SendinBlue é bom? Vale a pena mesmo?

atualizado 9 de abril de 2024
Tempo de leitura9 minutos
Rafael G.
Rafael G.
Diretor de conteúdo

Hoje, seja você dono de uma agência, ecommerce ou mesmo um profissional individual buscando empreender online, para atingir os resultados esperados no mercado digital - considerado um dos mais competitivos no mundo - precisará se esforçar durante a criação e administração de suas estratégias e campanhas de marketing digital, assim como investir no relacionamento com o cliente.

Existem diversas plataformas que oferecem estes serviços e, se estava em busca de uma solução completa, que ofereça diversos todos os sistemas que precisa e atenda suas necessidades, está na hora de avaliar se o SendinBlue (Brevo) é bom, como funciona e se vale a pena investir em suas soluções.

Para ajudá-lo a conhecer seus diferenciais e decidir se ela é a solução certa para seu negócio, fizemos nossa própria análise completa da ferramenta. Confira seus diferentes segmentos e como a plataforma atua em suas campanhas.

E claro, não se esqueça de alavancar o atendimento ao cliente através do chat online para segmentar suas bases e aumentar as taxas de abertura. Instale o JivoChat gratuitamente em sua página!

Conheça o SendinBlue

A SendinBlue, que agora é Brevo, é uma empresa SaaS focada em marketing digital e marketing de relacionamento, fundada em 2012. Eles atuam em três grandes segmentos, sendo eles:

  1. Comunicação: onde poderá encontrar soluções voltadas para email e SMS marketing;
  2. Relacionamento: composta pelo sistema CRM (Customer Relationship Management, ou gestão de relacionamento com clientes) da plataforma, assim como soluções de automação de marketing e emails transacionais;
  3. Conversão: criação de landing pages, formulários de inscrição, anúncios no Facebook e até mesmo retargeting são funcionalidades também oferecidas pelo SendinBlue;

Considerando isso, podemos afirmar sem dúvidas que o SendinBlue cumpre o que promete ao oferecer todas as soluções que seu negócio precisa. Vamos avaliar cada uma das ferramentas individualmente logo mais.

SendinBlue Logo

Para quem é o SendinBlue?

Considerando sua grande gama de serviços e ferramentas, o SendinBlue é capaz de atender agências digitais, empresas de diferentes nichos, ecommerces, profissionais na área de marketing, startups e até mesmo ONGs. Inclusive, você poderá conferir depoimentos de cada um destes focos diretamente na página da plataforma.

Isso significa que, independente de sua área de atuação ou nicho de mercado, certamente conseguirá encontrar uma ou várias soluções que podem otimizar seus processos e ajudar a impulsionar resultados.

Agora que você já têm uma visão geral da empresa e seus serviços, podemos nos aprofundar com avaliações focadas em cada uma das ferramentas oferecidas na plataforma. Confira e considere quais podem atender suas próprias necessidades para definir se acha.

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Email Marketing

Para começar, não poderíamos avaliar se o SendinBlue é bom sem considerar sua solução de email marketing, que inclusive é considerada uma das melhores no mercado. Com ela, você poderá aproveitar mais de 70 modelos e layouts de emails já prontos, com design profissional, responsivo, personalizado com o nome de cada lead e claro, compatível com dispositivos móveis.

Seu sistema de personalização dinâmica oferece mais do que apenas chamar o cliente pelo nome. Através do mesmo, é possível considerar até mesmo o estado civil, data de nascimento e outros dados para ajustar os disparos e oferecer uma experiência exclusiva.

SendinBlue Email Marketing É bom

Inclusive, poderá trabalhar com bases segmentadas, o que ajuda a impulsionar suas taxas de abertura, garantindo que possa disparar conteúdo relevante de acordo com o perfil e preferências dos clientes. Também é possível controlar seu cronograma de envio e agendar disparos de acordo com a estratégia e frequência que deseja cobrir.

SMS Marketing

Semelhante à função de email marketing, você também poderá personalizar seus disparos, segmentar sua base de clientes e certificar-se que todos os números cadastrados estão atualizados.

Esta ferramenta é ideal para enviar notificações urgentes, lembretes, avisos de entrega e, de acordo com a página da empresa, 90% das mensagens são visualizadas dentro de três minutos.

Um diferencial interessante apresentado pela SendinBlue, é que também poderá criar diversos modelos de mensagens SMS e automatizar o envio a partir de condições e gatilhos predefinidos.

CRM

Sistemas de CRM têm como principal objetivo ajudá-lo a administrar as interações com os clientes, assim como fazer o acompanhamento de sua equipe de vendas. Com o CRM da SendinBlue, você não irá perder oportunidades de negócio por ter esquecido de realizar o follow up com algum cliente

Além disso, todos seus leads e clientes estarão cadastrados em uma única plataforma, o que facilita o acesso à informação e acompanhamento do histórico de compras, atendimento, entre outros dados relevantes para o contato.

CRM da SendinBlue é bom?

Com esta ferramenta, será possível criar, delegar e administrar as atividades e tarefas dos membros de sua equipe através da plataforma. Essencialmente, é um painel de controle completo que facilita a visualização e acompanhamento dos processos de vendas de seu negócio.

Automação de Marketing e Emails Transacionais

Sendo uma das soluções mais novas da plataforma, agora você também poderá aproveitar suas ferramentas para automação de marketing. Isso significa, essencialmente, automatizar processos de acordo com seu fluxo de trabalho e garantir que o acompanhamento seja feito.

Para exemplificar, você poderá disparar séries de email após leads se cadastrarem em sua newsletter, disparar ofertas especiais no dia de aniversário dos mesmos, enviar emails de confirmação após uma venda (também através da ferramenta de emails transacionais), entre outros exemplos.

Tudo isso de forma automática, o que ajuda a otimizar seu desempenho e evitar perdas de oportunidade de vendas. Dessa forma, poderá até mesmo incluir as soluções da SendinBlue em sua estratégia de pós-venda, por exemplo.

Formulários de Inscrição e Landing Pages

Caso precise coletar dados de seus visitantes e impulsionar sua conversão de leads, a SendinBlue também oferece uma ferramenta de criação de formulários de inscrição.

Através dela, poderá personalizar o design e modelo de seu formulário, coletar todos os dados que precisa para alavancar suas estratégias, posicioná-los onde preferir em sua página através de widgets e permitir que os visitantes escolham qual tipo de conteúdo desejam receber de sua empresa.

Inclusive, nada te impede de unir esta estratégia à uma SendinBlue, cuja criação e personalização também é oferecida pela plataforma. Seja para chamar atenção e promover seu eBook, novos produtos, serviços, eventos ou outras ações, basta criar sua landing page com o SendinBlue e inserir CTAs (Call to Action) focados.

Anúncios do Facebook

Como já tratamos anteriormente em nosso blog, anunciar através do Facebook realmente vale a pena e, curiosamente, o SendinBlue também oferece uma ferramenta robusta para otimizar seus ads.

Dentre os recursos, você poderá criar e personalizar anúncios, selecionando imagens e criando CTAs que façam sentido de acordo com os objetivos almejados. Inclusive, considerando que todos estes sistemas são integrados, torna-se possível entrelaçar sua estratégia de Ads com outros pontos de contato, como o disparo de emails, etc.

SendinBlue oferece Anuncios no Facebook

Além disso, poderá aproveitar o direcionamento inteligente do Facebook para encontrar novos consumidores que apresentam um perfil semelhante àqueles já cadastrados em sua base de leads. E claro, conseguirá segmentar e direcionar suas campanhas para os leads com maiores chances de engajamento.

Retargeting

Completando o extenso escopo de serviços da SendinBlue, não poderíamos deixar de mencionar sua ferramenta de retargeting. Essencialmente, esta estratégia têm como objetivo trazer visitantes que já estiverem na página de seu negócio de volta através do redirecionamento para páginas que os mesmos tenham interesse, com base em ações específicas que os mesmos tenham tomado.

Diferente de outras ferramentas, aqui, poderá definir um orçamento semanal máximo para o retargeting e, caso não tenha certeza sobre o valor que deseja investir, poderá estimá-lo utilizando uma calculadora que estima o valor ideal com base no número de pessoas que você deseja alcançar.

E claro, tanto no retargeting quanto através de qualquer outra solução da plataforma, você poderá visualizar relatórios detalhados para acompanhar seu desempenho, mensurar KPIs e observar de perto as principais métricas de seu negócio.

Afinal, SendinBlue vale a pena?

Agora que conhece todos os principais recursos da SendinBlue à fundo, pode também avaliar alguns aspectos adicionais sobre a plataforma e os serviços oferecidos pela empresa em um âmbito geral. Considere:

Intuitivo e prático

Para começar, devemos chamar atenção para como é simples e prático de se aprender a começar utilizar a plataforma.

Painel de Controle da SendinBlue

Sua interface é limpa e intuitiva, com menus e opções bem posicionadas, que facilitam a navegação entre os principais painéis e diversas ferramentas oferecidas. Além disso, também poderá identificar facilmente qual tipo de plano (que apresentaremos logo mais) está utilizando e sua situação de créditos, disparos de email, etc.

Isso sem mencionar que, como o sistema está disponível inteiramente baseado na nuvem, usuários podem acessá-lo através de qualquer dispositivo diretamente pelo navegador, bastando apenas estar conectado à internet.

Oferece diversos plugins e integrações

Outra grande vantagem que não deve ser ignorada - especialmente ao avaliar se o SendinBlue é bom e vale a pena - é seu grande catálogo de plugins e integrações.

Claro, além de suas próprias ferramentas trabalharem em conjunto, você também poderá unir as forças da solução com outros sistemas e plataformas, como por exemplo o Shopify, Zapier, Google Analytics, entre várias outras.

Planos e tarifas

Agora que conhece todos os principais recursos da ferramenta, fica difícil bater o martelo e definir se o SendinBlue é bom e vale a pena sem antes conhecer suas tarifas e planos. Primeiramente, é necessário considerar que você tem a opção de adquirir créditos para envios de email pré-pagos, assim como disparos de SMS - sem a necessidade de comprar um plano.

Para quem busca apenas começar a experimentar a plataforma, isso pode ser feito gratuitamente para sempre, com um limite de disparo de 300 emails por dia, como pode conferir na página de planos da SendinBlue

Após comprovar sua eficiência, terá a opção de escolher entre os pactos Lite, Essencial, Premium e Empresarial. É importante conferir quais dos recursos apresentados acima estão disponíveis em cada um destes planos.

Essencialmente, quanto mais funcionalidades precisar e quanto maior for o escopo de suas campanhas e estratégias de marketing digital, mais completo deverá ser seu plano.

O SendinBlue é bom, muito bom!

Para concluir nossa avaliação, levando em consideração a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa, assim como o fato de todos estes recursos estarem unidos em uma única plataforma, realmente não há como negar que o SendinBlue é bom e vale a pena.

Caso esteja apenas adentrando o competitivo mercado digital e esteja em busca de uma solução para começar a engajar consumidores através do email marketing, certamente poderá aproveitar o plano grátis e, à medida que sua empresa atingir novos patamares, ajustá-lo de acordo com as necessidades.

Portanto, não deixe para depois. Acesse o site da SendinBlue, crie sua conta grátis e comprove por conta própria o potencial desta ferramenta. Mas, não se esqueça, de nada adianta trazer visitantes à sua página e investir pesado no marketing digital se você não é capaz de retê-los. Portanto, una esta estratégia à uma abordagem proativa através do melhor canal de atendimento online com o JivoChat em sua página.

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