O que é Email Marketing: como fazer e quais ferramentas

atualizado 20 de outubro de 2023
Tempo de leitura11 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

O email marketing ainda é um dos canais mais potentes para alimentar sua base de leads, fomentar novas vendas e reativar clientes cadastrados. Porém, não são todos que sabem exatamente o que cada uma dessas informações significa para seu próprio negócio.

Se você está adentrando o mercado digital e precisa de uma explicação completa e detalhada que responda perguntas como: o que é email marketing? Como fazer email marketing? Iremos ajudá-lo a entender tudo sobre o assunto neste artigo, onde abordaremos os tópicos:

  1. O que é email marketing?
  2. Email marketing no Brasil
  3. Como fazer email marketing
  4. Dicas para campanhas de sucesso
  5. Melhores ferramentas de email

Sem mais delongas, vamos lá!

O que é email marketing?

O email marketing nada mais é do que a utilização do email (correio eletrônico) como um canal de marketing direto.

Para isso, é necessário seguir diversas regras e normas preestabelecidas que visam garantir que os emails enviados não caiam diretamente na caixa de SPAM do consumidor - que é para onde todas as mensagens indesejadas vão.

Portanto, o primeiro fator crítico para o sucesso em campanhas, que abordaremos logo mais ao falar sobre como fazer email marketing, é obter o consentimento do destinatário, ou seja, do público alvo - seus clientes.

Isso é feito através de diversas formas, como uma caixa de marcação de "opt-in" no cadastro em sua página, através do preenchimento de formulários, cadastros em newsletters (envio de notícias), entre outros.

Email marketing no Brasil

Agora que tem noção sobre o que é email marketing, podemos apresentar números importantes sobre essa estratégia de marketing digital.

De acordo com o infográfico criado pela Rock Content a partir de uma pesquisa feita no cenário nacional, podemos destacar dados como:

  • 76,7% das empresas adotam estratégias de email marketing, dessas, 91% confiam em sua eficácia;
  • 58,4% usam a estrategia para nutrir o relacionamento com os clientes;
  • 94,3% das empresas que ainda não realizam campanhas pretendem adotar a estratégia no futuro;
  • 83,2% das empresas que empregam essa estratégia utilizam uma ferramenta de email;
  • Os três maiores métodos para criar uma lista de email são: assinaturas de newsletters, opt-in no cadastro de clientes e preenchimento de formulários em landing pages, respectivamente.
  • Por fim, 76,8% dos clientes já realizaram uma compra a partir do recebimento de uma newsletter.

Considerando estes dados, fica fácil identificar porque essa estratégia de marketing digital ainda é amplamente utilizada e não existe nenhuma iminência que perderá seu potencial.

Não se preocupe, apresentaremos tudo que você precisa saber sobre newsletters, formulários de cadastro, entre outras formas de aquisição de leads para que saiba tudo sobre o que é email marketing.

Estatísticas do email marketing

Como fazer email marketing

Para que tenha sucesso em suas campanhas, não basta simplesmente obter uma lista de clientes e começar a disparar emails não otimizados para eles.

As chances são que, caso faça isso, essas mensagens logo começarão a ir diretamente para a caixa de Spam, de forma que não terá resultados positivos.

Exatamente para que isso não aconteça, confira o passo a passo e perguntas que devem ser respondidas para saber como fazer email marketing.

Identifique seu público

Para quem você irá enviar suas campanhas? Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida, pois serve para direcionar todos os próximos passos.

Faça um estudo aprofundado de seu público alvo e considere criar a persona para suas campanhas. Esse processo ajudará a ter mais assertividade no email.

Além disso, certifique-se de segmentar sua base de leads e leve em consideração as preferências, necessidades e pontos de interesse dos clientes cadastrados. Para exemplificar, você pode considerar a lista de desejos do cliente.

Quanto maior for o seu mix de produtos ou serviços, mais importante será segmentar o envio de emails, como é o caso para ecommerces no nicho de multicategorias, por exemplo.

Se não possui essas informações, está na hora de investir em otimizar seu atendimento ao cliente para alavancar suas estratégias de marketing.

É importante considerar ainda que, de acordo com estatísticas acumuladas de diversas empresas que já empregam a estratégia, o prazo de validade de uma base de emails é de 4 anos no máximo.

Portanto, tente sempre renovar sua base para aumentar sua taxa de entregabilidade - ou seja - as chances de que os leads cadastrados receberão o email, o que ajuda a economizar nos custos de envio.

Defina objetivos para suas campanhas

O próximo passo sobre como fazer email marketing é definir exatamente quais são os objetivos, ou seja, os resultados esperados a partir das campanhas.

Identifique alguns dos objetivos comumente usados por negócios digitais para essa estratégia:

  • Nutrição de leads: alimentar sua base para reforçar o reconhecimento de marca e potencialmente reativá-los, convidando-os através de um CTA (Call to Action), etc;
  • Newsletter: enviar notícias sobre novos produtos, eventos, conquistas de seu negócio, etc;
  • Conversão: como emails projetados para recuperar carrinhos de vendas abandonados, avisos de que produtos na lista de desejo estão disponíveis novamente, etc;
  • Promoções e datas especiais: chamando atenção para descontos especiais, como no Black Friday, estratégias para o Natal, etc;
  • Fidelização: como emails para lembrar o cliente dos pontos acumulados no programa de fidelidade, desejar um feliz aniversário ao consumidor, entregar um brinde especial para clientes fiéis, etc.

Sabendo o que é email marketing, você já pôde perceber como essa estratégia é versátil e pode cumprir diversos propósitos.

Entretanto, para não cometer os principais erros de campanhas de email, é importante que cada mensagem enviada tenha objetivos específicos, não sobrecarregando o consumidor de informações e tirando o foco do assunto principal.

Elabore a estrutura do email

Com público e objetivo bem definidos, é hora de elaborar a estrutura de seu email. Para isso, existe um conjunto de técnicas que devem ser empregadas para melhorar seus resultados, como:

  • Otimizar o assunto do email: fazendo com que o conteúdo da mensagem seja compreendido mesmo antes de sua abertura;
  • Prezar pelo bom design: destacando elementos de foco de acordo com os objetivos estabelecidos;
  • Garantir que o email seja otimizado para visualização nos dispositivos móveis, como smartphones ou tablets;

Aqui, a atenção ao detalhe pode fazer toda a diferença.

Como queremos que saia daqui com dicas acionáveis sobre como fazer email marketing, falaremos mais sobre isso logo mais, ainda neste artigo.

Estabeleça um cronograma para suas campanhas

Diferente do que muitos pensam, fazer disparos frequentes não significa necessariamente que estará melhorando seus resultados.

Na verdade, caso envie emails de mais, isso só aumenta as chances de cair na caixa de SPAM ou de irritar o cliente a ponto do mesmo cancelar a inscrição.

Levando isso em consideração, qual é o melhor dia para disparar campanhas?

De acordo com uma pesquisa da customer.io, se o seu objetivo é ter altas taxas de abertura ao enviar newsletters ou conteúdo educacional, o melhor dia da semana é terça-feira.

Entretanto, emails acionáveis, que incluem CTAs, podem ter melhores resultados nos últimos dias da semana, antes do fim de semana.

E respondendo qual é o melhor horário para campanhas de email, a mesma pesquisa indica que: durante a tarde para taxa de abertura, no início da noite para taxa de cliques.

Claro, isso não é uma regra mágica que todos que sabem o que é email marketing seguem, são apenas indicativos baseados em pesquisas.

Acompanhe de perto suas métricas e o ROI

Para finalizar nossa seção sobre como fazer email marketing, não poderíamos deixar de falar sobre a análise de resultados e ROI (retorno sobre investimento).

A única forma de descobrir se sua estratégia está funcionando é através de relatórios, onde poderá acompanhar a taxa de abertura, números de cliques, obter dados para calcular o retorno gerado a partir do custo de envio, etc.

Felizmente, hoje você pode contar com diversas ferramentas projetadas para ajudá-lo a gerenciar e monitorar suas campanhas - falaremos mais delas ainda neste artigo.

Além disso, não deixe de fazer testes A/B para identificar quais modelos de email trazem mais resultados, confira nosso guia falando tudo sobre isso.

Faça testes A/B

Dicas para campanhas de sucesso

Queremos que tenha sucesso em suas campanhas e que atinja os objetivos almejados. Por isso, confira algumas dicas que podem ajudá-lo a entender ainda melhor o que é email marketing e como tudo isso funciona.

Evite comprar listas ou usar listas frias

A primeira - e potencialmente mais importante dica - é evitar adquirir listas de emails. Por mais tentador que utilizar uma lista pronta cheia de endereços, não há como saber se algum email incluso é uma Spamtrap.

Spamtrap é um email falso criado por soluções e sistemas antispam. Quando presente em uma lista, seu objetivo é guardar os dados do remetente que, caso continue a fazer envios para essa base, será enviado à uma lista negra (blacklist), fazendo com que disparos futuros sejam considerados SPAM automaticamente.

Portanto, tente sempre criar suas próprias listas de email. Para isso, utilize um chat online em sua página, apresenta landing pages com opção de cadastro ou alavanque as redes sociais para aumentar sua lista.

Não exagere na quantidade de informações

Além de otimizar o assunto do email, como explicamos anteriormente em como fazer email marketing, também é importante garantir que as informações exibidas no corpo do email sejam concisas.

Evite enviar um único email para atingir diversos objetivos caso isso deixe-o muito longo. As chances são que o consumidor não irá ler todo o conteúdo e, por isso, excesso de informações tiram o foco do objetivo principal.

Para emails acionáveis, tenha Call-to-Action bem definidos e destaque-os na estrutura do email, como através de botões no estilo "Clique aqui para fazer o cadastro", etc.

Qualidade fala mais alto que quantidade

Sempre que possível, busque focar em aumentar o impacto e chances de abertura e cliques de uma campanha ao invés de segmentá-la em diversas campanhas - claro, ainda levando em consideração o que falamos sobre excesso de informação.

Para isso, faça perguntas como:

  • Esse email realmente cobre todos os aspectos do meu objetivo?
  • O modelo de email deixa claro o que eu quero que o leitor faça?
  • Em um smartphone, esse modelo ainda destaca elementos principais?

Além disso, certifique-se de usar imagens de qualidade e comprimidas - para não fazer com que o email demore a abrir, especialmente em redes móveis (3G, 4G, etc).

Lembre-se, otimizar seus emails significa economizar nos custos de disparo de suas campanhas, o que, consequentemente, ajuda a melhorar o ROI.

Melhores ferramentas de email marketing

Para finalizar, conheça algumas das melhores ferramentas que podem ajudá-lo a elaborar campanhas de email, criar modelos otimizados para mobile, agendar disparos dentro de seu cronograma e gerar relatórios detalhados para acompanhamento.

1. Brevo

A SendinBlue agora é Brevo! E é uma das poucas plataformas que une marketing e emails transacionais em um só local. Para que entenda, emails transacionais são aqueles enviados para confirmar um pagamento, um pedido, etc.

Ela conta com vários planos diferentes, incluindo um plano gratuito com um limite de 300 emails por dia. Vale a pena conferir e descobrir como pode ser fácil fazer email marketing.

Confira nossa avaliação completa da Brevo!

Confira as soluções profissionais da Brevo

2. Pipedrive

O Pipedrive é outra excelente opção na nossa lista de ferramentas de email marketing, além de contar com uma ferramenta de CRM altamente eficaz e de uso simplificado.

Através de suas características de arrastar e soltar, é possível criar designs personalizados ou optar por modelos já existentes.

Logo em seguida, a capacidade de segmentar destinatários é simplificada ao adicionar endereços de e-mail, fazendo uso dos dados armazenados no Pipedrive.

O Pipedrive conta com seis opções de planos pagos que podem ser adaptados conforme as exigências da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de teste gratuito de 14 dias.

3. E-goi

O E-GOI é uma ferramenta extremamente completa que oferece soluções multichannel para seus clientes, assim como automação de marketing e diversas funcionalidades que vão muito além de apenas disparos de campanhas de e-mail marketing.

Com ele, você terá acesso à soluções automatizadas para e-mail e mobile, incluindo o envio de SMS, notificações push e muito mais.

Sendo uma ferramenta profissional, o E-GOI oferece relatórios detalhados para que você possa companhar taxas de aberturas, números de cliques e até mesmo a taxa de conversão de seus e-mails.

Recomendamos também conferir o E-book grátis deles sobre ossegredos do e-mail marketing, é só acessar e solicitar uma cópia para você.

E-Goi - solução completa de automação e email marketing

Agora já sabe o que é email marketing?

Esperamos que este artigo tenha ajudado a entender mais sobre o assunto e que tenha conseguido identificar o que é necessário para ter campanhas de sucesso e gerar resultados melhores através da estratégia.

E não se esqueça, é possível integrar sua ferramenta de email marketing com os canais de atendimento ao cliente, automatizando o cadastro de clientes na base.

Para fazer isso, confira os diferenciais do JivoChat, uma solução completa projetada para ajudá-lo a transformar visitantes em clientes.

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