Reaproveitamento de conteúdo: Saiba como fazer para impulsionar a sua estratégia de marketing

atualizado 12 de novembro de 2021
Tempo de leitura10 minutos
Alessandro Oliveri
Alessandro Oliveri
Content Creator na Venngage

Criar conteúdo consome tempo e recursos. É preciso envolver equipes para encontrar assuntos interessantes, pesquisar e criar materiais novos. Mas realmente é preciso passar por todo esse processo para cada conteúdo que você deseja publicar em blogs, redes sociais, newsletters e outros canais? A resposta é não. Você pode fazer mais com menos, e é aqui que o reaproveitamento de conteúdo entra.

Às vezes um determinado conteúdo gera engajamento com uma pequena parte do seu público-alvo. Isso porque nem todos estão no canal que você escolheu para publicá-lo. Quando você adapta um conteúdo e o compartilha em diversos canais, você encontra o seu público onde ele está.

Quer saber como adaptar conteúdos para impulsionar a sua estratégia de redes sociais? Continue lendo para encontrar dicas práticas para reaproveitar conteúdo e potencializar o seu marketing de conteúdo. 

O que é reaproveitar conteúdo

Selecionar pontos-chave de um conteúdo existente, apresentá-los sob novos formatos e promover essas novas versões em diversos canais é a definição de reaproveitar conteúdo. Longe de ser algo de pouco valor ou feito apenas para economizar tempo, essa prática ajuda a criar uma estratégia de marketing de conteúdo coesa e atingir diversos públicos com o seu melhor material.  

Há inúmeras possibilidades para adaptar conteúdos, como transformar uma postagem de blog em um infográfico, um relatório em um eBook, um vídeo tutorial em um fluxograma, e assim por diante. Dessa forma, cada canal em que você publica determinado conteúdo ajuda a impulsionar o engajamento dos outros. 

Por exemplo, se você readaptar um eBook em um infográfico para Instagram, esse recurso visual vai atrair o interesse do seu público da rede social para a landing page onde é possível baixar o conteúdo original e completo

Mas antes de aprofundar os tipos de conteúdos, vamos ver como encontrar quais valem a pena adaptar para diversos canais. 

Como encontrar o melhor conteúdo 

Há diversas ferramentas disponíveis para ajudar a encontrar os conteúdos que têm o melhor desempenho com o seu público, e os mais adequados dependem de onde você está procurando e onde você quer compartilhar. Se você está procurando as publicações de maior sucesso no seu blog, você pode usar o Google Analytics ou Ahrefs. Se você vai partir de um post nas redes sociais, cada uma tem as suas próprias ferramentas para analisar o engajamento. 

Outra maneira é pesquisar no Google Trends para encontrar tópicos populares no seu ramo de atuação e depois fazer uma pesquisa no seu próprio conteúdo para descobrir quais assuntos você já abordou anteriormente. 

Dividindo conteúdos de formato longo 

Assim que você tiver encontrado conteúdo de relevância para o seu público em determinado canal, você pode começar a planejar como adaptá-lo em diferentes formatos para aumentar o engajamento nas redes sociais, impulsionar o tráfego para o seu site e gerar leads. 

Transforme eBooks e posts de blog em infográficos

Ao adaptar conteúdo de blogs e eBooks para infográficos, você tem algumas opções: resumir o conteúdo inteiro em um infográfico longo ou apenas uma seção em um infográfico curto. Uma terceira alternativa é resumir os pontos principais do conteúdo inteiro e criar um carrossel de imagens. 

A primeira opção faz mais sentido se você quer novo conteúdo para uma newsletter ou um novo post para o blog, enquanto a segunda e a terceira são as ideais para redes sociais.

Para ter uma ideia clara de como os infográficos são ótimos para comunicar informações e contar uma história de forma atraente, veja este abaixo, com dados das Nações Unidas:

Infográfico sobre trabalho infantil

Aqui, ícones, gráficos, cores, ilustrações, fontes e formas destacam as informações e chamam a atenção para os fatos de uma forma que atrai o interesse do leitor e o faz querer saber a história inteira.

Este tipo de infográfico tende a ser muito compartilhado devido ao seu apelo visual e informações abrangentes. Além disso, quando um infográfico contém muitos dados e os apresenta de forma atraente, é provável que o público o favorite e salve a sua publicação para vê-la novamente mais tarde, o que é um dos principais fatores para os algorítimos considerarem o seu perfil relevante. 

Você também pode criar novas versões dos seus infográficos longos para impulsionar o engajamento nas redes sociais. Veja este carrossel para Instagram, por exemplo, que resume um infográfico longo criado para uma postagem de blog: 

Infográfico como lidar com stress durante uma crise

Para ter uma ideia mais clara de como isso funciona, veja o infográfico original, criado a partir de um artigo sobre como lidar com o estresse, mas que seria inadequeado para uma postagem única no Instagram:

Continuação do infográfico como lidar com stress durante uma crise

Os recursos visuais como gráficos, mapas conceituais, linhas do tempo, diagramas e fluxogramas são ótimas formas de gerar interesse para conteúdos longos, podendo funcionar como uma espécia de trailer de filmes. 

Às vezes, o público não percebe de imediato o valor de um eBook, por exemplo. Se você apresentar os pontos principais e fornecer informações relevantes de forma rápida de assimilar, as chances de fazer com que o público queira fazer o download são muito maiores. Dessa forma, você também usa as redes sociais para gerar mais leads, aumentar o público das suas newsletters e aumentar o tráfego no seu blog ou e-commerce.

Para criar infográficos a partir de um eBook, uma boa prática é dividir o conteúdo por capítulos ou assunto, para não sobrecarregar o visual com informações demais. Assim, você pode criar um infográfico para cada tema ou seção do seu eBook e compartilhá-los aos poucos para atrair o interesse da sua audiência ou como um carrossel de imagens. 

Como criar um infográfico

Este infográfico resume o capítulo 4 de um livro sobre como criar infográficos. Outra opção é criar um infográfico longo para resumir o conteúdo completo do eBook, neste caso idealmente para compartilhar em uma newsletter ou ilustrar uma postagem de blog, ou um infográfico apenas com um ponto importante, como este abaixo: 

Como criar um job aid

Como criar um infográfico

De acordo com estatísticas de marketing de conteúdo visual, gráficos são o tipo mais efetivo de recurso visual. E a boa notícia é que criar qualquer tipo de gráfico é algo muito simples hoje em dia. 

O primeiro passo é organizar as informações de acordo com assuntos e selecionar citações, estatísticas, listas e dicas e encontrar um template que combine com o conteúdo em termos de estilo e volume de dados.

Escolher o template adequado é fundamental, já que há basicamente diversos tipos de gráficos. Então antes de começar a ver como criar infográficos, vale a pena entender quais são os principais tipos e para quais fins são mais adequados:

  • Infográficos de linha do tempo, ou cronogramas, são ótimos para representar mudanças ao longo de um período determinado; 
  • Infográficos estatísticos apresentam dados através de gráficos, tabelas e listas;
  • Um mapa conceitual ilustra ideias e conceitos, e ajuda a relacioná-los;
  • Infográficos de comparação mostra visualmente as semelhanças e diferenças entre produtos, conceitos e serviços;
  • Infográfico de lista, ou checklist, ajudam o público a lembrar de etapas ou tarefas a serem concluídas para determinado objetivo;
  • Fluxograma: ideal para simplificar processos que envolvem diversas etapas.


Ao visualizar uma galeria de templares, você vai intuitivamente saber quais servem melhor para comunicar as informações que você quer transmitir. Por isso, não é preciso memorizar todos os tipos de gráficos, o importante é saber que existem categorias e ter uma ideia básica a respeito delas para encontrar rapidamente o modelo que você precisa.

Veja como criar infográficos em cinco passos simples:

1. Defina objetivos 

Comece por determinar onde você quer compartilhar o infográfico e o volume de informações que pretende apresentar. É apenas uma visão geral de um assunto, dicas sobre como simplificar um processo complexo, apresentar dados ou resumir um artigo? 

2. Organize os dados

Criar um infográfico a partir do conteúdo existente é mais simples do que começar do zero, pois você já sabe o que deseja comunicar e possui os dados de que precisa. Você só precisa organizar e resumir as informações. Tente encontrar as informações principais, os pontos-chave, dados mais relevantes, curiosidades e agrupe por afinidade ou tipo de dado.

3. Crie seu infográfico usando um modelo

Escolha um modelo de acordo com sua estrutura e, nesta etapa, esqueça as cores, fontes e todos os elementos de design, já que você vai customizar esses elementos mais tarde.

4. Adicione estilo ao seu infográfico

Para tornar seu infográfico agradável e claro, agora é hora de brincar com os elementos de design. Os modelos permitem que você personalize cores, fontes, ícones, imagens e formas para organizar suas informações e chamar a atenção para os pontos principais. Veja , por exemplo, como você pode tornar sua mensagem mais impactante apenas alterando as cores e adicionando formas:

Como melhorar um infográfico

Transforme podcasts e blogs em vídeos para redes sociais

Incluir vídeos curtos na sua estratégia de marketing torna mais fácil reaproveitar conteúdos como webinars e podcasts. Compartilhar pequenas porcões dos momentos mais impactantes de um podcast em formato de vídeo com legendas e gráficos é uma ótima alternativa para apresentar novos conteúdos para parte do seu público que ainda não está adaptado ouvir este tipo de programa. 

Além de aumentar a audiência dos seus podcasts, isso é um recurso que vai gerar conteúdo relevante para suas redes sociais com muito pouco tempo e recursos necessários. 

O que é ótimo sobre esse tipo de conteúdo é que você pode usar fontes e cores de marca para apresentar uma voz unificada em várias plataformas. Além disso, não requer equipe de produção, já que o áudio original, os recursos visuais e um criador de vídeo são tudo de que você precisa. E o seu público nem mesmo precisa do som para obter valor de um conteúdo como este, então o conteúdo salta aos olhos mesmo para quem está apenas rolando o feed do Instagram ou Twitter, por exemplo.

Além disso, criar um ótimo conteúdo para o seu blog pode não ser suficiente para direcionar o tráfego para o seu site. Pegar os pontos principais de um podcast ou webinar e transformá-los em vídeos curtos para compartilhar no Twitter, Instagram e Facebook, em vez de um visual estático, tornará seu conteúdo mais atraente e alcançará novos públicos.

E a boa notícia é que você pode transformar esses conteúdos em vídeos sem precisar de câmeras ou uma agência de produção de vídeo. Vamos ver como.

  • Defina metas para seu vídeo e onde deseja compartilhá-lo. Vídeos para o feed do Instagram não devem ter mais de um minuto, por exemplo.
  • Tente ser o mais breve possível. Vídeos com até dois minutos de duração tendem a ter maior engajamento, de acordo com estatísticas de marketing de vídeo. Se você estiver transformando um conteúdo de formato longo em um vídeo, considere a criar um vídeo curto para cada tópico;
  •  Se necessário, pesquise estatísticas e números para tornar seu vídeo mais impactante;
  • Destaque as informações mais importantes,  interessantes e divertidas;
  • Crie um vídeo de apresentação de slides, para que suas palavras tenham suporte visual e sejam convincentes e fáceis de entender;
  • Apresente citações, dados e estatísticas de uma forma visualmente atraente. Use gráficos, tabelas, ícones, mapas mentais para tornar sua mensagem memorável;
  • Use um criador de vídeo online ou software para reunir seus slides, adicionar narração ou música. O Lumen5 oferece uma opção gratuita tão boa quanto a versão paga, com a única desvantagem de uma resolução mais baixa, o que não é um problema para a maioria dos usuários, especialmente quando se trata de vídeos de apresentação de slides.

 

Conclusão

Incluir conteúdo adaptado em sua estratégia é uma iniciativa que vai potencializar os seus esforços de marketing. Quando você reaproveita o conteúdo que as pessoas já gostam, você economiza tempo e concentra sua energia nos tópicos mais envolventes. Além disso, leva a uma estratégia mais coesa, pois todos os canais que você usa em sua estratégia se apoiam mutuamente, o que fará com que seu conteúdo alcance um público mais amplo.

Se você deseja começar a redirecionar o conteúdo, os infográficos são de tamanho único. Você pode usá-los em qualquer lugar, de blogs e postagens de mídia social a e-books e relatórios.


Transforme um artigo, um vídeo, um webinar ou um podcast em recursos visuais para redes sociais para impulsionar o engajamento e economizar tempo. Lembre-se: comece com o conteúdo relevante que você já tem, e cada vez que criar materiais pense em como eles podem ser adaptados para outros formatos.

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