Como automatizar a abordagem de clientes contábeis

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A evolução tecnológica chegou com tudo nas últimas duas décadas. A abordagem de clientes nunca foi tão digital.

Diferentes áreas de atuação precisaram, então, de uma profunda readequação, principalmente na utilização de seus canais digitais.

Realidade que ainda deixa muito(a)s empresário(a) preocupado(a)s. Afinal, como se adequar ao digital em 2022?

Tanto para ter presença digital quanto para traçar estratégias mais assertivas. Orientar os seus processos às práticas digitais, de forma profissional, nunca foi tão essencial.

Modernização dos Escritórios Contábeis

Então já não é mais uma surpresa saber que 76,2% das empresas, em 2021, já haviam implementado ou estavam desenvolvendo planos de transformação digital.

Ainda, de acordo com a pesquisa da Forbes das empresas ficam no meio termo, já tendo desenvolvido estratégias. Porém, ainda, com pouca presença digital.

Por isso, é necessário entender onde você está, em relação à transformação digital. A sua empresa investe em redes sociais? Ela já possui um site? É necessário entender como anda o seu Marketing Contábil.

Seu endereço virtual

Você já possui um site? Ter um endereço virtual é muito importante para que você tenha presencial online profissional.

Já imaginou se o único ponto de contato digital da sua empresa, na internet, fosse um canal do Instagram? Não dá pra se diferenciar fazendo o que todo mundo faz.

Ainda, de acordo com a pesquisa, 98,1% dos empresários já se preocupam com o Digital, com alguma estratégia online desenvolvida ou em andamento.

Para ter um site, hoje em dia, você não precisa ter conhecimento em códigos. Com os construtores de site disponíveis no mercado, é muito fácil fazer um site só seu utilizando o recurso “arraste e solte”.

Ele representará o seu Escritório virtualmente. E precisa ser profissional, assim como o seu endereço físico.

Construtores de Sites fáceis e intuitivos

Hoje em dia não precisa ser nenhum expert do mundo digital para ter um site profissional.

A maioria das soluções disponíveis no mercado têm a característica low code (pouca interação com o código de programação).

Estas plataformas de construção de site têm o preço acessível e você consegue desenvolver um site inteiro, a partir de um modelo pré-existente.

Assim você poderá construir o seu site escolhendo um modelo e customizando-o com um recurso muito simples: “arraste e solte”. Uma plataforma que exemplifica bem isso é o Wix (construtor de websites).

Seu atendimento no endereço virtual

Assim como o endereço físico do seu escritório precisa de um atendimento para recepcionar o público, o seu endereço virtual também.

Este atendimento costuma ser automatizado. Afinal, você precisará lidar com muitas visitas e filtrar, destes visitantes, quais têm real intenção de contato com sua empresa.

Por isso, automatizar a abordagem de clientes é uma estratégia assertiva para que você possa receber e direcionar os visitantes do seu site de forma profissional.

Já imaginou, além de poder recepcionar os visitantes, poder encaminhá-los a cada responsável, no seu escritório? Tudo isso de forma automatizada e simples de configurar?

Tudo isso é possível através de uma tecnologia amplamente utilizada atualmente: o chatbot.

Automatize a recepção do seu endereço virtual com um chatbot

Os chatbots são aquelas conversas que iniciam sozinhas no canto inferior de qualquer site (esquerdo ou direito). E são muito comuns em qualquer nicho, pela facilidade de configuração.

O visitante entra em contato com os chatbots assim que visitam um site. Por isso a importância de ter o seu endereço virtual (o site) funcionando!

Já imaginou o seu negócio sem recepcionista? Sem o chatbot no seu Endereço Virtual, certamente, os visitantes podem até chegar no seu negócio. Mas, com quem eles vão conversar?

É claro, você pode oferecer um canal de atendimento para centralizar a abordagem de clientes, como um telefone ou um endereço de e-mail.

Mas, será que o seu visitante está disposto a ligar no seu estabelecimento? Ou, ainda, te mandar um e-mail? Na internet, quando está em contato com seus concorrentes, é bem improvável que o seu visitante faça isso.

Por isso, tenha sempre a visão de que a automação é uma aliada do seu Escritório Contábil. E esse pode ser o seu grande diferencial.

Para todas as realidades de um Escritório Contábil

O chatbot certamente funcionará para as diversas áreas do seu Escritório. Porque ele funciona como uma árvore de possíveis perguntas e respostas.

Desta forma, não importa o tamanho do seu Escritório. Você pode apenas coletar as informações principais do seu cliente potencial, antes de abordá-lo para oferecer seus serviços.

Campos comuns que você pode coletar, antes de entrar em contato com o seu potencial cliente:

  • Nome
  • Telefone
  • E-mail
  • Tamanho da empresa e Quantidade de funcionários
  • Horário que deseja atendimento
  • Se é um serviço para CPF ou CNPJ
  • Qual é o enquadramento tributário da empresa
  • Qual é o serviço contábil que a empresa procura

Também é possível direcionar o seu cliente, se o seu escritório for maior, para o Atendimento ao Cliente, caso ele precise falar sobre Cobrança, por exemplo.

Ainda é possível fazer uma base de conhecimento pré-existente no seu site (perguntas frequentes) para tirar dúvidas, quando você e sua equipe não têm tempo para responder questões simples.

Então, é possível direcionar o seu cliente para um texto que esclareça sobre a extensão do prazo para Declaração do Imposto de Renda, por exemplo.

Desta forma é possível fazer a abordagem de clientes no seu site, o mais rápido possível, evitando transtornos.

Ao invés de, simplesmente, todos eles ligarem para o mesmo telefone e serem recebidos pela mesma recepcionista, o chatbot faz tudo isso por você.

Assim você economiza tempo, reduz o número de processos que precisa controlar “manualmente” e ganha mais, ao deixar sua equipe preocupada com ações mais estratégicas.

E, que tal aumentar ainda mais a maturidade digital do seu escritório contábil?

Contar com um site, o seu endereço virtual, e um chatbot, o seu canal de atendimento, são estratégias essenciais.

Porém, quanto mais tecnológico o seu escritório se torna, mais adequado à realidade digital ele estará. E, consequentemente, conseguirá mais resultados.

Assim como o atendimento aos seus visitantes pode ser automatizado, a sua rotina contábil também.

Contratando um sistema contábil para automatizar suas tarefas principais, de várias empresas ao mesmo tempo, certamente fará sua empresa ter mais produtividade.

Afinal, a realidade digital têm sido divisora de águas para que todos os tipos de profissionais continuem ativos no mercado.

Além dos chatbots para automatizar a abordagem de clientes, é possível ainda contratar sistemas contábeis, que farão o seu trabalho render muito mais! Eles minimizam riscos ao automatizar entregas contábeis e auxiliam na cobrança e coleta de informações dos seus clientes.\ Portanto, os sistemas contábeis permitem que você atenda dezenas de empresas de uma só vez!.

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