Melhor antivírus para celular: 8 aplicativos

atualizado 10 de fevereiro de 2022
Tempo de leitura7 minutos
Eduardo S.
Eduardo S.
Redator

Com a popularização da internet, começaram a surgir diversas ameaças que podem comprometer os seus dispositivos, corrompendo ou danificando arquivos importantes, ou até mesmo acessando os seus dados pessoais.

Atualmente o smartphone é um equipamento indispensável nas nossas vidas, tanto para comunicação quanto com ferramentas e aplicativos para auxiliar na vida profissional e social.

Com ele realizamos a maioria das nossas tarefas diariamente, e justamente por conter diversas informações pessoais e profissionais nesses dispositivos que eles começaram a ser alvo de ataques digitais.

Além de proteger nossos computadores, é necessário utilizar antivírus para celular para aumentar a proteção e segurança dos seus dados. Apesar de que os sistemas operacionais desses dispositivos contam com protocolos de segurança bastante eficientes.

Os dispositivos móveis mais atuais, tanto Android quanto iOS, contam com altos níveis de barragem das violações mais comuns em termos de atuação digital.

Podem ocorrer situações em que essas instâncias de segurança são contornadas por arquivos ou aplicativos maliciosos, muitas vezes proporcionadas pelo próprio usuário. 

Justamente pensando em aumentar a segurança dos seus dispositivos, preparamos essa lista com os melhores antivírus para celular.

Qual o melhor antivírus para celular?

Essa lista reúne os melhores antivírus disponíveis no mercado para você analisar e escolher qual atende melhor às suas necessidades. Além de proteger seu smartphone, essas ferramentas podem proteger seu PC de programas maliciosos.

1. Avast

O Avast é um dos melhores antivírus para celular que existe, presente no mercado de antivírus desde 1988, ele é constantemente atualizado e possui uma interface bem leve e intuitiva.

O Avast Free Antivirus conta com diversas funcionalidades tanto para dispositivos móveis, Android e iOS, quanto para computadores Windows e macOS. Esta versão conta com bloqueio contra vírus e malware, além de proteção contra ransomwares.

O antivírus conta com um excelente custo-benefício em seus planos pagos. Neles é possível usar ferramentas de escaneamento em tempo real muito eficiente, mesmo nos sites que estão sendo navegados.

O Avast também conta com recursos para lidar com ameaças relacionadas ao internet banking, tanto mobile quanto pelo navegador. Além disso, os planos mais completos contam com serviços de limpeza e VPN, para bloquear o rastreio de terceiros.

Logo do Antivírus Avast

2. ESET

O ESET Mobily Security é um Antivirus poderoso que protege seu dispositivo contra problemas de cibersegurança, incluindo vírus e trojans.

Com ele você pode proteger todos os seus dispositivos Android com apenas uma licença contanto que compre a licença através da Google Play e utilize a mesma conta em todos os dispositivos.

É um app que fornece segurança extra quando você usa aplicativos financeiros para acessar seu dinheiro e ajuda você a encontrar seu dispositivo perdido ou roubado e protege seus dados valiosos.

3. Bitdefender

O Bitdefender é um aplicativo de antivírus para celular que conta com uma excelente proteção contra malwares. Sem consumir muito do desempenho do seu smartphone, ele se integra com o Android Wear.

Além disso, conta com VPN e bloqueador de sites maliciosos que funciona com a maioria dos navegadores presentes nos Android.

O Bitdefender também possui ferramentas mais robustas de proteção de privacidade, incluindo bloqueador de aplicativo, scanner Wifi, recursos antirroubo e notificações de violação de dados.

O Bitdefender Mobile Security é uma versão paga do antivírus e oferece um período de teste de 14 dias. Já a versão totalmente gratuita, o Bitdefender Antivirus Free para Android só busca malwares no dispositivo.

A versão gratuita disponibiliza apenas 200 MB de dados para VPN, porém, se você deseja mais dados terá que pagar mais para isso.

4. Kaspersky Mobile Antivirus

Quando o assunto é antivírus para celular, a Kaspersky possui uma ótima reputação com seu aplicativo antivírus. Com uma versão gratuita repleta de recursos inteligentes, incluindo detecção de malware de primeira linha.

Além disso, a versão gratuita garante filtragem de chamadas, suporte ao Android Wear, um forte sistema anti roubo e não possui anúncios dentro do aplicativo. Caso você deseja atualizar para o plano pago, é possível fazer isso sem dificuldades.

Já na versão paga da Kaspersky antivírus é possível fazer varreduras automáticas de novos aplicativos, além de bloqueio de aplicativos e sites phishing. Entretanto, esse antivírus não conta com scanner de Wi-Fi.

Logo Antivírus Kaspersky

5. Norton Mobile Security

Com uma das melhores proteções contra malwares para Android, o Norton Mobile Security é um dos melhores antivírus para celular. Apesar de não contar com as funções anti-roubo, backup de contatos e bloqueador de links maliciosos.

O Norton não possui mais a sua versão gratuita para Android. Todo o serviço do Norton Mobile Security é pago, com um preço bem acessível, entretanto, faltam algumas funções que são encontradas em outros antivírus para celular.

O Norton Mobile Security possui um verificador de aplicativos no seu smartphone, que analisa uso de dados e comportamento incomum, e um verificador para risco de segurança e privacidade de aplicativos da Google Play Store.

Logo Norton Antivírus

6. McAfee Mobile Security

O McAfee Mobile Security é um aplicativo de antivírus para celular que conta com alguns serviços como anti-roubo, rastreamento do uso de dados de cada aplicativo e scanner de segurança Wi-Fi na sua versão gratuita.

Já em sua versão premium, o McAfee conta com um screener de URL, suporte técnico 24 horas por dia, sem anúncios. Por sua vez, a versão Plus, garante acesso ilimitado a VPN, porém apenas para um dispositivo.

Logo McAfee

7. Trend Micro Mobile Security

Outro antivírus para celular que trazemos nessa lista é o Trend Micro Mobile Security, que conta com um scanner de malware que permite analisar os aplicativos baixados e instalados, além de impedir o acesso de aplicativos novos a outros aplicativos.

Além disso, o Trend Micro possui um scanner de privacidade para o Facebook, que notifica se as configurações do seu perfil estão exibindo informações pessoais confidenciais.

Esse antivírus para celular conta com inúmeros recursos de proteção anti-roubo, verificador de Wi-Fi, ajustes de sistema, controle parental e o Pay Guard, que garante segurança nas transações bancárias online.

8. AVG Antivirus Free

Para finalizar essa lista, trazemos uma das soluções gratuitas para PC mais conhecidas que também dispõe de antivírus para celular. O AVG conta com uma interface bem simples e com diversos recursos de proteção contra malwares e download indevido.

Além disso, o AVG conta com rastreamento para telefones furtados, permitindo a localização de aparelhos no mapa e até registro de imagens do responsável pelo crime.

O AVG também conta com recurso de bloqueio por senha para qualquer aplicativo, trazendo proteção adicional para os aplicativos que não possuem essa funcionalidade de autenticação.

Entretanto, o AVG Free não conta com tecnologia de limpeza da memória do smartphone, que está disponível em um aplicativo separado.

Todo celular precisa de antivírus?

De forma objetiva, nem todo celular precisa de antivírus. Pois os protocolos de segurança presentes nos sistemas Android e iOS são suficientes para dar conta de possíveis violações do seu aparelho.

Entretanto, é importante alertar que "ter chances mínimas" não é o mesmo que "não ter chances" de ter seu smartphone violado.

Essas chances são minimizadas ainda mais com a instalação de antivírus. Isso se dá justamente para que a falha de segurança presente no seu sistema seja prevenida pelo antivírus para celular.

Android e iOS precisam de antivírus?

De forma resumida, a resposta é não. O Android possui algumas aberturas a mais que o iPhone em seu sistema operacional, o que o torna o principal alvo dos fraudadores digitais.

Por contar com um sistema operacional bem mais fechado, o iPhone dificulta o acesso indevido, ainda que ele não seja imune.

O iOS, não concede aos aplicativos instalados acesso ao seu sistema. Isso faz com que o próprio antivírus para celular atue com limitações. Por isso, os aplicativos da Apple Store não podem ser descritos como antivírus, e sim, como aplicativos de segurança.

Devido a esse acesso limitado ao sistema, parte das funções tradicionais dos antivírus não conseguem trabalhar em dispositivos iOS.

Sabendo disso, o que se pode fazer é coibir acessos a links suspeitos ou páginas que capturam dados do usuário. Além disso, de proteger navegação, fornecer VPN ou otimizar o processo da RAM por meio da limpeza.

Encontrou o melhor antivírus para celular?

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a encontrar o melhor antivírus para celular para você proteger seus dados e seu dispositivo de arquivos ou programas maliciosos.

Se você deseja conhecer mais sobre algum antivírus, confira nosso artigo sobre o Avast e sobre o Avira, para garantir melhor proteção para todos seus dispositivos.

Compartilhe com seus amigos!
Gostou do que leu?
Cadastre-se e teste o JivoChat agora mesmo!
É grátis e só leva alguns minutos para fazer o download