Saiba como melhorar a Jornada do Cliente do seu e-commerce

Índice

A jornada do cliente é o caminho que uma pessoa percorre desde o momento em que interage com uma marca pela primeira vez até quando o momento de finalizar uma compra. A primeira interação pode ser por meio das redes sociais, anúncios e até mesmo no seu blog. Além disso, é claro que a sua interação com o usuário não acaba no checkout do e-commerce, é fundamental continuar a comunicação e trabalhar no pós-venda para fidelizar clientes.

Muita coisa acontece entre a primeira interação e a finalização da compra, mas é muito importante ter consciência de todo esse caminho e trabalhar em todas as partes a fim de melhorar o máximo possível a jornada do seu cliente no seu e-commerce e a sua experiência de compra.

Quando uma empresa ignora a importância de melhorar a jornada do cliente, ela estará deixando de aproveitar excelentes oportunidades ou poderá até mesmo perder consumidores interessados.

Quer saber como melhorar a jornada do cliente do seu e-commerce? Confira o nosso artigo com dicas e o passo a passo para isso.

Conheça seu público

O primeiro passo, com certeza, é conhecer melhor o seu público-alvo. Para conseguir criar bons conteúdos e planejar bem as suas estratégias de marketing de maneira certeira que serão usados na jornada do seu cliente, é essencial saber como se comunicar e, para isso, é fundamental conhecer a pessoa com quem você está falando.

Então, pensando nisso, defina a persona da sua marca e grave bem suas características, como problemas, necessidades e gostos. Com isso, você irá conseguir segmentar melhor e com mais eficiência, evitando quaisquer erros na criação de conteúdos.

A persona é uma representação do que seria o cliente ideal da sua loja virtual. Existem algumas informações básicas que você deve saber: objetivos e desafios, que tipo de informação gosta de consumir e em quais veículos, necessidades, motivações e outros.

Para saber todas essas informações, basta perguntar aos seus clientes! Crie caixinhas de perguntas e respostas no Stories do Instagram, faça perguntas em posts nas redes sociais, use formulários de pesquisa em troca de ebooks, por exemplo.

Sabendo desses detalhes você pode traçar um perfil completo de como é o seu cliente. Caso veja divergências, tudo bem! É possível que seu negócio possua mais de uma persona, ok?

Verifique o site

É realmente muito importante que a sua loja virtual funcione perfeitamente, sem atritos que possam expulsar os visitantes. Qualquer coisa que interrompa a experiência do seu cliente dentro do seu e-commerce pode fazer com que ele saia e nunca mais volte.

Por isso, tenha certeza de que seu site seja intuitivo, simples e de fácil navegação. Ou seja, botões bem posicionados, vários produtos bem organizados na home da loja, categorias bem definidas e um checkout transparente.

O checkout é uma das partes mais importantes da loja. É essencial que ele seja transparente. O One Page Checkout é um modelo muito prático e rápido, onde todas as etapas de finalização de compra ocorrem em apenas uma página. Isso aumenta as vendas da loja, melhora a experiência do cliente e ainda diminui o abandono de carrinhos! Incrível, não é?

Pense também em um design bem bonito e chamativo. A parte visual da loja virtual causa grande impacto na experiência do usuário dentro do ambiente virtual, ele pode ser decisivo para a compra ou não. Portanto, use banners coloridos e profissionais, imagens de produtos de alta qualidade e em vários ângulos e cores harmônicas.

Além disso, quando a questão é a funcionalidade do seu site, é essencial falar sobre a plataforma de e-commerce. Plataformas mal elaboradas ou duvidosas podem gerar uma série de problemas para você e o seu negócio.

Para obter um bom desempenho na sua loja virtual, ter uma plataforma de e-commerce bem equipada é um dos pontos fundamentais. Além de garantir a modernização do seu comércio, ela reduz custos.

Faça um blog para e-commerce

O blog de e-commerce é a entrada para que os consumidores conheçam detalhes sobre a sua empresa, tirem dúvidas, e o melhor: consumam seu conteúdo de qualidade e conheçam seus produtos. Um blog tem o poder de gerar autoridade, reconhecimento, atrair leads qualificados, facilitar as vendas da loja e até sinalizar que o seu negócio é referência no mercado em que atua, sabia?

As razões para esse investimento são muitas – e poderia falar ainda mais sobre elas ou você pode ler este post especial sobre “Quais as vantagens do blog para e-commerce”!

Priorize o bom atendimento

Atender bem é algo de extrema importância para essencialmente qualquer tipo de negócio. E, se seu objetivo é melhorar a jornada do cliente no seu e-commerce, prestar atenção na experiência de compra é algo imprescindível.

O primeiro passo para atender bem seus clientes e potenciais clientes é saber ouvir. Nenhum consumidor quer sentir-se como “apenas mais um” ao conversar com sua equipe de atendimento e vendas e, por isso, é importante realmente focar sua atenção nas necessidades, desafios e interesses de cada cliente.

Outra dica legal que faz diferença é melhorar o tempo de resposta. O tempo de resposta é uma das principais métricas e indicadores de desempenho relacionadas ao atendimento ao cliente. Ela representa o intervalo médio desde a primeira tentativa de contato do cliente até a primeira resposta. Quanto maior seu tempo de resposta, piores serão suas chances de converter clientes através do atendimento.

Para otimizar suas respostas use ferramentas de automação, como o WhatsApp Business. Lembre-se que atender bem é algo que deve ocorrer em todos os canais de comunicação em que sua empresa está presente. Então, fique atento nas redes sociais, marketplaces, loja virtual, aplicativos de mensagens e outros meios que você usa.

Agora que você chegou até aqui, você já entendeu como melhorar a jornada do cliente do seu e-commerce e conferiu as melhores dicas para isso. Espero que tenha gostado do nosso conteúdo. Caso queira acompanhar mais posts como esse, veja mais conteúdos deste tipo aqui!

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