WordPress para iniciantes: 10 formas de aprender

atualizado 15 de março de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O WordPress é considerado o Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) mais poderoso já desenvolvido. Ele é amplamente amado por sua facilidade de uso. No entanto, à medida que você explora mais profundamente, descobre que há muito a aprender sobre o WordPress para iniciantes.

Além disso, dominar o WordPress significa que você pode criar uma variedade de sites. Com essa plataforma, é possível iniciar um e-commerce, um portal de notícias, um portfólio online, um fórum de discussões e muito mais.

Embora haja uma enorme quantidade de recursos disponíveis na internet, nem todos são igualmente confiáveis. Por isso, separamos uma lista de dicas para WordPress para iniciantes. Confira!

O Que é o WordPress e Como Instalá-lo

Para começar a aprender sobre, é importante saber que o WordPress é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS) que impulsiona mais de 75 milhões de sites em todo o mundo. Por isso, há várias coisas que você precisa saber sobre o WordPress, desde o básico para começar, como instalar o WordPress e escolher seus plugins e temas.

Além disso, é importante entender por que é necessário ter um domínio e um serviço de hospedagem para instalar o WordPress.

Alguns provedores de hospedagem oferecem até mesmo um instalador de 1 clique para a plataforma. No entanto, outras empresas podem exigir que você instale o WordPress manualmente.

Ilustração de uma página web escrito CMS

WordPress para iniciantes: o que você deve aprender?

Já que existem muitas coisas que você pode aprender WordPress para iniciantes, é importante começar em algum lugar. Por isso, vamos trazer uma lista com alguns tópicos que você pode achar úteis quando estiver começando a aprender sobre o WordPress.

1. Conhecer elementos básicos do WordPress

Como um iniciante, é importante conhecer algumas terminologias relacionadas ao WordPress, como o painel de controle, o editor visual, os temas, os plugins, etc. Você encontrará essas palavras em quase todos os tutoriais sobre o WordPress, então é fundamental conhecê-las.

O WordPress é composto por vários componentes fundamentais:

  • Post: artigos de blog, tipicamente organizados por data e categoria;
  • Página: as páginas falam sobre o negócio e oferecem funcionalidades. Exemplos incluem "Sobre nós", "Home", "Área do Cliente" ou "Contato";
  • Categoria: as categorias são utilizadas para organizar posts em tópicos ou temas;
  • Menu: ajuda na navegação do site, organizando os links para acesso a páginas do site;
  • Widgets: pequenos blocos de conteúdo que podem ser adicionados a áreas específicas do site, como barras laterais ou rodapés.

2. Plugins do WordPress

Quando se fala de WordPress, os plugins sempre vêm à mente. Eles ajudam a elevar a aparência e a funcionalidade do seu site com pouco ou nenhum esforço. Existem mais de 56.000 plugins gratuitos e pagos no repositório do WordPress.

Além disso, existem milhares de criadores terceirizados que desenvolvem plugins premium para o seu site. Por isso, é importante saber quais plugins melhor atendem às suas necessidades e como instalá-los no seu site.

3. Temas do WordPress

Um tema é a identidade visual do seu site. Assim como os plugins, existem milhares de temas disponíveis no repositório do WordPress. Você também pode optar por comprar temas premium de terceiros. Cada tema tem sua singularidade e recursos exclusivos.

Sites com propósitos diferentes requerem temas diferentes. Portanto, escolha e utilize um tema do WordPress com cuidado, de acordo com as necessidades específicas do seu site.

4. Customização do WordPress

A personalização é uma característica fundamental do WordPress, tornando este CMS atraente para usuários de todos os níveis de habilidade.

A plataforma foi desenvolvida com flexibilidade em mente, permitindo que os usuários façam ajustes e adaptações para atender às suas necessidades e estilos.

Com uma ampla gama de recursos de personalização, incluindo temas, widgets, menus e plugins variados, o WordPress oferece a liberdade necessária para criar um site único e adaptado às suas necessidades específicas.

5. Conceitos de SEO

SEO, ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de estratégias e táticas aplicadas para aprimorar a visibilidade de um site nos resultados de busca orgânica (não paga) de plataformas como Google, Bing, entre outras.

A aplicação eficaz de técnicas de SEO pode levar a um aumento no tráfego, melhor posicionamento nos resultados de busca e, por conseguinte, a uma maior taxa de conversão ou vendas.

Onde aprender WordPress para iniciantes?

Nós separamos uma série de cursos para você que deseja começar com o WordPress para iniciantes e dominar essa ferramenta para criar sites.

1. Curso Criar Sites Premium

Se você procura por onde começar a estudar WordPress para iniciantes, essa pode ser uma excelente opção. A proposta desse curso de criação de sites é ensinar como usar o WordPress de forma simples e intuitiva, gerando resultados profissionais ao dominar a ferramenta.

Não é preciso conhecimento em programação, desenvolvimento ou design para aproveitar o conteúdo.

Os módulos ensinam sobre as etapas fundamentais para criar um site, como os pré-requisitos, domínio e hospedagem, servidor, configurações básicas do WordPress, instalação e ferramentas e plugins para facilitar seu trabalho.

Principais tópicos:

  • Domínio e Hospedagem;
  • Como Utilizar Seu Servidor (Ferramentas Essenciais);
  • Configurações Básicas do WordPress;
  • Instalando e Configurando o Template Betheme;
  • Opções do Betheme;
  • Configurações Extras do WordPress;
  • Plugins.

Foto de uma pessoa usando um notebook e editando um site

2. Curso Como Criar um Site Profissional com WordPress

Este curso tem como propósito ensinar WordPress para iniciantes e instruir sobre os passos necessários para criar sites e blogs utilizando o WordPress, desde o planejamento inicial até a administração de conteúdo.

As lições abordam todos os princípios e ferramentas essenciais para capacitar iniciantes a se tornarem profissionais na área de criação de sites.

O conteúdo é apresentado de maneira prática, seguindo uma progressão didática que parte de conceitos básicos até técnicas avançadas.

O material aborda a instalação do WordPress, o processo de hospedagem em servidores, a criação de designs profissionais, a instalação de plugins, a otimização para mecanismos de busca, a realização de backups, a personalização da estrutura e muito mais.

3. Curso Completo Criar Sites com Design Profissional WordPress

Este curso de WordPress para iniciantes foi pensado para pessoas sem conhecimento prévio no assunto, guiando-os desde o início até a capacidade de criar sites verdadeiramente profissionais.

O conteúdo do curso está organizado em módulos que abordam temas básicos e avançados progressivamente.

Não será necessário dominar linguagens de programação, pois serão utilizadas aplicações simples de arrastar e soltar para criar páginas atrativas e funcionais.

As aulas mostrarão como criar páginas com recursos de animação, slides animados, ícones personalizados, imagens, lojas online automatizadas e integradas com o PagSeguro.

4. Crie sites profissionais com Wordpress - 6 Projetos

Com uma comunidade de mais de 14 mil alunos na plataforma Udemy, este curso oferece um guia didático abrangente sobre WordPress para iniciantes.

O material é estruturado para ensinar por meio de exercícios e projetos práticos, abrangendo a criação de um blog, um portal de notícias, um site de moda, um site de restaurante e uma loja virtual completa.

Além disso, o conteúdo aborda técnicas de otimização para sites e fornece dicas sobre como utilizar o marketing digital para manter a audiência engajada.

Os principais tópicos incluem:

  • Instalação e configuração do WordPress
  • Introdução ao WordPress
  • Criação de um site profissional
  • Criação de uma loja virtual
  • Audiência
  • Segurança
  • Hospedagem

5. WordPress - Curso Como Criar Site com Design Moderno

Este curso é destinado a iniciantes e ensina a criar sites com design moderno sem a necessidade de conhecimento em programação.

As aulas abordam conceitos práticos aplicados ao design moderno, permitindo que os alunos desenvolvam dois websites responsivos e visualmente atrativos a partir do zero, juntamente com o instrutor.

A plataforma utilizada para a criação será o WordPress, com o auxílio de seu construtor de páginas. O conteúdo do curso apresenta o passo a passo da utilização de ferramentas que facilitam o desenvolvimento de sites com design atual e profissional.

6. WordPress.org Codex

O Codex do WordPress.org é praticamente o manual online do WordPress, armazenado no WordPress.org, que serve como uma fonte confiável e gratuita de WordPress para iniciantes para aprender sobre a plataforma.

É um recurso que oferece documentação abrangente sobre todos os aspectos do WordPress, sendo altamente recomendado para desenvolvedores de plugins, temas e sites que desejam entender todos os aspectos técnicos por trás do sistema.

Uma característica importante do Codex do WordPress.org é que ele é um wiki, o que significa que os usuários podem editar, traduzir e contribuir para cada parte da informação no repositório, além de discutir tópicos com outros usuários.

No entanto, se você está interessado apenas em aprender o WordPress superficialmente, é possível pular o WordPress.org sem perder informações relevantes.

7. WordPress TV

Assim como o Codex, a WordPress TV é uma plataforma pertencente ao WordPress.org. Ela é gratuita e não requer nenhum cadastro. Como o nome sugere, a WordPress TV utiliza vídeos para compartilhar conhecimento com seus visitantes.

Os vídeos são fáceis de entender para iniciantes e abrangem uma variedade de tópicos, como tutoriais do WordPress e notícias recentes relacionadas ao desenvolvimento web.

Além disso, os vídeos são produzidos por usuários do WordPress. Desde que você siga os termos e condições, também pode enviar seus próprios vídeos e se juntar a uma comunidade de usuários do WordPress ao redor do mundo.

8. Smashing Magazine

A Smashing Magazine é uma revista online que aborda uma variedade de tópicos, incluindo web design, design gráfico, programação e desenvolvimento para dispositivos móveis. O melhor de tudo é que tudo isso é disponibilizado gratuitamente.

Consideramos a Smashing Magazine um dos melhores recursos para aprender sobre WordPress devido à sua extensa categoria dedicada exclusivamente ao WordPress.

Os artigos são escritos de forma acessível para os leitores, mas é importante observar que a maior parte deles pode não ser tão amigável para iniciantes.

9. Lições Oficiais do WordPress

Além da WordPress TV, o WordPress.com também oferece um recurso muito amigável para iniciantes na seção "learn" (aprenda). Esse recurso oficial de tutoriais ajudará você a aprender os fundamentos do WordPress de forma gratuita.

As Lições Oficiais do WordPress guiarão você passo a passo, desde a configuração mais básica para o seu site. Elas abrangem tutoriais que vão desde o estágio de preparação, escolha de um tema, personalização do seu site, publicação de posts e páginas, até todas as outras funções básicas.

Apesar de não conter muitas imagens ou vídeos atrativos, os passos são fáceis de seguir para iniciantes. No entanto, este recurso não é recomendado se você estiver procurando aprender o WordPress em um nível intermediário.

10. WPKube

O WPKube é mais um blog do que um curso, mas ainda assim é uma excelente fonte de aprendizado sobre WordPress, e o melhor de tudo, é gratuito. Você encontrará guias para iniciantes, análises e também poderá buscar por categorias específicas.

Uma maneira eficaz de aproveitar ao máximo o WPKube é assinando sua newsletter. Assim, você ficará atualizado com os novos conteúdos sendo entregues diretamente em sua caixa de entrada.

Encontrou o melhor guia de WordPress para iniciantes?

Embora muitos concordem que o WordPress é amigável para usuários sem grande conhecimento técnico, os iniciantes frequentemente o consideram confuso. Por isso, esperamos que esta lista ajude a entender tudo sobre WordPress para iniciantes.

Não deixe de conferir também ferramentas de marketing digital que podem auxiliá-lo a atrair mais clientes, tais como plataformas de anúncios, e-mail marketing, banners, landing pages e outras opções disponíveis.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download