3 passos essenciais para vender mais na Copa do Mundo

atualizado 17 de novembro de 2023
Tempo de leitura4 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

A Copa do Mundo acontece apenas de 4 em 4 anos e, assim como as Olimpíadas, move os olhos do mundo inteiro para o evento esportivo. Talvez mais popular que as próprias Olimpíadas, as disputas futebolísticas passam a fazer parte da rotina dos brasileiros e é acompanhado até por quem não tem muito apreço pelo esporte. Apesar de ser uma oportunidade óbvia para lojas esportivas ou que comercializem produtos que possam se ligar ao esporte, isso não significa que sua ecommerce precisa ficar de fora do "clima de Copa". Mesmo que não seja de maneira nenhuma ligada ao esporte, poderá vender mais na Copa do Mundo através dos 3 passos essenciais que mostraremos abaixo!

1. Venda produtos que permitam aos compradores acompanhar a Copa

Se não possui licença ou meios de vender produtos oficiais da Copa, procure produtos relacionados que permita aos compradores acompanhar as partidas. Já no final de abril, a edição digital do jornal O Globo mostrou que a venda de TVs aumentou 42% no primeiro trimestre do ano, com previsão de aumentar ao fim do segundo semestre. A partir dessa informação, já fica claro que a tendência de compra de TVs aumenta sempre que um evento como a Copa do Mundo está prestes a acontecer.

Eletrônico

Mas as televisões não são os únicos tipos de produtos cujo consumo aumenta durante a Copa. Smartphones e tablets também são bastante usados para acompanhar os acontecimentos do evento e para notificar os usuários sobre os próximos jogos. O smartphone e tablet também é usado para acessar as principais notícias sobre os times e seus respectivos jogadores e por isso se tornam produtos bastante procurados. Se o seu negócio está na área de eletrônicos, poderá vender mais na Copa do Mundo ao criar promoções ou oferecer descontos nessa categoria de produto.

2. Aposte em vestuários e acessórios com a temática do evento

Outro tipo de item que permite a lojas venderem mais são camisas e acessórios que, de alguma forma, remetam à Copa do Mundo. Camisas, bermudas, aneis, apitos, cornetas e itens do gênero são bastante procurados para torcer pelo seu país. Não são muitas as lojas que podem vender itens oficiais da Copa e das seleções participantes, mas isso não deve ser um impedimento.

Camisas com as cores da seleção que está torcendo sem o escudo ou referência aos jogadores, cornetas e apitos com essas cores e fantasias como perucas ou máscaras dos jogadores possuem uma quantidade considerável de vendas e pode comercializar esses produtos em sua loja para atender a essa demanda. Outro tipo de produto que pode aumentar suas vendas na Copa do Mundo são produtos personalizados, como uma camisa de futebol com o nome do comprador, como se ele fosse um jogador.

Camisa

Porém, vale lembrar que não é permitido usar nenhuma logo, escudo ou nome de um jogador real. Isso fará com que seu produto seja considerado falsificado e poderá resultar em um processo legal contra seu negócio, obrigando-o a remover os produtos da loja sob risco de multa. Também não utilize o nome do evento em seus produtos caso não possua uma licença oficial para vendê-los.

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3. Crie promoções relacionadas ao evento

Mesmo que seu negócio não venda eletrônicos ou produtos de vestuário, também pode vender mais na Copa do Mundo ao realizar atividades promocionais, como sorteios ou competições. Uma prática comum que vem sendo adotada por diversas empresas no Brasil é o famoso "bolão", que consiste em oferecer brindes ou descontos para aqueles que acertarem os resultados de jogos.

Outras empresas criaram sorteios de acordo com a performance do Brasil na Copa, oferecendo benefícios maiores à medida que a seleção brasileira avançar na competição. Existem diversos tipos de promoções que pode realizar em seu negócio, seja você uma loja virtual de produtos digitais ou um restaurante que pretende vender mais pelas mídias sociais. Veja abaixo o exemplo da rede de restaurantes Outback, que inaugurou uma promoção na qual o torcedor que pedir dois chopes e um petisco ganha uma raspadinha que oferece a possibilidade de encontrar um prêmio

Promoção

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