Seja para negócios pequenos ou grandes, o help desk é uma ferramenta muito importante no atendimento ao cliente e resolução de problemas.
Contar com uma boa aplicação faz a diferença, principalmente quando negócios precisam escalar suas operações de atendimento e suporte.
Por isso escolher uma boa ferramenta é algo fundamental. Nesse contexto, saiba que além das opções pagas existem alternativas de help desk gratuitas que são viáveis.
Confira o nosso artigo para conhecer as principais opções e descobrir qual atende melhor às necessidades do seu negócio.
5 melhores help desk gratuitos
Confira a seguir nossa lista com os melhores sistemas de help desk gratuitos da internet.
1. Freshdesk
O Freshdesk é um help desk profissional que oferece uma série de funcionalidades interessantes em seu plano gratuito.
A aplicação permite converter consultas de email e redes sociais em tickets, oferece a opção de categorizar e encaminhar tickets, gerar relatórios e conta com uma base de conhecimento.
Contudo, essa versão apresenta um limite de até 10 agentes e não conta com recursos de automação e outras ferramentas otimizadas dos planos pagos.
1
2. Faveo
O Faveo é um helpdesk open source (código aberto) voltada para pequenos e médios negócios.
A ferramenta oferece um sistema para automatizar a abertura de tickets, permitindo que agentes específicos sejam designados para cada chamado aberto.
A plataforma também usa um sistema que permite gerenciar ticket, ajudando a organizar a sequência de atendimentos e guardando registros detalhados dos chamados.
Sua versão gratuita permite o uso por até dois agentes e conta com a documentação da API. Para contar com mais recursos é preciso fazer o upgrade para sua versão paga.
2
3. osTicket
A osTickets também é uma ferramenta de help desk gratuita open source, oferecendo os recursos necessários para fazer o suporte ao cliente.
Através da plataforma é possível criar e categorizar tickets, acompanhar o status de tickets, configurar respostas automáticas, fazer o gerenciamento de usuários e gerar relatório.
A solução também conta com integração com outras aplicações, como Magento e Slack.
3
4. Zoho
O Zoho conta com uma versão gratuita onde é possível ser usado por equipes de até três pessoas, sem oferecer limite de tempo de uso.
A aplicação conta com criação e gerenciamento de tickets, suporte aos clientes, radar para gestores acompanharem a operação em tempo real e API disponível.
Além de sua versão gratuita, é possível conferir os recursos que os planos pagos oferecem a partir de testes por tempo limitado.
4
5. Mantis Bug Tracker
O Mantis Bug Tracker é um help desk gratuito focado em encontrar defeitos técnicos em aplicações, mas por também ser open source é uma opção de ferramenta de suporte técnico.
A aplicação oferece várias opções de configuração, permitindo escolher as notificações por email e filtros para níveis de gravidade dos problemas.
Um de seus diferenciais é a possibilidade de adicionar funcionalidades com plugins. São dezenas de opções que podem tornar a ferramenta mais útil em seu negócio.
5
3 dicas para otimizar o uso do help desk gratuito
Confira a seguir algumas dicas que irão ajudar a trazer melhores resultados na hora de implementar um help desk gratuito.
Escolha bem a ferramenta que irá usar
Uma das etapas mais importantes na hora de escolher uma aplicação de help desk gratuita é garantir que ela atende suas necessidades.
Por isso, avalie bem os recursos que a ferramenta oferece para saber se ela realmente atende suas necessidades.
Organize seus processos
Organize todo o processo: criação, atribuição, resolução e fechamento dos tickets.
Manter suas operações organizadas é uma das principais formas de assegurar que todos os contatos sejam resolvidos e nada fique para trás.
Use os dados gerados para criar relatórios
A gestão estratégica é fundamental para o sucesso em qualquer área.
Portanto, use as ferramentas disponíveis para transformar os dados gerados em relatórios e os analise.
Dessa forma será possível encontrar padrões e tendências no atendimento. Essas análises podem gerar soluções para seus principais problemas, aumentando a qualidade do atendimento.
Helpdesk VS Chat no site: qual escolher?
Na hora de estruturar o setor de atendimento ao cliente, muitas empresas acabam ficando em dúvida se devem investir em um sistema help desk ou em um chat no site. Apesar de ambos serem soluções viáveis, eles atendem necessidades diferentes.
O help desk costuma ser a melhor alternativa para empresas que lidam com um volume considerável de chamados técnicos e, além disso, precisam organizar os tickets e manter registros detalhados de todos os atendimentos.
Já o chats online, como o Jivo, é indicado para empresas que querem se aproximar do cliente e tornar o atendimento mais ágil. Através desse canal, sua equipe é capaz de responder em tempo real, reduzir o tempo de espera e aumentar as chances de conversão.
Além disso, o Jivo não se limita ao chat no site: ele integra WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, e-mail e telefone em um só lugar, garantindo uma experiência unificada para o cliente.
Sendo assim, caso sua empresa precise gerenciar chamados complexos, o ideal é investir em um help desk robusto. Porém, se o objetivo é oferecer um atendimento eficiente, conquistar mais clientes e centralizar a comunicação, considere adotar um chat como o Jivo.
Escolheu um help desk gratuito para usar em seu negócio?
Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a conhecer as principais alternativas de help desk gratuitos.
Caso tenha interesse em uma solução integrada com foco no atendimento ao cliente, confira o JivoChat.
O JivoChat é uma ferramenta profissional de chat online que também conta com telefonia VoIP, callback e integração com as principais redes sociais, além de integrações com opções de help desks pagos.