Fazer planta de casas grátis online: 10 ferramentas

atualizado 21 de setembro de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Um dos maiores desejos de quem está construindo ou reformando é poder imaginar como ficará a casa depois de pronta. Para acalmar essa ansiedade é possível utilizar ferramentas para fazer planta de casas e visualizar o projeto em 2D e 3D.

Mesmo sem ter conhecimento de programas de arquitetura, é possível fazer planta de casas grátis online com ferramentas que disponibilizam a visualização em 2D e em 3D. Independente se você é amador ou profissional.

Entretanto, apesar de serem ferramentas precisas, os projetos criados precisam ser avaliados por um arquiteto ou engenheiro. Apenas profissionais conseguem assegurar se a estrutura criada pode ser aplicada na prática.

Mas se você quer ter uma ideia de como ficará o seu projeto ou pensar em uma reforma e fazer planta de casas grátis online, confira nossa lista com as 10 melhores ferramentas.

Melhores ferramentas para fazer planta de casas grátis online

Sem precisar fazer o download de nenhum programa, essas ferramentas são bem simples e intuitivas, podendo ser utilizadas pelo navegador ou em aplicativos mobile. Confira as melhores ferramentas para fazer a planta de casas.

1. Planner 5D

A primeira opção que apresentamos é o Planner 5D, pensada para projetistas amadores, ela é uma plataforma de projetos em 2D e 3D. Disponível em português, ela executa o planejamento digital do zero ou através de modelos prontos totalmente editáveis.

Através de uma inteligência artificial, o usuário consegue usar até mesmo uma ideia desenhada no papel. A ferramenta é capaz de reconhecer e renderizar o projeto 2D em 3D. Além de apenas um clique, você pode adicionar ou deletar qualquer mobília.

Também estão disponíveis ferramentas para salvamento na nuvem, além da sincronização com outros dispositivos. Podendo abrir o material onde quiser, seja no navegador ou através de aplicativo para Android, iOS, Mac OS e Windows.

Captura do site Planner 5D

2. 3Dream

Totalmente online e gratuito, o 3Dream é uma ferramenta que você pode fazer planta de casas de modo rápido e fácil. Basta se cadastrar no site para começar a utilizar, em seguida comece a construir e montar ambientes inteiros, escolhendo os materiais, a cor e as texturas.

Além de adicionar os móveis e os objetos de decoração. Procure sempre utilizar as medidas mais próximas das reais, dessa forma, você terá uma noção mais realista de como ficará o projeto depois de pronto.

Apesar de conter uma grande variedade de objetos para serem utilizados, é necessário procurá-los no campo de busca, mas a pesquisa deve ser feita em inglês, idioma original da ferramenta.

Após finalizar seu projeto, é possível visualizá-lo de quatro formas diferentes, desde a mais simples e rápida até a mais completa em 3D. Além disso, o site permite que sejam tiradas fotos dos ambientes e encaminhá-las por email.

A versão gratuita do 3Dream limita a apenas dois projetos, 25 fotos e 10% do catálogo de objetos, se você deseja ter acesso ilimitado às funções do programa é necessário assinar a versão paga.

Captura do site 3Dream

3. Mooble

Outra opção de ferramenta para fazer planta de casas grátis online é o Mooble. Ele é um planner online e totalmente em portugues, que permite personalizar praticamente tudo no seu projeto.

Podendo configurar desde as paredes, altura do pé direito, e também inserir colunas, painéis, cores das paredes, estilo de janela e porta e biombos nos ambientes.

Com a estrutura montada, chegou o momento de decorar. É possível encontrar os móveis, eletrodomésticos e itens de decoração separados por categorias, facilitando na hora de encontrar aquilo que deseja.

Após finalizar seu projeto, é possível visualizá-lo em 2D e 3D, além disso, ele ficará salvo na nuvem, na plataforma. Porém, é possível compartilhar com quem desejar, através do e-mail ou postar diretamente no Facebook.

Captura do site Mooble

4. Ikea Home Planner Tools

Pensado para um público mais leigo, o Ikea Home Planner Tools proporciona planejar o design de interiores da sua casa ou ambiente de trabalho. Apesar da rede não possuir lojas no Brasil, pode ser utilizada como inspiração para montar os cômodos do seu lar.

Apesar disso, eles disponibilizam vários ambientes como cozinha, sala de estar, quarto e área para crianças. Também é possível criar um projeto para banheiro, sala de jantar, depósito, escritório. Basta escolher um modelo pronto dentre os vários do ambiente que deseja fazer.

Captura da ferramenta Ikea

5. Floor Plan Creator

O Floor Plan Creator é uma ferramenta que permite fazer planta baixa de casas grátis online. Com um único clique é possível selecionar ambientes de diferentes formatos, além de incluir e remover paredes ou escadas, além de outros recursos.

Através da visualização em 2D e 3D, o usuário consegue projetar como serão as portas e janelas, a parte elétrica, além de adicionar mobiliários para cozinha e sala. Através da versão gratuita é possível fazer apenas um projeto. Mas para ter acesso a todas as funcionalidades, basta assinar um plano pago.

Captura da ferramenta Floor Plan Creator

6. RoomStyler

Bem intuitivo e fácil de usar, o RoomStyler é um aplicativo para fazer planta de casas grátis online. Ao adicionar detalhes na planta baixa, é possível visualizar a projeção em 3D em tempo real.

A ferramenta conta com uma câmera que pode ser movida por todo o projeto, possibilitando uma visualização completa do ponto que quiser.

Graças às parcerias com diversas marcas, a ferramenta conta com mais de 120 mil objetos de decoração para incluir em seu projeto. Ideal para quem deseja fazer um planejamento de design de interiores.

Captura da ferramenta RoomStyler

7. Home by Me

Pensada para amadores e profissionais, o Home by Me é uma opção de ferramenta para fazer planta de casas, onde além da planta baixa em 2D, é possível adicionar a mobília da casa em 3D. Eles oferecem mais de 20 mil móveis e peças de decoração.

Bem fácil de usar, você pode adicionar os ambientes a partir do seu formato e então incluir detalhes como janelas, portas e paredes. Além da possibilidade de criar novos andares.

Caso não queira começar um projeto do zero, existem vários modelos disponíveis para se inspirar. O plano gratuito permite que você crie 3 projetos e 3 renderizações realistas. Se precisar de uma quantidade maior, pode optar por um pacote pago.

Captura da ferramenta Home by Me

8. HomeStyler

Outra opção de ferramenta para fazer planta de casas grátis online é o HomeStyler, uma das opções mais completas da nossa lista. Graças a grande quantidade de recursos, essa ferramenta pode ser um pouco mais complicada para amadores.

Entretanto, ainda é possível começar um projeto a partir de modelos prontos sugeridos tanto de plantas baixas quanto de imagens 3D. A ferramenta garante a edição e personalização de praticamente tudo no projeto.

Desde colunas, material utilizado no piso, abertura de clarabóias, até tipos de janelas, portas e muito mais. A ferramenta também disponibiliza um vasto catálogo de itens de decoração com móveis de marcas famosas.

Enquanto você trabalha no projeto em 2D, o resultado em 3D é exibido em uma miniatura. A renderização é feita em tempo real e, se quiser, pode até mesmo criar um tour 720º pelo projeto.

Captura da ferramenta HomeStyler

9. Roomle

O Roomle é um programa para fazer planta de casas bem mais simples de ser usado, mas não conta com muitas opções de objetos e móveis para serem adicionadas ao projeto.

Por isso, ele acaba sendo uma ótima opção para quem deseja fazer uma planta rápida e sem complicação, apenas representando o local onde cada móvel ficará, sem se preocupar com a forma real do projeto depois de pronto.

Ao finalizar o projeto, é possível escolher o tipo de visualização em 3D, já que o programa conta com duas: uma mais simples, de carregamento mais leve, e outra um pouco mais elaborada, que demora mais para finalizar.

Captura da ferramenta Roomle

10. SketchUp

O SketchUp é um programa para desktop e navegadores que permite desenhar casas com modelagem 3D. A ferramenta conta com uma interface intuitiva que apresenta um painel de instruções com uma série de explicações didáticas sobre cada recurso do programa.

Além disso, o SketchUp conta com um tutorial totalmente em português para auxiliar leigos e profissionais com uma série de exemplos, diversos recursos e várias opções para desenhos.

Ainda mais, o SketchUp também conta com uma biblioteca de projetos desenvolvidos por usuários que compartilham seus modelos criados na plataforma.

A ferramenta conta com quatro tipos de licenças pagas: pessoal, ensino fundamental e médio, ensino superior e profissional. Cada tipo de plano conta com serviços de nuvem e recursos extras diferentes, de acordo com o nível de experiência do usuário.

Captura da ferramenta Sketchup

Descobriu como fazer planta de casas?

Portanto, esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar a melhor ferramenta para te auxiliar na hora de fazer uma planta de casas grátis online.

Todavia, se você está planejando uma obra, é fundamental calcular todo o orçamento e os possíveis gastos para não ter surpresas no futuro. Pensando nisso, confira nosso artigo com diversas opções de planilha de orçamento.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download