Email marketing grátis: 15 melhores em 2024

atualizado 28 de dezembro de 2023
Tempo de leitura19 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Fazer uso das ferramentas de email marketing grátis é uma ótima oportunidade para quem deseja começar a investir em estratégias de marketing digital para alavancar o seu negócio.

Pois, ainda hoje, o email é um dos principais canais para estratégias de marketing digital por apresentar um enorme alcance e versatilidade para alcançar seu público alvo.

Somando esses fatos, ao fato de que mais de 90% dos consumidores online possuem pelo menos um endereço de e-mail, o canal se torna ainda mais atrativo para realizar a captação de novos leads ou para oferecer um atendimento personalizado.

Seja qual for o seu objetivo, é possível utilizar os planos gratuitos que estão disponíveis em algumas ferramentas de email marketing gratuito para alcançar seus objetivos. 

E para que você possa escolher a melhor ferramenta de email marketing grátis para o seu negócio, iremos apresentar as principais opções disponíveis no mercado e que vão te ajudar a alavancar o seu negócio. 

Como funciona email marketing grátis?

Antes de conhecer as ferramentas de email marketing grátis, vamos abordar brevemente o que é email marketing, o que é email marketing grátis e quais são as possibilidades de uso das ferramentas.

O email marketing é uma das principais estratégias de marketing digital, onde a comunicação  é feita diretamente entre a empresa e o cliente através da troca de emails.

É possível desenhar diversos objetivos para uma campanha de email marketing como apresentação de produtos, promoção, ações de captação de leads, como formulários, cadastros de newsletter e até mesmo atendimento ao cliente personalizado.

Para facilitar o envio destes emails, que geralmente são em grande volume, utiliza-se as ferramentas de email marketing.

As ferramentas de email marketing ficam responsáveis por contribuir com os disparos e gerenciar campanhas de e-mail e até  mesmo as segmentações de público para que as suas campanhas sejam mais efetivas.

E por serem tão funcionais, as ferramentas oferecem planos pagos como planos de email marketing grátis que geralmente possuem algumas limitações de uso. 

Qual é o melhor e-mail marketing gratuito?

Provavelmente você já entendeu a relevância das ferramentas de email marketing grátis, as quais automatizam procedimentos, poupando tanto tempo quanto recursos financeiros.

Contudo, como identificar a alternativa sem custos mais vantajosa para a sua companhia?

Bem, essa decisão estará condicionada ao tipo de empreendimento que você conduz e aos seus principais alvos ao empregar tal recurso.

Isso decorre do fato de que cada programa pode possuir seus aspectos positivos e negativos, variando de acordo com a dimensão da sua firma, o contingente de clientes que você planeja alcançar e as funcionalidades que deseja explorar dentro dessas plataformas.

Com o propósito de auxiliar nessa questão, selecionei 15 ferramentas para criar email marketing grátis que podem ajudar você a determinar a mais apropriada para o seu negócio.

Top 15 ferramentas de email marketing grátis

Agora, sem mais delongas, conheça as melhores ferramentas de email marketing grátis e alguns dos seus recursos e benefícios. 

1. Brevo

Em primeiro lugar entre as melhores ferramentas de email marketing grátis, devemos apresentar a SendinBlue, que agora é Brevo, e é considerada uma das melhores ferramentas de email marketing disponíveis no mercado.

A plataforma foi classificada pela Forbes Advisor em 2024 como a melhor ferramenta de e-mail marketing para quem precisa de contatos ilimitados.

Eles oferecem uma ferramenta extremamente prática e intuitiva, onde você poderá facilmente seguir alguns passos para configurar seus disparos. 

Basta criar sua mensagem, personalizar o conteúdo a partir de opções de customização avançadas, escolher seus destinatários e realizar disparos inteligentes.

E ainda é possível utilizar a ferramenta para efetuar uma automação de marketing completa no seu negócio. 

Layout do editor de email marketing do Brevo

Destaques:

  • Plataforma com recursos completos de email marketing
  • Automação de marketing
  • Emails transacionais
  • Criação de Landing pages
  • Relatórios de campanha
  • Opções de planos

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Brevo.

2. Pipedrive

O Pipedrive é uma ferramenta de CRM altamente eficaz e de uso simplificado e conta com uma ferramenta de email marketing gratuito.

Com suas funcionalidades de arrastar e soltar, é possível elaborar layouts personalizados ou selecionar entre modelos preexistentes. Logo após, a capacidade de segmentar destinatários é viabilizada ao adicionar os endereços de e-mail, utilizando os dados armazenados no Pipedrive.

Sempre que o nome de um contato for acionado, você não apenas terá acesso às informações e histórico desse contato, mas também à totalidade da comunicação via e-mail: quais mensagens foram recebidas, quais e-mails foram abertos e muito mais.

Essa capacidade permite estimular o interesse dos prospectos e adaptar suas ofertas conforme as necessidades individuais. A ferramente de e-mail marketing conta com:

  • Editor de e-mails
  • Análises de e-mails
  • Segmentação de e-mails

O Pipedrive oferece 6 opções de planos pagos que podem ser ajustados de acordo com as necessidades da sua empresa, e todos esses planos incluem um período de avaliação gratuito de 14 dias.

Captura de tela da ferramenta de email marketing grátis da Pipedrive

3. E-goi

Também não poderíamos deixar a E-goi fora de nossa lista, especialmente considerando que além de oferecer uma excelente ferramenta de e-mail marketing grátis, eles também contam com soluções de automação de marketing, criação de landing pages e muito mais.

No E-goi, você pode encontrar templates e modelos de e-mail modernos e inteiramente personalizáveis para economizar tempo e criar suas próprias campanhas rapidamente.

Eles oferecem automação no envio e distribuição de seus e-mails, assim como relatórios detalhados para que você possa acompanhar taxas de abertura, cliques, conversões e mais, vale a pena conferir.

Editor de template email marketing grátis egoi

Destaques:

  • Soluções multicanal
  • Soluções automatizadas
  • Relatório de acompanhamento de campanhas
  • Segmentação de clientes
  • Modelos prontos para e-mail.

4. Nitronews

Já a segunda opção na lista é uma ferramenta brasileira - a primeira dentro do mercado nacional a oferecer uma modalidade de email marketing gratuito para seus clientes.

Além disso, é importante considerar que o plano de email marketing grátis deles é extremamente robusto. Com ele, você poderá cadastrar 2 mil contatos, realizar 10.000 envios mensais e aproveitar modelos de email gratuitos.

Mas claro, caso queira ter acesso à consultoria de email marketing, contatos ilimitados e muito mais, a Nitronews oferece planos pagos com um valor variável de acordo com o número de envios que você pretende realizar mensalmente.

A ferramenta é completa e conta com um criador de landing pages para criar páginas de captura, e validação de emails que permite acaber com e-mails ruins que prejudicam a reputação do seu domínio, além de desperdiçar tempo e dinheiro

Não deixe de conferir nossa avaliação completa do Nitronews.

Interface da plataformar de email marketing Nitronews

5. RD Station

A RD Station é uma empresa que oferece diferentes soluções de marketing para seu negócio, entre elas, uma robusta plataforma de CRM

Seu pacote de soluções RD Station Marketing inclui uma excelente ferramenta com teste de e-mail marketing grátis, onde você encontrará diferentes modelos de e-mail com um editor no estilo drag & drop, ou seja, basta arrastar e soltar elementos enquanto criando a composição do e-mail.

Além disso, também é possível utilizar recursos para segmentação de sua base de clientes, assim como acompanhar um relatório detalhado para que possa acompanhar o desempenho de suas campanhas. 

Quando integrado à plataforma de CRM da própria empresa, seus resultados serão ainda melhores, tendo em vista que poderá utilizar diferentes métricas e dados para refinar sua estratégia de e-mail marketing.

A plataforma garante uma taxa de entrega dos seus emails acima de 99%, onde o sistema é capaz de calcular grupos de Leads que interagem com seus emails, assim é possível investir em melhorar o engajamento e fazer testes a/b utilizando a plataforma.

Editor de template de email marketing RD Station

Destaques:

  • Plataforma com amplos recursos de marketing
  • Emails segmentados
  • Sequência de emails (autoresponder)
  • Emails agendados

6. Zoho Campaigns

Se tratando de ferramentas digitais para negócios, você certamente já deve ter ouvido falar na Zoho - uma empresa que oferece diversas soluções empresariais.

O Zoho Campaigns é a plataforma da empresa que conta com seu próprio plano de e-mail marketing grátis, permitindo enviar 12 mil disparos por mês para uma base de até 2000 assinantes.

Além disso, ela pode ser integrada a outras ferramentas Zoho, ao utilizar a ferramenta é possível criar, editar e segmentar suas listas de endereçamento de acordo com sua conveniência, utilizar os modelos gratuitos pré-desenvolvidos e personalizar a suas mensagens para que elas ganhem destaque. 

Recursos de automatização fazem com que possa trabalhar de forma mais eficaz, agendando disparos, gerenciando e segmentando leads e até mesmo realizando testes A/B dentro da própria ferramenta para descobrir qual campanha de e-mail marketing obteve melhores resultados.

Editor de template de email marketing Zoho Campaings

Destaques:

  • Editor drag & drop
  • Relatórios em tempo real
  • Automatização de marketing
  • Segmentação de leads
  • Soluções para ecommerce e lojas virtuais
  • 3 opções de planos personalizáveis

7. Mailify

No Mailify, você poderá gerenciar seus contatos, automatizar envios de emails e aproveitar diversos modelos para criação de mensagens personalizadas em suas campanhas de e-mail marketing grátis. 

Ela é uma das melhores ferramentas e, por mais que não exatamente ofereça um plano de email marketing grátis, você pode utilizá-lo gratuitamente por 30 dias.

Assim, caso queira continuar utilizando os recursos da plataforma para seu negócio, poderá tomar a decisão de adquirir um dos planos pagos. 

Dentre outros destaques, a plataforma conta com recursos de eye tracking e até mesmo possibilita o disparo de SMS massivo, sendo uma alternativa completa para suas campanhas.

Além da possibilidade de realizar gerenciamento de contatos, automação de envio de emails e utilizar inteligência artificial para que você possa alcançar seus objetivos com as suas campanhas.

Editor de template de email marketing Mailify

Destaques:

  • Integração com as principais plataformas de ecommerce
  • Automação de email
  • Modelos de criação de mensagem
  • Eye tracking preditivo

8. GetResponse

A GetResponse te permite utilizar sua ferramenta profissional de email marketing grátis durante um período de 30 dias.

Durante este intervalo, você terá acesso a até 1000 contatos, poderá aproveitar automação de marketing, páginas de destino de alta conversão, ferramentas de análise e testes avançada e funis automatizados.

A ferramenta possui uma interface simples para iniciantes que facilita o uso de seus recursos, mas também conta com funcionalidades avançadas como emails de newsletters, emails transacionais, editor de drag e drop e outros.

Editor de email Marketing Get Response

Destaques:

  • 500 modelos de email para você utilizar
  • Emails de newsletters
  • Emails transacionais
  • Automatização de emails
  • Gratuita por 30 dias

9. Dinamize

A Dinamize é uma excelente ferramenta de e-mail marketing que oferece fluxos de automação de marketing, relatórios detalhados de todas as suas ações.

Também oferece um editor de e-mail e landing pages intuitivo, projetado para ajudá-lo a criar excelentes templates que realmente chamam a atenção de seus clientes.

Você pode facilmente solicitar uma conta de teste sem precisar pagar nada e, claro, caso opte por continuar usando a ferramenta, poderá aproveitar seu plano completo.

Com o plano completo você terá acesso à todos os recursos, incluindo integração com sites e redes sociais, envios de SMS, agendamento de envios recorrentes, entre outros.

Com suporte ao cliente totalmente em português, a Dinamize mostra que está preocupada em oferecer a melhor experiência para seus usuários.

Pois a plataforma disponibiliza diversos treinamentos online da plataforma, uma área completa de tutoriais, além de atendimento por telefone, chat e email totalmente humanizado.

Editor de email Marketing Dinamize

Destaques:

  • Editor de emails responsivo
  • Fluxos de automação
  • Recursos de email marketing
  • Criação de landing pages

10. MailerLite

O MailerLite é uma alternativa que oferece um plano gratuito com limite de 12 mil emails por mês para até mil assinantes .

É possível utilizar a ferramenta por um período de testes de 14 dias para que você possa experimentar todos os recursos oferecidos nos planos profissionais.

Mesmo que queira continuar, você terá acesso à uma base de conhecimento detalhada com tutoriais em vídeo.

Ao utilizar o MailerLite você poderá desfrutar dos principais recursos da plataforma como: editor de emails Drag & Drop que dispensa o uso de template email marketing html grátis, gerenciador de arquivos, fluxos automatizados e muito mais. 

Editor de email Marketing MailerLite

Destaques:

  • Plano gratuito por 14 dias
  • Tutoriais em vídeo
  • Editor de emails em drag & drop
  • Gerenciador de arquivos

11. SendPulse

Não poderíamos deixar o SendPulse fora de nossa lista com ferramentas de e-mail marketing grátis. Com eles, você pode fazer disparos para até 500 assinantes e aproveitar recursos profissionais.

Além disso, se eventualmente você chegar ao plano VIP - acima de 1 milhão de inscritos em sua base, poderá ter acesso à preços exclusivos, templates de email personalizados e trabalhar com um gerente pessoal. Eles também oferecem um servidor SMTP gratuito.

Além disso, é possível utilizar a plataforma para ter uma automação 360° onde você pode configurar o envio de emails, notificações Web Push e SMS de acordo com as variáveis, eventos e atividades de seus usuários.

Destaques:

  • Facilidade em editar emails
  • Tags para trabalhar com o seu público
  • Personalização de emails
  • Formulários de inscrição

SendPulse

12. Benchmark

O Benchmark é outra opção de ferramenta de e-mail marketing grátis. Essa ferramenta é bem simples de usar e possui funcionalidades de alta qualidade e foi desenvolvida para atender às demandas de empresas de pequeno e médio porte.

Na versão gratuita, a ferramenta conta com um editor com a capacidade de arrastar e soltar, selecionar entre uma variedade de modelos, empregar formulários de inscrição, criar campanhas de marketing sequencial e aproveitar o recurso de depuração de listas.

O plano gratuito se destaca por ser um dos mais abrangentes no mercado em termos de recursos oferecidos. Embora permita o cadastro de contatos de forma ilimitada, a limitação está na quantidade de e-mails enviados, que fica restrita a 250 por mês.

No entanto, é importante ressaltar que a versão gratuita não inclui a opção de realizar testes A/B ou automação.

Além disso, não é possível importar contatos por meio de uma lista no plano gratuito. O acesso à comunicação via e-mail é restrito apenas àqueles que preencherem os formulários de assinatura da plataforma Benchmark.

Captura de tela da ferramenta de email marketing grátis da Benchmark

13. MailChimp

O MailChimp é outra excelente opção de e-mail marketing grátis indicada especialmente para pequenas e médias empresas. De acordo com a Forbes Advisor, o MailChimp é a melhor ferramenta de marketing all-in-one de 2024.

O plano gratuito oferece a possibilidade de efetuar até 10.000 envios de e-mail mensais para um máximo de 2.000 assinantes.

Além disso, a plataforma proporciona recursos como segmentação de listas, testes A/B, perfis de contato e outras funcionalidades relevantes. Contudo, é relevante observar que, na versão gratuita, o rodapé dos e-mails conterá a marca do MailChimp, e o suporte premium não estará disponível.

Caso você utilize um software de comércio eletrônico, é encorajador saber que o MailChimp é integrável com provedores de e-commerce, como WooCommerce e Magento.

Para usuários do WordPress, é possível integrar o MailChimp com essa plataforma, caso ela seja utilizada como sistema de gerenciamento de conteúdo. A plataforma MailChimp oferece relatórios relacionados aos e-mails, embora os detalhes possam não ser tão extensos quanto o desejado para implementar aprimoramentos.

O plano "MailChimp Essentials" possibilita o envio de até 12.000 e-mails por mês para um limite de 2.000 assinantes. Opções de atualização estão disponíveis para atender às necessidades específicas da sua empresa, sendo que os custos variam de acordo com o número de assinantes.

Captura de tela da ferramenta de email marketing grátis do MailChimp

14. Moosend

O Moosend é uma escolha adequada para aqueles que estão começando a usar das estratégias de e-mail marketing grátis. A versão gratuita oferece uma variedade de recursos, embora limite o número de assinantes a 1.000 e não inclua um IP dedicado.

O email marketing grátis da Moosend é bem completo, mesmo sendo uma ferramenta em inglês. Algumas das funcionalidades que ela oferece são:

  • E-mails ilimitados para envio;
  • Templates personalizáveis;
  • Relatórios sobre as campanhas;
  • Integração com Google Analytics;
  • Teste A/B;
  • Teste de spam;
  • Suporte por chat e e-mail (em inglês).

O Moosend disponibiliza um editor de arrastar e soltar extremamente simples de utilizar, juntamente com gatilhos de automação para o e-mail marketing, análises em tempo real e segmentação de listas, entre outras funcionalidades.

Embora não ofereça um sistema CRM, se a sua intenção é focar exclusivamente em e-mail marketing, o Moosend pode ser um excelente ponto de partida para o desenvolvimento do seu negócio.

A empresa é reconhecida por sua notável qualidade de suporte e altos índices de satisfação do cliente. Caso a sua empresa esteja em fase de crescimento, a única despesa será relacionada aos assinantes. A próxima etapa de atualização permite o envio de e-mails para até 2.000 assinantes.

Captura de tela da ferramenta de email marketing grátis da Moosend

15. Simply Cast

A Simply Cast é uma das ferramentas de e-mail marketing grátis "tudo em um", que oferece a capacidade de criar campanhas personalizadas e atrativas, mesmo para aqueles sem experiência técnica, independentemente da área de atuação.

Além das funcionalidades de e-mail marketing, essa plataforma disponibiliza uma série de outros serviços, como:

  • Marketing por SMS
  • Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente (CRM)
  • Automação de Processos
  • Integração com Redes Sociais
  • Gerador de Páginas de Destino (Landing Pages)
  • Respostas Automáticas

O site permite que você simule o custo mensal ao escolher quais serviços deseja contratar. O recurso de arrastar e soltar (drag-and-drop) do SimplyCast facilita a personalização dos layouts dos e-mails, poupando o tempo da equipe.

Além disso, os conteúdos enviados podem ser altamente personalizados, o que aumenta as chances de conversão.

Os relatórios gerados automaticamente pela plataforma oferecem insights valiosos para aprimorar suas estratégias. Além das métricas essenciais, como taxa de cliques, eles detalham os momentos mais eficazes para o envio e fornecem outras dicas úteis.

Uma versão gratuita da solução está disponível por um período de 30 dias. Após esse período, é necessário escolher entre os planos oferecidos.

Captura de tela da ferramenta de email marketing grátis da SimplyCast

Como saber qual o melhor programa de email marketing grátis?

Se você está se perguntando como escolher uma plataforma de e-mail marketing grátis depois de todas as opções que apresentamos, a resposta para essa pergunta é bastante simples é aquela oferece maior gama de recursos e opções que ajudem a contribuir com o seu objetivo.

Entretanto existem alguns aspectos  que podem ser bem interessantes e úteis de avaliar na hora de escolher uma ferramenta de e-mail marketing, confira:

Possibilidade de integração com seu site

Um aspecto muito importante na hora de definir qual ferramenta de email marketing utilizar é escolher uma plataforma que oferece integração com a plataforma que você construiu o seu site, principalmente para lojas virtuais.

Por exemplo, digamos que o seu objetivo com as ferramentas de e-mail marketing na sua loja virtual é gerar emails transacionais.  É preciso saber se a plataforma de e-mail marketing que você escolheu é compatível para que você possa integrar esses emails transacionais.

Geralmente as plataformas oferecem acesso a sua API que vai permitir realizar essa configuração entre a sua plataforma CMS e a plataforma de email marketing, mas nem todas podem estar disponíveis na versão gratuita. 

As funcionalidades oferecidas são úteis para o seu objetivo

Como já foi abordado anteriormente neste artigo, existem diversas plataformas de email marketing grátis, e é preciso avaliar quais são os recursos oferecidos por elas realmente estão alinhados ao objetivo de suas campanhas. 

Por isso, analise com calma quais são os recursos oferecidos, como eles podem ser aplicados na sua estratégia e principalmente faça uma comparação entre os recursos oferecidos e conclua qual das plataformas de email marketing é capaz de suprir suas necessidades.

Avalie o melhor custo-benefício em upgrades

Utilizar uma plataforma de e-mail marketing grátis muitas vezes implica na necessidade de realizar upgrades posteriormente para desfrutar de recursos mais avançados ou até mesmo para disparar um volume maior.

Portanto, é imprescindível avaliar o custo-benefício das plataformas e avaliar qual delas é a melhor opção caso seja necessário realizar o upgrade para versão pro.

Suporte e interface

Outros aspectos importantes de avaliar no momento de definir a melhor plataforma de email marketing grátis, é a interface e facilidade de aprender a como utilizá-la, pois algumas plataformas podem priorizar mais a experiência do usuário.

O suporte também é essencial caso haja algum problema com a sua campanha de email marketing grátis, por exemplo.

Nesse sentido, é importante avaliar a disponibilidade de suporte e também se a ferramenta oferece suporte no seu idioma ou em algum idioma que você saiba se comunicar. 

Vale a pena investir em uma plataforma de email marketing grátis?

Se você ainda não sabe se deve investir ou não nessa estratégia e contratar uma plataforma de email marketing, saiba que a resposta é sim.

Vale a pena investi em uma plataforma de email marketing gratuito, pois elas podem trazer muitas vantagens para o seu negócio, como:

  • Ajuda a construir relacionamento com o consumidor:  Através da possibilidade de segmentação das suas campanhas e te permitem atingir um público específico
  • Promove o seu conteúdo: Através de email marketing grátis é possível fazer o envio de newsletter que irão contribuir para o reconhecimento da sua marca.
  • Gerar leads:  Um dos principais usos de email marketing é a geração de leads através do envio de conteúdos de valor, updates sobre o seu negócio, cupons de desconto, promoções e muito mais.
  • Alcançando uma audiência mais ampla:  Como já mencionamos, 90% dos consumidores possuem pelo menos um endereço de email e utilizar ferramentas de email marketing vai possibilitar o alcance de todos os tipos de público

Embora existam essas e muitas outras vantagens em utilizar e-mail marketing grátis, existem também as desvantagens:

  • Limitação de disparos de email: A maioria das plataformas de email possuem um volume limitado de envios, por tanto se você pretende enviar emails para uma lista extensa talvez seja mais apropriado considerar contratar um plano pago.
  • Versão de avaliação: Muitas vezes as ferramentas disponibilizam versões gratuitas por um curto período de tempo, e na maioria das vezes esse período não é o suficiente para você testar e otimizar suas campanhas.
  • Menos autonomia: Assim como é bem provável que as plataformas disponibilizam apenas alguns recursos e nesse caso suas campanhas de email marketing serão bastante limitadas.

Por isso, tenha em mente que mesmo utilizando uma plataforma de email marketing inicialmente, é bem provável que você necessite contratar a versão paga posteriormente, portanto escolha a plataforma que apresenta melhor custo benefício independentemente da versão grátis.

Encontrou a melhor opção para email marketing grátis?

Esperamos que esta lista tenha ajudado a encontrar a melhor solução de acordo com as necessidades de seu negócio - seja considerando os limites de envios mensais ou de número de assinantes em suas listas.

E não se esqueça, para oferecer um suporte de qualidade através deste canal e obter informações relevantes sobre seus visitantes a partir de um atendimento personalizado e em tempo real, instale o JivoChat gratuitamente em sua página agora mesmo.

Quer conferir como melhorar suas campanhas de email marketing para datas especiais, confira nosso conteúdo com estratégias!

Confira também as melhores plataformas de hospedagem de email no nosso blog!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download