Marketing Promocional: o que é e como fazer

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura11 minutos
Thais L.
Thais L.
Redatora

Investir em Marketing Promocional fará a sua empresa se destacar no mercado e como  consequência conquistar mais clientes. 

Muito utilizado tanto no ambiente físico quanto no ambiente digital, o Marketing Promocional, possui inúmeras vantagens para quem deseja alavancar seu negócio. 

Pois é através dele que o público passa a reconhecer quem é a sua marca e o que você tem a oferecer, produtos ou serviços. 

O Marketing Promocional também é uma oportunidade para que sua empresa se destaque entre os concorrentes.

Para que possa oferecer uma experiência mais positiva para o consumidor podendo refletir positivamente nas suas vendas. 

Nesse artigo nós explicaremos o que é Marketing Promocional e como você pode aplicá-lo aos seus negócios.

Marketing promocional, o que é essa estratégia?

Marketing promocional pode ser definido como um conjunto de estratégias, que são aplicadas com o objetivo de construir uma marca, prospectar novos clientes e fidelizá-los.

Essas estratégias ocorrem por meio de uma interação entre seu público-alvo com a sua empresa, produto ou serviço.

A ideia principal em utilizar essas estratégias é dar maior visibilidade para a sua empresa, e levar até o público seus valores, ideais, produtos ou serviços utilizando recursos que atraiam a atenção desse público.

Essas estratégias podem envolver a oferta de brindes, descontos especiais, amostras grátis e tudo que possa despertar o interesse de saber mais sobre sua marca ou produto.

Ou então despertar o desejo do consumidor de realizar uma compra. 

Essas ações de Marketing Promocional não são rotineiras da empresa, e são realizadas para que você possa alcançar objetivos específicos, como:

  • Promoção de um novo produto ou serviço.
  • Conquistar reconhecimento.
  • Informar o seu público sobre novidades.
  • Mostrar os seus diferenciais.
  • Aumentar as vendas.

Podemos citar como exemplo, de Marketing Promocional,  a distribuição de brindes.

Muito provavelmente, você já vivenciou esse tipo de ação em algum evento específico ou de uma marca. 

Geralmente essas promoções de distribuição de brindes tem como objetivo dar maior visibilidade à marca, pois os profissionais de marketing sabem que é muito difícil que brindes tenham rejeição por parte do público.

Se ela for realizada corretamente ela pode ser uma estratégia bastante vantajosa para uma empresa.

Mas essa estratégia não é a única que pode ser utilizada pelo Marketing Promocional, mais adiante veremos outras estratégias interessantes.  

Tipos de Marketing promocional

Existem diferentes maneiras de aplicar as estratégias de Marketing Promocional, e escolher a mais adequada para os seus clientes e alinhada com o seu objetivo é um passo para o sucesso. 

Por isso, você deve ter um bom conhecimento do seu público-alvo, pois a sua estratégia também deve ir de encontro com os interesses desse público.

Antes de explicar como você pode aplicar o marketing promocional na sua empresa, vamos conhecer quais são os tipos de marketing promocional. 

Venda pessoal

A venda pessoal envolve uma comunicação direta entre a empresa e os consumidores. 

Geralmente ocorre através de um representante que irá se dispor a mostrar os produtos ou o serviço que a empresa oferece.

Essa modalidade de Marketing Promocional ajuda a estabelecer uma conexão entre a empresa e o consumidor, construindo um relacionamento de confiança e lealdade.

Anúncios publicitários

Os anúncios publicitários são um dos tipos de marketing promocional mais conhecidos. 

Basta ligar a TV, sair na rua ou até mesmo acessar algum site através do seu dispositivo móvel para entrar em contato com os anúncios. 

Eles são muito importantes, pois contribuem para o reconhecimento de marca, levam informações ao seu público e podem ainda despertar o interesse desse público. 

Embora a maioria dos anúncios alcance a população em massa, quando bem elaborada eles tem potencial para atingir seus clientes atuais e também os clientes em potencial. 

Assim, eles contribuem com o desenvolvimento de uma marca sólida para a sua empresa. 

Marketing direto

Diferentemente dos anúncios que atingem a população em massa, o marketing direto tem como alvo alcançar apenas os prováveis clientes e os clientes que se encontram na sua carteira de clientes ativa.

Seu foco é construir o relacionamento com o consumidor que já entrou em contato com sua marca através de algum canal. 

Dessa forma ele é muito utilizado no ambiente online como as redes sociais, email marketing e etc...

Promoção de vendas

O objetivo principal é estimular a vontade de compra e aumentar as vendas da sua empresa. 

Também é bastante utilizado no lançamento de novos produtos, ou para trazer de volta aqueles consumidores que não fazem mais parte da sua carteira de clientes ativa.

Exemplos de promoções de vendas são descontos, retorno de parte do investimento, frete grátis, brindes e etc…

Relações públicas

Bastante utilizado para reconstruir a imagem de uma empresa, trazendo uma imagem mais atrativa e positiva para o consumidor.

Com as promoções de relações públicas, os profissionais de marketing conseguem compreender a maneira que as pessoas respondem a marca.

Também encontram aspectos negativos que devem ser trabalhados para melhorar a reputação da sua empresa. 

Como montar uma estratégia de Marketing Promocional?

Agora que você já conhece os principais tipos de Marketing Promocional existem alguns passos que você precisa seguir para montar a sua estratégia. Confira:

Defina para quem é a sua estratégia

Para quem você deseja promover os seus produtos ou serviços?  

É bem provável que você já tenha definido quem é o seu público-alvo, mas caso ainda não tenha, é hora de reunir o máximo de informações possíveis sobre esse público.

Você pode utilizar as redes sociais, dados do seu site, analisando a concorrência para saber quem são de fato os seus clientes potenciais.

Para quem você está vendendo e quais são seus interesses? 

Mantenha o foco em responder essas duas questões  antes de realizar o planejamento da sua campanha de Marketing Promocional.

Defina qual será o seu investimento e objetivo

Qual é o principal objetivo da sua estratégia? Alcançar mais reconhecimento?

Aqui também é importante que você defina um objetivo para essa campanha.

Você deve definir objetivos a curto e a longo prazo. 

Os objetivos a longo prazo devem representar o seu objetivo global, e os seus objetivos a curto prazo devem ser aqueles que a sua equipe deve alcançar. 

Além de saber o quanto você pode investir em uma campanha de Marketing Promocional também é uma maneira de direcionar para qual estratégia você realizará.

Portanto, faça uma análise dos possíveis gastos de uma campanha através de orçamentos. Não esqueça também de calcular o tempo de duração da sua campanha.

Por exemplo, se você quer alcançar mais pessoas, provavelmente a campanha deverá ser um pouco mais longa dependendo da modalidade que você escolheu. 

Defina qual o tipo de estratégia você vai utilizar

Você já possui algumas informações sobre o seu público, definiu um objetivo, e já sabe o quanto poderá investir em uma campanha.

É a hora de juntar essas informações para definir qual tipo de campanha você realizará, e quais são as estratégias que você utilizará. 

Esteja onde a sua audiência está

Ao pesquisar pelo seu público-alvo e estabelecer qual é o tipo de campanha que você realizará, você deve pensar se essa campanha realmente está adequada para o público que você deseja atingir. 

Onde esse público está presente? Quais são os canais de preferência?

Por exemplo, talvez uma campanha para um público mais velho não funcione tão bem na internet.

Embora esse público também esteja nos ambientes virtuais, é provável que eles acessem as redes sociais com a menor frequência do que um público mais jovem.

Campanhas na TV ou em rádio podem oferecer um impacto maior.

Não perca tempo investindo em canais onde o seu público não está presente, e aprenda a utilizar a estratégia de multicanal para definir em quais canais você deve estar presente.

Unifique a sua estratégia com o Mix de Marketing

Embora não tenhamos abordado esse assunto inicialmente, o Marketing Promocional está dentro de um complexo maior chamado mix de marketing que envolve outros componentes, como o produto, preço e a praça.

É importante que a sua estratégia de marketing promocional esteja alinhada com o mix de marketing, pois ele representa a base de uma boa estratégia de marketing e pode ser utilizado em diversas ocasiões.

Análise os resultados

A última etapa é verificar se a sua campanha de marketing promocional está alcançando as metas e os objetivos que você definiu para ela.

Para manter um acompanhamento eficaz define KPIs para as suas campanhas.

E não tenha medo de realizar novos testes, pois é preciso testar para não perder a oportunidade de encontrar a estratégia mais adequada para o seu tipo de negócio.

Ideias para você se inspirar

Embora a base para você elaborar a sua estratégia de Marketing Promocional esteja apresentada no tópico anterior, é natural que você, inicialmente, não tenha ideia de como alcançar  o seu público-alvo.

Por isso, separamos algumas ideias para você se inspirar e realizar suas campanhas de Marketing Promocional.

Mas lembre-se de que conhecer bem o seu público-alvo é uma etapa fundamental para que a sua estratégia de marketing seja bem sucedida.

Distribuição de brindes

No início deste artigo, utilizamos como exemplo de uma ação promocional a distribuição de brindes personalizados para aumentar o reconhecimento da sua marca. 

Mas os brindes também podem ser utilizados para fidelizar clientes durante a compra ou para incentivá-los a realizar uma nova compra. 

Você ainda pode oferecer como brinde uma amostra grátis de um outro produto que você também comercialize, para aumentar o reconhecimento desse produto.

Utilize o marketing de conteúdo nas redes sociais 

É possível promover o seu negócio nas redes sociais para ganhar mais visibilidade leve sua marca para as redes sociais através do Marketing de conteúdo.

Pois as redes sociais representam uma oportunidade de promover uma maior interação com o seu público-alvo, e consequentemente de fidelizá-lo, por isso ofereça a ele conteúdo de valor nas suas públicações.

Com o curso Insta para Negócios você aprenderá como como fazer promoção no Instagram do seu negócio, conhecendo as melhores estratégias de marketing digital para conquistar a sua audiência. 

Ofertas

Oferecer descontos ou pacotes promocionais podem servir como um gatilho para o consumidor.

Principalmente se a divulgação desta oferta vir acompanhada de uma frase como "apenas enquanto durarem os estoques" ou então "é por tempo limitado".

Essas frases são amplamente utilizadas por lojas de roupas, supermercados, entre outras, para despertar no consumidor a sensação de urgência na hora de efetuar uma compra. 

E você pode utilizar outros tipos de gatilhos mentais para ajudar o seu cliente a avançar pelo funil de vendas. 

Programas de fidelização 

Programas de fidelização são realizados para que você mantenha seus clientes na carteira de clientes ativa. 

Ou seja, para fazer com que os seus clientes comprem mais vezes com você em troca de algum desconto, brinde ou até mesmo de um produto específico.

Mas não esqueça que apenas oferecer esse benefício promocional não faz com que o seu cliente queira necessariamente continuar comprando com você, você precisa investir em relacionamento com o seu público.

Anúncios

Tanto no ambiente digital quanto no ambiente online investir em anúncios publicitários é uma estratégia que aumenta a visibilidade do seu negócio.

Diferentemente dos anúncios convencionais do ambiente físico, os anúncios digitais promovidos através de ferramentas como Google Ads, Facebook Ads e Microsoft Advertising, permitem que você segmente o seu público. 

E a estratégia fica melhor ainda se você realizar essa segmentação com base nas características do seu público alvo.

Parcerias com Influencers

Para contribuir com a sua entrada no meio digital você ainda pode buscar influencers digitais que fazem parte do mesmo nicho em que o seu produto está inserido e firmar parcerias para aumentar a visibilidade deste produto.

Vantagens de investir em marketing promocional

Com certeza você já está sabendo de todas as vantagens incluídas no Marketing Promocional, mas vamos listá-las aqui.

Para que você não tenha dúvidas de que essa estratégia realmente é benéfica para o seu negócio.

Garante seu espaço no mercado

À medida que você realiza campanhas para promover a sua marca ou seu produto você garante o seu espaço no mercado.

Assim o seu público ganha mais confiança a respeito do seu produto. 

Eles também passam a reconhecer que a sua marca está se esforçando para aumentar a visibilidade, o que pode contribuir para que criem uma maior afinidade com a sua marca.

Aumenta a valorização do consumidor

Investir em marketing promocional faz com que você pense mais sobre o que está oferecendo ao seu público-alvo.

Também faz com que você fique atento aos seus concorrentes, permitindo que você busque melhorias para atender seus clientes e apresentar a eles um trabalho mais qualificado.

Melhora a sua reputação

Você já ouviu esse ditado: "Quem não é visto não é lembrado", mas todo mundo quer ser lembrado positivamente, certo? 

Promover o seu negócio também é uma maneira de transmitir os valores da sua empresa, e através dessa ação permitir que os consumidores venham a conhecer melhor os seus objetivos.

Exemplos de marketing promocional 

Coca-Cola

Imagem de um banner de uma promoção da Coca-Cola ganhe copo nas compras acima de R$ 30,00.

A Coca-Cola é uma marca mundialmente conhecida, e que também é conhecida por suas promoções e brindes. Na promoção exibida você ganha um copo a cada R$ 30,00 em compras em produtos da marca.

Outdoor Itaú

Imagens de um outdoor em uma campanha promovida pelo Itaú.

Fazendo anúncios publicitários, o Itaú realizou uma campanha intitulada "Itaú é para você" onde cada outdoor trava de um público específico.

Empresas do ramo de cosméticos

Imagem do logo da Mary Kay cosméticos.

Mary Kay é uma importante empresa no ramos de cosméticos, a empresa não possui vendas online e investe bastante no marketing pessoal a partir de treinamentos para as suas consultoras. 

Utilize outras estratégias em conjunto com Marketing Promocional

Nesse artigo você foi compreender a importância do marketing promocional para que a sua empresa conquiste um espaço no mercado. 

E existem outras estratégias que você pode implementar para promover os seus produtos e serviços como multicanal, AIDA, Inbound Marketing e Marketing de conteúdo. 

Não esqueça de que se você estiver no ambiente virtual, precisa prestar um bom serviço de atendimento, pois ele irá contribuir com a fidelização dos seus clientes.

Por tanto, se assegure de ter um chat online, como o JivoChat  para utilizar todos os recursos disponíveis, como mensagens automáticas, chatbot e muito mais.

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