O que é restringir no Instagram? E como fazer?

atualizado 2 de janeiro de 2024
Tempo de leitura6 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Há um tempo atrás era normal aparecer comentários e interações indesejadas no seu perfil nas redes sociais. Pensando em proteger o usuário dessas interações, o Instagram lançou um recurso para evitar esses contatos.

O restringir no Instagram é uma maneira que a rede social encontrou para combater o bullying e interações que você considera indevidas. Esse recurso foi criado para proteger o seu perfil de forma sigilosa, ou seja, alterando os parâmetros de interação.

A função restringir limita a visualização de comentários e mensagens de pessoas que você não deseja mais interagir. Ao ativar esse recurso, a pessoa que está restringida não será avisada.

Dessa forma, ao restringir no Instagram, você garante que a sua privacidade seja preservada sem causar nenhum desconforto entre você e a pessoa da qual você deseja restringir seu conteúdo.

Para entender melhor o que é restringir no Instagram, como fazer isso e qual a diferença entre restringir e bloquear um usuário, preparamos este artigo para te ajudar a se proteger dessas interações indesejadas.

Como restringir no Instagram?

Existem três formas para restringir uma pessoa no Instagram: Diretamente pelos comentários, através das configurações ou pelo perfil da pessoa que deseja restringir.

Existem três métodos para restringir uma pessoa.

1. Restringir um usuário nos comentários

Restringir no Instagram através dos comentários é a maneira mais fácil de utilizar esse recurso. Para quem utiliza dispositivos Android, toque e segure o comentário na sua publicação que você deseja restringir.

Em seguida, toque no ícone de informações na parte superior e depois selecione o botão "Restringir". Pronto, agora esse usuário estará restrito e seus comentários não irão te incomodar mais.

Agora para usuários de dispositivos iOS, basta deslizar o comentário que deseja restringir para esquerda e clique no ícone de informações. Em seguida, selecione a opção "Restringir".

2. Restringir o usuário pelas configurações

Já para restringir no Instagram pelas configurações basta clicar no ícone de três barras no canto superior na tela do seu perfil do Instagram. Em seguida clique em Privacidade e selecione a opção Contas restritas.

Ao fazer isso, utilize a pesquisa para encontrar o usuário que você deseja restringir e em seguida clique no botão restringir ao lado do nome.

3. Restringir o usuário pelo perfil

Por último, para restringir o usuário diretamente pelo perfil, basta entrar no perfil da pessoa que você deseja restringir e clique no ícone de três pontos no canto superior direito da tela e selecione Restringir no menu. Basta confirmar na tela seguinte e o usuário estará restrito.

Por que não bloquear e sim restringir no Instagram?

Como falamos anteriormente, o restringir do Instagram foi um recurso lançado com a intenção de combater o bullying e interações indesejadas. Diferente do bloqueio, o modo de restrição é mais "silencioso".

Visto que ao bloquear um perfil, este usuário conseguirá identificar que foi bloqueado e isso pode gerar um mal estar entre vocês.

Já ao restringir esse usuário, ele nem saberá que tomou essa ação, já que poderá continuar interagindo normalmente, porém você não será mais notificado.

Para não ficar nenhuma dúvida, confira abaixo as ações que um usuário restringido pode fazer ou não.

Quando você restringir uma pessoa no Instagram, ele poderá deixar comentários no seu perfil, porém só vocês poderão ver. Você não será notificado sobre esse comentário, e terá a opção de aprovar ou não o comentário.

Entretando, vale mencionar que ferramentas de sorteio para Instagram ainda podem selecioná-lo caso seja baseado em comentários, caso o mesmo seja aprovado.

Ao aprovar, esse comentário estará disponível normalmente para que todos vejam, também pode deletar ou simplesmente ignorar essa interação.

É possível visualizar seus Stories e ser listado no histórico de visualizações. Além de poder ver as suas fotos novas no feed. Também é possível receber mensagens diretas, porém elas estarão em uma aba separada chamada "solicitações" e você não será notificado.

Além disso, a pessoa que você restringir no Instagram poderá curtir as suas fotos, mas assim como outras interações, você não vai receber nenhuma notificação.

No caso de marcações, a pessoa bloqueada ou restrita pode marcar e te mencionar em algum comentário. Entretanto, no caso de usuário bloqueado, você não vai receber uma notificação.

Já no modo restrito, você será notificado quando a pessoa que você restringiu te mencionar em alguma publicação ou Stories.

Como mencionamos antes, a restrição é basicamente uma forma de evitar desconfortos com pessoas que costumam deixar comentários maldosos ou enviar mensagens não solicitadas.

Também é possível combinar a restrição com a opção de "silenciar" o perfil dessa pessoa no Instagram para que ela não veja seus Stories e fotos novas no seu feed.

Como saber se alguém me restringiu no Instagram?

Como citamos acima, com esse recurso a pessoa restrita no Instagram poderá realizar todas as interações como antes, porém sem te incomodar com notificações. Ficando a seu critério aceitar esses comentários ou mensagens diretas.

Como o Instagram não te notifica quando um perfil restrito comenta nas suas publicações, você só tem como saber se tem ou não um comentário indo direto na sessão de comentários da publicação.

Como falamos, o comentário estará lá oculto para você e outras pessoas, mas é possível realizar diversas ações. É possível visualizá-lo clicando em "Ver comentário", dessa forma ele se tornará visível para você mas não para todos.

Também é possível excluí-lo. Caso você faça essa ação, é possível que a pessoa restrita visualize a publicação novamente e perceba que não tem mais seu comentário no post.

Outra ação possível é aprovar o comentário. Ao aprová-lo, ele se torna um comentário normal que todos podem ver. Ao realizar qualquer uma dessas ações no comentário, o usuário restrito não recebe nenhuma notificação sobre elas.

Caso você queira saber se alguém te restringiu no Instagram, peça para outra pessoa olhar seus comentários. Caso ela não veja nenhum dos seus comentários, isso significa que você está restrito.

Curso Ganhar Dinheiro Com Google Meu Negócio

Como saber se alguém te bloqueou?

Quando comparamos o bloqueio com o restringir no Instagram, falamos que o restringir é mais silencioso, por ser mais privado e a pessoa restrita continua interagindo normalmente com o seu perfil.

Diferente do bloqueio, que não é privado. Apesar de não existir uma forma direta de saber se alguém te bloqueou. Dessa forma, existem diversos métodos para saber se alguém te bloqueou.

Como tirar a restrição de alguém?

Caso você tenha restringido algum usuário e agora deseja remover essa restrição é bem simples. Basta ir nas Configurações do Instagram e em seguida selecione Privacidade e depois clique em Contas restritas.

Na tela seguinte você encontrará todas as contas que já restringiu. Clique em "Não restringir" ao lado do perfil que você deseja cancelar a restrição. Ou abra o perfil dessa pessoa e toque em "Não restringir".

Aprendeu o que é restringir no Instagram?

Esperamos que com esse artigo você tenha aprendido o que é restringir no Instagram e agora consiga restringir os perfis que possam estar enviando mensagens ou comentários indesejados.

Caso você queira aumentar o engajamento do seu perfil no Instagram, não deixe de conferir nossa indicação de ferramenta para comprar seguidores no Instagram.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download