14 melhores cursos de investimentos para começar hoje

atualizado 18 de julho de 2023
Tempo de leitura10 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Começar a investir é algo que pode gerar um pouco de insegurança, por isso, o preparo e o conhecimento é algo necessário para evitar problemas com seu dinheiro.

O primeiro passo para realizar investimentos rentáveis que ajudam a alcançar seus objetivos financeiros é um ótimo gerenciamento de finanças.

Pessoas que já estão acostumadas a organizar seu orçamento, manter suas contas em dia e guardar uma parcela de sua renda mensal já estão no caminho correto para superar os desafios que podem vir juntos com investimentos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, também é preciso reconhecer que não é necessário investir apenas em grandes quantias.

Hoje existem opções de investimentos para todos os tipos de perfis e bolsos, o importante é começar e começar da maneira correta.

Se você tem interesse em usar suas economias para ganhar mais dinheiro, aprenda a investir com uma das opções da nossa lista de cursos de investimentos.

Melhores cursos de investimentos

Além de possuir um bom planejamento financeiro para investir, aprender a aplicar seu dinheiro pode ajudar a alcançar melhores resultados em seus investimentos, por isso separamos os melhores cursos de investimentos.

1. Curso Trader Cripto

O Método Trader Cripto é um treinamento completo com aulas em vídeo detalhadas, passo a passo, do básico ao avançado, que vai ensinar todas as estratégias poderosas para você lucrar com investimentos em Bitcoin, Ethereum e nas melhores Criptomoedas do mercado.

O Método foi desenvolvido para que qualquer pessoa possa conseguir uma excelente renda extra todos os dias, mesmo que você seja totalmente iniciante e esteja começando do zero, mesmo que você não tenha nenhum conhecimento sobre o assunto e mesmo que você tenha pouco dinheiro para começar.

Você terá acesso a todos esses conteúdos através de videoaulas com o professor Lucas Andrade, que é investidor, educador financeiro, especialista em criptomoedas e criador do Método Trader Cripto.

Professor do curso - Lucas Andrade

Ficha técnica:

Principais tópicos:

  • Mercado de criptomoedas do básico ao avançado
  • Como investir na prática pelo computador e celular
  • Estratégias para operar no mercado futuros
  • Como lucrar em tendências de alta e de baixa
  • Análise de gráficos e indicadores passo a passo
  • Como se tornar um trader de sucesso

Tipo de acesso: Acesso ilimitado

2. Curso Completo de Criptomoedas

O segundo item em nossa lista é o Curso Completo de Criptomoedas que irá te ensinar o passo a passo para investir em criptomoedas, cryptogames, NFT’s e muito mais.

Começando desde o básico, sem a necessidade de nenhum conhecimento prévio, esse curso de criptomoeda vai te mostrar tudo para você poder investir em criptomoedas, além de minerar, negociar e entender completamente esse universo.

Esse curso de investimentos tem como objetivo te ensinar tudo para você dominar todas as estratégias e conceitos do mercado de cripto ativos, te transformando em um especialista em criptomoedas.

Além disso, você vai aprender como utilizar a Binance, uma das corretoras de criptomoedas mais famosas e utilizadas no Brasil. Também vai aprender como comprar Bitcoin e entender os erros que novos investidores cometem ao começar seu sonho de investir.

Ao adquirir esse curso você terá acesso vitalício a todo o conteúdo e suas atualizações, além de um suporte personalizado e certificado de conclusão ao finalizar o curso.

Ficha técnica:
Carga horária: 4,5 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Fundamentos sobre as criptomoedas
  • Como investir em Criptomoedas do zero
  • O que é Blockchain
  • Como usar a Binance
  • Como comprar Bitcoin
  • Oportunidades para Identificar Lucro
  • Compra, Transferência e Venda de Criptomoedas
  • Tudo sobre NFTs
  • Aprenda ferramentas para ser capaz de identificar a próxima grande criptomoeda

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy

Imagem com gráficos a frente e moedas e números ao fundo

3. Bitcoin – Aprenda tudo sobre Criptomoedas (Do Zero)

Outra opção de cursos de investimentos que apresentamos é o curso Bitcoin - Aprenda tudo sobre Criptomoedas que tem como objetivo ensinar totalmente do zero e de forma simples quem deseja entrar neste mercado.

Com esse material você aprenderá tudo sobre Bitcoins e criptomoedas para que você entenda esse mercado e consiga fazer suas próprias análises e operar da melhor forma no mercado de cripto ativos.

Neste curso você também vai aprender sobre gerenciamento de risco, como analisar gráficos, além de saber onde comprar e vender criptomoedas nas corretoras e até informações sobre declaração de cripto ativos no Imposto de Renda.
Ficha técnica:
Carga horária: 6 horas

Certificado: Conta com um Certificado de conclusão

Principais tópicos:

  • Aprenda tudo sobre Bitcoin e Criptomoedas
  • Como comprar criptomoedas
  • Corretora Centralizada e Descentralizada
  • Gerenciamento de risco
  • Como analisar tudo em uma criptomoeda.
  • Criando sua conta na maior corretora do mundo

Tipo de acesso: Acesso vitalício pela plataforma Udemy

4. O que você precisa saber sobre Fundos de Investimento?

Com apenas 42 minutos de duração, este material oferecido na plataforma Udemy foi desenvolvido para iniciantes que estão interessados em fundos de investimentos.

O conteúdo apresenta as características desta categoria de investimento, suas vantagens e desvantagens, além de oferecer exemplos reais sobre como analisar e investir em fundos de investimentos.

Imagem de moedas empilhadas com grama nascendo

5. Gestão de Finanças Básica – Banco Central do Brasil

Criado pelo Banco Central do Brasil - Bacen, o curso de Gestão de Finanças Básica conta com aulas didáticas para ensinar os principais conceitos de investimentos e finanças pessoais.

Sua carga horária total é de 20 horas mais aulas online, um conteúdo que pode ser consumido em cerca de 2 a 3 dias.

A inscrição é gratuita e pode ser feita por qualquer pessoa. Após se inscrever, os alunos terão acesso ao curso durante 30 dias, período em que poderão assistir às aulas e usar o fórum do site para tirar suas dúvidas.

6. Educação Financeira para Jovens

O curso de investimento Educação Financeira para Jovens é uma ótima opção para quem deseja organizar sua vida.

O conteúdo do curso é introdutório e apresenta temas como orientação do planejamento financeiro, consumo consciente, importância de investir e muito mais.

7. Como fazer investimentos - FGV

Uma das instituições mais respeitadas e renomadas do país oferece alguns cursos financeiros gratuitos.

No material é possível aprender os fundamentos dos investimentos, opções de investimentos, como aplicar o dinheiro de forma inteligente.

O curso conta com 2 módulos, nas aulas são ensinados conceitos básicos de investimentos, como investir em renda fixa, renda variável, investimento em ações, derivativos e ouro, por fim, investimento e risco.

Imagem de gráficos e números

8. Mercado de Renda Fixa - ANBIMA Cursos

O curso fornecido pela ANBIMA tem como objetivo ensinar como investir em renda fixa. Desta forma é possível aprender sobre o mercado de títulos privados e públicos.

O conteúdo tem um carga horária total de 18 horas e também aborda temas como gestão de risco e estratégias para investimento.

9. Como investir na Bolsa de Valores

Com a proposta de ser um curso mais direto, prático e simples, seu conteúdo completo ensina sobre o mercado de ações e como começar a investir na Bolsa de Valores.

O curso é bastante recomendado para pessoas sem experiência que desejam aprender a investir na Bolsa de Valores.

O material é completamente gratuito e aborda diversos temas do mercado de ações em horas de conteúdo.

10. Investindo na Prática

Criado em parceria com a Pearson Next, o Investindo na prática é um curso com o objetivo de ensinar investidores iniciantes sobre produtos financeiros fundamentais e os principais conceitos financeiros.

O foco dos produtos financeiros e investimentos está em ações, renda fixa, fundos imobiliários e investimentos.

Foto de uma pessoa com notebook e empilhando meodas

11. Cursos B3 Educação

A plataforma de ensino da B3 Educação conta com diversos cursos de investimento para iniciantes que apresentam vários focos diferentes.

É possível aprender sobre renda variável, liquidação de ações e Bolsa de Valores.

Algumas das opções em destaque são cursos de Mercado de Ações, funcionamento da Bolsa de Valores, análise de investimento, como investir em renda fixa e como organizar suas finanças.

A plataforma também conta com uma seção especial para mulheres investidoras.

12. Administração Financeira - Coursera

Este curso de administração financeira disponibilizado na plataforma Coursera foi desenvolvido pelo Insper - Instituto de Ensino e Pesquisa.

O material ensina os alunos como analisar os principais demonstrativos contábeis de uma empresa, como balanço e DRE, também abordando fluxo de caixa e a comparação de investimentos ou financiamentos a partir de uma quantia presente líquida, payback e taxa interna de retorno.

Com uma carga horária que pode variar de 12 a 15 horas, o curso foi desenvolvido para ser finalizado em quatro semanas.

O conteúdo apresenta as ferramentas essenciais para que investidores alcancem o sucesso a longo prazo: a análise precisa da saúde de empresas que desejam investir via ações.

13. Cripto Sem Medo

Focado no mercado de criptomoedas, este curso com uma duração de apenas 3 horas promete que seus alunos serão capazes de dominar a categoria de investimento mais interessante do momento.

A imersão no conteúdo é dividida em quatro módulos: conceitos iniciais, conceitos técnicos, como investir em criptomoedas e carteira de criptomoedas.

O curso não exige nenhum tipo de conhecimento prévio, ou seja, qualquer pessoa pode aprender a investir neste novo mercado.

14. Como começar a investir em renda variável

Por fim, a última adição em nossa lista de cursos de investimentos é uma boa opção para quem deseja começar a investir em renda variável, mas ainda não tem conhecimento ou confiança.

O conteúdo foi preparado pela Yunn e tem 6 aulas, com uma carga horária total de 37 minutos.

O material ensina o básico dos investimentos de renda variável, incluindo ETFs, fundos imobiliários e ações.

Como rastrear meus investimentos?

Além de aprender a investir através de um dos cursos de investimentos acimda, recomendamos também que use uma planilha profissional para rastrear os seus investimentos.

Esta Planilha para Controle de Investimentos irá ajudar a manter organizado e garantir o total controle de todos os seus investimentos.

Se você quer economizar tempo, ter mais agilidade na hora de declarar o seu IRPF e tomar decisões mais assertivas não perca a oportunidade de adquiri-la.

Com ela é possível realizar o cálculo automático do DARF a ser pago para ações e FII’s. Visual similar ao da receita, fazer cálculo automático das taxas operacionais (emolumentos e liquidações) que você está pagando em cada operação

Fazer o controle de Cryptomoeda através da Documentação API Automatizada da CoinMarketCap para atualizar todas as cryptos automaticamente em tempo real.

Com a planilha você saberá quanto seus dividendos estão te fazendo prosperar. Você pode separar por FIIs, Ações e criar mais grupos.

Planilha de criptomoedas

Principais benefícios:

  • Carteira Consolidada
  • Carteira de Ações, FII’s, Fundos, Tesouro e outros instrumentos de Renda Fixa
  • Acesso ao Dashboard para análise de indicadores de FII’s
  • Guia de Imposto (DARF para Ações e FII’s)
  • Rebalanceamento de Carteira

Tipo de acesso: Acesso ilimitado

Preparado para fazer um curso de investimentos?

É preciso estudar e se planejar para fazer investimentos que geram resultados. Esperamos que a nossa lista tenha apresentado opções que auxiliem você da melhor forma possível em sua nova jornada financeira.

Caso também tenha interesse em conferir mais cursos para adquirir conhecimentos técnicos ou até mesmo uma nova profissão, confira nosso artigo com os melhores cursos online para começar a aprender hoje mesmo.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download