3 Dicas Para Um E-mail de Boas-Vindas ao Cliente Matador

Quer escrever um e-mail de boas-vindas ao cliente? Surpreenda e conquiste o consumidor com nossas dicas.

Se a primeira impressão é a que fica, é bom caprichar no primeiro e-mail que o seu cliente receberá da sua empresa. Para redigir um e-mail de boas-vindas ao cliente matador, que trará excelente resultados para o seu negócio, é preciso tomar alguns cuidados e seguir algumas boas práticas. Este texto está recheado delas. Preparado(a)?

O que é um e-mail de boas-vindas ao cliente?

É uma mensagem que o cliente recebe, geralmente, após realizar sua primeira compra ou fazer um cadastro. Ele serve para recepcionar e dar algumas informações para o cliente.

E-mail de confirmação é o mesmo que e-mail de boas-vindas ao cliente?

Não. A diferença está nos objetivos de cada e-mail. Como os nomes sugerem, o primeiro tem como objetivo confirmar uma ação do cliente. Por exemplo: o seu cadastro, o pagamento de um pedido, o recebimento de uma mensagem etc. Quando o cliente efetua uma ação no seu site, ele espera receber um e-mail confirmando que ela foi executada com sucesso ou avisando que ocorreu algum erro. Já o e-mail de boas-vindas ao cliente tem o objetivo de:

O que deve conter no e-mail de boas-vindas ao cliente?

Há várias opções do que pode ser enviado para o cliente no e-mail de boas-vindas. Para definir a melhor opção de conteúdo, a dica é observar a sua persona e imaginar o que seria mais interessante saber num primeiro contato. Algumas sugestões são:

3 dicas para um e-mail de boas-vindas ao cliente matador

Agora é hora de colocar a mão na massa e redigir um e-mail matador. Confira as nossas 3 dicas abaixo.

  1. Peça autorização

No momento do cadastro, inclua uma opção para o cliente marcar, autorizando o envio de mensagens via e-mail por parte da loja, e tome o cuidado de só enviar e-mails para aqueles que deram essa permissão. Essa é uma excelente maneira de demonstrar que você se preocupa e respeita a privacidade do cliente.

  1. Segmente

Como você deve saber, cada cliente que entra no seu site e se cadastra tem um perfil diferente. Assim como é indicado segmentar as campanhas de e-mail marketing enviadas para o seu cliente, é interessante fazer o mesmo com o e-mail de boas-vindas. Dessa forma, você pode apresentar a cada um deles mensagens que mais combinam com o conteúdo que eles estão interessados em ler.

Lembre-se que seus canais de atendimento ao cliente, como o chat online na loja, podem ajudá-lo a segmentar sua base. Considere os interesses e preferências dos clientes durante o atendimento para otimizar o resultado de suas campanhas.

  1. Atenção para o assunto do e-mail de boas-vindas ao cliente

O assunto é talvez o elemento mais importante do e-mail, pois ele é o responsável por capturar a atenção do cliente, fazê-lo se interessar pelo conteúdo e abrir a mensagem. Por isso, invista em assuntos que instiguem a curiosidade, mas cuidado para não redigir aqueles assuntos clickbait — que servem de isca, ou seja, instigam o clique, mas o frustram, pois não entregam o prometido. Por exemplo, um assunto “Todo o site com 50% de desconto”, mas na mensagem são informados apenas alguns produtos que participam da oferta.

Gostou de saber mais sobre o e-mail de boas-vindas ao cliente? Continue lendo sobre os e-mails seguintes que serão enviados. Aconselhamos a leitura dos textos 10 tipos de campanhas de e-mail marketing para e-commerce e 5 erros de e-mail marketing para não pisar mais na bola.

2019/02/ 4

Se você curtiu esse artigo você também pode gostar desses ...

Dicas para ecommerce, conversão e suporte