10 razões que tornam o live helper chat a melhor forma de atendimento

atualizado 4 de julho de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Apesar de amplamente difundida - especialmente na área de ecommerce -, as ferramentas de live helper chat muitas vezes ainda continuam preteridas pelos negócios na web, não sendo consideradas as principais e, algumas vezes, deixadas de lado mesmo que um negócio tenha presença digital. Normalmente, isso acontece com empresas físicas, como lojas ou prestadores de serviços, que passam a ter presença online, mas que não estendem essa presença adicionando uma maneira de seus clientes entrarem em contato, optando por manter as formas de atendimento que já estão acostumados.

Porém, em não usar um atendimento online com live helper chat, essas empresas perdem potencial de fidelizar clientes e até mesmo de fechar novos negócios. Isso acontece pois o chat online deixou de ser apenas uma ferramenta de resposta, contando também com funcionalidades mais ativas, como o próprio convite proativo, uma das funcionalidades do Jivochat. Por isso, montamos esse texto com 10 motivos pelos quais o live helper chat é a melhor forma de atendimento para o seu negócio!

1. Atendimento instantâneo

Nada de esperar uma resposta por email, como acontece nos famosos formulários de contato dos sites. Embora usar tanto o live helper chat quanto o formulário de contato - principalmente fora dos horários de atendimento - sejam bastante úteis, ao utilizar o chat, os clientes podem ter quaisquer dúvidas ou reclamações respondidas imediatamente, evitando o acúmulo de solicitações para o dia seguinte. Além disso, quanto mais rápido puder prestar atendimento a um cliente, maiores são as chances dele se tornar fiel ao seu negócio.

2. Menor esforço para os clientes

Sem Serviço

Embora o argumento de atendimento instantâneo também possa ser utilizado pelo atendimento telefônico, ele ainda não é tão prático quanto o atendimento online. Através das ferramentas de chat online, o cliente ou visitante pode ser atendido diretamente no site, com uma janela já pronta para ele fazer qualquer solicitação quando quiser. Enquanto isso, para o atendimento telefônico é necessário ainda que ele pesquise o número, faça a ligação e, muito provavelmente, fique pendurado na linha aguardando um operador.

3. Um operador pode fazer múltiplos atendimentos simultâneos

Outra das grandes vantagens de usar um chat online em relação aos atendimentos telefônicos é a possibilidade de "multiatendimento". Como a maioria dos atendimentos é feito por texto, um mesmo operador pode lidar com mais de um visitante ou cliente ao mesmo tempo.

Dessa maneira, os atendimentos se tornam mais ágeis tanto para a empresa quanto para os clientes, que esperam menos tempo para serem atendidos. Claro que sempre vale lembrar que sobrecarregar o operador com muitos atendimentos simultâneos podem resultar o efeito inverso: demora demasiada no atendimento e confusões entre as solicitações, entre outros.

4. Também permite atendimento por voz

Engana-se quem pensa que o live helper chat só pode ser feito através de texto. Para aqueles que preferem conversar com a pessoa do outro lado, algumas ferramentas de chat online - inclusive o Jivochat - permitem que o cliente solicite o atendimento por voz. Isso acaba por tornar sua vantagem em relação aos telefones ainda maior, já que os contatos são feitos através de voz por IP, sem a inclusão de taxas telefônicas.

5. Permite troca de arquivos...de maneira instantânea!

Arquivos

Embora os emails permitam que anexe arquivos, o atendimento por chat pode acelerar processos burocráticos que tomariam mais dias caso outra fonte de atendimento fosse utilizada. Fotos e cópias em pdf de documentos como identidade ou carteira de motorista podem ser enviada para quaisquer confirmações necessárias. Ou seja, até nos procedimentos mais demorados, a utilização do live helper chat agiliza sua conclusão.

6. Conta com captação de informações menos incovenientes

Quantas vezes se incomodou em atendimentos pela necessidade constante de confirmar ou dar informações, mesmo quando julgava sem necessidade? Acreditamos que, assim como nós, muitas vezes. No entanto, em um live helper chat a situação é diferente. Tanto visitantes quanto clientes raramente reclamarão da necessidade de repetir informações a todo o tempo, caso exista um plano de atendimento que evite isso.

No Jivochat, por exemplo, contamos com formulários pré-atendimento, no qual os donos de negócios podem definir quais informações são essenciais para se manter no banco de dados. O formulário pode ser apresentado ao visitante antes de uma atendimento, removendo a necessidade do atendente ficar solicitando novas informações. Integrando o chat com ferramentas de CRM, seu operador pode ter de antemão as informações em um futuro atendimento.

7. Acompanhamento de clientes e visitantes em tempo real

Uma das vantagens dos chats online está na possibilidade de acompanhar o que os visitantes estão olhando em seu site. Isso se desdobra em diversos benefícios para seu negócio: poder ajudar os clientes a encontrarem botões ou itens em específico ou até mesmo realizar sugestões de acordo com a navegação. Isso facilita o fechamento de conversões, já que pode traçar um perfil do visitante rapidamente com base no que visita e não necessariamente em palpites.

Acompanhamento

8. Envio de mensagens pré-gravadas

Diferente das máquinas de atendimento do telemarketing, as mensagens pré-gravadas do chat são selecionadas pelo próprio operador. Ou seja, enquanto é necessário passar por diversos redirecionamentos até conseguir conversar com um ser humano do outro lado da linha, a qualquer momento o cliente está tendo acesso a uma outra pessoa. Ao invés de simplesmente tentar "se livrar" do cliente ao colocá-lo no atendimento eletrônico, as respostas automáticas dos live helper chat agilizam o processo sem remover o acesso do visitante a um atendente.

9. Flexibilidade e portabilidade

Usar um sistema de live helper chat é mais flexível do que as outras formas de atendimento em geral. Embora o email também possa ser usado em dispositivos móveis, algumas ferramentas não incluem apenas o aplicativo para acessar seu chat online nestes aparelhos, mas providenciam maneiras de embutí-los também no aplicativo de seu negócio, caso haja algum. Isso significa que pode atender de qualquer lugar, em qualquer horário e ainda permite prestar atendimento dentro de seu próprio app, caso ele seja a principaln forma de contato de sua empresa. Vale a pena realçar que esta funcionalidade também está disponível no JivoChat.

Parcerias JivoChat: nosso programa de afiliados paga 30% recorrentes.

10. Não necessita de setor de vendas internas separados do atendimento

Com o treinamento certo, não é necessário ter um setor de vendas internas separados do atendimento. Através de ferramentas como o convite proativo, seus operadores podem abordar um visitante do site, se disponibilizando automaticamente e guiando-os pelo processo de encontrar o que procuram até o estágio final de compra.

Chat proativo

Conheça mais vantagens de se ter um live helper chat à disposição

Após ler estas 10 razões, recomendamos que acesse nossa página de funcionalidades do Jivochat e confira por conta própria as grandes vantagens de contar com um sistema de live helper chat em seu negócio!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download