Como vender no Mercado Livre: aprenda com o passo a passo

atualizado 23 de novembro de 2023
Tempo de leitura14 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Entender como vender no Mercado Livre pode ser a solução para quem deseja iniciar um negócio virtual, pois a plataforma é bastante conhecida e apresenta diversos recursos interessantes para quem está começando. 

Como sabemos, a utilização de marketplaces já não é mais uma novidade no e-commerce brasileiro, a modalidade permitiu que o setor crescesse mais do 73% no Brasil em 2020, segundo o índice MCC-ENET.

Entre diversas opções, de marketplaces, disponíveis na internet, uma alternativa que tem bastante destaque é o Mercado Livre.

O Mercado Livre tem um enorme potencial de vendas, com mais de 30 milhões de compradores ativos. Por isso é um dos maiores sites no segmento em toda a América Latina. 

Ela permite vender inúmeros produtos e até mesmo serviços. Além disso, muitas pessoas optam por vender na plataforma como uma forma de validar seus produtos na internet. 

E o baixo custo de investimento inicial para realizar vendas nesse marketplace  é um atrativo e empreendedores possam começar a vender antes mesmo de ter uma estrutura e um site para sua loja virtual. 

Se você tem interesse em começar um negócio através de um marketplace e quer aprender como vender no Mercado Livre e dicas de como aumentar as vendas, não deixe de conferir o conteúdo do nosso artigo! Vamos nessa?

O que é o Mercado Livre?

Antes de entender como vender no Mercado Livre é preciso compreender o que é a plataforma e como ela funciona.

O Mercado Livre funciona como um shopping center virtual, e por isso ele é marketplace, ou seja, um site de compras e vendas. Neste site, milhares de vendedores podem expor seus produtos para que os compradores realizem suas compras.

No início das suas atividades, o Mercado Livre funcionava mais ou menos como um classificado online, onde pessoas colocam produtos à venda que já haviam perdido a utilidade, entretanto a plataforma se popularizou, com crescimento do mercado de ecommerce, ocasionando um aumento considerável no número de vendedores.

Hoje, o site abriga profissionais especializados, pequenas lojas e grandes marcas que utilizam a plataforma para expor seus produtos nessa grande vitrine virtual, e é um dos maiores cases de sucesso do ecommerce brasileiro.

Caso tenha interesse de conhecer outros marketplaces com dinâmicas de vendas diferentes, confira nossa lista com os melhores sites de vendas da internet.

Como vender no Mercado Livre em 4 passos

Existem diversas formas de começar a vender na internet, e neste tópico, mostraremos um passo a passo de como vender no Mercado Livre. Desde como criar uma conta na plataforma e como publicar seus produtos e anunciá-los, confira: 

1. Crie uma conta no Mercado Livre

O primeiro passo para saber como vender no Mercado Livre é criar conta Mercado Livre. Existem duas maneiras de se registrar no mercado livre: como pessoa física ou como pessoa jurídica.

O registro como pessoa física acontecerá mediante a utilização do seu CPF e o de pessoa jurídica será mediante ao uso do seu CNPJ.

Para criar a sua conta basta seguir o roteiro abaixo:

  • Acesse a página de registro do Mercado Livre
  • Preencha os seus dados com as suas informações de acordo com o tipo de conta que você deseja criar
  • Após criar sua conta, você será redirecionado à página inicial.
  • Basta clicar no menu "Vender" para começar a cadastrar seus produtos.

Depois de criar as sua conta também é possível gerenciar as suas vendas através do seu celular com o App do Mercado livre, basta baixá-lo na sua loja de aplicativos. 

Com essa conta, você poderá vender seus produtos em todo o país e cuidar das vendas de onde estiver, sem a necessidade de abrir uma loja física.

Agora você já sabe como se cadastrar no Mercado Livre, entretanto esse é apenas o primeiro passo para quem deseja aprender como vender no Mercado Livre. Vamos conhecer a segunda etapa.

PrintScreen de como criar uma conta no Mercado Livre

2. Cadastrar o primeiro produto

Na segunda etapa do nosso passo a passo de como vender no Mercado Livre você vai cadastrar o seu produto na plataforma,

O processo é bastante simples, e a plataforma é bastante intuitiva permitindo que você possa se guiar por ela sem grandes dificuldade, basta seguir as etapas abaixo:

  • Na página inicial, clique em "Vender" no menu superior, assim que clicar você será redirecionado à página inicial de anúncios.
  • Nesta página, clique em "Começar a anunciar" e continue para o cadastro dos seus produtos.  Você deverá escolher o tipo de artigo que vai vender no Mercado Livre, podendo ser produtos, serviços, veículos ou imóveis.
  • Por exemplo, na categoria "Produto", selecione a categoria desejada e você será direcionado a página para completar as informações sobre o produto. Começando pelo nome, que deve ser informativo a respeito do modelo e do produto.
  • Em seguida, um aviso sobre autenticidade dos produtos que você está tentando vender será exibido. Certifique-se de que você cumpre todas essas regras e clique em "Continuar".
  • Na sequência, o próprio Mercado Livre irá sugerir categorias relacionadas ao título do produto que você escreveu no início. Selecione a que mais se adeque ao produto e clique em "Continuar".
  • Depois basta completar as etapas com informações adicionais e seguir as instruções da própria plataforma,

Fique atento, pois depois de cumprir todas as etapas que citamos anteriormente você ainda terá que indicar se está vendendo um produto novo ou usado, descrever dados como as características do produto, como cor, tamanho e quantidade disponíveis em seu estoque. o número referente ao código de barras de cada uma das variações.

E não esqueça que selecionar e cadastrar o seu produto na categoria correta e mais adequada para ele ajuda o seu anúncio ser encontrado com mais facilidade na plataforma. 

Após preencher todas as informações do produto e suas informações pessoais, você será direcionada a página onde irá definir o preço do seu produto.

PrintScreen de como cadastrar seu produto no Mercado Livre

3. Entenda como fazer um anúncio no Mercado Livre

Até aqui você aprendeu a criar uma conta e também como cadastrar o seu produto. Um dos últimos passos para aprender a como vender no Mercado Livre é aprender também como anunciar no Mercado Livre. 

Em seguida, depois de definir o preço do seu produto, você será encaminhado para uma página onde irá selecionar o tipo de anúncio oferecido pelo Mercado Livre. Podendo ser Exposição Alta ou Exposição Máxima.

Dentro da plataforma existem duas possibilidades de anúncios na plataforma:

  • Anúncio Grátis: São anúncios de baixa exposição, permitem que a compra seja parcelada apenas com juros e possuem apenas 60 dias de duração.
  • Anúncios clássicos: São anúncios de alta exposição, permitem que a compra seja parcelada apenas com juros e também são anúncios comissionados.
  • Anúncio premium: São anúncios de exposição máxima, que permitem parcelamento em até 12x sem juros, com comissionamento diferenciado.

Além de compreender os tipos de anúncios, também é preciso entender os tipos de tarifas cobradas no Mercado Livre para quem deseja vender na internet utilizando a sua plataforma.

A primeira delas é a tarifa de anúncio, que cobra pelo espaço do anúncio dentro do site. O seu valor é determinado pelo preço do produto vezes a quantidade que o vendedor irá oferecer.

Dessa forma, produtos mais caros e com maior volume em estoque pagam maiores tarifas de anúncio. Por outro lado, os anúncios mais caros contam com uma maior visibilidade dentro do site.

Então, à medida que você vai preenchendo as informações sobre seus produtos, o próprio Mercado Livre vai direcionando seu anúncio para a categoria em que se enquadra a cobrança.

A outra tarifa, é a tarifa de venda, esta taxa é um valor único cobrado por cada venda efetuada dentro do marketplace. Produtos mais caros pagam maiores taxas de venda, pois essa porcentagem varia de zero a 16%, mais custo por transação.

O pagamento é intermediado pelo Mercado Pago, e após o desconto da tarifa de venda, você receberá o valor diretamente na sua conta bancária. O Mercado Livre mostra, no final do processo, o dinheiro que o vendedor irá receber, com as taxas já descontadas.

PrintScreen de como anunciar no Mercado Livre

4. Defina como será realizada a entrega dos produtos

Produto cadastrado e anúncio feito a última etapa você irá definir o sistema de logística do seu marketplace podendo informar se o cliente pode buscar o produto em um ponto de retirada ou se ele será enviado para o cliente. 

Ao selecionar a opção, você será direcionado a uma página para completar informações referentes ao seu endereço para que o frete possa ser calculado. Os produtos serão enviados para os clientes, entre outras opções, pelo Mercado Envios.

Como falamos anteriormente, as tarifas são exibidas à medida que as informações sobre sua loja e os produtos que você for vender forem preenchidas.

Faça vendas no Mercado Livre e na sua loja virtual

Você pode também montar uma loja virtual e potencializar as suas possibilidades de venda no ambiente virtual, além dos seus anúncios dentro do Mercado Livre.

Com Wix, por exemplo,  você pode aproveitar o melhor de ambas as plataformas, e realizar a integração com o Mercado Livre e outros canais de venda através dos aplicativos Bling ou Tiny, disponíveis no Wix App Market.

Monte a sua loja virtual com o Wix e não perca tempo em garantir mais lucros no ambiente virtual. 

Crie sua loja virtual com a Wix 

Aproveite que você já sabe como vender no Mercado Livre e conheça plataformas de loja virtual para ampliar as suas possibilidades no mercado digital no nosso artigo: Sites para criar loja virtual .

Como funciona o Mercado Livre?

Uma informação importante depois de aprender como vender no Mercado Livre, é saber que existem dois modelos de conta: as contas de vendedores e compradores.

É nesse modelo que o Mercado Livre criou um sistema que permite que compradores e vendedores mantenham um bom relacionamento dentro da plataforma e possam usufruir de uma melhor experiência de compra e venda. Veja a seguir:

Vendedor

O Mercado Livre criou diversos selos para qualificar os vendedores, como forma de reconhecer o seu sucesso e bonificar os vendedores dedicados ao seu negócio. O MercadoLíder, como é chamado, é classificado de 3 formas:

  • MercadoLíder;
  • MercadoLíder Gold;
  • MercadoLíder Platinum.

Através de medalhas, esse programa distingue os inúmeros vendedores do site. Os pilares desse reconhecimento são baseados no tempo de atividade, número de vendas realizadas, qualidade dos serviços prestados, entre outros critérios.

Além do reconhecimento gerado por essas medalhas, o vendedor bem avaliado conta com descontos e benefícios, como acesso a novas ferramentas e preços mais baixos no frete. O vendedor, também pode qualificar o comprador.

Comprador

O comprador pode qualificar o vendedor, além de poder tirar suas dúvidas quando quiser dentro da página do produto, fornecendo seu ponto de vista sobre o produto e avaliando o atendimento recebido.

Assim como o vendedor pode ser qualificado, o comprador também pode ser qualificado pelos vendedores, gerando um reconhecimento positivo ou negativo de acordo com suas compras.

Banner do Mercado Livre

Sugestões de produtos para vender no Mercado Livre

Agora que você já sabe como vender no Mercado Livre, talvez esteja pensando em quais produtos você pode colocar à venda na plataforma.

Definir um nicho não é uma tarefa fácil, e apesar de existir uma gama ampla de produtos que possam ser comercializados, você sempre deve pensar no retorno financeiro e também em algo que faça você se destacar entre os seus concorrentes.

Para te ajudar, na escolha dos seus produtos, nós separamos uma lista de alguns produtos que são popularmente comercializados na plataforma:

  • Celulares e smartphones
  • Capinhas e acessórios para celular
  • Sapatos
  • Camisetas, blusas e camisas femininas
  • Lembrancinhas para festas
  • Câmeras fotográficas digitais
  • Cartões de memória, pen drives e HDs externos
  • Relógios
  • Cartuchos de tinta para impressoras
  • Perfumes importados femininos e masculinos
  • Tablets
  • Peças para automóveis
  •  Eletrônicos Produtos importados
  • Acessórios
  • Maquiagem
  • Artigos esportivos e para malhação

Mas esteja atento, com suas vendas dentro da plataforma, pois o Mercado Livre proíbe a comercialização de produtos que são proibidos pela legislação brasileira. 

Além disso, o site também não permite a venda de produtos que infringem direitos autorais, rifas, inseticidas, plantas, animais e outros produtos que estão listados em suas políticas de uso.

Acesse também nosso conteúdo sobre revenda de produtos importados para ter mais ideias de o que vender e como vender no Mercado Livre. 

Como vender sem estoque no Mercado Livre

Se você não deseja manter um estoque de produtos, também existe a possibilidade de vender no mercado livre sem precisar manter um estoque de produtos e investir conforme o seu fluxo de vendas.

Essa é uma ótima opção para quem está começando e não tem muito dinheiro para investir, separamos três maneiras de como vender no Mercado Livre sem estoque, confira:

  • Compre em lojas físicas e revenda online: Você pode começar comprando pequenas quantidades de determinados itens e fazer um "mini" estoque para posteriormente avaliar quais produtos da sua loja você precisa manter estoque, ou quais são os produtos que mais saem. 
  • Venda infoprodutos: Você já pensou em vender cursos através de audiobooks, ebooks, vídeo aulas ou produtos similares? Esses são alguns exemplos de infoprodutos, a vantagem deles é que você não precisa manter um estoque  e pode realizar o envio logo após a venda.
  • Faça dropshipping: Você pode encontrar fornecedores de confiança e acioná-los assim que realizar uma venda na plataforma, o inconveniente dessa estratégia é que você precisa estar sempre de olho na plataforma e desativar a opção do mercado envios.

Dicas para fazer a primeira venda no Mercado Livre 

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você aumentar as vendas no Mercado Livre.

1. Use fotos de qualidade

A qualidade das imagens disponibilizadas para ilustrar seus produtos é muito importante. Elas afetam diretamente a decisão de compra dos clientes.

Portanto, se preocupe em tirar várias fotos em ângulos diferentes, se possível, até mesmo do produto sendo utilizado. Isso ajuda os consumidores a entenderem melhor como o produto funciona e o seu tamanho. 

Busque também criar boas fotos com boas composições, com o objetivo de transmitir a ideia de profissionalismo em seus anúncios.

2. Escolha bons preços

É importante oferecer preços competitivos para seus clientes, no entanto, é preciso levar em consideração muitos fatores para garantir que suas vendas gerem lucros. 

Isso é importante porque as vendas online contam com 3 fatores principais na decisão de compra: preço, frete e prazo de entrega. 

Ao pesquisar um preço, leve considere todos os seus custos de operação, o preço da concorrência e a margem de lucro que deseja obter.

Caso seus custos e gastos operacionais sejam altos, o valor do produto final será mais elevado. Portanto, é preciso buscar formas de reduzir os custos ou oferecer um diferencial para que o público tenha interesse nos produtos mesmo com um valor elevado. 

3. Seja claro quanto ao frete e garantia 

O frete é algo muito importante na compra online. O fator influencia muito na decisão dos clientes. 

A melhor maneira de satisfazer um número maior de público é contar com mais de uma opção de frente, oferecendo valores e prazos de entrega diferentes. 

Desta forma, será possível deixar claro que para receberem seus produtos com rapidez, será necessário pagar um pouco mais.

Certifique-se também de como a garantia dos produtos do seu setor é gerenciada. 

4. Esteja preparado para lidar com problemas

Por fim, esteja preparado e seja flexível para lidar com problemas que possivelmente podem acontecer.

Vale a pena vender no mercado livre?

Se você está fazendo essa pergunta depois de aprender como vender no Mercado Livre é preciso pensar cautelosamente.

O Mercado Livre possui uma tabela com taxas e comissões que são cobradas por venda dentro da plataforma e que podem variar de acordo com o modelo de anúncio e também com o tipo de produto que você está comercializando e que você pode consultar nesse link. 

Se o seu interesse é vender no Mercado Livre é preciso conhecer essa tabela e saber como você vai precificar os seus produtos dentro da plataforma para não sair no prejuízo. 

Infelizmente para saber se vale mesmo a pena, você deve colocar todos os números na ponta do lápis e avaliar. 

Agora você já aprendeu como vender no Mercado Livre

Esperamos que o nosso artigo tenha mostrado como é fácil criar sua conta para começar a vender no Mercado Livre. 

Caso você tenha interesse em ir mais a fundo nas vendas pela internet, confira nossa lista com as melhores plataformas de e-commerce para criar sua loja virtual.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download