O que é e como usar o ChatGPT

atualizado 29 de fevereiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O ChatGPT é um chatbot criado para usar inteligência artificial (IA) generativa para interagir com pessoas e oferecer soluções aos seus questionamentos e pedidos usando a linguagem natural.

Essa plataforma e sua tecnologia foi desenvolvida pela OpenAI no fim de 2022.

Logo o ChatGPT se tornou uma ferramenta bastante popular para criar e editar texto, ler imagens, ajudar com dúvidas, ajudar com ideias, ler grandes volumes de dados e resolver problemas dentro de suas limitações.

O chatbot oferece inúmeras possibilidades para tornar seu dia a dia mais simples, com auxílio em estudos até integrações avançadas voltadas para negócios.

Se você tem interesse em aprender mais sobre o que é e como usar o ChatGPT, continue conferindo nosso conteúdo.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot que utiliza tecnologias avançadas para fazer o processamento de linguagem natural.

Isso permite que os usuários escrevam perguntas e pedidos como se estivessem falando com outra pessoa.

Usando as tecnologias, a ferramenta entende as perguntas e oferece respostas utilizando a linguagem natural, assim como uma pessoa.

A ferramenta também se destacou por utilizar a inteligência artificial (IA) generativa. Um tipo de IA que é capaz de gerar novos dados de forma autônoma.

Isso é possível porque o ChatGPT é treinado com uma enorme quantidade de dados em texto, então, é capaz de aprender padrões, conhecimentos gerais e a estrutura da linguagem.

Inclusive, o nome "GPT" vem do termo Generative Pre-trained Transformer (Transformador Generativo Pré-treinado).

Ou seja, é o nome do modelo de linguagem da OpenAI que foi treinado com um banco de dados enorme para ser capaz de entender e interagir com uma linguagem muito semelhante à humana.

Tudo isso permite que a ferramenta da OpenAI seja capaz de resolver questões de matemática, criar roteiros para histórias, criar cronogramas, tirar dúvidas e até mesmo auxiliar na criação de códigos para programação.

Como usar o ChatGPT: por onde começar

O primeiro passo de como usar o ChatGPT é acessar seu site ou app e criar uma conta.

Confira a seguir um guia rápido:

  1. Acesse o site ou baixe o app (Android | iOS)
  2. Crie uma nova conta usando seu email ou contas Google, Microsoft ou Apple.
  3. Verifique seu email para confirmar a criação da conta.
  4. Volte ao site do ChatGPT.
  5. O chatbot será aberto, basta perguntar suas dúvidas ou fazer seu pedido na caixa de texto.
  6. Clique no botão de envio ou aperte a tecla "Enter" e aguarde o chat processar sua pergunta e enviar uma resposta.

Como usar o ChatGPT em português?

Basta fazer suas perguntas em português, então, o próprio ChatGPT irá responder usando o mesmo idioma.

Como falar com o ChatGPT

Começar a falar com o ChatGPT é bem simples, basta escrever o que você precisa que a ferramenta responda ou faça na caixa de texto.

Após a primeira respostas, basta continuar as interações como se estivesse conversando por um chat.

O ChatGPT é treinado para entender e responder suas perguntas em português, como em uma conversa normal.

Apesar disso, é importante que suas perguntas sejam muito claras e específicas. Dessa forma, a chance da ferramenta entender o que você precisa e entregar uma boa resposta será maior.

É sempre bom evitar perguntas ambíguas e amplas demais.

Também é importante contextualizar o chat caso sua pergunta dependa de um contexto específico.

Portanto, envie o máximo de informações relevantes para que o ChatGPT entenda bem o que você está requisitando.

Além disso, caso a resposta oferecida não seja muito satisfatória, saiba que é possível pedir para a ferramenta tentar explicar novamente de uma forma melhor.

Sugestões de como usar o ChatGPT no dia a dia

Existem diversas formas de como usar o ChatGPT para ajudar em atividades do dia a dia, como estudar, trabalhar, fazer listas, roteiros de viagem e muito mais.

Quem está aprendendo uma matéria nova pode enviar textos e pedir para que a ferramenta resuma ou explique alguns conceitos complexos de uma forma mais simples.

É possível até mesmo pedir para que o chatbot desenvolva questões para você praticar.

Confira a seguir mais algumas utilizações muito práticas que podem ajudar em seu cotidiano:

  • Pesquisar informações: o chat pode ajudar você a responder perguntas sobre os mais variados temas.
  • Comunicação: o ChatGPT pode ajudar a escrever mensagens para seus contatos e traduzir mensagens em outros idiomas.
  • Tarefas do dia a dia: a ferramenta pode ajudar a criar listas de compras e até mesmo receitas baseadas nos ingredientes disponíveis em sua casa.
  • Organização: pode ajudar a otimizar suas listas de tarefas e agenda de compromissos.
  • Roteiro de viagens: a plataforma pode ajudar a encontrar destinos baseados em suas preferências, hóteis e até mesmo atrações turísticas.
  • Finanças: o ChatGPT é uma ótima ferramenta para ajudar a acompanhar seus gastos, sugerir orçamentos e dar ideias sobre seu planejamento financeiro.

Cuidados para tomar ao usar o ChatGPT

É importante entender que apesar de ser muito útil, o ChatGPT também conta com limitações, assim como outras ferramentas que usam inteligência artificial.

Dentre essas limitações, as que mais precisam de sua atenção são:

  • Possibilidade de responder errado: existem situações em que a resposta pode estar incorreta ou não ter a precisão necessária. Esse problema pode acontecer porque o chat gera respostas baseadas em textos que já existem, mesmo que uma parte deles não estejam corretos.
  • Não conta com conhecimento específicos: esse é outro motivo pelo qual o chat pode gerar respostas erradas. A ferramenta não domina conhecimentos específicos sobre vários temas, por isso suas respostas são geradas a partir de dados que foram enviados durante seu treinamento.
  • Pode oferecer respostas vagas: em alguns temas, a ferramenta pode optar por gerar respostas mais evasivas e vagas.
  • Muito dependente do contexto: conversas mais longas podem ser mais difíceis, pois o chat pode não considerar informações que já foram mencionadas. Isso pode gerar respostas que não levam o contexto em consideração ou não são coerentes.
  • Pode apresentar viés: por usar grandes quantidades de dados, é possível que as respostas do ChatGPT sejam enviadas a partir das informações que foram fornecidas durante seu treinamento.

Aprendeu como usar o ChatGPT?

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a entender como usar o ChatGPT e implementar essa tecnologia em seu dia a dia.

Agora, se você está procurando por uma ferramenta de chat online profissional que também conta com recursos de chatbot, saiba que o JivoChat pode ser uma solução mais interessante.

Desenvolvido com o objetivo de gerar vendas, o JivoChat conta com um chatbot capaz de qualificar visitantes automaticamente, coletar dados e transferir leads quentes para sua equipe.

Além disso, o chatbot do JivoChat pode ajudar a desafogar sua equipe de suporte ao responder as dúvidas mais frequentes de forma automática. Dessa forma sua equipe pode se concentrar nos atendimentos mais complexos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download