Como manter o foco: 10 dicas que funcionam

atualizado 30 de outubro de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Hoje, o mundo vive nos bombardeando com informações através da internet, redes sociais e notificações de aplicativos.

Além disso, cada pessoa tem suas próprias preocupações como dívidas, prazos, necessidade de gerar bons resultados, estudos, etc.

Estes fatores influenciam diretamente a capacidade de manter o foco em uma atividade importante.

Por isso, é comum encontrar pessoas que buscam maneiras de otimizar seu tempo realizando diversas tarefas simultaneamente.

No entanto, ao optarem por realizar suas atividades de um modo multitarefas, estas pessoas acabam não conseguindo se dedicar completamente a apenas uma atividade.

O maior problema é que trabalhar ou estudar sem foco não gera resultados relevantes e muitas vezes pode até mesmo comprometer algum projeto, o deixando incompleto.

Precisamos reconhecer que manter o foco não é algo simples, na verdade, é uma atividade desafiadora. Principalmente quando existem vários fatores em seu dia a dia que competem pela sua atenção.

Se você deseja aprende como manter o foco e garantir o sucesso na execução de suas atividades, confira as informações e dicas do nosso artigo. Vamos lá?

Crie seu site com a Wix

É realmente importante aprender como manter o foco?

A produtividade é uma questão que afeta diretamente a conquista dos seus objetivos.

Pessoas que não são capazes de manter seu foco, geralmente não dão conta de realizar todas as atividades pelas quais são responsáveis.

Fazer tudo nem sempre é uma opção, porém, utilizar estratégias para otimizar seu tempo, melhorar seu descanso e ignorar as distrações são passos realmente importantes que irão ajudar a manter seu foco e executar suas tarefas da melhor maneira possível.

Manter um comportamento saudável irá ajudar a alcançar seus objetivos, proporcionando crescimento pessoal e profissional.

Portanto, ao atuar ativamente para melhorar sua concentração e produtividade, será possível superar seus desafios e conquistar os resultados desejados.

Obstáculos que podem diminuir sua produtividade

Antes de conferir as dicas sobre como manter o foco em seu trabalho ou estudos, confira alguns dos principais desafios que podem comprometer sua produtividade e esteja preparado para superá-los.

Interrupções constantes

Vivemos um momento único. Devido a tectonologia, novas dinâmicas de relações ou a utilização dos espaços urbanos, existem inúmeros fatores que podem gerar interrupções constantes no ambiente de trabalho.

Esta falta de atenção impacta a produtividade de uma maneira muito expressiva, tem alguns casos diminuindo o tempo trabalhado e diminuindo resultados.

Afinal, a soma destas interrupções pode tomar muitas horas do seu dia que poderiam ser direcionadas a uma atividade produtiva.

Fazer várias tarefas simultaneamente

Ser multitarefas é motivo de orgulho para muitos profissionais e até mesmo um requisito para contratação em ambientes específicos de trabalho.

No entanto, este hábito nem sempre gera resultados positivos e pode colocar sua produtividade em risco.

Isto é até mesmo objeto de estudo de alguns cientistas. Segundo a pesquisa feita pelo trio Joshua S. Rubinstein, David E. Meyer e Jeffrey Evans, atuar realizando multitarefas é algo que pode reduzir sua produtividade em até 40%.

Isso acontece porque a mudança repentina no foco de uma tarefa para outra, feita repetidamente, faz com que o cérebro gaste mais energia, gerando cansaço mental ao acumular e reduzir sua capacidade cognitiva.

É importante reconhecer que alternar entre tarefas simples não tem um custo tão alto para sua produtividade, no entanto, ao se dedicar a tarefas mais complexas que exigem um maior nível de atenção, trabalhar de modo multitarefas pode ser um obstáculo em seu dia a dia.

Distrações da internet

Os aplicativos de conversa, as notificações e outras distrações digitais são responsáveis por grande parte da falta de foco nos dias de hoje.

As redes sociais são um dos fatores com o maior impacto negativo em sua produtividade, porque criam a necessidade de conferir constantemente por novidades, seja em notificações ou em seus feeds.

Estresse

Nervosismo, ansiedade e estresse são antagonistas da produtividade há muito tempo. Estes sentimentos prejudicam seu foco, diminuem o engajamento e até mesmo geram ausências no ambiente de trabalho.

Desafios

Como manter o foco: 10 dicas que podem aumentar sua produtividade

Após conhecer alguns dos principais desafios de podem atrapalhar sua produtividade, confira algumas dicas que irão ajudar a manter seu foco durante o trabalho e os estudos.

1. Defina objetivos diários

Definir metas diárias é um método muito interessante para aumentar sua produtividade. Ao não ter um objetivo em mente, sua atenção será dispersa com mais facilidade, seja por interações ou procrastinando com outras atividades.

Planejar estes objetivos e ter metas claras irá ajudar a manter sua motivação durante o dia e tornará a sensação de completá-las ainda mais recompensadora.

Implemente este hábito no seu dia a dia planejando as atividades que precisam ser feitas e completadas no final de cada dia. Além disso, lembre-se de traçar objetivos realistas, caso contrário, será preciso lidar com a frustração.

Também é importante manter seu plano atualizado, anotando as tarefas finalizadas e reagendando tarefas complexas que exigem mais tempo.

2. Trabalhe ou estude estrategicamente

Ao invés de dividir sua atenção em várias coisas em simultâneo, defina apenas uma tarefa e foque profundamente em sua execução.

Uma maneira interessante para começar é escolhendo as atividades que exigem mais atenção, então, apenas ao finalizá-las e conquistar seus resultados, passe para atividades relacionadas a outro projeto.

Mudar de atividades constantemente irá diminuir seu desempenho na execução de ambas, fazendo com que nenhuma delas seja finalizada.

Contudo, existem momentos onde mais de uma atividade precisarão ser executadas simultaneamente, para otimizar sua atenção, execute tarefas em que o impacto da interrupção é menor.

3. Livre-se das distrações

Tem alguma tarefa muito importante que precisa ser realizada? Livre-se das distrações! Utilize mensagens automáticas em seu e-mail ou telefone, desative as notificações, feche páginas de sites e redes sociais que não são relacionadas ao seu projeto.

Busque diminuir a possibilidade de fatores que podem tirar sua atenção e atrapalhar seu desempenho.

Explique para seus colegas ou família sobre como manter o foco neste momento é importante para que eles possam contribuir, de uma maneira compreensiva, com sua dedicação à atividade que precisa ser finalizada.

Distrações

4. Comece a dizer não

Ser prestativo a ajudar os colegas é uma característica valorizada por todos. No entanto, não conseguir dizer não e dizer sim para tudo é um comportamento que pode afetar seus resultados.

Defina o que você quer alcançar, faça metas para alcançar estes resultados e as coloque em uma lista de afazeres. Afinal, seu tempo é muito precioso, por isso precisa ser respeitado e bem utilizado.

Aprenda também a dizer não para objetivos que não mais interessantes. Desta forma, será possível abrir mão de funções que não são seu foco e não contribuem com os resultados que deseja alcançar.

Este processo é muito importante, pois conseguir deixar de lado as tarefas que não precisa fazer deixará sua mente menos preocupada e mais focada.

5. Foco em uma atividade por vez

Como já explicamos previamente, fazer várias tarefas simultâneas e alternar rapidamente entre atividades é um comportamento que compromete seu desempenho.

Avalie os objetivos do seu dia, então, escolha a tarefa mais importante e trabalhe exclusivamente para completá-la.

Então, antes de dedicar todo seu foco completamente a um novo projeto complexo, faça um breve descanso e conclua algumas das atividades mais simples.

6. Aprenda como manter o foco automático

Planeje sua rotina ideal para criar hábitos que irão colaborar com a execução natural de suas tarefas.

Deixa prontas as ferramentas necessárias para executar aquele projeto e defina um horário específico para cumpri-las.

Calendários e lembretes são aliados no desenvolvimento destes hábitos, além disso, para reforçar este comportamento, dê recompensas para você mesmo ao atingir os objetivos definidos.

Chegará o momento que estas ações serão naturais e farão parte integral em sua rotina, diminuindo a resistência às adversidades.

Desta forma, será possível manter mais seu foco, energia e atenção para projetos que fogem do script e precisam de mais atenção.

Foco automático

7. Mantenha um ambiente favorável

As distrações e interrupções que podem tirar seu foco também podem estar ligadas diretamente ao seu ambiente de estudo ou trabalho.

Portanto, tome providências para diminuir ao máximo o número de visitas inesperadas.

Mantenha um ambiente organizado, limpo e agradável, onde os itens necessários para executar seu projeto são de fácil acesso.

Busque evitar as distrações de seu ambiente, em um ambiente home office desligue a televisão, remova as notificações de seu celular e deixe claro qual é seu horário de trabalho, para que possa ser respeitado. Já em um ambiente corporativo, evite as brincadeiras e conversas que surgem no escritório.

8. Visualize suas metas

Encontrar um método de visualizar sua lista de tarefas e colocá-la em prática é algo tão importante quanto criá-la.

Visualizar constantemente suas meta é um dos passos essenciais de como manter o foco.

As ferramentas para gerenciar tarefas são muito importantes na administração de uma alta demanda de atividades, garantindo que nenhuma será deixada de lado.

Isso pode ser feito utilizando opções mais simples como blocos de anotações e agendas ou plataformas digitais de produtividade como Trello, Asana, Google Calendar, entre tantas outras opções disponíveis gratuitamente na internet.

9. Faça alguns intervalos

Trabalhar por 8 horas seguidas é considerado o padrão por muitas pessoas e, em alguns casos, pode gerar bons resultados.

No entanto, isso não irá garantir que seu desempenho seja melhor, podendo até mesmo resultar no oposto, aumentando seu cansaço e tornando atividades entediantes.

Se possível, programe intervalos enquanto realiza o planejamento de dias trabalhados e atividades que precisam ser executados.

Uma excelente maneira de gerenciar seu tempo para adotar intervalos programados é a utilização da Técnica Pomodoro.

Um método que divide teu tempo em ciclos 25 minutos de trabalho, acompanhado de 3 a 5 minutos de intervalo. Então, após 4 ciclos completos, permite o descanso de 15 a 30 minutos.

Intervalo após período de trabalho com método pomodoro

10. Leve uma vida saudável

Pode parecer um clichê, mas não podemos falar sobre como manter o foco sem lembrar a importância de manter um corpo saudável.

Independente de sua eficiência e a quantidade de trabalho que consegue executar um dia, se sua saúde não estiver bem, manter produtividade e qualidade do trabalho enquanto respeita deadlines será algo cada vez mais difícil.

Portanto, repense em seu estilo de vida e faça escolhas para torná-lo mais saudável. Busque manter uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos com frequência.

Lembre-se também que a qualidade do sono tem um grande impacto em sua capacidade de manter o foco.

Aprende como manter o foco para melhorar sua produtividade no trabalho e nos estudos?

Entendemos que trabalhar e estudar com qualidade é algo que impacta a vida de todos expressivamente.

Aprender a manter o foco para alcançar seus objetivos é uma etapa essencial neste processo.

Aproveite estas dicas e as coloque em prática para aprender mais sobre sua área de atuação ou encontrar uma nova carreira estudando com os melhores cursos online disponíveis na internet.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download