Flexibilidade de horário: como ela pode ser sua aliada no home-office?

Índice

O ano de 2020 foi marcado por diversas mudanças na rotina pessoal e profissional dos brasileiros. A classificação da covid-19 como pandemia por parte da OMS trouxe diversas imposições no dia-a-dia do mundo todo e, junto a outras medidas de prevenção, o distanciamento social promoveu a adoção em massa do trabalho remoto

Esse modelo de trabalho ainda não era muito popular por aqui, mas essa nova realidade caiu no gosto das empresas e funcionários do país.

Segundo pesquisa da FIA Employee Experience (FEEx), estima-se que cerca de 90% das organizações adotaram este modelo de trabalho por aqui em 2020, de acordo com dados colhidos no segundo semestre do mesmo ano. 

E os índices de satisfação e produtividade também comprovam o sucesso deste modelo de trabalho — o mesmo estudo revela que 91% dos funcionários avaliaram a experiência em home office como ótima ou boa. O trabalho remoto trouxe consigo uma nova possibilidade, ainda tímida no país: a de flexibilidade de horário. 

Com a adesão a longo prazo do trabalho à distância, as empresas passaram a considerar novas fontes de bem-estar e qualidade de vida aos colaboradores, que encontraram certas dificuldades no home office durante a pandemia, como por exemplo conciliar o cuidado com os filhos, separação do espaço de trabalho e de descanso, etc.

Assim, a flexibilidade de horários permite que o profissional consiga administrar seu tempo da maneira que mais lhe convier, conseguindo ajustar sua carga horária levando em conta suas necessidades pessoais, proporcionando um equilíbrio maior entre vida profissional e vida pessoal.

O que é a jornada de trabalho flexível

A flexibilidade de horário de trabalho, ou jornada móvel, é um modelo de gestão de carga horária que permite mais autonomia ao colaborador.

Através dessa forma de trabalho, o funcionário é responsável pela escolha do seu horário de trabalho, desde que a maior fatia da sua carga aconteça dentro do horário comercial, e respeitando a jornada prevista na CLT. 

\ Entenda que isso não significa redução das horas trabalhadas por dia, a jornada de trabalho permanece a mesma — 8 horas por dia ou 40h a 44h semanais. O que muda é que, dessa forma, o funcionário passa a ter a liberdade de iniciar e terminar o seu dia em horários não considerados comerciais.

Por exemplo, a definição do horário comercial é o turno tido como o padrão para funcionamento de comércios, normalmente de 8h às 17h e 9h às 18h. No caso da jornada flexível de trabalho, o funcionário pode, por exemplo, iniciar sua jornada às 11h e finalizar às 20h. Lembrando sempre do intervalo para almoço que, nesse caso, é de 1h, conforme indicado na CLT. 

Falando nisso, para saber o que a Consolidação das Leis Trabalhistas tem a dizer sobre essa modalidade de gestão de tempo, continue a leitura.

Como a CLT vê o trabalho flexível

Até o momento, ainda não existe nenhuma lei ou especificação na Consolidação das Leis Trabalhistas – CLT que trata diretamente dos critérios ou possíveis impedimentos para a jornada flexível.

Sobre o tema, há o Artigo 58 da CLT que diz que “a duração normal do trabalho, para os empregados em qualquer atividade privada, não excederá de 8 (oito) horas diárias, desde que não seja fixado expressamente outro limite.” Além disso, o tempo trabalhado durante a semana deve ser de, no máximo, 44h. 

No Artigo 59, a legislação trabalhista declara que as jornadas de trabalho podem ter acréscimo de até duas horas extras por dia, sendo que, financeiramente falando, essas valem ao menos 50% a mais do que as horas normais.

Analisando os artigos mencionados acima, pode-se inferir que, no que diz respeito à jornada flexível, o colaborador é autorizado a praticá-la, desde que seja feito um acordo individual com a empresa, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, para que as regras fiquem bem claras e não haja dúvidas.

As vantagens da flexibilidade de horário

Conheça a seguir outras vantagens de aderir ao trabalho flexível:

Qualidade de vida

A oportunidade de tornar o seu horário mais produtivo e adequado ao seu ritmo de vida, especialmente durante a pandemia, é um benefício importante nos dias de hoje.

Num contexto de trabalho presencial, a flexibilidade de horários contribui para o bem estar do funcionário em aspectos como por exemplo a redução do tempo no trânsito, uma vez que o colaborador pode escolher se deslocar fora dos horários de pico.

Isso pode parecer um gesto pequeno, mas não pegar um ônibus lotado, poder viajar sentado ou não perder horas dirigindo em um trânsito abarrotado podem evitar o estresse e contribuir para a saúde mental do profissional.

Menos atrasos, absenteísmo e maior produtividade

Com a flexibilidade de horários, os funcionários conseguem ajustar o início do expediente para um horário em que se sintam mais confortáveis e produtivos para começar.

Um trabalhador que não tem o hábito de acordar cedo, por exemplo, pode começar sua jornada às 10h da manhã e assim ele terá a confiança de iniciar seu dia em um turno de acordo com a sua personalidade, evitando assim atrasos, absenteísmo e priorizando a sua produtividade.

Equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Com a sua agenda não mais girando exclusivamente em torno do horário comercial, o funcionário passa a se sentir no controle da sua rotina, incluindo atividades pessoais ao longo do dia sem prejudicar a sua jornada de trabalho.

Tarefas como apoio escolar aos filhos, atividades físicas, funções bancárias e outras podem ser incluídas ao longo do dia e proporcionar a escolha do horário em que prefere desempenhá-las.

Se suas crianças são mais ativas na parte da manhã, ou se você precisa resolver um problema pessoal em horário comercial, a flexibilidade de horários permite que sua agenda seja remanejada sem grandes problemas.

Atração e retenção de talentos

A jornada móvel é uma modalidade de trabalho tão interessante, que pode ser oferecida como parte de um pacote de benefícios atraente na hora da atração de talentos.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Robert Half, a flexibilidade de horário é um dos benefícios mais valorizados pelos funcionários. 88% dos entrevistados revelaram que gostariam de fazer seu próprio horário de trabalho. 

Isso também se aplica à retenção de talentos, já que uma outra pesquisa, realizada pela Bain & Company, aponta que as políticas de flexibilização aumentam os índices de retenção das empresas em 40% entre as mulheres e 25% no caso dos homens.

Esses dados também foram observados em pesquisa conduzida em 2020 pela Workforce of the Future da Cisco, revela que 88% dos profissionais – do Brasil e mais 26 países – preferem uma jornada com um pouco mais de flexibilidade.

Como fica o controle de ponto com a jornada flexível

Apesar da liberdade promovida pelo horário de trabalho flexível, é importante que a empresa e o funcionário mantenham os registros de ponto em dia. Independentemente dos horários em que o colaborador exerce suas atividades, o controle de ponto auxilia na gestão de horas extras, banco de horas, horário de almoço, faltas e demais métricas relacionadas.

Para isso, e ainda ficando no propósito de dar mais autonomia ao profissional, existem disponíveis hoje tecnologias que permitem a marcação de ponto online, via aplicativos utilizando tablet, celular e computador.

Por meio de um software de ponto, a empresa recebe os dados de seus funcionários em tempo real, de maneira segura e confiável. Dados esses que podem ser utilizados para a análise da produtividade de cada colaborador, cruzando a carga horária realizada com as atividades entregues, identificando assim pontos de melhoria, setores e trabalhadores sobrecarregados, ou mesmo funcionários com desempenho acima do esperado.

A sua organização já aderiu à jornada de trabalho flexível? As vantagens são muitas e tanto a empresa quanto o funcionário têm muito a ganhar com essa mudança.

Início Blog Comunicação Flexibilidade de horário: como ela pode ser sua aliada no home-office?
Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...
Comece a usar o JivoChat hoje!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download