8 melhores sites para descobrir fontes

atualizado 16 de novembro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Quando se trabalha com design gráfico, um dos elementos essenciais para suas artes e campanhas são as fontes de letras. Encontrar as melhores fontes de letras é uma etapa fundamental na elaboração de qualquer projeto.

De modo geral, fontes bonitas e legíveis são fundamentais na produção de qualquer conteúdo. Sites e artigos de blogs, por exemplo, precisam ser agradáveis aos olhos e promover uma boa experiência aos leitores. 

Muitos profissionais e usuários reparam no tipo de fonte utilizada nos sites, imagens ou artes criadas. Como nem sempre utilizam uma fonte padrão, muitas dúvidas surgem sobre qual foi a fonte utilizada para determinado projeto.

Provavelmente você já encontrou uma fonte interessante na internet e não fazia a melhor ideia de descobrir qual é. Felizmente, atualmente existem diversas ferramentas e site para descobrir fonte.

Fonte para Instagram

Antes de começarmos a falar sobre site para descobrir fonte, se você está querendo mudar um pouco a fonte do seu perfil do Instagram, nós da JivoChat possuímos a ferramenta ideal para você.

Com a JivoChat Fontes para Instagram, você consegue escolher entre diversas opções de fontes personalizadas. Basta digitar a frase que deseja na área indicada e selecionar a sua fonte favorita.

Após isso, basta copiar e colar onde quiser, como na sua bio do Instagram. Essa ferramenta é completamente gratuita e fácil de usar, basta acessar e encontrar suas fontes personalizadas.

Você pode criar artes para Instagram com fontes personalizadas em poucos minutos e desfrutar o máximo que a rede social tem a oferecer, por isso não deixe de utilizar o Shutterstock: Creative Flow.

Uma ferramenta fácil e prática onde você poderá criar seus próprios designs para a rede social e aplicar as suas fontes.

Como descobrir a fonte usada?

Como falamos, atualmente existem diversas ferramentas e sites que permitem você descobrir qual fonte foi utilizada em determinada página ou imagem. Para te ajudar nesse processo, preparamos essa lista com diversos site para descobrir fonte.

1. WhatFontis

A primeira opção de site para descobrir fonte que apresentamos na lista é o WhatFontis, essa ferramenta utiliza uma tecnologia de reconhecimento que permite descobrir fonte de imagem.

A ferramenta busca pela fonte inserida na imagem através de um catálogo com mais de 700 mil fontes, incluindo as disponíveis no Google Fonts. É possível descobrir fonte da imagem através de um arquivo ou da URL da imagem

A ferramenta realiza os ajustes necessários para transformar o conteúdo enviado o mais nítido possível. É possível selecionar a opção de filtrar para exibir apenas as opções de fontes gratuitas.

Basta marcar a caixa de seleção escrita "Display only free fonts", mostrar somente fontes gratuitas, em tradução livre.

Tela inicial do WhatFontis

2. WhatTheFont

Criado pelo site MyFonts, o WhatTheFont é um site para descobrir fonte bem simples e fáceis de usar, ele permite você encontrar a fonte a partir de imagens gratuitamente. Para encontrar a fonte basta fazer o upload do arquivo e selecionar apenas uma linha do texto.

Ao realizar a busca para descobrir a fonte, serão exibidas diversas opções semelhantes, caso encontre alguma, basta clicar em "Get it". Apesar da maioria das fontes serem pagas, é possível encontrar algumas opções gratuitas.

Tela inicial do WhatTheFont

3. TypeNavigator

Outro site para descobrir fonte que podemos listar é o TypeNavigator, esse site realiza a busca através das características da fonte que deseja encontrar. Ao entrar no site você consegue encontrar um quadro com diversas possibilidades.

Basta escolher cada opção que mais se assemelham com a fonte que está buscando e ao final, clique em "Search". Caso a ferramenta encontre alguma fonte semelhante, será listada todas as opções.

Tela de busca de fonte do TypeNavigator

4. Font Squirrel

O Font Squirrel é um site para descobrir fonte que oferecem diversas opções de fontes gratuitas para o uso comercial. Além das opções pagas que a ferramenta também oferece.

Através dessa plataforma é possível descobrir fonte usada em imagens. Basta fazer o upload da foto que você deseja ou enviar a URL da imagem. Selecione a área da imagem onde está o texto e clique em "Matcherate it!".

Tela de busca de fonte do FontSquirrel

Esse site para descobrir fonte é um pouco diferente dos demais. O FontinLogo é uma biblioteca de fontes utilizadas em logomarcas. Nesse site você consegue descobrir qual a letra utilizada pela Coca-Cola, por exemplo.

Caso esteja buscando uma fonte para se inspirar, você pode conferir todas as empresas do catálogo. Basta buscar pelo segmento que deseja, como Internet, Brinquedos, Marketing, entre outros.

Tela de busca do FontinLogo

6. WhatFont Tool

Outra ferramenta para descobrir fonte um pouco diferentes das que apresentamos é o WhatFont Tool. Essa ferramenta permite identificar as fontes utilizadas enquanto você navega pelos sites.

Disponível para Google Chrome e Safari, essa extensão permite você identificar a fonte utilizada ao passar o mouse sobre o texto em uma página da Web. Basta instalar a extensão e ativá-la para começar a usar.

7. Identifont

O Identifont é um site para descobrir fonte bem interessante, essa ferramenta auxilia na identificação de aspectos para descobrir a fonte que você está buscando. O site realiza diversas perguntas sobre a fonte e identifica baseada em suas respostas.

Essa ferramenta também identifica a fonte através de diferentes parâmetros, como nome de designer/editor e semelhança com outras fontes. Permitindo você realizar a busca e encontrar fontes parecidas.

Tela inicial do Identifont

8. Serif Font Identification

Outra opção de site para descobrir fonte é o Serif Font Identification. Esta ferramenta te auxilia a identificar a fonte que você está procurando, como um verdadeiro guia.

É possível descobrir a fonte através da descrição das características de uma fonte específica e a ferramenta fornece uma lista de possíveis letras que combinem com a descrição que você informou.

Encontrou o melhor site para descobrir fonte?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor site para descobrir fonte que você encontrou enquanto navegava pela internet.

Se você trabalha com design gráfico e está buscando fontes para colocar em suas artes mas não sabe que tipo de programa utilizar para criá-las, confira nosso artigo com os melhores editores de fotos gratuitos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download