Como ter um número de WhatsApp usando um telefone fixo

atualizado 31 de janeiro de 2023
Tempo de leitura5 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

O WhatsApp é um aplicativo de conversa online que faz parte da vida da maioria dos brasileiros. É comum utilizar o app para tratar sobre assuntos pessoais, profissionais e até mesmo fazer compras. 

Negócios que entendem a importância de oferecer um atendimento multicanal proporcionam uma experiência otimizada para seus clientes, como no WhatsApp, uma ambiente onde se sentem mais confortáveis e seguros. 

Essa ferramenta fundamental para garantir uma comunicação mais ágil e efetiva conta com uma opção exclusiva para negócios, o WhatsApp Business

Se você tem interesse em saber mais sobre esse aplicativo e até mesmo como ter um número do WhatsApp usando um telefone fixo, confira o nosso artigo.

Por que é importante ter uma conta no WhatsApp Business?

O WhatsApp não é só um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, o app também é um dos mais populares no mundo.

Segundo a pesquisa Panorama MobileTime e Opinion Box, feita no começo de 2020, o app estava instalado em cerca de 99% dos smartphones de brasileiros. 

A pesquisa também confirmou que cerca de 76% das pessoas já usaram o app para entrar em contato com uma marca sobre solicitação de produtos, busca por informações ou atendimento pós-venda. 

Apesar disso, muitos negócios ainda usam números pessoais para realizar o atendimento através do app de conversas. 

Contudo, acabam perdendo os benefícios de utilizar uma conta comercial, com recursos que facilitam e otimizam o atendimento digital.

A opção profissional oferece funcionalidades de automação e integração com outras plataformas que permitem ampliar o canal de comunicação e até mesmo usar chatbots.

Benefícios de ter um número de WhatsApp para o atendimento online

Existem várias vantagens em ter um número de WhatsApp para atender seu público. É claro, para aproveitá-las é preciso se planejar e executar estratégias de marketing e de vendas. 

Confira a seguir algumas das principais vantagens de adotar esse app em seu negócio:

  • Aumenta a presença e a autoridade de um negócio que conta com um perfil comercial verificado, dando mais segurança aos seus clientes.
  • Oferece mais eficiência no atendimento ao público.
  • Oferece funcionalidades para realizar ações promocionais de marketing e enviar conteúdos exclusivos que auxiliam a captura e conversão de leads. 
  • Permite configurar e enviar mensagens automáticas.
  • Permite criar atalhos para mensagens rápidas.
  • Oferece o recurso de etiquetas, que facilita a organização de contatos.
  • É possível criar um link do WhatsApp para facilitar o contato de seus clientes.

Entender as vantagens do WhatsApp Business permite que negócios aproveitem diversas oportunidades de ampliar e otimizar sua comunicação.

Como ter um número de WhatsApp usando o telefone fixo

Antes de continuar, entenda que não será possível usar o mesmo número de WhatsApp para a versão padrão e a Business. 

Isso pode parecer uma inconveniência no começo, afinal em alguns casos será necessário adquirir um novo chip e aparelho. 

Mas isso também pode ser visto como algo positivo por separar mensagens e contatos pessoais de profissionais.

Uma forma de evitar a necessidade de um novo chip é usar um número fixo no WhatsApp Business. 

A versão comercial oferece esse recurso, que permite unificar seus canais de atendimento com mais facilidade.

Como usar seu número de WhatsApp fixo

Caso você ainda não conheça o processo de ter um número de WhatsApp fixo, confira o passo a passo: 

  • Baixe o aplicativo WhatsApp Business
  • Aceite os termos e escolha o número que deseja usar. Para usar o fixo, escolha a opção "Usar outro número".
  • Avance e insira o número do telefone fixo do seu negócio, incluindo o DDD da região. 
  • Após adicionar o número, será preciso fazer uma verificação com 6 dígitos. É possível receber o código via SMS ou ligação. No caso do número fixo, escolha a opção "Me ligue".
  • Insira o código e aguarde a validação, que será automática.
  • Continue o processo de cadastro inserindo os dados do seu negócio com nome, imagem, descrição, endereço físico, site, e-mail, horário de atendimento e outras informações.

Agora basta aproveitar a conta comercial do seu negócio. Contudo, empresas de médio e grande portes também podem usar o WhatsApp Business API para integrar uma estratégia operacional mais complexa.

Como descobrir de quem é o número do WhatsApp

Seja por uma ligação que recebeu e não atendeu ou para descobrir um número de WhatsApp desconhecido que entrou em contato por mensagem, é possível pesquisar para descobrir quem é o dono de um número. 

Uma das maneiras mais fáceis é seu o perfil no aplicativo conte com um foto pública e nome, contudo, nem sempre é tão simples.

Em alguns casos será preciso consultar seu número de celular para pesquisar pelo contato usando ferramentas de busca. 

Desta forma é possível verificar os resultados da busca para descobrir se o número está ligado em algum site. Para otimizar os resultados, lembre-se sempre de adicionar o DDD. 

Outra forma é adicionar a pessoa desconhecida que mandou uma mensagem em seus contatos. Após fazer isso, acesse o perfil e confira se a foto e outras informações do contato estão disponíveis.

Essa é uma das melhores maneiras de descobrir quem é o número do WhatsApp. Caso essas informações não estejam disponíveis, será preciso entrar em contato com a pessoa.

Preparado para usar um número de WhatsApp comercial?

O WhatsApp é um aplicativo que pode ser usado para trazer praticidade e eficiência em nossa vida pessoal e profissional. 

Esperamos que o nosso artigo tenha ajudado você a encontrar uma forma de usar um número fixo para WhatsApp e descobrir quais são os contatos desconhecidos.

Caso tenha interesse em usar a versão Business no seu negócio para integrar seu chat com uma ferramenta profissional, confira os recursos do JivoChat.

Essa ferramenta de atendimento profissional permite unificar canais de atendimento online, adicionar um chat em seu site e conferir as páginas que estão sendo acessadas por visitantes em tempos reais.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download