Como recuperar conta do Instagram em 2024 [Guia Completo]

atualizado 12 de janeiro de 2024
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Procurando maneiras de como recuperar conta do Instagram? Se a resposta for sim, você está no lugar certo. Se a sua conta na rede social tiver sido hackeada, comprometida por alguma razão ou se você simplesmente não consegue se lembrar da senha da sua conta, não se preocupe.

O Instagram possui um sistema de ajuda especialmente projetado para ajudar em ambas as situações. Tudo o que você vai precisar é do seu nome de usuário, endereço de e-mail ou número de telefone associados à sua conta.

As etapas detalhadas para recuperar o acesso à sua conta na rede social serão explicadas ao longo deste artigo. Então, se você quer saber como recuperar conta do Instagram, preparamos um passo a passo completo e dicas para recuperar e proteger sua conta na rede social. Seja por esquecer a senha ou, em casos piores, alguém tenha te hackeado, é interessante saber como reativar Instagram. A própria plataforma possui um sistema para auxiliar os usuários em ambos os casos.

Como recuperar a conta do Instagram

Se você perdeu acesso a sua conta e quer saber como recuperar conta do Instagram, não precisa se preocupar, em poucos passos você pode reativar seu perfil sem muitos problemas. Confira!

Recuperar a conta do Instagram se esqueceu o usuário ou a senha

Se você esqueceu o usuário ou a sua senha, não se desespere, essa é uma das formas mais simples de se resolver quando se trata de reativar Instagram. Caso você não tenha e-mail e telefone de contato atualizados, basta seguir esses passos.

  • Acesse a página inicial do Instagram e clique em "Esqueceu a senha?";
  • Insira o seu e-mail, telefone ou nome de usuário vinculado na rede social para seguir com o processo de recuperar a conta do Instagram;
  • Escolha entre SMS ou e-mail para o Instagram enviar o código de recuperação da conta;
  • Insira o código enviado e siga o passo a passo indicado pelo suporte da rede social para recuperar a conta do Instagram.

Captura de tela de login e recuperação de senha do Instagram

Como recuperar conta do Instagram hackeada?

Se você não tem acesso ao seu Instagram, pode significar que sua conta tenha sido hackeada e provavelmente o hacker trocou sua senha e te desconectou da rede social. 

Para recuperar conta do Instagram que foi hackeada basta saber o e-mail utilizado para cadastro do seu perfil. Confira o passo a passo:

  • Na tela de login do Instagram, escolha a opção "Esqueci a senha"
  • Digite o e-mail, telefone ou nome do usuário cadastrado na rede social e clique em "Avançar"
  • O Instagram ira enviar um código para seu e-mail ou SMS cadastrado
  • Digite o código recebido no Instagram e clique em "Avançar"
  • Feito isso, você terá acesso novamente a sua conta

Mesmo recuperando sua conta, é possível que o invasor tenha alterado as configurações do seu perfil.

Nesse caso, é necessário entrar em contato com o suporte do Instagram. Fazendo isso, vai ser necessário responder um formulário respondendo "Minha conta foi invadida".

Como recuperar a conta do Instagram com outro email ou telefone?

Quando um hacker invade sua conta, a primeira coisa que ele pode fazer é mudar o endereço de e-mail associado. Se isso acontecer, pode se tornar extremamente difícil recuperar a conta.

No entanto, o Instagram toma precauções de segurança e envia um aviso de alteração para o seu e-mail legítimo do usuário.

Portanto, se você receber um e-mail da seguinte origem: security@mail.instagram.com, poderá utilizar essa mensagem para reverter a situação e retomar o controle da sua conta com facilidade.

  • Usar um endereço de e-mail novo que não esteja associado a qualquer outra conta no Instagram;
  • Abrir o aplicativo e fazer logout de todas as contas que estiverem conectadas;
  • Digite o nome de usuário e clique na opção "Esqueci minha senha";
  • Depois disso, selecione a opção "Preciso de mais ajuda";
  • Agora, você terá a opção de redefinir sua senha usando o telefone vinculado à conta.

No entanto, se até mesmo usando o telefone não conseguir recuperar a conta, nesta situação:

  1. Repita os passos anteriores;
  2. Quando solicitar o envio de código para o telefone vinculado, clique em "Não consigo acessar o e-mail ou número de telefone";
  3. Informe que sua conta foi invadida;
  4. Informe se sua conta é pessoal ou comercial;
  5. Informe o e-mail novo criado;
  6. Faça um vídeo-selfie, envie e confirme o processo ao final da página;
  7. No novo e-mail, você receberá uma confirmação;

Vale a pena destacar que esse é um método demorado, repita a operação várias vezes ao dia.

Perfil desativado por engano

Pode acontecer do seu Instagram ser desativado por engano, ou que você perca o acesso por descumprir alguma regra da plataforma. Mas se você não fez nada de errado, existem duas formas de analisar perfis denunciados.

Por saber que podem existir erros nesses casos, o Facebook disponibiliza um link na Central de Ajuda da plataforma, que pode ser utilizado para recuperar conta do Instagram caso tenha sido desativada de maneira injusta.

Basta preencher as informações corretamente e clicar em Enviar. A equipe do Instagram irá avaliar a situação e te encaminha uma resposta via email.

Tela da central de ajuda do Facebook

Desativou o perfil do Instagram

Caso você tenha desativado temporariamente sua conta e queira saber como recuperar conta do Instagram, basta acessar o aplicativo e fazer login com senha e a conta será reativada normalmente.

Pode demorar um pouco para que as informações do seu perfil apareçam, como fotos e número de seguidores. Então, não precisa se desesperar, é só aguardar que os dados retornem aos poucos.

Excluiu a conta do Instagram

Nesse caso, não tem o que fazer. Se você excluiu de maneira permanente sua conta do Instagram, não é possível mais recuperar a conta. No momento da exclusão, a plataforma remove tudo da sua conta.

Se você quer saber como excluir o Instagram, confira nosso artigo completo explicando tudo sobre o processo, clicando aqui.

Como proteger minha conta do Instagram?

Agora que você conheceu os principais métodos de como recuperar conta do Instagram, iremos te apresentar algumas formas de proteger sua conta contra possíveis invasões.

1. Mantenha email e telefone para contato sempre atualizados

Uma das formas mais simples para recuperar conta do Instagram é através das suas informações de contato. Por isso, nunca deixe de atualizar essas informações.

Para fazer isso, acesse o seu perfil no Instagram e clique no menu de 3 barrinhas no canto superior.

Feito isso, acesse as configurações e privacidade da sua conta.

captura de tela do Instagram

Em seguida, entre em "Central de Contas" para poder atualizar seus dados pessoais.

captura de tela do Instagram

2. Ative a autenticação de dois fatores

Outra forma de proteger sua conta do Instagram é ativando a autenticação de dois fatores, aumentando a segurança do aplicativo. Essa ferramenta consiste em controlar o acesso através de um código gerado aleatoriamente, além da senha de acesso.

  • Para ativar a autenticação de dois fatores, basta acessar as configurações do seu perfil;
  • No menu segurança, escolha a opção Autenticação de dois fatores;
  • Escolha o método de segurança que preferir e ative-o.

Captura da tela do menu de segurança do Instagram

3. Remova a permissão de aplicativos de terceiros

Outra sugestão para proteger sua conta é desativar a permissão de aplicativos de terceiros. O próprio Instagram sugere essa medida, pois muitos aplicativos que pedem suas informações podem acabar roubando seus dados ou bloqueando sua conta por mau uso.

Para revogar o acesso a esses aplicativos, faça o login no Instagram pelo site e clique neste Link para acessar o gerenciamento de acessos e agora basta remover o acesso de todos os aplicativos.

Tela do Instagram Web

Aplicativo completo de gestão de Instagram!

Aprenda a aumentar seus resultados no Instagram

Se você quer aprender como usar os Stories do Instagram de forma criativa e aumentar o engajamento do seu perfil com esta e outras funcionalidades da rede social.

O curso Insta para Negócios é uma das melhores opções para quem deseja aprender de uma vez a transformar seu Instagram em uma conta business, atraente e profissional. Suas aulas abordam desde a criação de uma conta comercial até a elaboração de estratégias para negócios.

Profissionalize seu perfil no Instagram com o curso Insta para Negócios!

Aprendeu como recuperar sua conta do Instagram?

Esperamos que o nosso artigo tenha auxiliado a escolher a melhor maneira de como recuperar conta do Instagram.

Se você deseja aprender mais sobre o Instagram, faça um curso com profissionais. É possível aprender a gerenciar esta rede social profissionalmente e até mesmo torná-la uma de suas fontes de renda. Confira nossa lista com os melhores cursos de Instagram para gerar resultados e aprender a ganhar dinheiro com esta rede social.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download