Site que faz resumo: confira 11 ferramentas

atualizado 29 de maio de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com o avanço da tecnologia, surgiram diversas ferramentas que nos auxiliam nas mais variadas atividades do dia a dia. Provavelmente você já precisou resumir um texto da escola ou faculdade, por exemplo.

O resumo é a reunião das informações mais relevantes de um texto e fornece uma excelente maneira de compreender as principais ideias do texto de maneira abreviada, sem a necessidade da leitura integral do texto.

Apesar de que a melhor forma de fazer um resumo seja ler o texto, a internet oferece diversas ferramentas para encurtar uma redação da maneira mais breve possível.

Sabendo disso, e pensando em te ajudar a economizar tempo, separamos uma lista com site que faz resumo para te ajudar a abreviar qualquer texto de maneira automática.

Curso de Digitação Online com Certificado

Antes de apresentarmos nossa listas com site que faz resumo, se você deseja aprender a digitar de maneira mais rápida e eficiente, nós recomendamos o curso Curso de Digitação Online com Certificado

Criado pelo professor Fabio G. Silva, professor de pós-graduação na PUC Minas e UNIPAC na área de Marketing Digital. O curso de digitação online utiliza a metodologia um software, a solução mais rápida e fácil para quem deseja aprender esta habilidade.

Com o objetivo de ensinar sua metodologia eficiente, este curso irá te ensinar como fazer o teclado trabalhar para você, melhores técnicas de digitação rápida, como desenvolver uma mentalidade que faz evoluir e não parar de aprender.

9 Site que faz resumo

Como falamos anteriormente, resumir um texto é recolher as informações mais relevantes do texto e compreender suas principais ideias sem necessariamente ler o texto completo. E para otimizar esses resumos, separamos alguns sites que fazem resumo.

1. Turbine Text

O primeiro site que faz resumo que trazemos nesta lista é o Turbine Text. Neste site é possível fazer resumo de textos de forma automática e totalmente gratuita.

Para resumir um texto utilizando essa ferramenta, basta colar o texto que deseja sumariar e escolher a maneira que deseja resumir, seja em porcentagem ou definindo o número de linhas. 

Além disso, nesta ferramenta é possível realizar a tradução automática para o seu texto. Também é possível realizar o resumo a partir do upload de algum arquivo de texto. Ao finalizar o resumo, o texto pode ser copiado e salvo em formato txt.

2. Resoomer

O Resoomer é um site que faz resumo e permite você sintetizar de forma prática o texto que desejar, de forma totalmente automatizada e gratuita.

Para utilizar esse site que faz resumo, basta colar o texto que deseja resumir na área indicada e, em seguida, clique no botão "Resoomer" para iniciar o processo de resumo do seu texto.

Também é possível configurar o tamanho do resumo, podendo definir de forma manual, otimizada ou análise, que destaca as frases mais importantes.

3. Summarizing Tool

Outra ferramenta que faz resumo que trazemos é o Summarizing Tool. Com esta ferramenta é possível fazer o resumo automático de qualquer texto, sem a necessidade de se cadastrar e totalmente gratuito.

Para usar este site que faz resumo, basta copiar o texto na área indicada, selecionar o tamanho do resumo e clicar em resumir. Além disso, é possível resumir texto a partir de arquivos PDF e Word, ou até mesmo direto de alguma url.

Após configurar o seu resumo, aguarde alguns segundos e seu texto resumido estará pronto para ser baixado ou copiado.

4. Rezzumin

O Rezzumin é outra opção de site que faz resumo de forma gratuita e totalmente automática. Esta ferramenta permite resumir arquivos em PDF e textos normais, podendo escolher a porcentagem do tamanho do resumo.

Para resumir um texto utilizando o Rezzumin, basta colar o texto na área indicada ou fazer o upload do arquivo PDF com no máximo 12 páginas, selecionar a porcentagem de resumo e clicar em "Submit".

Após isso, aguarde alguns segundos enquanto a ferramenta finaliza o resumo do seu texto e o seu novo texto resumido estará pronto para download.

5. Halo-Pro Resumos Online

O Halo-Pro Resumos Online é um site que faz resumo que conta com uma interface bem simples para realizar resumo de textos de forma automática. Apesar de ser uma ferramenta gratuita, existe o plano de assinatura Premium que traz algumas vantagens.

Para resumir seu texto no Halo-Pro, você precisa apenas colar o seu texto na área indicada e selecionar a porcentagem de resumo do texto, podendo ser 50%, 70% e 80%. Em seguida, basta clicar no botão "Resumir".

Ao clicar no botão para resumir seu texto, ele estará disponível na área indicada ao lado e basta clicar em "Copiar" para copiar as informações do seu novo texto resumido.

Na versão Premium, é possível realizar o resumo de arquivos ilimitados, no formato PDF e Word e até mesmo resumo de livros inteiros.

Captura da tela do Halo-Pro Resumos Online

6. Edit Pad

O Edit Pad permite você transformar um texto longo em um texto abreviado com apenas um clique. Este site que faz resumo é totalmente gratuito e realiza o resumo dos textos de forma automática.

Tudo que você precisa fazer para utilizar este site que faz resumo, é colar o seu texto na área indicada ou realizar o upload do seu arquivo clicando no ícone indicado. Também é possível escolher o idioma que você deseja essa tradução.

Após configurar o seu resumo, basta clicar no botão "Resumir" e aguardar alguns segundos enquanto seu texto é finalizado. Em seguida, basta copiar o seu texto pronto, ou realizar o download do seu resumo.

Captura de tela do Edit Pad

7. Esummarizer

Embora o site esteja em inglês, o Esummarizer é uma ferramenta que permite fazer resumo de textos automaticamente em qualquer idioma.

Para utilizar este site que faz resumo, tudo que você precisa fazer é colar o texto que deseja resumir, selecionar o número de frases que o texto resumido deve ter e em seguida clicar no botão "Summarize" para simplificar o seu texto.

8. Text Compactor

Outro site que faz resumo que trazemos nesta lista é o Text Compactor. Neste site é possível realizar o resumo de forma automática e bem rápida de qualquer texto.

Tudo que você precisa fazer para criar um resumo utilizando esta ferramenta é colar o texto que deseja sumariar e em seguida escolher o percentual do texto que deseja manter no seu resumo.

Após finalizar essa etapa, a ferramenta irá resumir o seu texto de forma automática.

Captura da tela do site Text Compactor

9. Linguakit

Por último, trazemos o Linguakit que é outro site que faz resumo de textos de forma totalmente automática. Assim como os demais, ele conta com uma interface totalmente simples de se utilizar.

Para fazer resumo neste site, basta colar o texto que deseja resumir, selecionar um idioma e o tamanho do seu resumo. Em seguida, clique no botão "Fazer consulta" para resumir o seu texto.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

O que é o Abstract?

O abstract é o termo em inglês do resumo da sua pesquisa científica. Dessa forma, após o resumo do seu trabalho, é necessário traduzi-lo para que fluentes de todas as línguas consigam entender.

Muitos pesquisadores fazem abstracts em diferentes línguas, mas a principal é em inglês e em alguns casos espanhol. Normalmente o abstract equivale ao resumo do trabalho acadêmico.

Nos trabalhos acadêmicos, como TCC, precisa ser formada por introdução, objetivos, metodologias, resultados e considerações finais da pesquisa.

Site que faz resumo em inglês

Como muitas pessoas necessitam do abstract no processo de criação do seu trabalho acadêmico. Para fazer seu abstract, separamos algumas opções de site que faz resumo em inglês. Invista em um curso de inglês online para você se tornar fluente no idioma.

1. Grammarly

O Grammarly não é exatamente um site que faz resumo, mas sim um aplicativo verificador de gramática online. Ele funciona basicamente como um corretor ortográfico desenvolvido especialmente para textos em inglês.

Essa ferramenta pode auxiliar na hora de fazer seu abstract ou seus resumos em inglês. A ferramenta além de oferecer recursos de revisão gramatical, oferece suporte avançado para construções textuais mais complexas.

2. Smodin

Já o Smodin é um site que faz resumo em inglês e em muitos outros idiomas. A ferramenta permite você resumir um texto de até 30 mil caracteres ou também resumir textos de sites, inserindo a url do site do texto que você quer resumir.

A ferramenta utiliza algoritmos de inteligência artificial para ler o conteúdo completo, entender o seu significado é dividido em uma versão mais condensada. Ele reconhece os principais tópicos e observa a importância de cada palavra, frase e parágrafo.

Dicas de como fazer resumo

Agora que você conheceu algumas ferramentas e site que faz resumo, separamos algumas dicas para você fazer um bom resumo.

1. Leia com atenção

A primeira dica para fazer um bom resumo é entender o texto. Por isso, leia atentamente o conteúdo, mais de uma vez, caso necessário. É fundamental que ao final da leitura você seja capaz de entender a problemática central.

2. Destaque as partes importantes

Agora que você já compreendeu o assunto do texto, refaça uma leitura e nesse momento destaque e grife conceitos, termos-chave e frases importantes com um marcador.

Use outra cor de marcador para destacar dados que não podem ficar de fora do seu resumo, como nomes, datas históricas, entre outros. Separar essas informações importantes é fundamental para não esquecer as principais informações no seu resumo.

3. Escreva um resumo com as suas palavras

Na hora de escrever seu resumo, é interessante escrever com suas próprias palavras, transcrever trechos do original não é tão efetivo, pois acaba se tornando uma tarefa mecanizada e pouco reflexiva.

É necessário pensar no conhecimento que adquiriu e reorganizar sua cabeça poara intensificar a memorização. 

4. Evite uma lista de tópicos

A última dica para fazer um bom resumo, é evitar uma lista de tópicos, mas tente inter-relacionar os pontos abordados no texto original. Imagine que ele será utilizado por outras pessoas decidindo se vale a pena ou não lê-lo.

Existem duas perguntas que podem te guiar, como:

  • Quais são as principais ideias que o leitor vai encontrar no texto?
  • O que você sente como contribuição efetiva do texto para o seu aprendizado depois de lê-lo?

Encontrou o site que faz resumo?

Esperamos que com esta lista você tenha encontrado o site que faz resumo ideal para você sintetizar seus textos com qualidade, e lembre-se que um resumo e uma resenha possuem objetivos diferentes.

Se você tem interesse em desenvolver outras habilidades e até mesmo aprender novas profissões, confira nosso artigo com os melhores cursos online para começar a aprender hoje.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download