5 melhores opções de help desk gratuito

29 de janeiro de 2024
Tempo de leitura4 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Seja para negócios pequenos ou grandes, o help desk é uma ferramenta muito importante no atendimento ao cliente e resolução de problemas.

Contar com uma boa aplicação faz a diferença, principalmente quando negócios precisam escalar suas operações de atendimento e suporte.

Por isso escolher uma boa ferramenta é algo fundamental. Nesse contexto, saiba que além das opções pagas existem alternativas de help desk gratuitas que são viáveis.

Confira o nosso artigo para conhecer as principais opções e descobrir qual atende melhor às necessidades do seu negócio.

5 melhores help desk gratuitos

Confira a seguir nossa lista com os melhores sistemas de help desk gratuitos da internet.

1. Freshdesk

O Freshdesk é um help desk profissional que oferece uma série de funcionalidades interessantes em seu plano gratuito.

A aplicação permite converter consultas de email e redes sociais em tickets, oferece a opção de categorizar e encaminhar tickets, gerar relatórios e conta com uma base de conhecimento.

Contudo, essa versão apresenta um limite de até 10 agentes e não conta com recursos de automação e outras ferramentas otimizadas dos planos pagos.

Captura de tela do help desk gratuito freshdesk

2. Faveo

O Faveo é um helpdesk open source (código aberto) voltada para pequenos e médios negócios.

A ferramenta oferece um sistema para automatizar a abertura de tickets, permitindo que agentes específicos sejam designados para cada chamado aberto.

A plataforma também usa um sistema que permite gerenciar ticket, ajudando a organizar a sequência de atendimentos e guardando registros detalhados dos chamados.

Sua versão gratuita permite o uso por até dois agentes e conta com a documentação da API. Para contar com mais recursos é preciso fazer o upgrade para sua versão paga.

captura de tela do fresh desk gratuito faveo

3. osTicket

A osTickets também é uma ferramenta de help desk gratuita open source, oferecendo os recursos necessários para fazer o suporte ao cliente.

Através da plataforma é possível criar e categorizar tickets, acompanhar o status de tickets, configurar respostas automáticas, fazer o gerenciamento de usuários e gerar relatório.

A solução também conta com integração com outras aplicações, como Magento e Slack.

captura de tela do help desk gratuito osticket

4. Zoho

O Zoho conta com uma versão gratuita onde é possível ser usado por equipes de até três pessoas, sem oferecer limite de tempo de uso.

A aplicação conta com criação e gerenciamento de tickets, suporte aos clientes, radar para gestores acompanharem a operação em tempo real e API disponível.

Além de sua versão gratuita, é possível conferir os recursos que os planos pagos oferecem a partir de testes por tempo limitado.

captura de tela do help desk gratuito zoho

5. Mantis Bug Tracker

O Mantis Bug Tracker é um help desk gratuito focado em encontrar defeitos técnicos em aplicações, mas por também ser open source é uma opção de ferramenta de suporte técnico.

A aplicação oferece várias opções de configuração, permitindo escolher as notificações por email e filtros para níveis de gravidade dos problemas.

Um de seus diferenciais é a possibilidade de adicionar funcionalidades com plugins. São dezenas de opções que podem tornar a ferramenta mais útil em seu negócio.

captura de tela do help desk gratuito mantis bug tracker

3 dicas para otimizar o uso do help desk gratuito

Confira a seguir algumas dicas que irão ajudar a trazer melhores resultados na hora de implementar um help desk gratuito.

Escolha bem a ferramenta que irá usar

Uma das etapas mais importantes na hora de escolher uma aplicação de help desk gratuita é garantir que ela atende suas necessidades.

Por isso, avalie bem os recursos que a ferramenta oferece para saber se ela realmente atende suas necessidades.

Organize seus processos

Organize todo o processo: criação, atribuição, resolução e fechamento dos tickets.

Manter suas operações organizadas é uma das principais formas de assegurar que todos os contatos sejam resolvidos e nada fique para trás.

Use os dados gerados para criar relatórios

A gestão estratégica é fundamental para o sucesso em qualquer área.

Portanto, use as ferramentas disponíveis para transformar os dados gerados em relatórios e os analise.

Dessa forma será possível encontrar padrões e tendências no atendimento. Essas análises podem gerar soluções para seus principais problemas, aumentando a qualidade do atendimento.

Escolheu um help desk gratuito para usar em seu negócio?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a conhecer as principais alternativas de help desk gratuitos.

Caso tenha interesse em uma solução integrada com foco no atendimento ao cliente, confira o JivoChat.

O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat online que também conta com telefonia VoIP, callback e integração com as principais redes sociais, além de integrações com opções de help desks pagos.

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