Como fazer uma resenha incrível em 6 passos

atualizado 8 de dezembro de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Entender como fazer uma resenha é um passo fundamental para quem está começando a vida universitária ou para quem deseja começar a trabalhar como redator.

E se você quer se certificar de apresentar um bom material com conteúdo adequado, é preciso conhecer a estrutura padrão de uma resenha e como desenvolvê-la.

Além disso, é preciso ter claro que uma resenha e um resumo são dois textos com objetivos diferentes, assim você não vai errar na hora de fazer a sua resenha.

Para que você aprenda a como escrever uma resenha incrível, trouxemos um conteúdo bastante esclarecedor. 

O que é uma resenha, afinal?

Antes de apresentar como fazer uma resenha e as suas principais etapas, é fundamental que você entenda o que é uma resenha e como ela pode ser definida.

A resenha é um tipo de texto que possui como objetivo a elaboração de análise de um objeto, ou tema, através de sua descrição e apresentação de suas características e informações mais importantes para o leitor.

O objeto de estudo de uma resenha pode ser desde os mais tradicionais como reportagens, livros até artigos acadêmicos e outros materiais, como jogos, peças de teatro e mais.

Dessa forma, a escrita de uma resenha baseia-se na construção de descrições, análises e observações que irão resultar em um conteúdo analítico e que, portanto, não será escrito na primeira pessoa e nem dispõe de quebras e subtítulos em sua estrutura.

A resenha se torna ainda mais interessante pois cada autor tem a sua realidade, ponto de vista e suas opiniões que geralmente faz com que o material gerado tenha um conteúdo bastante original. 

É muito comum que a resenha carregue uma opinião sobre o objeto de estudo mesmo que não seja uma opinião explícita. 

Dentre as principais características de uma resenha podemos citar:

  • Impessoalidade
  • Imparcialidade
  • Objetividade
  • Concisão

Embora pareça complicada, não é difícil aprender como fazer uma resenha, entretanto, se você já tiver algumas habilidades de redação tudo se torna mais fácil, por isso não deixe de estudar e exercitar a escrita.

Alguns cursos online como Curso de Redação Dissertativa-Argumentativa podem te ajudar a melhorar a sua habilidade de escrita.

E para começar a compreender como escrever uma resenha é preciso conhecer os diferentes tipos de resenha dos quais serão apresentados a seguir.

Uma pessoa escrevendo em um notebook

Quais são os principais tipos de resenha?

Nesse tópico você será capaz de conhecer os tipos de resenha para que você possa identificar suas principais características e finalidades. 

Existem vários tipos e modelos de resenha, citaremos apenas os principais que também são os mais requisitados: 

Acadêmica Crítica

A resenha acadêmica crítica, é também conhecida como a resenha universitária, é um modelo bastante requisitado como trabalho de faculdade, é uma das resenhas que exige moldes mais rígidos.

Se você está se perguntando "como fazer uma resenha critica" saiba que ela deve ser escrita de maneira padronizada a partir de linguagem e caráter científico.

Por ser uma resenha crítica em seu conteúdo deve expor argumentos sobre o posicionamento crítico do objeto de estudo, ou seja deve apresentar um ponto de vista do autor a respeito do objeto. 

Nesse aspecto, é preciso estar atento, pois para aprender como fazer uma resenha acadêmica crítica é preciso saber que os argumentos são diferentes de opiniões, e todos os argumentos apresentados devem ser embasados e justificados.

Você pode ver um exemplo de resenha crítica acessessando a resenha crítica do autor William Felipe dos Santos.

Descritiva

A resenha descritiva é bastante diferente da resenha acadêmica crítica, uma vez que ela garante maior liberdade ao autor, pois não se faz necessária a exposição de argumentos críticos.

O objetivo da resenha descritiva é fazer uma análise sem críticas do que o autor quis dizer. Ela deve conter alguns detalhes que sejam relevantes e que possam servir de inspiração para pessoas que lerem.

Desse modo, em uma resenha descritiva não há  espaço para análises e relações externas, e ela não deve ser muito extensa. 

Você pode conferir um exemplo de resenha descritiva da autora Cassia Maria Buchalla, faz uma resenha descritiva do livro resenha descritiva do livro"Artigos Científicos: como redigir, publicar e avaliar", de Mauricio Gomes Pereira. 

Temática

Para saber como fazer uma resenha temática é preciso compreender que ela é um tipo de produção textual onde o foco não é uma obra específica e sim um tema.

Desse modo, para elaborar uma resenha temática é possível utilizar várias obras que abordam o tema proposto, onde são trazidas à resenha temática as ideias e contribuições de diversos autores para enriquecer a resenha, com os quais o resenhista dialoga. 

Ou seja, na resenha temática, temos um autor trazendo seu ponto de vista sobre um determinado tema.

Você pode conferir um exemplo de resenha temática, que foi escrito por Reynaldo Damazio acerca do tema a "humanização das roupas na história"

Literária

A resenha literária é bastante semelhante à resenha crítica, entretanto ela se restringe como objeto de estudo exclusivo de obras literárias, ou seja, ela pode ser uma resenha crítica ou descritiva desde que o foco do estudo seja uma obra literária.

Na resenha literária é preciso apresentar uma análise breve e objetiva sobre uma obra literária e um contexto prévio do livro resenhado. Esse tipo de resenha é muito utilizada em ambiente acadêmico, jornalístico e no mercado editorial.

Para aprender como fazer uma resenha literária é preciso apresentar um resumo da obra que contenha informações relevantes sobre o assunto e ideias desenvolvidas ao decorrer da obra, apresentar trechos analíticos mesmo quando você estiver elaborando uma resenha descritiva.

Para conferir um exemplo de resenha literária acesse o conteúdo da Autora Angela Albarelo Tolfo sobre o livro "A arte do planejamento: Verdades, mentiras e propagandas" de Jon Steel.

Um notebook com um caderno em cima

Como fazer uma resenha em 6 passos

Depois de conhecer os principais modelos de resenha, chegou a hora de entender como fazer uma resenha e quais são as especificações técnicas que ela deve conter. 

1. Extraia as principais informações da obra

Antes de começar a escrita de uma resenha é importante que você consiga extrair a essência da obra e separar o que é realmente importante e o que é relevante incluir na sua resenha. 

Lembre-se que a resenha deve ser curta e objetiva, por isso você não deve reproduzir tudo que está descrito no material.

Nesse sentido, é possível preparar uma pré-resenha onde você irá selecionar apenas alguns pontos e incluí-los no seu trabalho final. 

Responder algumas perguntas podem contribuir para que você saiba como fazer uma resenha sem grandes dificuldades:

  • Qual é a principal ideia defendida pelo autor?
  • Como ele desenvolve sua obra?;
  • A obra é clara e explicativa? 
  • É necessário ter conhecimento prévio para compreender a obra? 
  • A obra é agradável e bem organizada?
  • O autor usou como base outras obras ou ideias para chegar à sua conclusão?;
  • O autor chegou a uma conclusão? De que modo essa conclusão é percebida nole chegou à alguma conclusão? como ela foi alcançada? ela foi bem alcançada?.

E é preciso saber que para responder a pergunta "como fazer uma resenha de qualidade?" É preciso estudo, habilidade de escrita e dedicação.

2. Formatando a sua resenha

Antes de começar a escrever sobre a sua resenha saiba que o arquivo deve seguir a formatação padrão da ABNT.

No topo da página ela deve conter os dados de identificação do autor como: nome, curso que você está matriculado e a instituição de ensino são fundamentais, também deve conter o título da obra analisada ou da resenha em si. 

Além disso, a resenha deve ser apresentada como um texto objetivo, e embora não exista nenhuma obrigatoriedade é recomendável que o seu conteúdo tenha tenha de 6 a 10 parágrafos, que é em torno de duas páginas.

3. Apresente a obra ao leitor

Tenha em mente que o leitor é  muito provável que o leitor não tenha  tido contato com a obra, então ele precisa receber informações sobre o conteúdo da resenha.

Portanto, é importante reservar as primeiras linhas do texto, ou o primeiro parágrafo, para apresentar a obra que está sendo resenhada, como uma introdução. 

Apresente o nome do autor, ano de publicação e outras informações bibliográficas importantes, e responda perguntas como:

  • Sobre o que fala a obra?
  • Quais são as principais ideias trabalhadas? 
  • Qual foi o objetivo do autor com o material?

Com isso, você estará contextualizando o público e preparando-os a respeito do que será discorrido no texto.

Seja sucinto e objetivo em sua apresentação, não esquecendo de mencionar qual é a estrutura do objeto de estudo e for um livro, ele é dividido em capítulos e qual é o modo narrativo do texto. 

4. Escreva sobre o conteúdo

Agora que você já apresentou a obra, não pense que é o final de como fazer uma resenha, pois ainda é necessário abordar sobre o conteúdo da obra.

Lembre-se que a objetividade é o principal em uma resenha, e por isso você irá abordar o conteúdo da obra em no máximo dois parágrafos do seu texto.

Nesse momento, você fará um breve resumo da obra analisada, nesse passo ainda não é o momento de apresentar suas opiniões, ou fazer suas análises críticas. 

5. Faça suas análises críticas

Se você estiver produzindo uma resenha crítica, esse é o momento de entregar a sua análise. Reserve pelo menos três parágrafos para que você possa explicar objetivamente os principais pontos do seu objeto de estudo.

Portanto, nessa etapa discorra sobre argumentos relevantes relacionados à obra, e tenha cuidado para não exibir opiniões que não apresentem embasamento, justifique as ideias a partir de exemplos, sem transformar a sua crítica em algo pessoal demais.

Faça comparações, exponha a qualidade do conteúdo em meio a ideias centrais, e dê suporte ao seu posicionamento através de argumentação. 

6. Conclua a sua resenha

Antes da conclusão de fato da sua obra, é possível comentar sobre o autor e fazer um pequeno balanço de sua vida, além disso é possível também identificar para quem a obra foi produzida.

A conclusão é um momento de finalizar o que foi dito, apresentando uma conclusão lógica dos fatos expostos. 

Não é necessário concordar com o autor, ou fazer uma recomendação da obra, apenas exponha os aspectos que te levaram a ter o posicionamento na sua crítica e finalize a sua resenha. 

E não esqueça de investir em um bom curso de oratória, para perder o medo de falar em público se você precisar apresentar a sua resenha em público, como o Curso Oratória Extreme – Você Falando Bem em Público.

Existem diversos recursos e softwares que podem te ajudar a montar uma apresentação didática que vai ser utilizada como um guia, o Shutterstock: Creative Flow é um site incrível para você montar a sua apresentação. 

Diferença entre resenha e resumo

Provavelmente durante o nosso caminho para aprender como fazer uma resenha é bem provável que você já saiba que uma resenha definitivamente não é um resumo. 

Mas afinal, qual é a diferença entre os dois. O resumo é uma compilação dos principais pontos de um projeto, geralmente ele se trata de uma obra como um livro, filme, capítulo ou artigo científico. 

Desse modo, o resumo exibe a ideia apontada pelo autor original, sem grandes alterações, em um resumo, por exemplo, é preciso focar em transmitir a ideia original da obra em estudo é relatar apenas os fatos que estão contidos na obra. 

Já a resenha, como já vimos, apresenta pontos de vista sobre o conteúdo da obra de acordo com o tipo de resenha e ser escrita, vale lembrar que as críticas devem ser imparciais e totalmente impessoais nesse caso.

Já sabe como fazer uma resenha e arrasar no trabalho?

Nesse artigo, apresentamos o que é uma resenha, quais são os principais tipos de resenha e quais são os aspectos mais importantes que você deve considerar na hora de elaborar a sua. 

Não se esqueça de que além de levar em consideração todas as informações abordadas neste conteúdo, é fundamental que você treine a sua escrita e também que faça a leitura de outras resenhas para entender como acontece a construção de uma resenha.

Até a próxima. 

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download