O que é o cliente potencial e como identificá-lo

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Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

A capacidade de identificar seu público e focar ações para os consumidores certos é fundamental no marketing digital.

Saber quem é seu cliente potencial é um passo importante para começar a desenvolver estratégias de inbound marketing, transformando consumidores em leads qualificados.

Confira nosso artigo para entender um pouco melhor sobre esse conceito e conferir algumas dicas para identificar os potenciais clientes do seu negócio.

O que é um cliente em potencial?

Os clientes em potencial são pessoas que apresentam o perfil de adquirir os produtos ou os serviços de uma empresa.

É um consumidor que está dentro do público-alvo de uma marca, apresentando os meios para fechar negócio e autonomia para tomar a decisão de compra.

Onde o cliente potencial está no funil de vendas?

Os clientes em potencial se encontram no topo do seu funil de vendas.

funil de vendas mostrando posição do cliente potencial

Apesar de apresentar o perfil ideal para fechar um negócio com sua empresa, isso não significa que essas pessoas interagiram com sua marca ou foram alcançadas pelos seus esforços de marketing.

Por isso é preciso focar em ações que atinjam essas pessoas, os transformando em leads qualificados até eventualmente serem convertidos em clientes.

Como identificar os clientes em potencial?

Encontrar os potenciais clientes é importante para facilitar o trabalho de sua equipe de vendas, que será mais assertiva e direcionada em sua abordagem.

Uma das formas mais práticas de realizar esse trabalho é analisar a jornada de compra e comportamentos existentes em clientes.

Dessa forma será possível definir clientes em potencial qualificados, contribuindo diretamente com suas estratégias de marketing e necessidades comerciais.

Para fazer isso será necessário definir os critérios os qualificam, analisando os hábitos de seus atuais clientes.

Se aprofunde e avalie os dados demográficos, localização, cargo, tamanho de empresa e até mesmo hobbies.

Confira a seguir formas de fazer essa pesquisa ativamente:

Analise o comportamento histórico

Tente entender o que os clientes que você ganhou e os clientes que perdeu fazem quando estão preparados para comprar.

Analise também o desenrolar de suas vendas, avaliando o caminho que esses clientes trilharam até fechar o negócio.

Use o feedback dos clientes

Busque os comentários de clientes em potencial que desistiram de uma compra e tente entender se existe algum problema específico que os fez mudar de ideia.

Busque tendências

O que seus clientes têm em comum? Tente buscar quais são seus anúncios foram mais efetivos e tiveram uma maior taxa de conversão.

Essa é uma forma de identificar o que está dando certo para continuar se concentrando nessas ações.

Escolha pessoas engajadas com a marca

Escolha pessoas que já interagem com sua marca nas redes para direcionar seus anúncios e aumentar as chances de conversão.

Quem não tem uma base sólida de seguidores pode procurar por pessoas que seguem perfis e páginas semelhantes, já que terão interesses e comportamentos relacionados ao seu negócio.

Identifique sua vantagem competitiva

Encontre o que faz seus clientes escolherem sua empresa em vez dos concorrentes.

Então, entenda e analise usando uma abordagem realista sobre seu momento atual no mercado competitivo, considerando suas estratégias e presença de marketing.

Já sabe como identificar os clientes em potencial?

Depois de identificar seus potenciais clientes é preciso garantir que a relação com eles seja positiva e duradoura.

Usar uma ferramenta profissional de relacionamento com os clientes, como o JivoChat, pode ser a escolha certa para maximizar suas conversões.

O JivoChat é uma plataforma completa de atendimento, que oferece um chat online com várias integrações, recursos de CRM, chatbot, recursos de marketing e muito mais.

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