VPN Grátis: 12 melhores para mascarar seu IP [2024]

atualizado 17 de janeiro de 2024
Tempo de leitura16 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Proteger os seus dados enquanto navega na internet é algo realmente sério, especialmente considerando o quanto de nossos próprios bens já estão armazenados em canais digitais, como por exemplo em aplicativos de bancos, redes sociais e até mesmo no próprio WhatsApp.

Além disso, há ainda a preocupação sobre a privacidade de seus dados enquanto navega por diversos sites na internet. Afinal, nenhum de nós queremos ser hackeados e ter nossos dados de acessos roubados ou clonados - especialmente ao utilizar conexões ou wi-fi públicos.

Felizmente, hoje podemos contar com provedores de VPN (Virtual Private Network) para esconder nosso endereço de IP e outros dados relacionados ao nosso acesso enquanto navegamos online.

Se você não quer que qualquer um tenha acesso ao seu endereço de IP e saiba até mesmo de onde você está acessando, não se preocupe, preparamos esta lista com os melhores e mais confiáveis VPN grátis do mercado.

Crie seu site com a Wix

O que é VPN?

A sigla VPN deriva de Virtual Private Network, que pode ser traduzido para "rede privada virtual''. Um provedor de VPN existe para construir uma espécie de rede de comunicação segura, capaz de encapsular e esconder seus dados de acesso à websites e sistemas enquanto você navega na internet.

O objetivo de um VPN é impedir que você possa ser identificado na internet ao mascarar seu endereço de IP e substituí-lo por um endereço aleatório e que não pode ser rastreado, muitas vezes proveniente da localização de sua escolha. Além disso, seus dados são criptografados, o que o ajuda a se proteger de hackers.

Além disso, por ser capaz de esconder seu endereço de IP, localização e outros dados, VPNs também são muito utilizados para contornar bloqueios de acesso via região, permitindo que possa navegar sites restritos de diversas localidades independente de sua localização ou provedor de internet.

Melhores VPN grátis

Agora que você entende o que é um VPN, sem mais delongas, vamos à lista. Vale mencionar que ranqueamos as ferramentas de VPN com base em sua qualidade.

Algumas da lista são grátis por um período limitado, enquanto outras são realmente grátis, explicamos tudo em cada avaliação!

1. NordVPN

O NordVPN é um dos provedores mais populares no mundo. Ele foi lançado em 2012 e desde então vêm sendo aprimorado para se manter como uma das opções mais competitivas do mercado.

Ele está disponível para computadores Windows, Linux e macOS, assim como smartphones Android, iOS e também com extensões para o Google Chrome, Firefox, etc.

Devemos destacar que o NordVPN possui uma rígida política de não manter registros, ou seja, ele não rastreia, coleta ou compartilha seus dados de nenhuma forma, assim como não mantém históricos de acesso, etc.

O NordVPN também já ganhou prêmios da ProPrivacy Awards como melhor VPN geral em 2019, assim como prêmios de melhor atendimento, privacidade e melhor valor (custo benefício). Não poderíamos deixá-lo fora de nossa lista com as melhores VPN grátis.

Recursos em destaque:

  • Privacidade em qualquer lugar e em qualquer dispositivo;
  • Servidores VPN em 59 países ao redor do mundo, você nunca mais precisará se preocupar com bloqueios regionais;
  • Conexão realmente veloz, sem sacrificar a sua velocidade de navegação;
  • Crie um IP pessoal exclusivo para você e o mascare para ser o único acessando seus dados de navegação;
  • Criptografia de alto nível;
  • Recursos de segurança como o CyberSec para protegê-lo de Malwares, anúncios e controle de botnet;
  • Kill Switch para eliminar completamente as conexões e não deixá-lo exposto nem por um segundo caso perca conexão com o servidor VPN;
  • Atendimento disponível 24 horas.

O Nord VPN oferece 3 opções de planos: O Completo, o Plus e o Standard. Onde o completo oferece 1 TB de armazenamento na nuvem e criptografia de última geração para arquivos.

Captura da tela do site do NordVPN

Lembrando que você pode testar o Nord VPN grátis e seus recursos por um período de 30 dias e, caso não esteja satisfeito com a performance do provedor, poderá solicitar um reembolso total sem qualquer burocracia ou risco.

Não deixe de conferir as promoções oferecidas pela NordVPN nos planos anuais.

2. ProtonVPN

O ProtonVPN é um dos melhores VPN grátis disponíveis no mercado e um dos únicos a oferecer um plano sem custos por tempo ilimitado. Ele foi lançado em 2014 pela Technologias AG em Genebra, na Suíça e de lá para cá vem se expandindo cada vez mais, sendo hoje um dos mais competitivos no mercado.

Em 2019, o ProtonVPN ganhou o prêmio de melhor VPN grátis pela ProPrivacy Awards.

Recursos em destaque:

  • Sediado na Suíça, beneficiando-se de forte proteção jurídica e não podendo ser coagido pelas jurisdições dos Estados Unidos ou União Européia;
  • Segurança física, os servidores estão localizados em um antigo abrigo do exército suíço, 1000 metros abaixo da superfície;
  • Não armazena quaisquer registros de seus usuários;
  • Proteção de vazamento de DNS;
  • Servidores VPN em 54 países;
  • Kill Switch para cortar todo o tráfego de rede no caso de você perder a conexão com o servidor VPN, para que não fique exposto nem por um segundo.

No plano gratuito, você tem acesso a uma conexão VPN e servidores localizados em três países, além de contar com velocidade de acesso média e sem qualquer tipo de registro de seus dados, armazenamento de histórico ou anúncios.

Captura da tela do site do ProtonVPN

3. Hide.me

Lançado em 2012, o Hide.me também não fica nem um pouco atrás no que diz respeito à qualidade de seus serviços de proteção de dados e fornecimento de redes privadas virtuais.

Com ele, você garante seu endereço de IP anônimo, ignora diversos tipos de censura na internet, melhora a segurança quando se conectado à redes wi-fi públicas e, inclusive, pode aproveitá-lo para jogar seus jogos online favoritos, mesmo que estejam bloqueados por região.

Recursos em destaque:

  • Sem anúncios ou registro de dados desde o plano gratuito;
  • Suporte IPv6;
  • Proteção contra vazamento de IP;
  • DNS não-censurado;
  • 10GB de navegação protegida disponível no plano de VPN grátis;
  • 5 localizações no plano grátis, 72 no plano Premium;
  • Conexão de alta velocidade.

Seu plano de VPN gratuito oferece 10GB de navegação protegida e servidores VPN em 5 locais diferentes, com o máximo de 1 conexão simultânea. Já no plano Premium, você tem acesso ilimitado a mais de 72 localizações, 10 dispositivos conectados simultaneamente e diferenciais como IP fixo, suporte de streaming, etc.

Captura da tela do site do Hide.me

4. CyberGhost VPN

O CyberGhost foi lançado em 2011 e hoje já conta com mais de 36 milhões de usuários ao redor do mundo, estando também disponível para computadores, dispositivos móveis e smart TVs.

Ele possui uma interface prática e intuitiva, de forma que você possa selecionar um de seus servidores em mais de 89 países e ocultar seu IP com poucos cliques antes de começar a navegar na web. Além disso, você pode facilmente desbloquear serviços de streaming não disponíveis em sua região, acessar conteúdo restrito e baixar torrents de forma anônima.

Recursos em destaque:

  • Servidores em mais de 89 países;
  • Download de torrents sem registro;
  • Sem registro de dados;
  • Proteção contra vazamento de DNS e IP;
  • Kill Switch;
  • Atendimento 24 horas.

Confira os planos do CyberGhost, faça seu teste com o VPN grátis e, se não gostar e quiser cancelar a sua assinatura dentro de 45 dias, você não precisará pagar nada e receberá seu dinheiro de volta sem riscos.

Captura da tela do site do CyberGhost

5. TunnelBear

Disponível para computadores Windows e macOS, assim como smartphones iOS e Android, não poderíamos deixar o TunnelBear fora de nossa lista.

Ele foi inicialmente lançado em 2011 pela TunnelBear Inc. e, em 2018, foi adquirido pela McAfee, empresa responsável por um dos maiores antivírus do mercado.

O TunnelBear conta com um plano gratuito para que você possa testar o VPN sem qualquer risco, com um limite de 500MB de navegação segura e privada. Após atingir este limite, você precisará optar por um dos planos completos oferecidos pela empresa para se manter protegido.

Recursos em destaque:

  • Kill Switch para garantir sua proteção mesmo em caso de perda de conexão com o servidor de VPN;
  • Criptografia de alto nível;
  • GhostBear para que você não seja detectado por bloqueios regionais, ISPs, etc;
  • Configure redes confiáveis em seus dispositivos e deixe que o TunnelBear te conecte automaticamente;
  • Servidores VPN em 26 países.

Além disso, a empresa oferece um plano para equipes, dedicado para empresas que desejam garantir a proteção dos dados através do acesso de funcionários. Vale a pena testar o VPN grátis e então decidir se pretende adquirir um de seus planos.

Captura da tela do site do TunnelBear

6. Free VPN Planet

Com o Free Planet VPN, você não precisa se preocupar com bloqueios ou qualquer tipo de restrição em relação aos seus sites e torrents favoritos. Este VPN grátis oferece uma grande variedade de serviços inteiramente gratuitos, e, por essa razão, tem ganhado muita popularidade.

Basta instalar e conectar, sem a necessidade de fazer um registro ou fornecer dados pessoais. Além disso, se você estiver em busca de um desempenho ainda melhor, o Free Planet VPN também oferece uma opção de assinatura premium com benefícios adicionais.

Captura da tela do site do Free VPN Planet

Na versão gratuita, os usuários podem desfrutar dos seguintes benefícios:

  • Conexão sem a necessidade de registro
  • Acesso a 5 servidores com tráfego e velocidade ilimitados
  • Suporte técnico via e-mail
  • Recursos de KillSwitch
  • Opção de seleção do protocolo desejado

Além disso, o Free Planet VPN segue uma rigorosa política de não registrar atividades, tornando-o uma excelente escolha para indivíduos que valorizam a sua privacidade e segurança online.

7. Avira Phantom VPN

O Avira conta com uma excelente opção de VPN grátis. O Avira Phantom VPN é uma ferramenta gratuita com uma opção Pro que oferece planos mensais e anuais ilimitados.

A VPN permite aos usuários desfrutar de privacidade total na internet, ocultando qualquer rastro de atividade e evitando que anunciantes ou provedores de serviços de internet rastreiem suas ações online.

Para quem está viajando e precisa se conectar a redes Wi-Fi públicas, o Avira Phantom VPN protege os dados do usuário durante essas conexões. Além disso, ele possibilita o acesso a sites e serviços de streaming que podem não estar disponíveis na sua região.

Além de assegurar completo anonimato na internet, o Phantom VPN não monitora suas atividades e impede que qualquer pessoa o faça.

Recursos Úteis:

  • Robustos recursos de segurança e privacidade;
  • Proteção contra malware;
  • Protocolo OpenVPN.

Na versão gratuita, o usuário tem direito a apenas 500 MB de dados por mês (1 GB se registrar com seu endereço de e-mail), o que pode não ser suficiente para downloads ou streaming extensos. No entanto, há um teste gratuito de 7 dias para a versão premium, que inclui dados ilimitados.

Captura da tela do site do Avira

8. Windscribe

A versão gratuita do Windscribe oferece acesso rápido e seguro a servidores VPN em 11 países (a maior seleção dentre as nossas VPNs mais bem avaliadas).

Além disso, esta VPN gratuita, com sede no Canadá, permite desbloquear sites de streaming restritos e serviços como HBO Max, Hulu e BBC iPlayer.

Embora por muito tempo o Windscribe tenha sido uma excelente opção de VPN grátis, suas velocidades diminuíram, perdeu a capacidade de acessar a Netflix dos EUA e impõe um limite de dados de 10 GB.

Destaques:

  • Desbloqueia 6 catálogos da Netflix
  • Desbloqueia diversas plataformas de streaming internacionais
  • Política de privacidade com logs mínimos
  • Kill Switch de VPN integrado
  • Política de dispositivos ilimitados

Além da sua versão gratuita, o Windscribe VPN conta com um plano PRO, com dados ilimitados, diversas regiões liberadas e muito mais.

Captura da tela do site do Windscribe

9. PrivadoVPN

O PrivadoVPN é uma das principais opções para quem procura uma VPN grátis. Ele tem a capacidade de desbloquear várias plataformas de streaming dos Estados Unidos, incluindo a Netflix dos EUA, e permite downloads de torrents sem restrições em todos os servidores gratuitos.

É uma escolha segura para usuários que não desejam pagar, com uma política de registro que protege a privacidade, bem como recursos de segurança padrão do setor, como criptografia AES-256, OpenVPN e um eficaz Kill Switch.

Recursos em destaque:

  • Desbloqueio da Netflix dos EUA, HBO Max e Disney+
  • Download de torrents sem restrições
  • Não requer registro nem informações de pagamento
  • Disponibilidade de 13 servidores em nove países, incluindo um servidor gratuito no Brasil
  • Altos padrões de segurança e uma política de registro que protege a privacidade
  • Possibilidade de uso em até 10 dispositivos

A versão gratuita do PrivadoVPN oferece conexão em 13 cidades de nove países. Nos Estados Unidos, há mais de uma cidade disponível, incluindo Chicago, Nova York, Los Angeles e Washington.

Além disso, ele conta com uma versão paga com planos mensais e anuais, com dados ilimitados, servidores em mais de 60 cidades e muito mais.

Captura da tela do site do PrivadoVPN

10. Troywell VPN

Se você está procurando por uma extensão para seu navegador, o Troywell VPN é uma excelente opção de VPN grátis para o Chrome que oferece uma conexão rápida e estável a qualquer um dos milhares de servidores que disponibiliza.

Utilize o modificador de localização da VPN, ajuste a extensão conforme suas preferências e proteja sua atividade de navegação, dados pessoais, endereço IP e o conteúdo de seu computador enquanto utiliza a Internet.

Para usar o Troywell VPN é muito simples, tudo o que você precisa fazer é baixar a VPN da Chrome Web Store, instalar a extensão e começar a usar com apenas cinco cliques.

Agora, você pode visitar páginas da web, contornar bloqueios geográficos e acessar conteúdo restrito por região. Caso você não consiga acessar um site do seu país mesmo com uma VPN pessoal ativada, verifique sua localização.

Captura de tela do Troywell VPN

11. Opera

O Opera é um navegador que se destaca ao oferecer aos usuários uma VPN gratuita integrada ao programa. Recentemente, o software recebeu uma nova versão com recursos de inteligência artificial.

Apesar de ter funcionalidades limitadas em uma versão paga, a modalidade gratuita da rede virtual privada do navegador é bastante intuitiva de ser configurada, sendo ativada com apenas um clique.

Além disso, você pode escolher a região do globo para mascarar sua conexão (Europa, Ásia, Américas ou o "Local ideal" baseado nos servidores mais próximos).

Captura de tela do Opera VPN

12. Surfshark

O Surfshark é outra excelente opção para quem não quer ter de lidar com vídeos, jogos ou sites bloqueados em sua região.

Lançado em 2018, o Surfshark já conta com mais de 2.4 milhões de usuários ao redor do mundo e já possui uma equipe de mais de 200 colaboradores.

Com o Surfshark, você conseguirá melhorar sua proteção contra hackers, Malware, phishing, roubo de identidade, manipulação de publicidade e até mesmo discriminação de preços.

Vale mencionar que o VPN está disponível para diversos dispositivos, tanto computadores quanto no mobile e também oferece extensões para o Chrome e Firefox.

Recursos em destaque:

  • Proteção em redes wi-fi públicas;
  • Suporte à transmissão peer-to-peer;
  • Sem registro de atividades;
  • Criptografia de alto nível;
  • Kill Switch disponível;
  • Dispositivos ilimitados.

O Surfshark VPN oferece 3 planos de assinatura: O Starter, o One e o One+. O plano mais completo é o Surfshark One+ que além de VPN oferece antivírus e malware, alertas em tempo real de violação de ID e cartão de crédito e muito mais.

Captura da tela do site do Surfshark

Você pode escolher um dos planos do Surfshark, testar o VPN gratuito por 30 dias e, se não gostar, cancelar a sua assinatura dentro desse período para receber seu dinheiro de volta, sem riscos.

Como escolher o melhor VPN gratuito

Apresentamos diversas opções confiáveis e de grande renome no mercado e agora você deve estar se perguntando: como escolher?

Na hora de escolher o VPN ideal para você, não foque apenas nos planos e preços ou se ele é um VPN Grátis, mas sim nos pontos fortes e fique atento às seguintes características:

Velocidade

Um bom VPN não impactará significativamente sua velocidade de conexão. Se você estiver tendo lentidão extrema ou falha ao tentar carregar páginas na web, por exemplo, experimente alternar o servidor de VPN que está usando.

É normal que o uso de um VPN afete sua velocidade de conexão, mas desde que você ainda consiga executar todas as suas tarefas, esse fator se encontra dentro dos resultados esperados ao usar um VPN grátis ou pago.

Segurança oferecida pelo VPN Free

O principal propósito de um VPN é te proporcionar mais segurança enquanto navega pela internet. Sendo este o caso, todo VPN grátis ou pago deve ser capaz de esconder seu endereço de IP, geolocalização e garantir que consiga navegar de forma privada.

Fique tranquilo, todos os VPNs indicados em nossa lista cumprem estes requisitos.

Criptografia de dados

Outro recurso muito importante de um VPN é sua capacidade de criptografar dados. Pare para pensar quantas vezes você acessa redes WiFi públicas, em shoppings, cafeterias, restaurantes e outros locais.

Ao acessar este tipo de redes sem fio, especialmente aquelas que não são protegidas por senha, você corre sérios riscos de ter todos os seus dados interceptados por hackers a medida que acessa páginas ou aplicativos.

Sempre que você abre um site ou se conecta à um serviço como o Facebook ou e-mail, há troca de informações entre seu dispositivo e o servidor e, para garantir que ninguém está espionando e obtendo informações sobre seus acessos ou até mesmo instalando Malwares em seu smartphone ou notebook, é importante criptografar sua conexão.

Várias VPN grátis já disponibilizam este tipo de recurso para protegê-lo quando se conectando à redes WiFi públicas e acredite, hoje, esta é uma das formas mais fáceis de se invadir dispositivos não protegidos por um VPN se conecntando à redes não protegidas.

Recursos pagos

Por mais que você esteja interessado em um VPN grátis, nós recomendamos muito conferir todos os recursos oferecidos dentro dos planos pagos de cada provedor.

Ferramentas profissionais oferecem planos mais robustos, com mais funcionalidades e diferenciais que podem ser de seu interesse. Mesmo assim, um VPN grátis já será o suficiente para esconder seu endereço de IP.

Vale a pena usar um VPN Grátis?

A resposta curta é: sim, mas bastante limitado. Como já mencionamos no artigo, mesmo nos planos gratuitos ou período de teste você já consegue se proteger ao esconder seu IP e geolocalização enquanto navega online.

Entretanto, caso você queira ter acesso a servidores de múltiplos países e desbloquear todos os recursos profissionais dos serviços, será necessário pesquisar entre os diversos planos pagos oferecidos pelas soluções. Neste quesito, o NordVPN realmente se destaca das demais.

Os principais benefícios de usar um VPN são garantir privacidade online, navegar pela internet de forma anônima, desbloquear sites protegidos por bloqueios de IP por região, ignorar qualquer mecanismo de censura, melhorar a proteção de transações online e acessos às suas contas e perfis.

Encontrou o melhor VPN grátis para você?

Esperamos que nossa linha tenha lhe ajudado a encontrar um provedor de VPN realmente capaz de atender às suas necessidades.

Confira cada alternativa com calma e, novamente, não deixe de conferir os recursos pagos - proteger seus dados é algo extremamente sério, especialmente para acessos e computadores empresariais.

Antes de sair, confira também nossa lista com as melhores ferramentas para gravar a tela do PC!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download