55 exemplos de atendimento via chat

25 de janeiro de 2024
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O atendimento online já se tornou parte do dia a dia dos consumidores que compram na internet.

Segundo os dados levantados pela Zendesk, cerca de 48% das pessoas preferem o chat ao vivo como o primeiro canal para solicitar assistência a uma empresa.

Ignorar ou não se preocupar com esse canal significa que você pode deixar de converter cerca de metade dos seus clientes em potencial.

Por isso, independente do canal online que seu negócio escolher, conhecer exemplos de atendimento via chat para aplicar no seu dia a dia pode ajudar a agilizar suas operações.

Confira a seguir uma lista com exemplos de frases que podem ser usadas e adaptadas na hora de realizar o atendimento por chat.

Exemplos de atendimento via chat: boas-vindas

Confira alguns exemplos de atendimento via chat voltados para as primeiras interações com seus clientes.

  1. Boas-vindas a [nome da sua empresa]! O que eu posso fazer por você hoje?
  2. Boas-vindas a [nome da área + nome da empresa]! Como posso te ajudar? Me conta o que aconteceu e o que você precisa ?
  3. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome], irei fazer o seu atendimento hoje. Me conta como posso ajudar você hoje!
  4. Olá, tudo bem? Meu nome é [seu nome] e estou à sua disposição. Primeiro, quero entender melhor o motivo do seu contato para que eu possa ajudar você!
  5. Oi, aqui é [seu nome]. Conte tudo e não me esconda nada, vou ajudar você no que precisar!
  6. Quero ajudar você. Poderia me contar o que está acontecendo?
  7. Gostaria de ajudar você a solucionar esse problema. Poderia me dar mais detalhes?

Exemplos de atendimento via chat para gerar conexão com os clientes

Confira alguns exemplos de mensagens para demonstrar que está atento aos interesses do cliente.

  1. Está tudo bem! Você não está sozinho, essa dúvida é bem comum por aqui!
  2. Ótima escolha. Eu, particularmente, amo esse produto que você escolheu!
  3. Tem alguma dúvida? Estou aqui para te ajudar.
  4. Como está o tempo por aí? Por aqui estamos todos debaixo do ar condicionado! 12.Você está em dúvidas, quer ajuda? Posso te mandar algumas fotos para você visualizar como utilizar o produto no dia a dia!

Exemplos de atendimento via chat para mostrar que entendeu o problema

Esses exemplos de atendimento via chat são importantes para confirmar se o problema realmente foi compreendido.

  1. [Nome do cliente], confirma para mim se entendi o que você me explicou. [Conte o mesmo problema do jeito que você entendeu].
  2. [Nome do cliente], quero entender melhor. Vou te fazer umas perguntinhas rápidas para eu não errar no seu atendimento, ok?
  3. Certo, vou repassar com você o que me contou, só para eu ter certeza que entendi bem, ok?
  4. Entendido. Então, você acredita que [o problema] está acontecendo por causa [cite a causa]?
  5. Ok, eu entendi o que aconteceu. Aguarde um momento que vou buscar uma solução para você.

Exemplos de atendimento via chat para solucionar o problema do cliente

Esses exemplos ressaltam que é importante mostrar ao cliente que você se importa e que algo está sendo feito para solucionar aquele problema.

  1. Entendo o que aconteceu e como você se sente em relação a esse problema. Vou me esforçar para resolver isso o quanto antes. Dentro de [x dias] te dou uma resposta definitiva, ok?
  2. Sinto muito que isso tenha acontecido com você! Mas não se preocupe porque podemos resolver isso agora. Você poderia, por gentileza, aguardar [x minutos]?
  3. Compreendo o seu problema e a partir de agora ele é meu também. Vou conversar com a equipe como podemos resolvê-lo. Eu entro em contato para te informar como estamos avançando, ok?
  4. Sinto muito que isso tenha acontecido. Eu me comprometo a cuidar do seu caso. Aguarde [x minutos] enquanto resolvo esse problema.
  5. [Nome do cliente], vamos resolver isso já!

Exemplos de atendimento via chat para instrução ao cliente

É importante oferecer instruções bem claras e objetivas caso o problema possa ser resolvido pelo próprio cliente.

  1. Vamos por partes, primeiro você vai fazer [descreva o que a pessoa precisa fazer].
  2. Tudo o que você precisa fazer é [descreva o que a pessoa precisa fazer].
  3. Vamos resolver juntos(as) essa. É só [descreva o que a pessoa precisa fazer].
  4. Para resolver isso, você vai levar [x minutos]. Vamos lá? [descreva o que a pessoa precisa fazer].
  5. Podemos falar com vídeo? Assim eu te mostro exatamente o que fazer.

Exemplos de atendimento via chat com mensagem de agradecimento

Outro fator importante do atendimento online é demonstrar gratidão aos clientes após alguma sugestão, feedback ou apenas sua educação.

  1. Definitivamente você é um cliente nota 10! Obrigada pela sugestão que você deu. Com certeza isso vai ser passado para a nossa diretoria!
  2. Muito obrigada(o) pelo seu feedback. É muito importante que você saiba que vamos trabalhar nessa questão porque queremos ser melhores para que você continue com a gente!
  3. Muito, muito obrigada(o) por indicar a [nome da sua empresa] para outras pessoas! Conte com a gente sempre que precisar!
  4. Obrigada(o) por escolher a [nome da sua empresa]. Você é muito importante para nós!
  5. Ah que ótimo saber que você está gostando dos nossos serviços! Muito obrigada(o) pelo seu feedback!

Exemplos de atendimento via chat com clientes irritados

Por mais que em certos casos os clientes irritados tenham razão e em outros não, é importante tentar evitar os conflitos.

Confira alguns exemplos que podem ajudar nesse tipo de situação.

  1. Sinto muito que isso tenha acontecido e peço desculpas. Quero entender como posso te ajudar, você poderia descrever o que houve?
  2. Minhas sinceras desculpas a você. Me conta tudo o que aconteceu, assim vou trabalhar na resolução do seu problema o mais rápido possível.
  3. Peço desculpas pelo ocorrido. Quero que saiba que vou fazer o melhor para resolver isso. Você poderia me contar o que aconteceu?
  4. Peço perdão por isso. Você poderia me contar com detalhes o que houve?
  5. Entendo perfeitamente sua situação e sua insatisfação. Peço desculpas em nome da [nome da empresa] e garanto que farei tudo o que for possível para solucionar o seu problema.
  6. Peço desculpas pelo inconveniente. Já priorizei seu caso junto à área responsável e me comprometo a acompanhar a resolução.
  7. Sinto muito pelo problema, não é algo que acontece com frequência e estamos trabalhando para resolver o mais rápido possível. O Sr./Sra. tem mais detalhes sobre o ocorrido que queira acrescentar ao chamado?

Exemplos de atendimento via chat para cobrança de clientes

Apesar de ser um momento que os clientes desejam evitar, é uma mensagem importante que precisa ser enviada de forma série e compreensiva.

  1. Olá, [nome do cliente]. Notei que seu boleto já venceu. Vamos resolver isso juntos, ok? É só responder essa mensagem e eu envio um boleto atualizado para você ?
  2. Olá, Sr./Sra [nome do cliente]! Não identificamos o pagamento da fatura x com valor R$ xxxx. Houve algum contratempo?
  3. Bom dia/Boa tarde/Boa noite Sr./Sra. [nome do cliente]. Sou [nome do atendente] da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato para verificar a situação do pagamento das suas duas últimas faturas.
  4. Olá, Sr./Sra. [nome do cliente]! Sua fatura de R$ xxx referente ao mês de abril ainda está pendente. Entendemos que imprevistos acontecem. Posso enviar uma segunda via para pagamento até xx/xx?
  5. Bom dia/ Boa tarde/ Boa noite Sr./Sra. [nome do cliente]. Este contato é para informar que teremos que suspender o serviço devido à pendência na fatura do mês de abril, no valor de R$ xxxx. Gostaria de negociar esse débito antes da suspensão?
  6. Olá, Sr./Sra. [nome do cliente]! Sou [nome do atendente] da empresa [nome da empresa] e estou entrando em contato com uma proposta de negociação para quitar sua dívida de R$ xxx de forma facilitada.

Exemplos de atendimento via chat para coletar feedback

Caso queira coletar informações importantes para o seu negócio, ficam os exemplos de atendimento via chat para conseguir feedback.

  1. Olá, aqui é [seu nome] da empresa [nome da empresa]. Gostaria de saber sua opinião sobre o produto que você comprou!
  2. Hey, [nome do cliente]. Você topa contar para nós como foi a sua experiência com a [nome da empresa]?
  3. Olá, [nome do cliente]. Seus produtos chegaram direitinho? O que você achou?
  4. Olá, [nome do cliente]. Vi que você solicitou um atendimento. Você foi bem atendido?
  5. Olá, [nome do cliente]. Gostaria de saber se você está satisfeito com nossos serviços. Tem 1 minutinho para me contar sobre a sua experiência? Se preferir, pode mandar um áudio!

Exemplos de mensagens para encerrar o contato com o cliente

Por fim, esses são exemplos de mensagens para finalizar o contato em um atendimento.

  1. Tudo certo, então! Ajudo o(a) Sr./Sra. em algo mais?
  2. O(a) Sr./Sra tem mais alguma dúvida? Fique à vontade para esclarecer antes de encerrarmos.
  3. Espero ter conseguido tirar suas dúvidas e solucionar seu problema. O(a) Sr./Sra precisa de mais alguma coisa?
  4. Foi um prazer atendê-lo(a). A [nome da empresa] agradece seu contato!
  5. Fico feliz que tenha dado tudo certo. Sempre que precisar, a [nome da empresa] está à disposição! Tenha um ótimo dia/tarde/noite.

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