Modelo de carta: 5 tipos para usar

atualizado 18 de agosto de 2023
Tempo de leitura9 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com o avanço da internet e a facilidade do seu acesso, muitas pessoas perderam o costume de enviar cartas, principalmente com a praticidade de se enviar um e-mail ou até mesmo uma mensagem instantânea em aplicativos como o WhatsApp.

Apesar de hoje quase não precisarmos mais enviar, às vezes surge um momento em que precisamos escrever uma carta, seja para uma pessoa querida, uma carta de recomendação, carta de apresentação, ou até mesmo uma carta de demissão.

É possível encontrar na internet os mais variados tipos de modelo de carta, para te ajudar, preparamos um artigo com uma lista de sites para encontrar um modelo de carta ideal para você enviar, independente do destinatário. Confira!

Melhores sites de modelo de carta

Como falamos, existem diversos tipos de cartas e com esses sites você consegue encontrar modelo de carta que quiser, desde cartas para datas festivas e comemorativas, até cartas de recomendação para emprego ou universidades.

1. Shutterstock Creative Flow

Deseja encontrar um modelo de carta único para você utilizar? O Shutterstock: Creative Flow conta com uma biblioteca com inúmeros modelos e templates prontos dos mais variados tipos de cartas para você editar do seu jeito.

Para encontrar um modelo de carta no Shutterstock: Creative Flow, basta fazer o login na ferramenta, podendo ser através da sua conta do Google, Facebook ou Apple. Ao entrar, você tem inúmeras opções de design para começar a criar.

banner shuttershock

Para escolher um modelo de carta basta clicar no botão na barra lateral escrito "Create", em seguida digite na barra de pesquisa "letterhead", e pronto!

Assim que o editor abrir, você poderá escolhe na barra lateral esquerda, um modelo de carta para utilizar e editar da maneira que desejar.

O editor de carta de apresentação do Shutterstock: Creative Flow conta com uma interface bem intuitiva e fácil de utilizar. Basta clicar e arrastar para você poder criar sua carta de apresentação, mesmo sem possuir conhecimentos gráficos aprofundados.

Biblioteca de modelos de carta

Esta ferramenta conta com uma variedade de ferramentas que permitem a criação de design de diferentes categorias, desde cartões de visita, currículos, logotipos e panfletos até publicações para as redes sociais.

Ao finalizar a sua edição, é possível baixar os arquivos gratuitamente nos seguintes formatos: png, jpg e PDF.

2. Zety

Além de site para criar currículo online, o Zety conta com um grande acervo de modelo de carta de apresentação para você customizar diretamente do seu navegador. Sem a necessidade de baixar nenhum programa e totalmente gratuito.

Com mais de 10 modelos de carta de apresentação diferentes para você escolher, o Zety conta com uma interface bem simples e intuitiva para você criar sua carta em poucos minutos.

Além disso, quando escolher o modelo de carta que deseja utilizar, a plataforma conta com dicas sobre o que preencher em cada campo, além de possuir toda estruturação de uma carta de apresentação, além da formatação automática.

O editor de cartas do Zety é totalmente customizável. É possível escolher as fontes, cores do documento e muito mais, além de permitir que você armazene a sua carta para realizar novas alterações posteriormente.

3. Documentos Google

O Documentos Google é uma ferramenta de edição de documentos da Google totalmente online e gratuita que permite você escrever diversos tipos de textos diretamente do seu navegador ou dispositivos móveis.

O Documentos Google conta com uma galeria de modelos, entre eles, é possível encontrar um modelo de carta pronto para você apenas editar da forma que você desejar. Todas as alterações feitas são salvas de forma automática.

Além disso, o Documentos Google conta com um histórico de revisões para você visualizar versões mais antigas do mesmo documento. Outra vantagem é a compatibilidade com o Microsoft Word.

4. Microsoft Office

Assim como o editor de textos da Google, o Microsoft Office conta com uma galeria de modelo de carta para você editar da forma que quiser utilizando o Microsoft Word.

É possível encontrar desde modelos premium para quem utiliza o Microsoft 360, como modelos gratuitos para qualquer usuário. Além de modelo de cartas, o Microsoft Word conta com diversos modelos de design, de cartão de visitas até currículo e carta de apresentação.

Tipos de carta

Além de apresentarmos algumas opções de sites com modelo de carta para você editar ou criar a sua totalmente do zero, separamos alguns tipos de cartas que valem a pena dar um destaque: a carta de demissão e a carta de referência.

Carta de demissão

A carta de demissão é um documento utilizado para comunicar formalmente ao seu empregador a sua saída da empresa.

Apesar de que você precisa seguir algumas regras para criar esse documento, geralmente o seu empregador está sabendo do seu pedido e a carta é apenas uma continuidade do processo.

As regras que envolvem a criação de uma carta de demissão são existem por conta da relação de poder entre o empregador e o empregado.

As empresas necessitam de uma comprovação de que o empregado realmente solicitou sua saída do contrato de trabalho. Visto que as verbas rescisórias quando o empregado solicita a saída são menores do que as pagas quando ele é demitido pela empresa.

Para criar uma carta de demissão você pode escolher por um modelo simples, onde cumpre apenas os requisitos legais, ou pode adicionar mais informações, especialmente quando você está deixando uma empresa onde foi bem tratado. 

Foto de um homem segurando uma caneta escrevendo em papeis

Nesse caso, cabe um agradecimento pelo tempo em que esteve lá. Como prova de que foi você quem solicitou a demissão, o empregador irá solicitar que sua carta esteja assinada, e em alguns casos, redigida com a sua letra no papel.

Por se tratar de um documento formal, busque ser objetivo e levar em conta que esse pedaço de papel ficará arquivado junto com o seu nome na empresa, então não é hora para dissertar muito sobre o período que trabalhou.

O indispensável, conforme o modelo de carta simples que apresentamos a seguir, é constar:

  • Nome da empresa;
  • Nome do responsável (pode ser o seu gestor ou o responsável no RH da empresa);
  • Solicitação do desligamento do cargo (indicando qual o seu cargo ocupado);
  • Informação sobre o cumprimento ou não do Aviso Prévio;
  • Local e Data (com dia, mês e ano);
  • Nome completo e Assinatura.

Um modelo de carta de demissão com agradecimento para você ter ideia de como escrever uma carta, caso esteja pensando em se desligar da sua empresa.

À (nome da empresa em que você é funcionário)

Prezado(a) (nome do gestor ou responsável no RH),

Venho por esta carta comunicar formalmente meu pedido de demissão do cargo de (seu cargo atual na empresa). Sou grato por ter atuado nesta empresa durante este tempo, e reconheço todo o crescimento pessoal e profissional que tive ao conviver com vocês, excelentes profissionais que me acompanharam neste trajeto.

Como já conversamos previamente, os motivos que me levaram ao encerramento do contrato de trabalho são de cunho profissional, visando oportunidades que são importantes para minha carreira. Tenho certeza de que manteremos contato.

Cumprirei o aviso prévio, no período de (data de início do aviso prévio) a (data do término do aviso prévio).

(Local e data).

(Sua assinatura)

(Seu nome completo)

Carta de referência

Esse modelo de carta não é muito solicitado no Brasil, mas para emprego ou universidade no exterior é comum solicitarem uma carta de referência ou carta de recomendação.

Apesar de não ser muito comum, mas quando solicitada no Brasil, ela é tão importante quanto o currículo. Visto que é uma forma de apresentar as competências e experiências profissionais de um candidato. Principalmente se for assinada por um profissional com credibilidade no mercado.

Ilustração de uma pessoa escrevendo em uma folha de papel

Muitos podem confundir a carta de recomendação com a de apresentação, mas a segunda consiste em um texto em que o próprio candidato expõe algumas informações sobre si mesmo.

Atualmente, a maioria das empresas no mercado brasileiro não pedem carta de apresentação, mas podem haver exceções.

É preciso ter cuidado para que o documento não enalteça suas qualidades, o indicado é que ela seja um resumo do que será apresentado.

Sabendo dessa diferença, a primeira coisa que você deve entender sobre a carta de recomendação é que ele é um documento com o objetivo de formalizar a opinião de alguém sobre as aptidões técnicas e pessoas de um profissional.

Portanto, é importante escolher a pessoa certa para redigir o documento, por exemplo, a assinatura de um líder do setor, supervisor ou diretor da empresa terá um peso maior que a de um colega de trabalho.

Na hora de pedir a alguém que redija o documento, é preciso que essa pessoa esteja focada em aspectos como:

  • nome, cargo e contato de quem está recomendando o profissional;
  • nome de quem será recomendado;
  • empresa e projetos nos quais o candidato esteve envolvido;
  • a capacidade intelectual do profissional que está recomendando;
  • os hábitos no ambiente de trabalho e na maneira na qual se executa as atividades;
  • habilidades de relacionamento interpessoal e profissional;
  • preparação acadêmica.

Separamos um modelo de carta de recomendação, sugerido pela Forbes, confira:

Caro (fulano de tal),

É com prazer que recomendo (nome) para (cargo) na (nome da empresa).

(Nome) e eu (incluir o tipo de relacionamento) na (empresa) por (período de tempo).

Eu gostei do tempo que trabalhei com (nome) e descobri que (ele/ela) é uma pessoa muito valiosa para qualquer equipe.

(Ele/Ela) é honesto/a, seguro/a e incrivelmente dedicado/a.

Além disso, (ele/ela) é um impressionante (incluir uma "soft skill", como líder ou proativa), que sempre (incluir um resultado dessa "soft skill"). Seu conhecimento de (assunto específico) e experiência em (assunto específico) foi uma grande vantagem para todo o escritório.

(Ele/Ela) colocou esse conjunto de habilidades em prol do (objetivo específico). Com seu talento inegável, sempre foi muito prazeroso trabalhar com (nome).

(Ele/Ela) sabe verdadeiramente trabalhar em equipe e sempre fomenta discussões positivas e traz o melhor de cada um de seus funcionários.

Sem dúvida alguma, eu recomendo (nome) para a sua equipe na (empresa). Funcionário(a) dedicado(a) e conhecedor(a) da função, (nome) é também uma grande pessoa.

Eu sei que (ele/ela) será uma contratação positiva para a sua empresa.

Por favor, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo através do e-mail (endereço) ou telefone (incluir número) se quiser conversar sobre as competências profissionais de (nome).

Ficarei feliz em ampliar minha recomendação.

Atenciosamente,

(nome de quem recomenda)

Encontrou o modelo de carta ideal?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o modelo de carta ideal para a sua necessidade.

Caso esteja se preparando para uma entrevista de emprego, é importante saber pontuar suas qualidades e defeitos. Sabendo disso, confira nosso artigo sobre como destacar suas qualidades e defeitos em uma entrevista.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download