

1 - Abra seu perfil e toque no ícone de engrenagem;

Icone Instagram

2 - Toque em Alternar para o perfil comercial;

Perfil comercial Instagram

Depois, leia as informações dispostas e entre com seu login no Facebook para continuar o processo; O último passo é escolher quais das páginas de Facebook administradas por você irá vincular à sua nova conta de Instagram para negócios. É necessário que crie uma fanpage, caso ainda não possua uma conta.

Quais métricas posso acompanhar no Instagram Analytics?

O Instagram Analytics permite visualizar 26 métricas diretamente do aplicativo, sem a necessidade de usar aplicativos externos. Durante os últimos anos, o Instagram tem apenas disponibilizado estas métricas:

  • Número de publicações: Quantos posts seu perfil fez até o momento. Disponível na tela inicial do perfil
  • Número de seguidores: Quantos perfis acompanham seus posts. Assim como nos perfis pessoais,  também fica disponível diretamente na tela inicial do perfil;
  • Seguindo: Número de perfis que sua página segue no Instagram. Também pode ser vista na tela inicial junto com os anteriores;
  • Menções: Assim como nos anteriores, funciona de maneira igual ao perfil pessoal, clique no terceiro ícone da barra central e veja as publicações nas quais seu perfil foi marcado.

Veja aqui onde ficam essas métricas:

Estatísticas antigas do Instagram

Já estas métricas apresentadas abaixo podem ser acompanhadas ao tocar no ícone com quatro barras verticais, localizado no canto superior direito da tela, tal como mostramos aqui:

Novas estatísticas Insta

Ao acessá-la, poderá encontrar:

  • Impressões: Quantas vezes suas publicações apareceram no feed de seus seguidores, mesmo que repetidas;
  • Alcance: Número de vezes que seus posts surgiram no feed dos usuários, mas sem contar repetições;
  • Visualizações do perfil: Quantos perfis clicaram no seu para verificar mais publicações ou informações de contato;
  • Cliques no site: Quantos cliques foram dados no link em sua bio do Instagram;
  • Cliques no email/telefone: Quantas pessoas clicaram no botão para enviar um email ou ligar para sua empresa;

Todos estes dados que falei acima ficam aqui:

Impressões estatísticas

Após as métricas principais, são mostradas as principais publicações de sua conta, oferecendo dados sobre um post em específico. Os dados podem ser analisados na confecção de novas estratégias para futuras publicações. Saiba quais os dados fornecidos nessa sessão:

  • Impressões do post: Quantas vezes a publicação em específico apareceu na timeline dos seguidores;
  • Alcance do post: Número de perfis cuja publicação apareceu na linha do tempo;
  • Curtidas: Quantos likes o post foi curtido;
  • Comentários: Quantos comentários foram recebidos pela publicação;
  • Salvos: Número de vezes que uma publicação foi salva, sem contar perfis repetidos;
  • Engajamento: Número total de likes, comentários e salvamentos feitos na publicação;
  • Visualizações: Quantas views um vídeo publicado no Instagram foi visto;

Para saber os dados que falei acima, vá até ao separador das publicações e clique em Ver mais:

Ver mais Instagram

Está a ver as palavras que estão em azul? Todas elas podem ser modificadas. Clique em cima delas para ver o que acontece:

Icones azuis Insta

Viu como, clicando em cima deles, aparecem novas opções de análises?

Estatísticas impressões Insta

Métricas demográficas

Em seguida, apresento as métricas demográficas, que podem ser acessadas no mesmo menu e ficam dispostas na área de Seguidores. Basta clicar em Ver mais. Vale notar que estas informações ficam disponíveis apenas para os perfis que alcançarem 100 seguidores.

  • Gênero: Mostra a distribuição de gênero de seus seguidores;
  • Idade: Demonstra a distribuição de idade dos seguidores, de acordo com faixas de idade como 13 a 17 anos ou maiores de 65, entre diversos outros;
  • Melhores localidades: Top 5 cidades e países de onde vêm seus seguidores;
  • Horário médio dos seguidores: Analisa e informa os horários médios nos quais seus seguidores estão online durante a semana;
  • Dia médio dos seguidores: Analisa e informa os dias da semana nos quais os perfis que seguem sua página estão mais ativos;

Confira como estes dados ficam no painel do Instagram:

Dados demográficos Instagram

Após as demografias, é possível conferir dados relacionados à visualizações e interações com as Stories do Instagram. Saiba quais são:

  • Impressões: Número de vezes nos quais uma foto ou vídeo foi vista em sua história;
  • Alcance: Perfis que viram uma foto ou vídeo de sua história;
  • Saídas: Quantas pessoas interromperam e saíram da exibição de sua história;
  • Respostas: Quantas pessoas enviaram uma resposta à sua história;
  • Insights: Lista com os perfis que visualizaram sua história, podendo ser acessados;

Confira como fica a imagem:

Analytics Stories Insta

Por fim, existem ainda duas métricas finais se referem às transmissões ao vivo. Porém, elas podem ser vistas durante a exibição ou após seu final, não ficando guardadas nos analytics do Instagram. São elas o número de espectadores, exibido no canto superior esquerdo durante a apresentação. Após encerrar a transmissão, o Instagram dispõe uma lista com todas as pessoas que acessaram sua apresentação, mesmo que não tenham ficado até o final.

Se já está a criar seus anúncios para o Instagram - saiba como criá-los no Stories! -, a aba final de Promoções trará informações sobre o resultado de suas campanhas. Vale lembrar que o sistema de anúncios do Instagram é o mesmo do Facebook, ou seja, também é possível avaliar o resultados de seus ads no Gerenciador de Negócios do Facebook.

3 ferramentas para impulsionar seu negócio e mensurar resultados

A gama de aplicativos externos ao Instagram é imensa, com alguns deles também servindo como uma espécie de analytics quando não existia uma ferramenta oficial para isso. Abaixo, cito alguns dos meus aplicativos favoritos que podem ser usados para mensurar o crescimento de seu perfil e aumentar seu número de seguidores.

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1 - Gerenciagram: A ferramenta permite aos usuários automatizar suas interações no Instagram, assim como buscar perfis relevantes ao seu negócio para seguir. Seu sistema de busca é baseado em hashtags, seguidores de outros perfis ou localização. Conta com um relatório de crescimento do número de seguidores.

Nota: Clique aqui para testar o Gerenciagram GRATUITAMENTE por 3 dias.

2 - Socialbakers: A plataforma analisa sua conta do Instagram e mostra alguns relatórios e informações não disponíveis no analytics padrão da rede social. Entre elas, destaco um top 10 de hashtags usadas em suas publicações e distribuição de posts pelo mês, além de um top 3 de posts mais curtidos e outro com as três publicações mais comentadas;

3 - Union Metrics: Uma ferramenta paga, a Union Metrics mostra informações básicas sobre sua conta do Instagram. Seu destaque fica por conta dos cálculos feitos para definir os melhores dias e horários para fazer suas publicações.

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O que fazer com os dados e informações obtidos do Analytics?

Agora que já sabe quais são os posts com maior e menor engajamento, demografia de seus seguidores e as diversas informações dadas pelo Instagram e suas ferramentas, a dúvida é: o que faço com esses dados? A resposta é bastante simples: deverá permanecer fazendo o que dá certo e mudar o que não está dando tanto resultado.

Essas mudanças de resultados acontecem apenas após diversos testes. Por exemplo, é possível mudar o dia e hora das publicações caso elas estejam sendo postadas quando a maior parte de seus seguidores está offline. Outra mudança que pode fazer é analisar quais tipos de posts são o que atraem mais visualizações e engajamento e perceber se elas possuem algum padrão. Caso positivo, basta focar em publicar mais conteúdo naquele formato para melhorar seus resultados.

Com as métricas demográficas, é possível notar também qual das faixas de idade suas publicações estão alcançando. Dessa maneira, você pode ajustar o tipo de post para algo que seja mais do agrado daquela faixa. Não adianta falar da história e tradição de sua empresa se a faixa que está pegando é a de adolescentes de 13 a 17 anos, por exemplo. Comum a outras redes sociais e até nas publicações de seu blog, também pode mudar as chamadas para ação (CTA) de seus posts no Instagram para medir a resposta dos seguidores, entre diversas outras estratégias.

Como está analisando a performance de seu perfil no Instagram?

Ao final de nosso guia, gostaria de saber: de quais maneiras tem avaliado a performance de seus posts no Instagram? O Analytics da mídia social tem ajudado a avaliar suas estratégias? Comente abaixo e vamos discutir mais a fundo sobre como utilizar o Instagram Analytics!

E não esqueça que muitas empresas de marketing digital trabalham com métricas do Instagram para fazer o seu negócio alavancar, considere contratar esses profissionais.

E não se esqueça de acessar mais vídeos como o acima no Canal do Youtube da JivoChat Brasil

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