Qual o papel da Hospedagem de Sites no SEO?

atualizado 18 de abril de 2023
Tempo de leitura7 minutos
Bruno Scoz
Bruno Scoz
Inbound Marketing e Film Maker na SECNET

Se você está em busca de melhorar o posicionamento dos seus conteúdos e de suas páginas de produto, já deve ter conhecido diversos fatores de ranqueamento.

E, dentre eles, você sabia que a hospedagem de sites, blogs e e-Commerces afetam no ranqueamento do suas páginas nos motores de busca?

Neste conteúdo irei mostrar qual o papel da hospedagem no SEO. Vamos lá!

Sua infraestrutura de hospedagem tem forte influência no seu site como um todo. Um ambiente otimizado além de deixá-lo mais rápido e seguro, fará com que seu site esteja bem ranqueado. Tudo irá depender da importância que você dará a eles. Segue alguns fatores para que isso aconteça:

  • Desempenho;
  • Segurança;
  • Tipo de hospedagem;
  • Uptime/Downtime;
  • Localização.

Logo no início de 2018 em um blog post de Webmasters Google, tornou oficial o que indiretamente já influenciava no ranqueamento da pesquisa orgânica em dispositivos móveis. Esta é uma notícia que já era esperada mais cedo ou mais tarde pelos profissionais de SEO.

Segundo uma pesquisa realizada pela Think With Google, 53% das visitas em sites no mobile são abandonadas quando uma página leva mais de três segundos para carregar.

Imagine comigo, você cria um site otimizado com scripts e arquivos com tamanhos super reduzidos, mas sua hospedagem de sites deixa seu site off-line, ou atrasa o carregamento das páginas, do que adiantaria?

E quantas visitas você não estaria deixado de receber com um site lento e até mesmo indisponível?

Pois é, a hospedagem de sites tem um papel importantíssimo na qualidade do seu site ou negócio. Por isso a importância de escolher um provedor confiável.

Qual o papel da hospedagem de sites no SEO e sua otimização

Desempenho

Basicamente, quanto maior for a quantidade de memória RAM, largura de banda e capacidade de processamento de um servidor, melhor será a performance da aplicação que estiver rodando em seu ambiente.

Em uma hospedagem compartilhada, geralmente a mais escolhida por conta de preços mais baixos, você tem estes recursos distribuídos não só com o seu site, mas com todos que estiverem no ambiente.

Já em um servidor dedicado, seja um físico ou cloud server, isso não acontece, são 100% dos recursos apenas para seu site.

Além da quantidade de recurso, existem diversas configurações (otimizações) que causam um impacto extremamente positivo na velocidade do site como, por exemplo, a utilização de uma CDN (Content Delivery Network ou Rede de Distribuição de Conteúdo) como o CloudFlare, compressão Gzip e a otimização de imagens.

Se você tem interesse em contar com um site de alto desempenho, confira nosso artigo que ensina como criar um site do zero.

Segurança

Perder posições por conta de brechas de segurança em seu site também é uma triste realidade.

Quanto maiores são as chances de seu site ser invadido, menos chances você tem de ter um bom ranqueamento e este é o pior tipo de punição, já que o processo de recuperação pode ser longo.

Lembre-se de buscar por um provedor seguro, com medidas de segurança confiáveis, com especialistas a disposição e com serviços gerenciados.

Existem alguns fatores de segurança que fazem seu site perder posição nos buscadores, confira:

  • Envio de e-mails maliciosos;
  • Falta de um Certificado SSL (levado em consideração pelo Google);
  • Falta de um firewall configurado corretamente;
  • Site com Malware;
  • Não restringir a quantidade de recursos que um usuário individual pode acessar no servidor, que pode ser configurado facilmente por meio de plataformas como cPanel e Cloudlinux.

Isso faz um Ambiente Virtual Leve (LVE - Lightweight Virtual Environment), possibilitando a limitação de recursos do servidor, como CPU e RAM para cada LVE.

Essa configuração impede que determinadas contas utilizem recursos demais.

Dica: Utilize ferramentas de scan de malwares em seu site. Uma ferramenta que recomendo é o SiteLock, ele oferece proteção completa do seu site usando o WAF - Web Application Firewall. Além de identificar arquivos maliciosos (malwares), ele também faz varredura em todos os arquivos da sua hospedagem de sites a fim de encontrar ameaças.

Tipo de hospedagem

Como já comentei anteriormente, a hospedagem de sites compartilhada possui diversos sites em um único servidor, compartilhando os mesmos recursos.

A desvantagem da hospedagem de sites compartilhada em relação ao SEO é o baixo desempenho causado no seu site. Você pode solicitar uma demonstração em um servidor compartilhado e em um dedicado.

Uptime/Downtime

Além de prejudicar suas vendas, em caso de E-commerce, o SEO de um site que fica constantemente fora do ar também será afetado.

O que acontece é o seguinte, quando os Robots do Google realizam uma consulta no seu site e não encontram nenhum conteúdo, eles notificam o motor de busca, fazendo a página perder Autoridade de Página (PA) e de Domínio (DA) , que são critérios importantes para a relevância na SERP.

Localização

Embora tenha mais relevância como fator de desempate, a localização do servidor tem importância no SEO. Por exemplo, se você tiver dois sites, um na China e o outro no Brasil, e quer ganhar melhores posições no Google Brasil, o site hospedado no Brasil tem mais relevância.

A localização é de fato importante para o SEO, conforme é indicado pelo Google:

  • O domínio tem relevância para o SEO (sinal forte);
  • Segmentação Geográfica (escolher o país do seu site);
  • Localização do Servidor (sinal fraco - por conta das CDNs ou Otimizações).

Então se você quer ganhar destaque no Google Brasil, procure os domínios .br, selecione a segmentação do seu site para PT-BR e procure uma Rede de Distribuição de Conteúdo com servidor na região.

Existem também outros sinais no desenvolvimento do site que podem melhorar a segmentação por região, como número de telefone (DDD) e idioma, por exemplo.

Tempo de Carregamento (Load Speed)

Qual o papel da hospedagem de sites no SEO e a Load Speed

O tempo de carregamento de um site ou LoadSpeed, é relacionado a diversos fatores, como a forma que ele é desenvolvido (código), as otimizações, e a hospedagem de sites.

O provedor do seu site pode ser otimizado e com configurações (hardware e software) de alto desempenho.

Configuração de Hardware da Hospedagem de Sites: alguns recursos a nível de hardware que podem melhorar a velocidade de abertura do seu site:

  • CPU
  • Memória (RAM)
  • Disco Rígidos (HD ou SSD)

Não vou entrar em detalhes de cada item. Mas uma CPU com alto nível de processamento, quantidade alta de memória (gigabyte) e discos SSD são fatores decisivos para um site de alto desempenho.

Configuração de Software da Hospedagem de Sites: além dos recursos de hardware, as otimizações de software na hospedagem de sites favorecem o seu site, confira alguns:

  • Servidor Web (HTTP / HTTPS) (NGINX / APACHE)
  • Banco de dados (PERCONA MYSQL)

Ferramentas para testar a velocidade do seu site

Você pode verificar a velocidade de carregamento das páginas do seu site com essas ferramentas que separei:

  1. PageSpeed do Google - Mostra dados de campo de velocidade para o seu site, juntamente com sugestões de otimização comuns para melhorá-lo.
  2. Pingdom - Monitora o desempenho do site em busca de te notificar sobre quaisquer problemas com desenvolvimento, DNS, servidor de e-mail ou qualquer outra infraestrutura que escolher monitorar.
  3. GTmetrix - É uma ferramenta que gera relatórios detalhados sobre o desempenho do site. É gratuita e analisa o desempenho de velocidade de sua página alinhando os resultados do Google PageSpeed com o YSlow.

A importância da Hospedagem de Sites

A hospedagem de sites em uma analogia seria o terreno onde sua casa foi construída. Toda sua casa depende da estrutura do terreno, toda a experiência dos usuários, os contatos gerados, os produtos e as vendas fazem parte da base do seu site.

Na SECNET procuramos o aperfeiçoamento constante na especialização em diversas áreas, tendo como objetivo entender a necessidade do seu negócio.

Antes de contratar um serviço Cloud da SECNET, é feito uma demonstração gratuita em um ambiente paralelo para você avaliar o desempenho entre o seu plano atual e o da SECNET.

Não estamos preocupados apenas com os sites hospedados e gerenciados, mas com a satisfação e segurança dos seus clientes.

Conclusão

Agora que você já sabe que a hospedagem de sites afeta o desempenho dos sites e consequentemente o SEO, é importante lembrar os Insights:

  1. Os fatores para isso acontecer: desempenho, segurança, tipo de hospedagem, Uptime/Downtime e Localização do servidor;
  2. O tempo de carregamento do seu site precisa ser otimizado;
  3. Compare as hospedagens de sites;
  4. Priorize Segurança e Desempenho;
  5. O barato sai caro;

Avalie muito bem o serviço da hospedagem de sites, faça testes, perguntas e não procure a solução mais barata. Essa escolha tem um grande impacto no seu negócio, tanto no seu site, quanto no marketing e nas vendas.

E não esqueça de fortalecer ainda mais seu atendimento e sua presença online com uma plataforma de atendimento omnichannel. Para isso, utilize o JivoChat, gratuito para até 5 agentes!

Espero que tenha gostado do conteúdo!

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download