Atualmente, o Instagram é um dos principais canais de vendas para lojas online dos mais diversos segmentos. Segundo um estudo realizado pela Hootsuite em 2024, cerca de 70% das pessoas que seguem uma marca na plataforma têm intenção de comprar seus produtos e 59% já realizaram alguma compra.
Esses números nos mostram que aprender como transformar seguidores em clientes não só é possível, como também é uma oportunidade real para negócios de todos os tamanhos.
Para converter seguidores de forma consistente, você precisa traçar estratégias bem definidas, capazes de gerar conexão, construir confiança e incentivar a decisão de compra.
Dicas de como transformar seguidores em clientes
A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar neste processo, confira:
1. Crie um perfil comercial na rede social
Para usar o Instagram ou o TikTok como canais de vendas de forma realmente eficiente, o primeiro passo é criar, ou transformar, o perfil da sua marca em uma conta comercial. Esse tipo de conta te da acesso a recursos essenciais que ajudam a atrair e converter seguidores em clientes.
Além disso, você também terá acesso a métricas detalhadas de desempenho, como alcance, taxas de engajamento, dados demográficos do seu público e até os horários em que seus seguidores costumam ficar mais ativos.
Com essas informações, você e sua equipe conseguem ajustar a estratégia de forma mais precisa, aumentando suas chances de conversão.
2. Mantenha o perfil da sua marca organizado
Manter o perfil da marca sempre organizado é a melhor forma de causar uma boa impressão e transmitir profissionalismo. Afinal, quando um seguidor ou cliente acessa sua página, em poucos segundos forma uma opinião que pode leva-lo a efetuar ou desistir da compra.
Um perfil organizado também facilida a navegação e permite que os seguidores encontrem rapidamente o que procuram, como informações sobre sua empresa, produtos, canais de contato, etc. Veja como organizar sua página:
- Foto do Perfil: Sempre utilize a logo da sua marca com uma boa resolução;
- Bio objetiva: Em poucas palavras, informe aos seguidores a sua área de atuação, canais de comunicação e links importantes, como seu site, catálogo de produtos e WhatsApp;
- Destaques Organizados: Utilize o recurso dos Destaques do Instagram para divulgar seus produtos, compartilhar avaliações dos clientes, divulgar promoções, tutoriais e responder perguntas frequentes;
- Informações Atualizadas: Lembre-se de sempre manter as principais informações atualizadas, como horários de atendimento, endereço (caso tenha loja física), formas de pagamento, etc.
Ao se deparar com um perfil completo, organizado e informativo, o seguidor ou cliente se sente mais seguro e confortável de efetuar uma compra, aumentando consideravelmente suas chances de transformar um seguidor em cliente.
3. Trabalhe conteúdos estratégicos
A verdade é que a grande maioria dos usuários não interage com postagens que são apenas ofertas ou propagandas diretas de um produto. Conteúdos puramente comerciais costumam gerar pouco alcance, baixo engajamento e quase nenhuma conexão.
Por isso, é fundamental que você e sua equipe de marketing desenvolvam uma estratégia de conteúdo bem estruturada. Nós recomendamos que você trabalhe conteúdos com diferentes formatos, mas que sejam complementares.
Por exemplo:
- Conteúdos de Valor: Crie posts educativos com dicas práticas, tutoriais, curiosidades sobre seus produtos e informações relevantes dentro do seu nicho de mercado. Isso ajuda a posicionar sua marca como autoridade, ao mesmo tempo que resolve dores e dúvidas do público antes de tentar vender algo;
- Conteúdos de Relacionamento: Fotos e vídeos de bastidores, histórias reais com depoimentos de clientes, lifestyle e até mesmo humor são uma ótimas formas de criar conexão emocional, humanizar a marca e criar uma conexão emocional genuína com os seguidores.
- Prova Social: Para aumentar a confiança do público na marca e conseguir transformar seguidores em clientes, compartilhe avaliações, resultados, fotos dos clientes usando o produto e vídeos de demonstração.
- Conteúdos comerciais: Quando utilizados estrategicamente e com uma boa narrativa, posts com ofertas, lançamentos e promoções podem ser seus aliados.
4. Foque na criação de Reels
Faz um bom tempo que o Instagram, assim como outras redes sociais, tem incentivado a criação e distribuído com mais frequência vídeos curtos, como o Reels. Sendo assim, sempre que possível, de preferência por trabalhar conteúdos que podem ser adaptados a esse formato.
Ao contrário do que muitos pensam, vídeos simples, mas com conteúdo bem estruturado e original, fazem bastante sucesso e tem alta capacidade de venda.
5. Ative e configure o Instagram Shopping
Agora que você já sabe que tipo de conteúdo priorizar e como organiza-lo da forma mais eficiente possível, está na hora de ativar o recurso que irá te permitir fazer vendas diretamente pelas suas postagens.
O Instagram Shopping é um recurso único que te permite permite marcar produtos diretamente em fotos, vídeos e Reels, exibindo informações como nome, preço e link de compra.
Isso melhora a experiência do usuário e torna o processo de compra mais intuitivo, reduzindo a fricção, sensação que normalmente faz o cliente desistir da compra no meio do processo.
6. Integre sua página a uma plataforma de e-commerce
Para aumentar ainda mais suas chances de transformar seguidores em clientes, nós recomendamos que você integre sua página do Instagram a plataforma de e-commerce que hospeda sua loja virtual.
Assim, é possível anexar o catálogo de produtos do seu e-commerce ao Instagram, eliminando a necessidade de cadastras os produtos duas vezes e facilitando o processo de compra, ao direcionar o seguidor para o site quando ele clicar no ícone de sacolinha.
7. Aproxime-se dos influenciadores do seu nicho
Apostar nos influenciadores certos pode te ajudar a transformar seguidores em clientes, além de aumentar consideravelmente a presença da sua marca no mundo digital. Quando um influenciador fala de algum produto de forma orgânica, os seguidores se sentem seguros e enxergam um maior valor neste produto.
Porém, conforme destacamos acima, é fundamental que você e sua equipe de marketing escolham pessoas que realmente conversem com o mesmo público que a sua marca, afim de garantir uma boa taxa de engajamento e conversão.
8. Crie anúncios utilizando o Instagram Ads
No mundo digital, ter um bom conteúdo nem sempre é o suficiente para alcançar o maior número de pessoas e efetuar vendas. Para contornar esse tipo de problema, o ideal é utilizar o Instagram Ads, uma ferramenta nativa da plataforma que te permite impactar pessoas que têm algum tipo de interesse no produto ou serviço que sua marca oferece.
Com essa ferramenta é possível criar, testar, programar e lançar campanhas de marketing segmentadas a partir de dados demográficos, acompanhar métricas de desempenho e conquistar novos clientes.

