12 Melhores apps para fazer montagem de fotos

atualizado 22 de agosto de 2023
Tempo de leitura8 minutos
Guilherme M.
Guilherme M.
Redator

Fotos bonitas, imagens bem editadas e colagens de fotos bem feitas fazem a diferença nas publicações em redes sociais e até mesmo na hora de fazer homenagens para amigos em datas importantes.

Para alcançar estes resultados antigamente as pessoas precisavam de conhecimentos avançados e acesso às ferramentas necessárias. Hoje qualquer um pode editar imagens do jeito que quiser através de ferramentas online e até mesmo aplicativos em seus smartphones. 

A evolução da tecnologia usada nesses programas proporcionou ferramentas completamente amigáveis com usuários sem experiência em design, tornando a edição de imagem algo muito mais acessível.

Se você tem muitas imagens salvas em seu dispositivo e está procurando por uma maneira mais prática de postá-las ou apenas deseja criar colagens interessantes, confira nosso artigo para conhecer ferramentas e aprender como fazer montagem de fotos.

Qual melhor aplicativo que faz montagem de fotos?

Confira as melhores ferramentas e apps disponíveis online que podem ajudá-lo com colagens e montagens de fotos, mesmo que não tenha experiência ou conhecimentos aprofundados em design e edição de imagens.

1. Shutterstock: Creative Flow

Quando falamos em edição de imagem online, o Shutterstock: Creative Flow é sempre uma das opções mais relevantes, especialmente para fazer montagem de fotos online, ou seja, diretamente do navegador web. 

Disponível em sua versão online para navegadores e aplicativo para smartphones, a ferramenta oferece mais de 60 mil templates gratuitos para seus usuários criarem montagens e artes incríveis.

Prático e fácil de usar, o Shutterstock: Creative Flow oferece funcionalidades para recortar fotos, remover o fundo de imagens, adicionar texto, adicionar filtros, ajustar a saturação, diminuir o contraste e até mesmo fazer a edição de vídeos com animações.

Utilizar a ferramenta para fazer montagens é uma tarefa bem simples:

  1. Abra o aplicativo ou ferramenta online. 
  2. Busque por "Fluxo de criação" na barra superior e "Ferramentas de design". 
  3. Clique em "Criador de colagens". 
  4. Pronto! Escolha seu template e comece a editar o seu.

Além de templates para montagens, a ferramenta também conta com modelos prontos para convites, publicações nas redes sociais, cartões de visita e diversas outras opções.

Como fazer uma montagem no Shutterstock Creative: Flow

2. FotoRus (Android e iOS)

O FotoRus é um app de edição que oferece aos seus usuários mais de 100 tipos de colagens diferentes.

Aprender como fazer montagem de fotos no formato quadrado, paisagem, retrato, tiras e diversos outros com este aplicativo é realmente muito fácil. Além disso, é possível adicionar figurinhas e efeitos nas fotos.

As opções de edição de fotos também permitem ajustar a iluminação, adicionar texto, usar a caneta de luz e fazer vários outros ajustes como remoção de manchas e bolsas sob os olhos, clareamento da pele e mais.

Logo do aplicativo de montagem de fotos FotosRUs

3. PicsArt (Android e iOS)

Gratuito para dispositivos com sistemas operacionais Android e iOS, o PicsArt é um aplicativo bastante utilizado para criar colagens de fotos. 

A ferramenta conta com uma interface muito intuitiva e permite a criação de designs bastante interessantes em apenas alguns segundos. 

É possível utilizar diversos filtros, adicionar textos nas imagens, fazer ajustes na qualidade das fotos, desfocar o fundo e até mesmo tirá-lo. 

Não é preciso de nenhum conhecimento prévio em design para usar o aplicativo, basta apenas clicar no ícone "+" para iniciar uma nova edição, selecionar a opção "Layout", escolher um modelo de montagem e começar sua edição.

Logo do PicsArt

4. PicCollage (Android e iOS)

Outra opção exclusiva para smartphones e tablets, o PicCollage proporciona aos seus usuários as ferramentas necessárias para fazer diversas montagens de fotos criativas e divertidas. 

Através do app é possível iniciar colagens do zero usando sua própria imaginação ou começar a partir de modelos prontos e personalizá-los conforme suas preferências.

O app também oferece uma série de templates prontos temáticos para datas comemorativas e ocasiões especiais.

Para usar o app basta apenas abri-lo, selecionar uma das formas de colagens entre grids, freestyle e templates. A partir deste ponto basta apenas configurar o tamanho, escolher um modelo e adicionar suas fotos.

Banner com elementos gráficos, smartphone e logo do PicCollage

5. Pixlr

O Pixlr é um editor de imagens online bastante popular. Com uma versão simplificada e uma avançada, a ferramenta é fácil de usar e conta com diversos modelos de imagens e layouts prontos para colagem.

Além das opções básicas para organizar as colagens, a plataforma oferece recursos para adicionar efeitos, fazer ajustes nas imagens, retocar, desfocar e mais diversas outras opções.

Para fazer sua montagem de fotos com facilidade, acesse o site e escolha o editor mais simples: Pixlr X. Após selecioná-lo, clique no item "Modelos" para escolher um entre os vários layouts prontos ou pela opção "Simple Collage" que apenas organiza suas fotos. 

Escolha a opção que mais agrada você, então, clique na opção "Adicionar imagem" na aba da esquerda para adicionar suas fotos e personalizar sua montagem.

Logo da ferramenta Pixlr

6. Collage Maker - PC

O Collage Maker é um programa de PC feito exclusivamente para a criação de montagens de fotos. Com uma interface simples, a ferramenta oferece diversos layouts e modelos ajustáveis para seus usuários personalizarem.

A plataforma também oferece recursos para editar fotos, adicionar fundos diferentes, fontes para adicionar textos e configurações que geram montagens em apenas alguns segundos. 

Aprender usar a ferramenta é algo bem simples, para fazer seus designs siga os passos:

  1. Abra o programa.
  2. Clique na opção "Colagem".
  3. Escolha as imagens que serão utilizadas.
  4. Selecione os modelos de molduras.
  5. Explore as opções de personalização oferecidas pelo programa. 
  6. Clique no botão "Salve" e escolha o local em seu computador onde a imagem será salva.

Logo da ferramenta Collage Maker

7. PhotoGrid (iOS)

Criado exclusivamente para criar montagem de fotos, o PhotoGrid é um aplicativo bastante útil e prático para este objetivo. 

A ferramenta conta com centenas de modelos prontos para colagens e também oferece aos usuários a opção de criar seus próprios estilos.

O app é bem fácil de usar, basta apenas selecionar uma das formas de colagens e adicionar suas fotos. É possível salvar as imagens prontas em seu dispositivo ou publicá-las diretamente nas redes sociais com a proporção correta para cada rede. 

O app também oferece a opção de adicionar marcas d'água em suas fotos para garantir a autenticidade de suas criações.

Banner com fotos, elementos gráficos e o logo do PhotoGrid

8. Instagram

O Instagram também conta opções para criar colagens de fotos sem a necessidade de aplicativos auxiliares. É possível criar suas montagens em publicações para Stories de uma forma prática e rápida.

Para criar montagens nos Stories do Instagram, confira os passos a seguir:

  1. Abra o aplicativo e crie um novo Story.
  2. Clique no item "Layout" na aba da esquerda
  3. Selecione o modelo de layout para sua montagem. 
  4. Selecione uma imagem de sua galeria ou tire uma foto para cada espaço em branco da montagem.

Logo do Instagram

9. BeFunky

O BeFunky é um aplicativo de edição que oferece uma grande variedade de recursos para seus usuários. 

Através da ferramenta é possível criar montagens com várias molduras diferentes, modelos de colagens, adesivos e fontes para deixar sua foto personalizada.

O app também conta com mais de 32 opções de efeitos que podem ser adicionados em suas fotos. Alguns são exclusivos do aplicativo.

Além disso, você também poderá fazer ajustes como cortar fotos, adicionar vinhetas e aprimorar suas imagens dentro do aplicativo, configurando exposição, tonalidade e saturação.

logo do aplicativo de montagem de fotos befunky

10. Montagem de Fotos

O site montagem de fotos conta com uma grande variedade de modelos prontos para colagens e molduras, facilitando seu trabalho de edição.

É possível optar por modelos mais simples onde apenas as fotos são dispostas em padrões diferentes ou montagens que usam elementos gráficos e até mesmo fotografias onde é possível adicionar suas imagens.

Quem estiver com alguma ideia específica pode pesquisar modelos pela seção de categorias, com mais de 90 temas diferentes.

11. Moldiv 

O aplicativo disponível apenas para sistemas iOS conta com cerca de 180 opções diferentes de molduras.

Também é possível utilizar layouts de revistas populares, álbuns temáticos e pôsteres em suas montagens.

Já no quesito de edições, usuários podem adicionar cerca de 180 filtros em suas fotos, além de adicionar efeitos de desfoque, retoques de beleza e muito mais.

Logo do aplicativo de montagem de fotos moldiv

12. Photo Editor (Android)

O Photo Editor é um aplicativo que está disponível apenas em dispostivos Android. A ferramenta permite criar montagens de uma forma muito fácil e rápida.

Usuários podem escolher até 18 fotos para criar suas composições, configurar o layout, redimensionar as imagens, escolher fundo e a moldura.

O app também permite adicionar figurinhas, filtros e camadas em suas edições.

logo do editor de montagem photo editor

Encontrou o melhor app de montagem de fotos online?

Esperamos que o nosso artigo tenha apresentado ferramentas eficientes e ensinado como fazer montagem de fotos de uma forma fácil e prática.

Se você deseja se aprofundar mais na utilização do Canva, confira o curso online Design Canvas. Através dele é possível aprender a usar a ferramenta para criar imagens e designs de nível profissional.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download