30 maneiras de fazer sua primeira venda online

atualizado 26 de março de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Luciano Larrossa
Luciano Larrossa
Mágico do Marketing

Depois de criar a sua estratégia, desenhar seu negócio, escolher quais ferramentas usará e finalmente colocar sua loja virtual online, chega o momento da verdade: vender. Não podíamos deixar você sozinho nessa, então, para ajudar seu negócio a deslanchar, trouxemos 30 maneiras de fazer sua primeira venda online para seu ecommerce decolar!

1. Tenha um ecommerce com interface amigável em dispositivos mobile

Para começar, um dos principais mandamentos no ecommerce atualmente é contar com uma interface amigável com dispositivos mobile, como smartphones e tablets. Essa é a principal diferença entre um ecommerce atualizado e um que possivelmente será considerado abandonado por visitantes por ser incapaz de atender ao consumidor mobile. Preze por uma plataforma que ofereça suporte a qualquer tipo de display e seja fácil de usar nestes aparelhos.

Para isso, aproveite e confira nossa lista com os melhores sites para criar loja virtual. Nela, você encontrará diversas opções para abrir seu próprio negócio e começar a vender online hoje mesmo.

2. Tenha uma plataforma de chat online próativo

Como uma das melhores plataformas de chat em ecommerce atualmente, o JivoChat conta com facilidade de uso nos dispositivos móveis tanto para sua empresa quanto para clientes. Um de nossos recursos mais utiliados permite que envie uma mensagem a um visitante de seu site, se disponibilizando a tirar dúvidas e encaminhá-lo para sua primeira conversão.

Aproveite essa solução para destacar-se das demais empresas em seu nicho e ajudar a impulsionar sua marca através de um atendimento com excelência.

JivoChat

3. Descubra onde está seu cliente

Principalmente em negócios que envolvem um hobby, é comum que já esteja inserido dentro da comunidade e saiba onde está o cliente. Caso contrário, é necessário que pesquise e passe a frequentar os espaços onde estes potenciais clientes estarão. Se sua área de negócios está majoritariamente no Instagram, é obrigatório que também esteja. Se estes clientes possuem um local de encontro - por exemplo, livrarias - é lá que também deve estar.

4. Construa sua lista de emails

Endereços de email nunca são demais. Desde o lançamento de seu ecommerce, abuse das estratégias para captar emails de seus visitantes. Sempre dedique um espaço de sua página para que visitantes deixem seu email. O Jivochat também conta com uma ferramenta importante para captação de emails, através de seu formulário pré-atendimento, que pode ser oferecido a um visitante ou cliente assim que ele aciona seu chat - o que também lhe ajuda a segmentar sua base de leads de acordo com as preferências e perfil de cada visitante, impulsionando suas taxas de abertura.

5. Adote um serviço de email marketing e envie newsletter a seus cadastrados

Com um banco de emails estabelecido, chega a hora de adotar um serviço de email marketing para o envio de newsletter para seus visitantes e clientes. Através dele é que poderá divulgar seus novos produtos, além de mantê-los informados sobre promoções e cupons de desconto. É uma das estratégias mais usadas pelas grandes redes varejistas, como a própria Amazon. Para que não fique perdido em busca de ferramentas que possam ajudá-lo, confira nossa lista com as melhores ferramentas de email marketing disponíveis no mercado.

6. Promova seu negócio no Facebook

Descubra Clientes

Independente de onde seu cliente esteja, atualmente é obrigatório que tenha uma página no Facebook. Na maioria dos ramos de negócios, o Facebook será sua principal rede social para divulgação, mas, mesmo que não seja, ainda sim é expressivo o suficiente para que esteja por lá.

7. Participe de grupos do Facebook

Uma maneira de começar a divulgar sua página é entrar em grupos relacionados à sua área de atuação. Antes, lembre-se de conferir as regras daquele espaço e se permite a promoção. Outra opção é a de procurar por uma versão de determinado grupo específica para vendas.

Grupos de Facebook

8. Impulsione posts no Facebook

Para dar um pontapé inicial em sua página no Facebook, é possível investir um determinado valor para impulsionar um post, ou seja, fazer com que ele tenha um alcance maior na rede social. Impulsionar uma publicação pode ser útil para quando sua página está no começo, especialmente para que uma promoção tenha maior alcance. Confira nosso conteúdo explicando tudo sobre trabalhar com o Facebook Ads em seu ecommerce.

9. Promova seu negócio no Twitter

Nem todos os negócios necessitarão utilizar o Twitter para chegar à sua primeira venda. Mas, diferente do Facebook, as publicações aparecem em ordem cronológica nessa rede social, o que pode se tornar uma vantagem. Nossa dica, nesse quesito, é que procure ter o maior número de seguidores possível antes de começar a divulgar suas promoções pelo serviço de microblogging.

10. Demonstre seus produtos no Instagram

Hoje, o Instagram é uma das redes sociais mais acessadas e com o maior potencial para negócios no ambiente digital, principalmente para quem vende produtos. A rede social prima do Facebook pode ser uma excelente forma de divulgar seu mostruário, revelando imagens em alta qualidade do que está a venda em seu ecommerce. Inclusive, ela conta ainda com seu próprio serviço de vitrine virtual para seus produtos através do Instagram Shopping.

Instagram para ecommerce

11. Comece um canal no Youtube

Outra forma de alcançar seus clientes é através do Youtube. A rede de compartilhamento de vídeos pode ser uma ótima maneira de dar mais detalhes sobre os produtos de sua marca, além de criar mais familiaridade entre sua empresa e os consumidores. Assim como nas outras redes sociais, é possível utilizar o canal para criar promoções e divulgar seus canais de venda.

12. Crie seu próprio blog

É imprescindível que tenha um blog próprio para divulgar seu negócio. Através dele, você pode levar o conhecimento que possui em sua área de atuação para seus consumidores, além de uma plataforma para divulgar suas contas nas redes sociais. Publicar textos relevantes em sua área darão mais credibilidade e confiança ao seu ecommerce, facilitando as vendas.

13. Otimize sua página e seu blog com SEO

Outro ponto importante que deve ser seguido independende de seu ramo. Otimizar sua página com SEO tornará ela mais fácil de ser encontrada através de uma busca no Google. Diversas plataformas para construção de ecommerces já contam com otimização para o ranqueamento, mas também deve pensar em tornar o seu blog mais facilmente encontrado, procurando escrever textos sobre assuntos buscados com frequência.

SEO para fazer vendas

14. Crie campanhas no Google Ads

No começo, será difícil obter um bom ranqueamento no Google, ainda mais quando seu ecommerce faz parte de uma indústria já estabelecida. Para contornar esse pormenor, vale a pena usar o Google Ads e criar anúncios e campanhas de maneira que tenha maior alcance no buscador. No entanto, não basta apenas escolher uma palavra e pagar: é necessário que estude a ferramenta para que possa criar as campanhas mais efetivas.

15. Compre banners

Um dos métodos de divulgação mais antigos na Internet, o uso de banners ainda é uma das táticas que podem ser usadas para conseguir sua primeira venda. Assim como as campanhas do Adwords, é necessário que estude o funcionamento dos banners e como funcionam os leilões do Google para que seu banner possua o máximo de presença possível.

16. Aprenda sobre Analytics

Outra ferramenta útil para conseguir divulgar seus produtos e emplacar sua primeira venda é o Analytics do Google. Através dele, é possível conhecer o comportamento dos visitantes de sua página e para onde eles se encaminham após sair. Com esse conhecimento em mãos, você pode direcionar melhor suas campanhas e medir o que está dando certo e errado em sua divulgação.

17. Obtenha bom ranqueamento em buscadores de compras

Uma maneira bastante efetiva de conseguir sua primeira venda online é a de buscar um melhor ranqueamento em buscadores específicos para comércio, como o Buscapé no Brasil ou o próprio Google Shopping. O único problema associado a eles é que, possivelmente, deverá abaixar o seu preço para conseguir se posicionar melhor, efetuar suas vendas e assim construir sua reputação.

Google Shooping

18. Envie amostras de seus produtos e peça reviews em troca

Uma boa maneira de dar o pontapé inicial é o envio de produtos para influenciadores digitais para que façam uma análise e publiquem uma review em seus canais. Seja com uma análise publicada em um site, veículo impresso, vídeo no Youtube ou até mesmo um review com menção nas redes sociais, ter uma review positiva publicada é uma ótima maneira de atrair consumidores para sua loja e seus produtos.

19. Faça algo inesperado para promover seu produto

Alguns consideram firula, outros genialidade. A verdade é que uma ação inesperada nas redes sociais pode tornar seu ecommerce em um ilustre desconhecido em um negócio que pode te tornar revelação do ano. Não existe uma fórmula mágica para criar um conteúdo viral, mas você o importante é fazer algo que se destaque de acordo com o seu nicho de mercado e público, ou seja, que tenha tração e seja amplamente compartilhado nas redes sociais.

Ice Bucket Challenge

20. Tenha um produto que seja único e se destaque

Ter um produto único não é fácil, mas ainda é uma das melhores estratégias de venda. Conseguir um produto de destaque que atenda a algum anseio do consumidor - mesmo que eles mesmos não saibam que ansiavam por determinado produto - pode ser a chave para sua primeira venda. Não apenas isso, mas também o confere maiores chances de ser encontrado nos buscadores com menor investimento, assim como nas redes sociais.

21. Venda seus produtos para grandes lojas varejistas

Seu ecommerce não precisa ter como alvo apenas o consumidor final. Também é possível que seja parceiro de grandes redes de ecommerce, oferecendo seus produtos para venda nessas plataformas, principalmente se contar com itens únicos que não estão presentes nessas linhas. Mesmo que não fique com o valor total da venda, atuar como distribuidora pode aumentar seu volume, compensando o valor que fica com o varejista.

ecommerce

22. Participe de eventos em sua área

Estar online não significa que deveria apenas se manter online. Quando possível esteja presente fisicamente em eventos de sua área da indústria ou eventos relacionados. Por exemplo, se o seu ecommerce é especializado em utensílios para cozinha oriental, você pode estar presente tanto em eventos especializados em culinária quanto os destinados à cultura pop dessa região.

23. Venda pessoalmente

Seguindo a linha do item anterior, marcar presença em eventos não vale apenas para demonstrar os produtos de seu ecommerce, mas também vendê-los por lá, mesmo que não possua um estabelecimento físico. Você pode aproveitar tal evento para vender seus produtos com descontos, ou, para divulgar sua página, ceder a cada comprador no evento em particular um cupom para desconto em seu site.

24. Crie seu próprio evento

Especialmente útil caso esteja localizado em uma região com poucos ou nenhum evento relacionados a sua área. Ao criar seu próprio evento - que pode ser divulgado em sua página ou em grupos locais - é possível tornar seu ecommerce conhecido em sua área. A organização de um evento próprio pode o ajudar a expandir localmente antes de tentar "dominar o mundo".

evento

25. Faça networking com negócios locais, mesmo que sua presença seja digital

Ter um ecommerce como seu negócio não significa que deve deixar de ter relações com negócios locais, principalmente quando podem ser complementares. Conhecer sua localidade e as pessoas envolvidas nela podem ser de grande ajuda na divulgação de seu ecommerce. Vale lembrar que os custos logísticos também caem consideravelmente ao contar com uma clientela fiel próximo à sua região.

26. Promova seu negócio localmente

Não foi a toa que recomendamos construir um networking com os negócios locais, mesmo com presença exclusivamente virtual. Como falamos anteriormente, presença digital não significa excluir sua área local. Algumas vezes, é mais vantajoso e barato divulgar sua loja localmente do que investir grande quantidade de tempo e dinheiro em uma impulsão de post no Facebook. Por isso, leve em consideração a área no qual está inserido, sua comunidade e seu potencial de compra.

27. Use seus contatos pessoais para divulgar seu negócio

Especialmente útil na fase inicial de seu ecommerce. Não seja tímido e pode envolver familiares, amigos e todo tipo de contato pessoal para divulgar sua página, fazendo uma espécie de boca a boca digital. A tática é bastante útil no Facebook, já que recentemente a rede social passou a dar maior prioridade para publicações de familiares e amigos em relação às páginas comerciais.

boca a boca

28. Ofereça promoções e cupons de desconto

Já abordamos em parte esse item nas dicas anteriores. Mas é sempre bom lembrar que competições nas redes sociais, distribuição de cupons de descontos e as boas e velhas promoções ainda são estratégias eficientes. Independente de seu objetivo, seja ele atrair mais seguidores, emplacar sua primeira venda ou queimar seu estoque, planeje bem como irá promover seu produto de acordo com seu objetivo atual. Inclusive, isso pode ser feito diretamente de dentro de sua página com os convites proativos de seu chat online.

29. Faça parcerias com negócios complementares

Além de pesquisar como funciona sua concorrência, é essencial que busque quais empresas e ecommerce oferecem produtos ou serviços complementares ao seu. Através deles, é possível propor parcerias entre si, oferecendo pacotes de produtos em conjunto, assim como ações de marketing e publicações combinadas nas redes sociais.

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30. Seja persistente

O item 30 pode ser encarado como o número 1 dessa lista e é a regra de ouro para todo vendedor: seja persistente! Com as ferramentas que apresentamos até aqui, você passa a ter oportunidades em diversas frentes de tornar seu nome mais conhecido, assim como diferentes maneiras para fazer sua primeira venda online e dar a ignição para a decolagem de seu ecommerce!

E não se esqueça de acessar mais vídeos como o acima no Canal do Youtube da JivoChat Brasil

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