Onde ficam as fotos arquivadas do Instagram?

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

O Instagram é uma das redes sociais mais relevantes do mundo, contando com mais de 1 bilhão de usuários.

A rede social surgiu como uma plataforma de fotografias, porém hoje conta com diversos formatos de vídeos como IGTV e Stories, além da possibilidade de realizar transmissões ao vivo.

Se você é um usuário ativo da plataforma, provavelmente possui diversas fotos publicadas no seu perfil. Mas às vezes você enjoa de certas fotos mas não quer deletar ela para sempre.

Pensando nisso, o Instagram possui um recurso para arquivar fotos e vídeos que você não quer mais que apareça no perfil. Esse arquivamento é uma boa maneira de organizar o seu feed sem precisar excluir fotos que não te agradam mais.

Agora, você arquivou uma foto no Instagram e quer vê-la de volta no seu feed? Preparamos esse artigo para você entender melhor sobre o recurso de arquivar foto e principalmente descobrir onde ficam as fotos arquivadas do Instagram.

O que é arquivar foto do Instagram?

Como mencionamos antes, o Instagram possui um recurso que permite arquivar fotos do seu perfil. Caso você não goste mais de alguma foto e não queira excluir, é possível arquivá-la em para que seus seguidores não vejam mais no seu perfil.

Este recurso funciona como uma pasta secreta onde apenas você consegue visualizar as publicações. Essa função também armazena automaticamente todos os seus Stories postados.

Após as 24 horas de duração do seu Stories, é possível acessar a pasta de publicações arquivadas e rever essas publicações temporárias.

Onde ficam as fotos arquivadas do Instagram?

Agora, caso você tenha arquivado uma foto e não sabe para onde ela foi, ou você deseja postar novamente um Stories para lembrar de algum momento.

Para encontrar as fotos arquivadas do Instagram, basta acessar o seu perfil na rede social e clicar nos três tracinhos no canto superior direito da tela. Ao clicar, aparecerá um menu e seleciona a opção "Itens Arquivados".

Ao entrar nos seus itens arquivados, é possível visualizar os arquivos de Stories, de publicações e também de itens arquivados de streams ao vivo. Para selecionar qual pasta você deseja visualizar, clique no menu na parte superior da tela.

Como arquivar fotos do Instagram?

Para arquivar fotos do Instagram é muito simples, basta acessar o seu perfil e escolher qual publicação você deseja tirar do seu feed, podendo ser fotos ou vídeos. Ao selecionar a publicação, clique nos três pontinhos no canto superior.

Ao clicar nos pontinhos, irá abrir um menu com diversas ações. Selecione a opção "Arquivar" e pronto. A sua publicação estará arquivada junto dos Stories e oculta do seu perfil.

Como desarquivar fotos do Instagram?

Assim como arquivar, para desarquivar fotos do Instagram não é difícil. Basta acessar o seu perfil no Instagram e clicar nos 3 traços no canto superior direito da tela. Ao clicar, selecione "Itens Arquivados".

Ao abrir a pasta de itens arquivados, selecione no menu superior a opção de "Arquivos de publicação" e escolha a foto que você quer desarquivar. Clique na foto e em seguida aperte nos 3 pontinhos no canto superior e escolha a opção "Mostrar no perfil".

Ou você pode apenas segurar a foto que deseja desarquivar e clicar na opção "Mostrar no perfil". Pronto, ao fazer isso a sua publicação estará de volta no feed do seu perfil do Instagram.

Agora, caso queira deletar definitivamente uma publicação que você arquivou, basta selecionar a opção "Excluir" quando clicar nos três pontinhos, no mesmo local onde seleciona a opção para "Mostrar no perfil".

Ao excluir a foto, ela poderá ser recuperada caso você se arrependa de deletar a publicação.

Para recuperar uma publicação excluída vá nas configurações, em seguida clique em Conta e depois selecione "Excluídos recentemente". É possível recuperá-las no prazo de 30 dias.

Ilustração do icone de arquivar foto no Instagram com as cores do Instagram

Dicas para ter fotos incríveis no Instagram

Se você está cansado do seu feed do Instagram, já arquivou algumas fotos que você não gosta mais ou que não conseguiu muitas curtidas no Instagram. Por isso, separamos algumas dicas para você tirar fotos incríveis no Instagram.

1. Invista em um smartphone com uma boa câmera

Se você busca ter imagens de qualidade profissional nos conteúdos do seu perfil, é muito importante investir em smartphones com câmeras capazes de capturar fotos em alta resolução.

2. Explore ao máximo a luz natural

Outra dica importante para melhorar suas fotos é aproveitar ao máximo a luz do sol. A iluminação é algo fundamental na hora de tirar boas fotos para o Instagram.

Muitos fotógrafos falam da "golden hour" (hora dourada), um horário entre as 10h até as 16h, quando o sol não está muito forte e a sua iluminação resulta em excelentes fotos. Ter conhecimento de iluminação e luz em geral, vai te ajudar bastante na hora de fotografar.

3. Deixe sua lente sempre limpa

Não importa se você tem uma câmera profissional, ou está usando um smartphone para fotografar. Se a sua lente estiver suja, as suas fotos podem acabar embasadas ou com manchas e marcas de dedo.

Pode parecer uma dica boba, mas para tirar fotos de qualidade é importante sempre limpar a lente da câmera antes de tirar qualquer foto.

Agora, se você quer saber mais dicas de como melhorar a qualidade das suas imagens e tirar fotos de qualidade para o Instagram, confira o nosso artigo completo de como tirar fotos para Instagram.

Editores de fotos

Se você está tirando fotos para o Instagram mas não gosta do resultado natural dela, é possível utilizar ferramentas para editar de forma simples e melhorar o resultado das suas fotografias.

Provavelmente você já arquivou uma foto do Instagram por ter enjoado ou por não gostar mais do estilo que você editou ela antes. Por isso, separamos algumas ferramentas de edição para te ajudar.

Shutterstock: Creative Flow

O Shutterstock: Creative Flow é uma plataforma completa de edição que permite a criação de diversos tipos de designs. E a sua ferramenta de edição possui uma interface bem intuitiva, prática e fácil de usar, podendo ser utilizada direto no navegador ou através do aplicativo mobile.

É possível realizar ajustes de cor manualmente, além de possuir diversas opções de filtros prontos que basta um clique para serem aplicados. Outro recurso que pode ser interessante é a aba de efeitos, que podem ajudar durante a sua edição.

Para quem deseja criar artes no Shutterstock: Creative Flow, ele conta com diversos layouts prontos para postar no seu feed. Com opções para stories, publicações, capas do Facebook, entre outras. Além disso, é possível criar materiais para serem impressos.

Após finalizar suas edições, as imagens ficarão salvas na própria ferramenta e poderão ser alteradas ou baixadas novamente.

Se você deseja conhecer mais editores de fotos gratuitas, confira nosso artigo com uma lista de 21 ferramentas para te ajudar.

Encontrou onde ficam as fotos arquivadas do Instagram?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a encontrar onde ficam as fotos arquivadas do Instagram. Além disso, agora você já sabe como arquivar e desarquivar suas publicações ou deletá-las permanentemente.

Você sabia que também é possível fazer a publicação de fotografias no Instagram diretamente do seu PC? Assim é mais fácil publicar suas imagens editadas.

Se você acha que suas publicações estão com poucos likes e poucos comentários, confira nosso artigo sobre engajamento no Instagram, e confira algumas dicas para começar a bombar o seu perfil.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download