JivoChat para Agências de Turismo - como usar?

atualizado 24 de janeiro de 2023
Tempo de leitura6 minutos
Lucas C.
Lucas C.
CMO

Apesar de ser um mercado tradicional, a área de turismo é uma das que mais aceitam novidades e inovações, principalmente por lidar com experiências de vida. Diferente de serviços como consultas médicas ou salões de beleza, é provável que muitos usuários de agências de turismo entrem em contato através de um site ou redes sociais. Se está precisando renovar e melhorar o atendimento online de seu negócio para encontrar mais clientes pela internet, então confira algumas dicas de como usar o JivoChat para turismo e instale já nossa plataforma!

Leia também no blog JivoChat: Chat online para ecommerce - como utilizar?

Modelos de resposta prontos para ofertas e promoções

Os modelos prontos são uma das principais ferramentas para agilizar o atendimento online, independente de seu ramo de atuação. Na área de turismo, pode ser usado especialmente para mostrar aos visitantes de seu site novas ofertas - como um pacote de viagem a um país que antes não estava disponível em seu catálogo - ou promoções que estiver oferecendo.

Respostas

Você pode treinar seus operadores para oferecer uma resposta rápida com novas ofertas sempre que um visitante do seu site perguntar sobre os roteiros que sua agência cumpre. Também é possível que, ao invés de apenas mostrar os lançamento, priorize a demonstração dos pacotes mais vendidos por sua agência, já que são os mais fáceis de vender.

Na área de turismo, é comum que passageiros tentem arrumar algum tipo de desconto no fechamento do pacote, já que a maioria custa um valor alto. Também pode utilizar esses modelos para oferecer desconto ou oferecer pacotes que já estão em promoção sempre que um usuário solicitar. Existem diversas maneiras de utilizar as respostas prontas para alavancar a venda de pacotes e oferecer melhor atendimento, como também mostramos nesse artigo com 10 reclamações de clientes e 3 respostas para cada.

Envie respostas frequentes sobre o local que o visitante pretende visitar

Ainda falando no modelo de respostas prontas, uma das melhores opções para quem pretende usar o JivoChat para turismo é o de oferecer um guia completo de dúvidas frequentes e suas respectivas respostas quando um cliente tiver uma dúvida no chat. A dica é útil principalmente com aqueles que ainda não decidiram seu destino e podem ser convencidos ao terem suas questões sobre cada local em específico respondidas.

Dessa maneira, ele saberá o que o espera no destino, quais os costumes, melhores locais para visitar, informações gerais de transporte e serviços públicos e até cuidados que deve tomar ao passear por uma cidade. Talvez não seja possível criar esse FAQ de primeira, principalmente se está a oferecer um destino novo do qual ainda não recebeu muitas perguntas. Por isso, é importante que utilize os backups de conversas que o JivoChat oferece na criação dessas respostas.

FAQ

Dessa maneira, terá uma boa variedade de perguntas frequentes que servirá de base para os FAQs que está a criar. Aproveite que não há limite de quantas respostas prontas pode elaborar para desenvolver um FAQ completo sobre os destinos que sua agência cobre. Usar os FAQs agilizará consideravelmente o atendimento, já que irá esclarecer diversas dúvidas de uma vez só.

Envie as melhores fotos de cada destino

Outra ferramenta essencial que o JivoChat disponibiliza e pode ser o grande diferencial para sua agência de turismo é a possibilidade de enviar arquivos durante a conversa. Essa estratégia pode ser facilmente combinada com o envio das respostas prontas com o FAQ dos locais que um cliente pode estar em dúvida. Além de informá-lo sobre os destinos que está pensando em escolher, você pode também enviar as melhores fotos do local. Dessa maneira, você tem o potencial de não apenas oferecer informações, mas também de encantá-lo, ajudando a escolher o destino para suas férias ou viagem de negócios.

Além de ajudar o visitante a se decidir sobre seu próximo destino, você também pode combinar o envio dessas fotografias ao utilizar as respostas prontas para divulgar promoções e descontos. Assim como no exemplo anterior, é possível que seu operador envie uma resposta pronta com desconto para um destino e, em seguida, enviando as melhores fotos do local. A indústria do turismo utiliza fotografias com frequência para atrair novos clientes aos destinos que oferece e com o JivoChat pode usá-las de uma maneira ainda mais estratégica.

Leia também no blog JivoChat: 9 melhores aplicativos para criar imagens em sua loja virtual

Utilize as ferramentas de telefonia do JivoChat

Os clientes da indústria do turismo são bastante variados. Sejam eles jovens acostumados às novas tecnologias em busca de um local com bastante aventura, recém-casados indo passar a lua de mel, casais com famílias estabelecidas ou senhores aposentados, sua agência possivelmente atende a todos esses nichos, caso não tenha optado por se especializar em algum deles.

Não se esqueça de usar o recurso Regiões: veja aqui como fazer para usar esse recurso no seu JivoChat.

Telefonia

Por isso, é necessário se adaptar às habilidades e limitações de cada um. Por exemplo, uma agência voltada a atender senhores de idade provavelmente receberá mais ligações do que solicitações de chat online. Exatamente para atender todos os públicos o JivoChat também conta com um sistema próprio de telefonia, que permite integrar seu atendimento pelo site e pelo telefone.

Além de poder atender visitantes de seu site e ligações através do JivoChat, nossa plataforma também conta com outra ferramenta bastante útil, chamado sistema de callback. Através dele, um usuário que está procurando um pacote de viagem em seu site pode agendar ou solicitar uma ligação imediata, bastando preencher seu número em um formulário. Vale lembrar que, a cada solicitação de callback por parte de um visitante, você automaticamente ganha um lead para trabalhar em seu setor de vendas, por exemplo. Clique no link para saber mais sobre nosso sistema de callback.

O JivoChat também permite integração com o Facebook!

Como mencionamos no início do artigo, os clientes de agências de turismo estão, em maioria, acostumados a utilizar as redes sociais para tirar dúvidas sobre seu negócio. Apesar do Instagram estar em franco crescimento nos últimos anos, o Facebook ainda é usado com frequência pelos usuários para fazer contato com empresas e prestadores de serviço.

Por isso, o JivoChat também disponibiliza integração com o Facebook Messenger, permitindo que os operadores de sua agência possam atender visitantes do site e seguidores de sua Fan Page na rede social. Vale notar que a plataforma de Mark Zuckerberg está investindo forte na comunicação entre usuários e empresas através do Messenger, permitindo a criação de anúncios com botões para começar uma conversa no Messenger e a instalação de chatbots, por exemplo. Em ambas as opções, pode deixar um operador à postos toda vez que um usuário do Facebook solicitar pelo atendimento de um humano.

Facebook

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Agora que falamos sobre como as principais ferramentas do JivoChat podem atender sua agência de turismo, melhorando o atendimento e suas vendas online, chegou a vez de você mesmo colocar isso à prova. Por isso, oferecemos aos novos assinantes de nossa plataforma 14 dias de testes GRATUITOS do JivoChat, com todas suas funcionalidades liberadas durante esse período. Para começar seu teste, basta se registrar através do link e instalar o JivoChat em seu site!

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