Criação de conteúdo para as redes sociais: como fazer

atualizado 22 de junho de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Ideal Marketing
Ideal Marketing
Plataforma de Automação de Marketing Digital

Investir na produção de conteúdo para redes sociais é uma excelente maneira de ter um bom relacionamento com o público-alvo, fortalecer a presença na marca no ambiente digital, além de ser uma parte importante nas estratégias de marketing digital.

Como as redes sociais podem ajudar no marketing digital?

As redes sociais têm um papel relevante para a identidade da marca, por isso é importante fazer um planejamento para o desenvolvimento de conteúdo nessas plataformas, de modo a obter excelentes resultados na aproximação com o público.

Contudo, para que sejam efetivas, a criação de conteúdo para as redes sociais, no caso das empresas, não deve ser feita instintivamente. 

Com tantos negócios em um mercado profissionalizado, a produção de conteúdo envolve uma série de habilidades e técnicas que ajudam a gerar resultados interessantes em conversões, exposição de marca, vendas, entre outros.

Dicas para otimizar a produção de conteúdo para as redes sociais

Um bom relacionamento com os clientes depende muito da maneira como as marcas se portam nas redes sociais e é fundamental para que estes sejam fidelizados. 

Deste modo, seguir algumas regras importantes para a produção de conteúdo é uma maneira de se aproximar do público e ter bom engajamento de forma eficaz.

1. Conheça o seu público

Seja para estratégias de inbound marketing, marketing de conteúdo ou técnicas de social media, conhecer o seu público é fundamental para os bons resultados das ações realizadas.

Definir a persona (representação ideal do cliente) é importante para conseguir que os conteúdos desenvolvidos pela sua equipe estejam conforme os interesses do público e realmente sejam atraentes e informativos.

2. Defina a linguagem ideal para o público

Tão importante quanto definir o público, é essencial estabelecer a linguagem para se comunicar com essa audiência de modo a garantir a compreensão da mensagem.

Cada empresa tem uma linguagem para interagir com o seu público-alvo e esse detalhe faz a diferença na abordagem e nos resultados.

3. Estabeleça os objetivos

Em todo planejamento, os objetivos são muito importantes para guiar as ações de marketing e ajudar a alcançar as metas que a marca deseja, bem como estabelecer métricas adequadas para o desenvolvimento do negócio e adequação das campanhas.

Alguns exemplos de objetivos com as redes sociais consistem em:

  • Alcançar novos públicos;
  • Aumentar o engajamento e crescer rápido no Instagram;
  • Gerar tráfego e leads (potenciais clientes) para o site;
  • Potencializar a visibilidade da marca;
  • Reforçar as ações de brand awareness.

 4. Se coloque no lugar do público

No momento de postar os conteúdos nas redes sociais, é importante se colocar no lugar da audiência e se fazer algumas perguntas: o que eu ganho com esse conteúdo? A postagem tem algo que ajuda na resolução de problemas? Este conteúdo é útil?

Este exercício é muito importante para a criação de conteúdo, pois ao responder essas perguntas se colocando no lugar do usuário, é possível produzir materiais mais interessantes e que geram ótimo engajamento.

A curadoria de conteúdo para o compartilhamento de materiais nas redes sociais possibilita mostrar excelentes conteúdos.

5. Comunicação aberta com os seguidores

Escutar o público, pedir opinião e dar atenção às pessoas permite que a interação entre a marca e os seguidores passe a existir, melhorando as campanhas, produtos e resultados. 

Afinal, um bom relacionamento com a audiência possibilita ter novas ideias para a produção de conteúdo e insights sobre melhorias diversas no processo de vendas.

Incitar discussões sempre que fizer um post nas redes sociais, por exemplo, é um jeito de incluir o público e iniciar uma interação que pode contribuir para o relacionamento entre cliente e a marca, bem como para expandir o alcance frente a novos públicos que se interessam pelos temas debatidos.

6. Aposte em diferentes formatos

Variar os formatos de conteúdos pode ser uma excelente solução para chamar atenção e ganhar relevância. 

Ao diversificar as mensagens, as pessoas não se sentem entediadas e isso aumenta as chances de engajamento.

Imagens e vídeos, por exemplo, podem ser inseridos nos textos e feeds.

O Twitter e o Instagram valorizam muito conteúdos imagéticos por reterem a audiência nas plataformas. Do mesmo modo, no Facebook e Instagram os vídeos geram excelentes resultados.

7. Gamificação do conteúdo

A gamificação é um processo que consiste em transformar os conteúdos em uma experiência, um jogo que agregará vantagens aos seguidores.

Propor algo divertido e que possa unir formatos, plataformas e oferecer uma experiência interativa para o público, gerando um relacionamento único é um jeito de ter resultados positivos e divulgar sua marca de forma mais orgânica, por meio das experiências de usuários.

Para isso, o engajamento e o compartilhamento devem ser estimulados.

8. Escolha em quais redes sociais a marca precisa estar

Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest. São tantas redes sociais existentes e, conforme o tempo passa, novas redes sociais surgem com propostas diferentes, que muitos podem ter dúvidas sobre onde e como investir.

Por isso, um detalhe importante que as marcas devem saber é que não há necessidade de estar presente em todas. 

Sendo assim, é essencial escolher em quais precisa marcar presença, conforme o perfil do público, e para isso é necessário analisar:

  • Onde o público é mais presente;
  • Qual o diferencial que cada plataforma oferece;
  • Como a rede social se encaixa nas suas estratégias de marketing;
  • Se a equipe terá condições para alimentar todas as redes.

Essas questões podem ajudar na escolha das redes sociais que serão utilizadas para o marketing digital e para definir os cronogramas e formatos de postagens.

Deste modo, investir na produção de conteúdo para as redes sociais é uma ótima maneira para obter resultados com as estratégias de marketing digital, fortalecendo a marca, ganhando visibilidade, clientes e muito sucesso nos negócios de forma mais humanizada e próxima dos potenciais consumidores.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download