Site institucional: o que é e 10 formas de criar

atualizado 5 de abril de 2024
Tempo de leitura12 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

No mercado de hoje, criar um site para seu negócio já pode ser considerado um investimento padrão para essencialmente qualquer empresa, independente de seu nicho de mercado.

Criar um site institucional traz diversos benefícios para o seu negócio e, neste conteúdo, apresentamos todos os motivos para ter o seu próprio site empresarial, assim como ferramentas que podem ajudá-lo a fazer isso com facilidade ou até mesmo gratuitamente.

Confira as nossas dicas, sugestões e veja como é fácil criar um site institucional para a sua empresa.

O que é um site institucional?

Como o próprio nome já sugere, o site institucional é, essencialmente, a frente de loja de seu próprio negócio - mesmo que você não venda produtos na internet.

É através dele que consumidores podem conhecer mais sobre a sua marca, produtos, serviços, saber mais sobre a sua empresa e até mesmo encontrar dados como: endereço, canais de atendimento ao cliente, horário de funcionamento, perfis nas redes sociais, etc.

Em seu próprio site empresarial, você poderá incluir todos os dados pertinentes ao seu negócio e disponibilizar informações que podem ajudá-lo a atingir seu público alvo no ambiente digital.

Inclusive, hoje, diversos negócios já buscam formas de expandir seus canais de vendas através de lojas virtuais. Empresas no varejo, além de criar um site para destacar a própria marca no ambiente digital, também vendem seus produtos pela internet.

Como criar um site institucional

Para você que está em busca das melhores formas de fazer isso, preparamos uma lista com plataformas e construtores que podem ajudá-lo a fazer isso com facilidade - mesmo que não tenha conhecimentos em programação ou design. Confira abaixo.

1. Wix

Não há como falar sobre criação de sites sem colocar a Wix em destaque. Ela é uma das plataformas mais populares e apresenta diversos modelos prontos para sites institucionais, de design, saúde, entre diversos outros nichos.

Não é necessário ter conhecimento em design ou programação para construir sua página no Wix - a ferramenta é intuitiva e possui um editor prático.

Destaques:

  • Suas páginas são otimizadas para SEO, o que ajuda a ranquear melhor nos mecanismos de busca (como o Google);
  • Criação de blogs, lojas virtuais e lojas de dropshipping;
  • Centenas de templates personalizados de sites institucionais gratuitos;
  • Editor intuitivo baseado em arrastar e soltar elementos como você preferir e possibilidade de editar a visualização mobile (sites responsivos).
  • Hospedagem segura e suporte de qualidade, disponível 24/7;

Experimente o Wix por um período de até 14 dias e, se não estiver satisfeito com o resultado, basta acionar o reembolso garantido para receber o valor de seu investimento de volta.

Crie seu site com a Wix

2. SITE123

O SITE123 é um dos editores mais simples e completos para projetar e colocar no ar seu site institucional.

Com ele, você pode escolher entre diversos modelos prontos, editá-los como preferir e contar com a hospedagem de qualidade oferecida pelo serviço.

O SITE123 também oferece um plano Premium com mais recursos, espaço de armazenamento para seu site e largura de banda.

Destaques:

  • Plano gratuito com subdomínio incluso;
  • Templates responsivos;
  • Site otimizado para SEO.

Quem optar por escolher a plataforma ainda poderá contar com recursos incríveis como ferramentas SEO, funcionalidade para celular, domínios personalizados e hospedagem.

3. Hostgator

Você provavelmente já conhece a Hostgator a partir de seus serviços de hospedagem - sendo um dos serviços de hospedagem de sites mais populares no mundo.

Entretanto, além disso, eles também contam com um construtor que pode ajudá-lo a criar e colocar as páginas de sua empresa no ar com facilidade.

Destaques:

  • Criação de domínio personalizado para seu site;
  • Certificado de segurança SSL;
  • Contas de e-mail;
  • Construtor intuitivo, você não precisa ter conhecimentos em design ou programação.

A solução ainda oferece um banco de imagens grátis onde você poderá encontrar centenas de fotos para as páginas e categorias de seu site, assim como diversas opções de personalização para que possa usar as cores de sua marca e manter a identidade visual.

Crie um site responsivo e profissional com o Hostgator

4. WordPress

Hoje, mais de 40% da web é construída em WordPress, tornando-o o sistema de CMS (Content Management System) mais usado no mundo.

Ele é, de longe, a opção mais versátil e robusta. Além de ser altamente personalizável, o WordPress conta com uma loja de plugins extensa, na qual você certamente poderá encontrar soluções prontas que podem ser integradas ao seu site institucional.

Destaques:

  • Extremamente robusto e versátil;
  • CMS de qualidade comprovada e com milhares de recursos e soluções criadas para WordPress disponíveis online;
  • Domínio personalizado gratuito por um ano;
  • Hospedagem de altíssima qualidade.

Vale a pena conferir os planos oferecidos pelo WordPress e identificar qual opção atende às suas necessidades.

5. GoDaddy

O GoDaddy é um criador que não oferece exatamente a possibilidade de manter uma página gratuitamente, mas sim de criar um site e testá-lo por 30 dias sem precisar pagar nada ou informar seu cartão de crédito, ou seja criar site grátis por 30 dias.

Com isso, ele é mais indicado para aqueles que já estão decididos em fazer o upgrade para uma ferramenta profissional - que certamente é o caso desta alternativa.

Destaques:

  • Criação de domínio;
  • Endereço de email personalizado;
  • Hospedagem de altíssima qualidade.

6. Webnode

Atendendo mais de 40 milhões de usuários, o Webnode é uma excelente plataforma para quem busca criar um site institucional para a própria empresa.

Com a ferramenta, é possível até mesmo criar páginas através do aplicativo para tablet ou smartphones, aproveitando templates profissionais e modernos e editando-os de acordo com as especificações de sua empresa.

Destaques:

  • Hospedagem de qualidade para o seu site;
  • SEO já incluso no desenvolvimento das páginas;
  • Modelos otimizados para mobile.

A plataforma oferece diferentes planos Premium para quem deseja escalar sua página e ter acesso a recursos avançados, como conta de e-mail personalizada, loja online, Analytics e Adsense, etc.

7. Kinghost

A Kinghost oferece duas soluções para quem busca ter um site institucional: um criador de sites e a opção de criar o seu site em WordPress.

O construtor é gratuito, possibilita a criação de até 1000 páginas, 5GB de espaço, editor de páginas realmente simples e claro, você poderá hospedá-lo diretamente na própria Kinghost para garantir boa disponibilidade e velocidade da página.

Destaques:

  • Layouts responsivos;
  • Imagens profissionais para o seu site;
  • Geração de ofertas inteligentes e formulários para captar leads.

Escolha um estilo a partir dos modelos prontos, personalize-o e publique. É fácil assim ter sua página no ar.

8. Weblium

Um diferencial bacana do Weblium é que ele oferece um assistente inteligente para edição de suas páginas, capaz de automaticamente ajustar seu website para alinhar elementos visuais, ajustar tamanhos de fontes, etc.

Destaques:

  • Mais de 270 templates disponíveis;
  • Espaço de armazenamento ilimitado;
  • Certificado SSL incluso.

Você pode aproveitar os destaques acima já no plano grátis da plataforma e, caso queira ter acesso a recursos como rastreador de eventos, integração com Google Analytics, entre outros, vale a pena investir em um plano profissional.

9. Weebly

O Weebly também facilita o desenvolvimento de sites institucionais e dispõe de um plano grátis que inclui certificado de segurança SSL e 500MB de armazenamento para a sua página.

Destaques:

  • Sites otimizados para SEO e responsivos;
  • Notificações pop-up incluídas no plano Business;
  • Carrinho de compras e busca no site a partir do plano Pro.

Vale mencionar que, no plano gratuito, o endereço de domínio possui a marca do Weebly, algo removido a partir do plano Connect - o mais barato oferecido pela ferramenta.

10. Contratando uma agência digital

Por fim, além de usar um construtor, você também pode contratar uma das melhores agências de marketing digital do Brasil para que criem o seu site institucional.

A vantagem é que, além de não precisar fazer o trabalho manualmente, poderá personalizar a sua página como preferir e, além disso, contar com serviços de especialistas em SEO, web design e desenvolvimento de sites.

Além disso, caso queira impulsionar a sua presença nos canais digitais, diversas agências de marketing também se disponibilizam a coordenar a sua presença digital, tanto nas redes sociais quanto através de anúncios.

6 motivos para criar um site institucional

Podemos destacar diversos motivos e vantagens relacionados à construção de um site para empresas, confira:

Melhorar a visibilidade da marca

Estudos indicam que hoje, até 97% dos internautas fazem pesquisas online antes de comprar em lojas físicas - a maior parte dessas pesquisas se iniciando no Google, mas também se estendendo às redes sociais.

Suponha que você pretende lançar um restaurante de comida italiana ou gráfica na cidade de São Paulo, faz todo o sentido querer aparecer em buscas no Google como: "gráficas em São Paulo" ou "comida italiana em São Paulo", certo?

A melhor forma de otimizar as suas chances de aparecer entre os primeiros resultados nas páginas de pesquisa do Google para estas buscas é criando e otimizando seu site institucional para SEO (Search Engine Optimization).

Colocar estratégias de marketing digital em prática

Se o tráfego online orgânico não é o seu objetivo, vale lembrar que você também pode impulsionar a sua página em canais digitais através de anúncios pagos, como por exemplo no Google Ads.

Essa é uma das estratégias de marketing digital indicadas para quem deseja, de forma ativa, investir para ter o seu próprio site e marca apresentado para internautas na internet.

Inclusive, as melhores agências de marketing digital do Brasil oferecem serviços que tem como objetivo melhorar a visibilidade de sua marca na internet, atrair mais visitantes de forma orgânica e paga (através de anúncios) e engajar o público alvo de sua empresa nas redes sociais.

Atrair mais clientes

Podemos facilmente afirmar que o principal motivo que leva negócios a desenvolver um site institucional é atrair mais clientes - afinal, as chances são que os seus consumidores têm acesso à internet e também querem conhecer mais sobre a marca acessando o site pelo computador, notebook ou celular.

Inclusive, vale notar que, hoje, mais de 56% do tráfego online ocorre através de dispositivos móveis e, por isso, é importante garantir que você ofereça um site responsivo - otimizado para mobile.

Dessa forma, as pessoas podem facilmente encontrar informações sobre seu negócio na internet, tirar as suas dúvidas, conferir produtos ou serviços, entrar em contato ou ir diretamente ao seu estabelecimento.

Expandir os canais de vendas

Como mencionamos anteriormente, indo além do site institucional, diversas empresas já expandem seus canais de vendas para a internet, possibilitando o processamento de transações e a venda de produtos diretamente pela internet.

Para isso, plataformas de ecommerce são mais indicadas, tendo em vista que é possível cadastrar todo o seu catálogo de produtos e aproveitar recursos e funcionalidades prontas oferecidas pelas soluções.

Otimizar o atendimento ao cliente

Outro forte motivo para investir em um site empresarial é melhorar a comunicação com seus clientes. Você pode, por exemplo, instalar um chat online diretamente em seu website institucional para conversar com visitantes em tempo real e tirar as suas dúvidas.

Essa estratégia é especialmente importante para quem deseja vender mais através de seu site e otimizar o atendimento ao cliente pois, além de melhorar a retenção de clientes - que poderão tirar suas dúvidas sem sair de seu site - você também poderá acompanhá-los durante sua jornada de compra, apresentando sugestões de produtos e personalizando a venda.

Criar um blog empresarial

Por fim, outro excelente motivo para criar um site é a oportunidade de ter um blog empresarial.

Através dele, você poderá publicar conteúdos ricos e de alta qualidade com o intuito de educar o mercado, gerar tráfego orgânico (através dos mecanismos de busca, como Google, Bing, etc) e gerar autoridade para a sua marca no ambiente digital.

Dicas para ter um site institucional profissional

Independente da forma escolhida para construir a página online de seu negócio, é importante se atentar a alguns pontos-chave que todo website profissional deve ter.

Otimize o site para mobile

Estudos indicam que, hoje, mais de 56% do tráfego online já ocorre através de dispositivos móveis. Levando isso em consideração, não compensa construir um site institucional que não seja responsivo.

Afinal, você não quer deixar de atender essa enorme parcela de visitantes em sua página, certo? Acessar sites de empresas ou até mesmo fazer compras online pelo celular já é algo comum para o consumidor brasileiro.

Preze pelo bom design

No que diz respeito ao design e a aparência do site de sua empresa, a primeira impressão realmente é a que fica. Visitantes podem questionar a legitimidade de um site ou até mesmo a qualidade de seus produtos ou serviços apenas a partir da aparência das páginas.

Por isso, caso você não tenha conhecimentos em web design, recomendamos trabalhar com uma das ferramentas indicadas acima e partir de modelos modernos ou contratar uma agência de marketing digital para ajudá-lo neste aspecto.

Tenha um certificado de segurança

Sempre que você acessa um site no navegador, pode notar se ele possui ou não um ícone com um cadeado na caixa de URL (ao lado do link).

Páginas protegidas por um certificado de segurança SSL garantem a criptografia de dados transmitidos entre o usuário (seus visitantes) e o servidor.

Por outro lado, sites que não oferecem este certificado são vistos como inseguros e, muitas vezes, os próprios navegadores como o Google Chrome, Mozilla Firefox ou Microsoft Edge exibem alertas para os visitantes informando-os que seus dados podem estar em risco.

Além disso, páginas protegidas com um certificado SSL ranqueiam melhor nos mecanismos de busca (Google, Bing, Yahoo, etc).

Mantenha as informações sempre atualizadas

Antes mesmo de colocar sua página institucional no ar, tenha certeza de que sua empresa está preparada para mantê-la atualizada - especialmente no que diz respeito às informações de contato ou endereço de seu estabelecimento, por exemplo.

Dessa forma, nenhum visitante se questionará se a empresa ainda existe e não terão dificuldades em entrar em contato com seus representantes.

Aliás, a melhor forma de oferecer tal comunicação é diretamente através de um chat online disponível na página. Você pode instalar um chat gratuito com o JivoChat, por exemplo, e conversar com visitantes em tempo real.

Pronto para construir o seu site institucional?

Esperamos que tenha aprendido tudo sobre o assunto em nosso conteúdo e que possa aproveitar as dicas e sugestões de ferramentas para construir a página de seu negócio.

Não se esqueça de instalar o JivoChat para conversar com visitantes em tempo real, integrando-o ao WhatsApp, Facebook Messenger e centralizando toda a comunicação de seu negócio em um único lugar!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download